EDIÇÕES DO CLUBE DE ASSINATURA – 2024

EM JANEIRO NO NOSSO CLUBE DE ASSINATURA

“Um Clube 86+”

Um ano novo, um novo clube

Fala, Cafezeiro! Estamos ansiosos para compartilhar as mudanças que nosso Clube de Assinaturas está preparando para você! Um novo ano traz novas oportunidades, e nossa meta é elevar sua jornada com café a um patamar ainda mais alto!

Você já deve ter notado que, nos últimos meses, trouxemos cafés com uma pontuação mais alta. Como sempre adoramos ouvir vocês, realizamos uma pesquisa para entender o que os assinantes mais procuram no Clube. Para nossa satisfação, vocês procuram exatamente aquilo que gostamos de oferecer: cafés de altíssima qualidade!

Sem mais delongas, anunciamos que todos os cafés do Clube em 2024 terão uma pontuação igual ou superior a 86 pontos! Você já tem muitas decisões para fazer em seu dia, muitas coisas para resolver… Deixe a escolha do seu café com a gente, sabendo que a qualidade será incrível! Para aqueles que estão se juntando a nós agora, ou para aqueles que ainda não sabem, aqui vai uma breve explicação: cafés tradicionais, extrafortes e superiores pontuam abaixo de 80, enquanto os cafés especiais variam de 80 a 100.

Geralmente, os cafés especiais ficam entre 80 a 84 pontos, sendo que acima de 90 pontos são considerados extraordinários (nossas edições limitadas e raridades se enquadram aqui). Nos comprometemos em oferecer, no Clube, cafés exclusivos e 86+, além de trazermos as experiências educativas! Vocês também notarão que contaremos mais sobre como “caçamos” esses cafés valiosos, através do nosso Diário de Coffee Hunter, aqui no flyer, email e na página do Clube. Sabe o que mais? Todo mês traremos um vídeo com dicas de preparo dos cafés do clube, te ajudando a tirar o máximo proveito desses cafezões!

O vídeo estará sempre disponível em nosso canal do YouTube e na página de assinatura! E isso é apenas o começo! Prepare-se para muitas novidades e melhorias a cada mês. Estamos felizes em compartilhar este novo capítulo com você, tornando cada xícara deste ano uma experiência inesquecível. Agradecemos por fazer parte desta jornada conosco! Feliz 2024!

Assista o Vídeo e Saiba Mais!

Exclusivo 01

Produtor: Gláucio Carneiro Pinto
Propriedade: Fazenda Coqueiro
Cidade: Carmo de Minas – MG
Altitude: 1.230m
Variedade: Catuaí Amarelo
Processo de Secagem: Natural Fermentado
Torra: Clara
Pontuação: 87
Perfil Sensorial: Notas de tangerina, limão cravo e uva verde, acidez cítrica, corpo cremoso e retrogosto de chocolate

Exclusivo 02

Produtor: Robson Vilella
Propriedade: Fazenda Moinho
Cidade: Cristina – MG
Altitude: 1.320m
Variedade: Catuaí Amarelo
Processo de Secagem: Natural
Torra: Clara
Pontuação: 87
Perfil Sensorial: Notas de pêssego, laranja madura e mel, acidez cítrica, corpo cremoso e finalização de doce de leite

Exclusivo 03

Produtor: Hélcio Carneiro
Propriedade: Fazenda Santa Lúcia
Cidade: Carmo de Minas – MG
Altitude: 1.250m
Variedade: Bourbon Vermelho
Processo de Secagem: Natural
Torra: Média
Pontuação: 86
Perfil Sensorial: Notas de blueberry e amora, acidez cítrica, corpo cremoso e finalização doce e intensa de chocolate

Confira todas experiências: 2024 | 2023 | 2022 | 2021.

EM FEVEREIRO NO NOSSO CLUBE DE ASSINATURA

Como escolhemos os cafés do clube?

“Diário de um Coffee Hunter”

Fala, cafezeiro! Hoje queremos te contar um pouco de como encontramos esses cafés da sua assinatura.

Escolher os cafés para o clube, mesmo após tantos anos de trabalho com cafés, é um desafio. Queremos sempre trazer qualidade associada à uma experiência educativa ou sensorial marcante.

