7 Dicas para Não Desperdiçar seu Café

Da escolha do café até a escolha do método de preparo, cada detalhe é importante para evitar o desperdício de café. Pare de jogar café bom no lixo!

INTRODUÇÃO

Primeiramente, isso é incontestável: quando o aroma do café toma conta do ambiente, é difícil resistir a essa deliciosa tentação. Porém, para muitos, a experiência do café vai além do simples prazer da bebida; é um ritual, uma apreciação da qualidade e do sabor. Tanto que desejamos compartilhar com você alguns insights valiosos sobre como garantir que cada gota de café seja aproveitada ao máximo. Vamos explorar algumas dicas fundamentais para evitar o desperdício dessa tão amada bebida.

A gente não chega a ser um Julius da vida, não é questão de “pão durice”, mas desperdiçar um café de alta qualidade, cultivado com tanto amor e cuidado, é uma coisa que ninguém quer, não é mesmo? Então fica ligado nessas dicas, evite o desperdício de café, da qualidade e, quem sabe, até garanta uma “brusinha” nova nesse fim de mês com suas economias!

 

 

01 – Defina seu perfil de café

O primeiro passo crucial para evitar desperdícios é compreender o perfil do café que você está utilizando. Escolher um café que atenda aos seus gostos é essencial. Afinal, o desperdício pode ocorrer se o café não agradar ao paladar, levando-o a perder sua essência ao longo do tempo.

Diferente dos cafés convencionais de mercado onde todos têm sabor amargo por causa da torra excessiva, cafés especiais são compostos de notas sensoriais específicas de acordo com sua variedade e processos, permitindo assim, que você tenha essa opção de escolha do que mais te agrada. Já o café tradicional de mercado, todos tem gosto parecido com café queimado, simples assim. Eca!

O café Edição Limitada Amora, por exemplo, foi um dos campeões da edição 2023 do UCUP, evento exclusivo que reuniu proprietários de cafeterias para vivenciar a jornada do café especial. Ele tem notas de amora, framboesa, caramelo e mel.

Café com Notas Sensoriais de Amora
 

 

02 – Armazenamento Adequado

Na cafeteria ou em casa, tem muito cafezeiro que peca muito nisso! Saber como armazenar o café é super importante para preservar a qualidade da bebida. Não adianta nada escolher um bom perfil de café se você não sabe como preservá-lo, levando ao desperdício no final. Vamos te dar umas dicas rápidas:

▸ Mantenha-o na embalagem original;
▸ Feche-o bem utilizando o elástico anti-oxidante;
▸ Não deixe-o exposto ao ar;
▸ Potes herméticos podem ser seu aliado.

Cafés de alta qualidade exigem atenção diferenciada! Armazenar o café fresco e protegê-lo de influências externas são passos essenciais para preservar seu sabor e aroma.

Certa vez nos perguntaram se é vantajoso comprar 1kg de café para tomar durante o mês. A resposta é bem simples: se você não consome essa quantidade por mês, não faz sentido comprar essa quantidade. Pode ser que você não jogue fora, mas vai perder qualidade se ficar muito tempo guardado, mesmo que tenha cuidado na hora de armazenar. Bom mesmo é café fresco!

Pacote de Café bem Embalado com Elástico
 

 

03 – Usar Moagem certa para o Método de Preparo que está Utilizando

Saber o tipo de moagem do café ideal para cada método de preparo é importantíssimo para evitar desperdícios. Por exemplo, se seu método do dia a dia é o coador de pano e seu café está em uma moagem muito grossa, você não vai conseguir reter a água por muito tempo para a água absorver o sabor potente que aquele determinado café pode proporcionar.

Será que o café que você está consumindo no dia a dia ou servindo em sua cafeteria está na espessura adequada àquele método? Se ele tiver fora do padrão recomendado, você perderá qualidade e pode ser que você não atinja a extração suficiente do que este café oferece para você.

Tipos de Moagem do Café
 

 

04 – Escolha e Use o Equipamento Adequado

Agora, também é importante escolher e ajustar corretamente os equipamentos, desde o moedor até a máquina de espresso. Cada detalhe, como a regulagem do moedor e a capacidade da máquina, afeta diretamente o resultado final da bebida. Nesse sentido, a utilização de balanças é perfeita para garantir precisão na medida dos ingredientes, evitando desperdícios.

Procure também seguir o passo a passo de cada método da forma mais precisa possível. O método V60, por exemplo, será que você esquece de fazer a pré-infusão? Afinal, não seguir essas pequenas regrinhas pode ser que seu café não tenha um resultado muito bom.

Além disso, fique atento se você é dono de cafeteria! Sua máquina de espresso pode estar perdendo café na hora da regulagem na hora de extrair a bebida. Certifique-se se seu barista é bem treinado para operar os equipamentos da sua loja.