Todo mês pedimos à cooperativa que prepare os cafés para o clube. Eles nos apresentam uma mesa de degustação somente de cafés acima de 86 pontos. Ou seja, primeiro eles fizeram análises para selecionar cafés acima da régua, e só então nós vamos escolher o que mais se destacar.

No clube de fevereiro provamos duas mesas com 10 cafés em cada. Na primeira mesa, nenhum café foi selecionado, viagem perdida! Isso mesmo, ainda que degustadores de alto nível tenham selecionado os cafés para esta mesa, não sentimos que existia o peso sensorial que buscamos. Mas, na segunda mesa, finalmente conseguimos!

Selecionamos os cafés que combinavam com o clube, além de serem gostosos e agradáveis à xícara. Cafés únicos, doces, mas com personalidade, mantendo o padrão de qualidade do nosso clube, tudo com nota acima de 86.

O Clube 01, foi o astro do mês, com um sabor único. Um café doce e floral, com uma acidez cítrica e um corpo cremoso, pontuado com 87 pontos. Esse café não só se destacou entre os 20 provados, mas também brilha na xícara pela doçura e acidez. O Clube 02, quase roubou a cena do Clube 01, trazendo um café doce e encorpado e uma pontuação de 86,5. O Clube 03, um café cremoso e doce que soma 86 pontos. Esse café é versátil, se destaca tanto no coado quanto no espresso.

E não para por aí, quer aprender uma receita especial para cada um desses cafés? Todo mês preparamos uma receita exclusiva para você e disponibilizamos em nosso canal no YouTube. É só dar uma passadinha na sua página de assinante.

Assista o Vídeo e Saiba Mais!

Exclusivo 01

Produtor: José Ronaldo Junqueira Dias
Propriedade: Engenho
Cidade: Carmo de Minas – MG
Altitude: 1.100m
Variedade: Mundo Novo
Processo de Secagem: Natural
Torra: Clara
Pontuação: 87
Perfil Sensorial: Café doce e floral, com notas de jabuticaba e mamão papaya, acidez cítrica e corpo cremoso.

Exclusivo 02

Produtor: Ciro Dias Pereira
Propriedade: IP
Cidade: Carmo de Minas – MG
Altitude: 1.200m
Variedade: Acaia
Processo de Secagem: Natural
Torra: Média clara
Pontuação: 86,5
Perfil Sensorial: Café doce e encorpado, com notas de rapadura, melaço e mel.

Exclusivo 03

Produtor: Rinaldo de Castro Junqueira
Propriedade: Furnas (Benefício Pedra Branca)
Cidade: Pedralva – MG
Altitude: 1.300m
Variedade: Bourbon Amarelo
Processo de Secagem: Cereja Descascado
Torra: Média
Pontuação: 86
Perfil Sensorial: Café com notas de caramelo, baunilha e cacau. Leve acidez cítrica, corpo cremoso, retrogosto longo e doce.

Confira todas experiências: 2024 | 2023 | 2022 | 2021.

EM MARÇO NO NOSSO CLUBE DE ASSINATURA

Pra que serve o Barista?

“Quem veio primeiro, o café ou o barista?”

Este é o terceiro mês que trazemos receitas em vídeo para você aproveitar os cafés 86+ do nosso clube. E nesse momento nos questionamos, quantos cafés bons já foram estragados porque ninguém sabia como fazer?

Não fique bravo com a gente, não estamos te criticando, talvez você fazia certo… Mas por vezes, achamos que se o café for bom, qualquer moedor, método ou técnica, serve. Isso até que a gente prove um café feito com uma estratégia sensorial e ficamos com aquela cara de: ah, cê tá brincando que lá em casa não fica assim!

A realidade é que na medida que os baristas evoluem, seja fazendo café todo dia, seja com os estudos científicos sobre as técnicas, nós acostumamos a tomar excelentes cafés fora de casa. Ao comprarmos o café para fazer em casa, não atingimos aquele resultado…

Ok, também sabemos que muitas das vezes nosso café em casa supera de muitas cafeterias e isso é um grande problema, mas vamos deixar isso pra temática de outro mês, tá?

O papel do barista evoluiu significativamente desde o surgimento dos primeiros cafés na Europa. Originalmente, era apenas uma pessoa que preparava café, mas hoje é um especialista em todo o processo do café, desde a plantação até a xícara. Em muitos casos, os baristas contribuem para a gestão da cafeteria, ajudando a otimizar operações, inovar no menu e garantir a qualidade dos produtos.

Pra experiência deste mês, é importante você assistir às dicas de preparo do nosso barista Téo, ele mostrará 3 receitas em um mesmo método, uma para cada café, e você pode brincar de misturar as receitas e ver a influência sensorial que isso provoca. Então, confira o vídeo em nosso site ou no canal do YouTube e nos conta pelos stories qual foi a receita que você mais gostou e em qual dos cafés você aplicou.

Assista o Vídeo e Saiba Mais!

Exclusivo 01

Produtor: Márcio Heleno de Carvalho Junqueira
Propriedade: Rancho São Benedito
Cidade: Dom Viçoso – MG
Altitude: 1.300m
Variedade: Catuaí amarelo
Processo de Secagem: Cereja Descascado
Torra: Clara
Pontuação: 86
Perfil Sensorial: Notas de mel, rapadura e compota de frutas amarelas, com destaque para tangerina e pêssego. Corpo sedoso e acidez cítrica de laranja madura.

Exclusivo 02

Produtor: José Wagner Ribeiro Junqueira
Propriedade: Fazenda Serra das Tres Barras
Cidade: Carmo de Minas – MG
Altitude: 1.280m
Variedade: Catuaí amarelo
Processo de Secagem: Cereja Descascado
Torra: Média
Pontuação: 86
Perfil Sensorial: Notas de caramelo, açúcar tostado e pudim de leite condensado. Corpo aveludado, acidez cítrica e retrogosto de chocolate amargo

Exclusivo 03

Produtor: Maria Rogéria
Propriedade: Irmãs Pereira
Cidade: Carmo de Minas – MG
Altitude: 1.200m
Variedade: Bourbon Amarelo
Processo de Secagem: Natural Fermentado
Torra: Média
Pontuação: 88
Perfil Sensorial: Notas de frutas vermelhas, tâmara, mel, cereja em calda, licor de cassis, doçura intensa, finalização com notas de chocolate meio amargo e frutas vermelhas.

Confira todas experiências: 2024 | 2023 | 2022 | 2021.

EM ABRIL NO NOSSO CLUBE DE ASSINATURA

Mês da Terra

“Explorando a Influência da Terra no Sabor”

Fala, cafezeiro! Hoje, aprofundemos nossa conversa sobre o sabor do café. Você já se perguntou como a terra influencia essa bebida tão amada?

Se eu plantar uma determinada variedade em meu jardim, terei o mesmo sabor? Ah, e falando nisso, queremos ver o café que você plantou no ano passado! Não deixe de nos marcar e nos mostrar a evolução do seu pé de café, tá? Mas vamos ao que interessa!

Este mês, vamos explorar o “terroir” e sua influência no sabor do café. Afinal, dia 22 é o Dia da Terra e decidimos celebrar compartilhando três cafés provenientes de terras tradicionais na história do café.

Nossos cafés selecionados deste mês provêm de regiões lendárias, reconhecidas por seus sabores distintos e premiados. O primeiro café vem do Sítio da Torre, um terroir com mais títulos de Cup of Excellence no mundo. O segundo café é proveniente do Benefício Pedra Branca, da Fazenda Furnas, uma região conhecida por produzir os cafés mais doces e agradáveis ao paladar (as edições limitadas Mel e Rapadura vieram de lá, sabia?). E, por fim, o terceiro café vem do terroir que atingiu a maior nota da história no Cup of Excelence: Fazenda Santa Inês.

O termo “terroir” é, literalmente, a alma da terra onde o café é cultivado. Se refere às características únicas do ambiente, incluindo solo, altitude, clima e exposição solar. Esses fatores ambientais combinados influenciam diretamente o sabor, aroma e qualidade do café, criando uma diversidade de perfis de sabor em diferentes regiões de cultivo.

Nosso clube tem a honra de presentear você com cafés originários de terras consagradas, destacando a importância crucial do terroir na jornada sensorial do café.

Desfrute destes tesouros e celebre conosco a magia que um bom terroir provoca em nossas xícaras.