Máquinas de espresso são tão complexas quanto a bebida. Por isso, certifique-se também se o moedor de café da sua cafeteria é eletrônico e tem controle preciso das proporções de café.

Vários Tipos de Métodos de Preparo de Cafés sobre a Mesa
 

 

05 – Use a Proporção Adequada para o Método de Preparo e Perfil

Parece óbvio, mas a definição correta da proporção de café e água para cada método é crucial. Nesse sentido, essa proporção vai acompanhar da moagem até o perfil do café a ser escolhido.

Por exemplo, se você tem um café que por natureza é mais encorpado e mais potente, como o Perfil Clássico Frutado que temos aqui em nossa loja. Isso quer dizer que se você fizer uma proporção com um pouco mais de água, pode ser que mesmo assim você consiga um bom resultado. Em contrapartida, se você utilizar mais água no café Bourbon Amarelo que tem características mais suaves, delicadas, com acidez mais pronunciada, pode ser que você não alcance um resultado muito bom.

Viu como a definição de perfil que citamos no início é importantíssima para que você tenha um bom aproveitamento do café?

Além disso, tem métodos que precisamos usar menos café e um pouco mais de água devido a sua funcionalidade. Nesse sentido, o próprio método te entregará um resultado de sabor com intensidade maior.

Nesse sentido, se seguíssemos a mesma proporção de água e café do método Kalita e no V60, o resultado no Kalita com certeza seria mais potente que no V60. Em outras palavras, no Kalita você consegue usar uma proporção menor de café em relação a água e ter um melhor aproveitamento da matéria-prima.

Por fim, se você ainda não encontrou um método que te agrade, vamos deixar aqui uma playlist de vídeos com vários métodos de preparo de cafés. Assim, você para de desperdiçar e economiza para comprar a “brusinha” do final do mês.

Pesando Café na Balança Digital
 

 

06 – Padronize suas Receitas

Pegando o gancho das proporções, padronizar suas receitas e seguir fichas técnicas é uma prática inteligente para minimizar desperdícios. Para isso, é claro, você precisa escolher seu método de preparo favorito, seu perfil de café e procurar seguir as regras para obter bons resultados sensoriais e evitar jogar café bom no lixo.

Inclusive, baristas bem treinados sabem muito bem disso. Para evitar o desperdício de café em sua cafeteria, procure seguir precisamente as receitas para cada método de preparo.

Ah! Antes de ir para o próximo tópico, leia isso lentamente: UTILIZE BALANÇA, PELO AMOR DE DEUS!

Barista Preparando Café Especial no V60
 

 

07 – Não Utilize Café Novo e Leite no Treinamento do Latte Art

Para os entusiastas do latte art, é preciso ter práticas de treinamento consciente! A dica é: se você é um barista que já trabalha em uma cafeteria, procure treinar na xícara que seu cliente já pediu. Afinal, ele vai consumir mesmo e você não desperdiça café, nem leite.

Outra dica é treinar latte art com detergente. Isso mesmo, você não leu errado. Isso é possível! Veja o vídeo ao lado:

Concluindo, ao seguir essas dicas, é possível preservar a qualidade do seu café, evitando desperdícios de matéria-prima e dinheiro. Afinal, tempo é dinheiro, e com dinheiro se compra café.

Finalmente, a mensagem é clara: não desperdice seu café. Aprecie cada gole, e faça do ritual do café uma experiência que não apenas estimule seus sentidos, mas também respeite a nobreza dessa preciosa bebida. Lembre-se, cada xícara é uma oportunidade de aproveitar ao máximo o sabor e a essência do café.

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

MAIS CONTEÚDO

6 Dicas para Melhorar sua Técnica de Latte Art

6 Dicas para Melhorar sua Técnica de Latte Art

INTRODUÇÃO Se você é apaixonado por cafés especiais, em algum momento já deve ter experimentado fazer aquelas obras de arte em sua xícara, conhecidas como Latte Art. Muito provavelmente seu primeiro desenho de latte art foi um vulto branco. Não há dúvidas de que essa...

Por que o café tem que ser preparado com água quente?

Por que o café tem que ser preparado com água quente?

INTRODUÇÃO Você já pensou por quê o café é extraído com água quente? O café é uma das bebidas mais apreciadas em todo o mundo, especialmente quando se trata de cafés especiais. O que muitos coffeelovers talvez não percebam é a importância crucial da temperatura da...

07 Presentes para pai que gosta de café

07 Presentes para pai que gosta de café

INTRODUÇÃO Presentear alguém sempre será um grande desafio em qualquer comemoração ou época do ano, porém, arrumamos um jeito de ser mais fácil. Primeiro, se pergunte: é um presente para quem gosta de café? E claro, se a resposta for SIM, você está no lugar certo....

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×