Assista o Vídeo e Saiba Mais!

Exclusivo 01

Produtor: Álvaro Colli
Propriedade: Sítio da Torre
Cidade: Carmo de Minas – MG
Altitude: 1.280m
Variedade: Catucaí Amarelo 2SL
Processo de Secagem: Natural
Torra: Média
Pontuação: 86
Perfil Sensorial: Notas de melão, caramelo, chocolate e pimenta rosa. Acidez delicada, corpo cremoso, retrogosto refrescante com notas de especiarias.

Exclusivo 02

Produtor: Rinaldo de Castro Junqueira
Propriedade: Benefício Pedra Branca
Cidade: Pedralva – MG
Altitude: 1.300m
Variedade: Bourbon Amarelo
Processo de Secagem: Natural
Torra: Média
Pontuação: 86
Perfil Sensorial: Notas de caramelo tostado, chocolate ao leite, cocada escura e limão siciliano. Acidez cítrica e corpo cremoso.

Exclusivo 03

Produtor: Francisco Isidro Pereira
Propriedade: Fazenda Santa Inês
Cidade: Carmo de Minas – MG
Altitude: 900m – 1.050m
Variedade: Bourbon Vermelho
Processo de Secagem: Natural
Torra: Média
Pontuação: 86,5
Perfil Sensorial: Notas de vinho do Porto, chá de frutas vermelhas com destaque para morango e maçã. Acidez cítrica, corpo licoroso.

Confira todas experiências: 2024 | 2023 | 2022 | 2021.

EM MAIO NO NOSSO CLUBE DE ASSINATURA

Amarelamos

“E será que isso é bom ou ruim?”

Fala, cafezeiro! Tem maçã vermelha e tem maçã verde, tem a goiaba com interior branco e tem a de interior vermelho… Ainda que as duas você goste de ambas opções, geralmente temos uma preferida, não é mesmo? Pois o café também está nessa dança das cores e temos várias tonalidades no seu fruto, como vermelho, amarelo, laranja, rosa, marrom e outros! Na experiência deste mês, resolvemos amarelar!

Mas antes de começar, vamos responder à pergunta que mais recebemos: Por que existem cores diferentes de cafés?

O amadurecimento do café pode resultar, geralmente, em grãos vermelhos ou amarelos. A diferença está no pigmento: os vermelhos contêm antocianina, enquanto os amarelos têm leucoantocianina, expondo a luteolina amarela.

Os campeonatos de café, como o Cup of Excellence (que só aceitam cafés 86+, assim como nossos assinantes) mostram que variedades como Bourbon Amarelo têm sido campeãs 46% das vezes na categoria Pulped Naturals, seguido do Catucaí Amarelo com 23% das vitórias, enquanto o café vermelho não é tão mencionado. Já na categoria Naturals, o Catuaí, independente da coloração, venceu 75% das vezes. A cor do café pode não impactar diretamente no sabor, mas há uma tendência observada de que os cafés amarelos sejam mais completos em atribuições sensoriais.

Bom, qualidade é uma mistura de fatores! Desde a forma que os grãos crescem na fazenda até como são processados no pós-colheita. Veja bem, quando frutos de café com tendência de serem vermelhos estão em fase de crescimento, eles passam pelo tom amarelo, enquanto algumas variedades de café já nascem amarelas, como o Bourbon Amarelo, o Catucaí Amarelo 2SL e o Catuaí Amarelo (nossas estrelas deste mês).

E claro, o clima e o solo também influenciam nessa história. Dependendo de onde o café for cultivado, o sol pode dar uma ajudinha extra, deixando os grãos bem amarelos e cheios de sabor. Isso porque um fruto vermelho absorve mais o calor do sol do que um fruto amarelo, justamente por conta da cor. Ou seja, por si só, a cor não garante uma boa xícara, mas os estudos começam a notar algumas tendências a partir deste fator.

Então, vamos amarelar este mês! Deguste esses cafés e anote suas percepções para, nos próximos meses, comparar com frutos de outras cores!

Além disso, pra garantir que você sacou bem o assunto, estamos enviando um mimo: uma saca de café! Aproveite para decorar seu cantinho do café de forma criativa e nos marcar no Instagram mostrando como ficou!

Assista o Vídeo e Saiba Mais!

Exclusivo 01

Produtor: Ipanema Agrícola
Propriedade: Fazenda Rio Verde
Cidade: Conceição do Rio Verde – MG
Altitude: 1.056m
Variedade: Bourbon Amarelo
Processo de Secagem: Natural
Torra: Clara
Pontuação: 86
Perfil Sensorial: Café frutado com notas de ameixa negra, corpo denso e acidez brilhante.

Exclusivo 02

Produtor: Álvaro Colli
Propriedade: Sítio da Torre
Cidade: Carmo de Minas – MG
Altitude: 1.280m
Variedade: Catucaí Amarelo 2SL
Processo de Secagem: Natural
Torra: Média Clara
Pontuação: 86
Perfil Sensorial: Notas de caramelo, chocolate e pêssego. Corpo cremoso, acidez cítrica e retrogosto longo e doce.

Exclusivo 03

Produtor: Gláucio Carneiro Pinto
Propriedade: Fazenda Coqueiro
Cidade: Carmo de Minas – MG
Altitude: 1.230m
Variedade: Catuaí Amarelo
Processo de Secagem: Natural
Torra: Média
Pontuação: 86
Perfil Sensorial: Notas de rapadura, açúcar mascavo, mel, acidez de laranja madura, corpo sedoso e retrogosto de calda de pudim de leite condensado.

Confira todas experiências: 2024 | 2023 | 2022 | 2021.

EM JUNHO NO NOSSO CLUBE DE ASSINATURA

A oxidação

Seu café está com os dias contados!

Antes de tudo, calma! Seus problemas acabaram!

Fala, cafezeiro! Além de trazer experiências de cafés maravilhosos e exclusivos mês a mês, te ajudaremos a entender como o cuidado com seu café é importante para preservar a qualidade! Não é novidade que a oxidação afeta o café, e você precisa cuidar dele.

O que é a Oxidação do Café?
A oxidação é um processo natural que ocorre quando o café entra em contato com o oxigênio, afetando sua qualidade ao longo do tempo.

A oxidação pode fazer com que o café perca seu aroma, sabor e frescor, resultando em uma bebida amarga e sem corpo. Por isso, é fundamental tomar medidas para minimizar a exposição ao oxigênio.

Então, aproveita essas dicas!
Armazene o café no pacote original: enrole a sobra da embalagem, retirando o máximo de oxigênio possível do interior do pacote.

Feche com o elástico: somos a primeira marca a trazer esse elástico aos pacotes e isso não foi à toa! Ele garante a vedação após você compactar a sobra da embalagem conforme a dica anterior. Ah, e claro, reaproveite o elástico quando seu café acabar.

Armazene em local fresco e seco: se possível, em um armário fechado.

Congelamento: essa opção está na moda e funciona muito bem! Divida o café em porções com a quantidade de uso para seu preparo e congele. Quando for consumir, moa o café assim que tirar do congelador.

Respirou? Pode ficar tranquilo! Com essas dicas, você dará mais vida ao seu café, mantendo-o sempre fresco e saboroso, prolongando sua vida útil. Aproveite cada xícara!

Assista o Vídeo e Saiba Mais!

Exclusivo 01

Produtor: Miriam Aguiar
Propriedade: Fazenda da Cachoeira
Cidade: Santo Antônio do Amparo
Altitude: 1.100m
Variedade: Arara
Processo de Secagem: Natural
Torra: Clara
Pontuação: 86
Perfil Sensorial: Notas de melão, laranja e limão cravo, acidez cítrica, corpo sedoso e retrogosto doce de mel.

Exclusivo 02

Produtor: Marcus Carvalho
Propriedade: Sítio Chapada
Cidade: Soledade de Minas – MG
Altitude: 1.180m
Variedade: Icatu
Processo de Secagem: Natural
Torra: Média
Pontuação: 87
Perfil Sensorial: Notas de mamão formosa, pêssego e caramelo, acidez cítrica, corpo sedoso, retrogosto limpo e amendoado.

Exclusivo 03

Produtor: Francisco Isidro Pereira
Propriedade: Fazenda Sertão
Cidade: Carmo de Minas – MG
Altitude: 1.100 – 1.400m
Variedade: Bourbon vermelho
Processo de Secagem: Natural
Torra: Média
Pontuação: 86
Perfil Sensorial: Notas de amora, mirtilo e cacau, acidez cítrica, corpo cremoso, finalização doce e intensa de chocolate meio amargo.

Confira todas experiências: 2024 | 2023 | 2022 | 2021.

EM JULHO NO NOSSO CLUBE DE ASSINATURA

Um passeio pela maior produtora de Cafés Especiais do mundo!

“Ó, Minas Gerais”

“Ó, Minas Gerais
Ó, Minas Gerais
Quem te conhece
Não esquece jamais
Ó, Minas Gerais”

Fala cafezeiro! Quem nunca cantou essa música? Este mês, partiremos em uma jornada inesquecível por Minas Gerais, uma terra rica em histórias e sabores excepcionais. Nossa jornada começou há quase 18 anos, com a missão de trazer ao mercado interno os melhores cafés especiais, na época exportados em sua maioria. Depois de muito trabalho, conseguimos manter boa parte desses cafés no Brasil.
Minas Gerais é um estado repleto de regiões produtoras de cafés de alta qualidade: Sul de Minas, Mantiqueira de Minas, Chapada, Matas de Minas, Montanha de Minas, Cerrado, Campo das Vertentes, Norte, Nordeste e Sudeste de Minas.

Vamos passear por essas regiões e descobrir os sabores únicos que elas têm a oferecer?
Trouxemos cafés de diferentes partes do estado na experiência do mês:

  • Campestre, uma região vulcânica;
  • Três Pontas, do Sul de Minas;
  • Campo das Vertentes, da cidade Capela Nova, com um processo inédito aqui no clube: maceração carbônica!

E como se tudo isso já não fosse uma experiência incrível, temos este mês um mimo: o Exclusivo 04! Um café da Mantiqueira de Minas, produzido no renomado Sítio da Torre (Carmo de Minas), maior detentor de títulos do Cup of Excellence! Este café será enviado como um bônus para assinantes de qualquer opção do Clube de Assinaturas.
Prepare-se para uma experiência incrível com os melhores cafés de Minas Gerais!

Assista o Vídeo e Saiba Mais!

Confira todas experiências: 2024 | 2023 | 2022 | 2021.

EM AGOSTO NO NOSSO CLUBE DE ASSINATURA

Café & Saúde

“Café especial faz mal?”

Fala, cafezeiro! Este mês, exploramos como o café pode influenciar na sua saúde.

MAS CALMA! CAFÉ FAZ BEM!
Pelo menos o café que você toma, porque aquele carbonizado já moído não tem qualidade sensorial e nem benefício para seu corpo. Por isso, cada vez temos visto mais notícias assim: “Oito lotes de café são apreendidos com presença de impurezas”.

Com o café especial é diferente! Os compostos antioxidantes presentes no café têm diversos benefícios para a saúde:

Saúde Cardiovascular: O café melhora a circulação sanguínea e protege o coração, ajudando a prevenir doenças como infarto e pressão alta. Os antioxidantes presentes no café ajudam a reduzir a inflamação e a proteger as artérias.

Controle do Diabetes: Os antioxidantes do café ajudam a regular os níveis de glicose no sangue e a melhorar a função do hormônio insulina, o que pode reduzir o risco de diabetes tipo 2.

Bem-Estar Mental: O café pode reduzir a ansiedade e melhorar o humor, graças ao seu efeito antioxidante que combate a inflamação nas células do sistema nervoso. Além disso, o café muitas vezes é associado a momentos de socialização, o que também contribui para o bem-estar.

Desempenho Esportivo: A cafeína estimula a produção de energia, melhora o desempenho físico e mental durante os exercícios e pode diminuir a sensação de cansaço.

Concentração e Memória: A cafeína estimula o sistema nervoso central, ajudando a melhorar a memória, a concentração e a qualidade do sono.

Auxílio no Emagrecimento: Consumido sem açúcar, o café pode ajudar a controlar o apetite e aumentar a disposição para atividades físicas, auxiliando no emagrecimento.

Para aproveitar todos esses benefícios, como assinante do nosso clube, você já está no caminho certo com cafés de qualidade. Apenas se lembre de não exagerar, especialmente perto do horário de dormir, hein!?

Assista o Vídeo e Saiba Mais!

Exclusivo 01

Produtor: Rogério Rodrigues Pereira
Propriedade: Sítio do Cruz
Cidade: Cristina – MG
Altitude: 1.250m
Variedade: Catuaí amarelo
Processo de Secagem: Natural
Torra: Clara
Pontuação: 86.5
Perfil Sensorial: Café doce e frutado com notas de frutas vermelhas, destaque para morango. Bom corpo, acidez cítrica e retrogosto de chocolate.

Exclusivo 02

Produtor: Jorge Makssur
Propriedade: Fazenda Água Limpa
Cidade: Cristina – MG
Altitude: 1.280m
Variedade: Catuaí amarelo
Processo de Secagem:Cereja Descascado
Torra: Clara
Pontuação: 87
Perfil Sensorial: Notas de chocolate, caramelo e rapadura. Corpo cremoso, acidez cítrica e retrogosto longo e doce.

Exclusivo 03

Produtor: Miriam Aguiar
Propriedade: Fazenda da Cachoeira
Cidade: Santo Antônio do Amparo
Altitude: 1.100m
Variedade: Arara
Processo de Secagem: Natural
Torra: Clara
Pontuação: 86
Perfil Sensorial: Notas de avelã, cacau, tâmara e pera. Corpo sedoso, acidez cítrica e retrogosto de caramelo.

Confira todas experiências: 2024 | 2023 | 2022 | 2021.

EM SETEMBRO NO NOSSO CLUBE DE ASSINATURA

História do Café e sua Influência Global

“Senta que lá vem história”

Fala, cafezeiro! Vamos embarcar na fascinante jornada do café, desde suas raízes até se tornar a paixão global que une pessoas ao redor do mundo. Comparado ao chá e ao chocolate, o café é relativamente novo, surgindo no século XIII.

Mas sua história é tão complexa quanto os sabores que encontramos em cada xícara. Tudo começou, dizem, na Etiópia, quando o pastor Kaldi percebeu que suas cabras ficavam agitadas após comer frutos vermelhos. Verdade ou não, o café rapidamente ganhou espaço, primeiro na Etiópia, depois no Oriente Médio, onde os árabes o chamavam de “Kahwah”, que significa “força”.

No século XVII, o café chegou à Europa, transformando-se no centro de debates intelectuais nos cafés de Veneza, Paris e Londres. Com a Revolução Industrial, o café se popularizou e o Brasil brilhou como um dos maiores produtores, embora com um capítulo sombrio ligado à escravidão. Hoje, iniciativas como Direct Trade e Fair Trade buscam mudar essa história, promovendo sustentabilidade e transparência – valores que também seguimos na Unique.

O café não só movimentou economias como também moldou culturas e até mesmo o marketing moderno. Atualmente, é a segunda bebida mais consumida no mundo e um símbolo de hospitalidade. No cinema e na música, ele é uma estrela. Quer uma dica? Assista “O Sonho de Dukale” ou relembre “Café com Aroma de Mulher”. Com o café especial e o comércio justo, a evolução continua.

Da próxima vez que saborear uma xícara do nosso clube, lembre-se: o café é muito mais que uma bebida – é uma história viva. Bora passar aquele cafezinho e brindar a essa história que seguimos escrevendo juntos!

Assista o Vídeo e Saiba Mais!

Exclusivo 01

Produtor: Ciro Dias Pereira
Propriedade: Capim Seco
Cidade: Carmo de Minas – MG
Altitude: 1.100 – 1.300m
Variedade: Icatu
Processo de Secagem: Natural
Torra: Clara
Pontuação: 87.5
Perfil Sensorial: Notas de morango, amora e cereja em calda. Corpo licoroso, acidez cítrica e retrogosto persistente.

Exclusivo 02

Produtor: Francisco Isidro Pereira
Propriedade: Santa Inês
Cidade: Carmo de Minas – MG
Altitude: 900 – 1.050m
Variedade: Acaiá
Processo de Secagem: Natural
Torra: Clara
Pontuação: 86
Perfil Sensorial: Notas de mel, caramelo e lichia, corpo cremoso, acidez cítrica e retrogosto longo e doce.

Exclusivo 03

Produtor: Hélcio Carneiro Pinto
Propriedade: Santa Lúcia
Cidade: Carmo de Minas – MG
Altitude: 900 – 1.250 m
Variedade: Bourbon Amarelo
Processo de Secagem: Natural
Torra: Clara
Pontuação: 86.5
Perfil Sensorial: Notas de mousse de chocolate, cacau e cocada, corpo cremoso, acidez leve cítrica e retrogosto de malte.

Confira todas experiências: 2024 | 2023 | 2022 | 2021.

EM OUTUBRO NO NOSSO CLUBE DE ASSINATURA

Rebranding

“De roupa nova, Unique alia tradição e inovação”

Neste mês de outubro, a Unique comemora 18 anos da marca e, para celebrar a data, trouxemos uma nova identidade visual. Esta é nossa forma de homenagear nossos clientes e nossa história, bem como de acompanharmos a evolução de um mercado dinâmico e exigente.

O novo design, que traz tons suaves e aparência minimalista, foi inspirado nas montanhas. No detalhe, o logotipo faz referências às ruas da lavoura, ao café secando ao sol, às curvas de torra, ao latte art e, finalmente, à xícara de café. Observando a logotipo como um todo, se assemelha a uma impressão digital, representando a singularidade do café Unique.

Esse rebranding vai além da estética, é uma ótima oportunidade de reafirmar nosso compromisso com a transparência e qualidade do café que chega até você – e esse valor segue intocável. A Unique tem orgulho de estar na vanguarda da cafeicultura de montanha. São quatro gerações de uma jornada incrível de conexão com a terra.

E como aniversário pede presente, estamos te enviando uma roda de sabores clássica e uma roda de sabores unique, para você preencher junto conosco a cada nova edição limitada e raridade. Esperamos que goste!

Assista o Vídeo e Saiba Mais!

Exclusivo 01

Produtor: Lincoln Diniz Junqueira
Propriedade: Fazenda Maracanã
Cidade: São José do Rio Pardo – SP
Altitude: 860m
Variedade: Geisha
Processo de Secagem: Natural
Torra: Média
Pontuação: 86
Perfil Sensorial: Notas de caramelo, mel, amêndoas e damasco, corpo cremoso, acidez cítrica e retrogosto de chocolate.

Exclusivo 02

Produtor: Rogério Daros
Propriedade: Fazenda da Cachoeira
Cidade: Santo Antônio do Amparo
Altitude: 1.100m
Variedade: Arara
Processo de Secagem: Cereja Descascado
Torra: Média
Pontuação: 86
Perfil Sensorial: Notas de pera, uva, verde, caramelo e avelã, acidez cítrica, corpo cremoso, retrogosto de bala de caramelo.

Exclusivo 03

Produtor: Jorge Makssur
Propriedade: Fazenda Água Limpa
Cidade: Cristina – MG
Altitude: 1.280m
Variedade: Catuaí amarelo
Processo de Secagem: Cereja Descascado
Torra: Média
Pontuação: 86
Perfil Sensorial: Notas de morango, chocolate, corpo aveludado, acidez cítrica, retogostos de trufa de chocolate.

Confira todas experiências: 2024 | 2023 | 2022 | 2021.

EM NOVEMBRO NO NOSSO CLUBE DE ASSINATURA

Os Porquês de uma
Experiência Sensorial Única

Cada um de nós tem uma lembrança de como foi o primeiro contato com café especial. Que tenha sido por influência de alguém, ao acaso ou pela curiosidade de entrar em uma cafeteria, o fato é que uma vez experimentado os especiais, não se quer mais voltar aos tradicionais. E temos argumentos fortes do porquê disso.

Não se trata, em absoluto, de uma embalagem bonita e preço elevado. O caminho do café especial é repleto de etapas artesanais que garantem, ao final, uma experiência sensorial única. É um processo cuidadoso que começa com a colheita manual e, após recolhidos, os grãos passam por uma lavagem, em que os maduros são separados dos verdes e dos já passados. Em seguida,
vêm as etapas de secagem e de torrefação, onde se preservam as notas sensoriais, que podem ser de frutas, flores, chocolate ou nozes.

Mas isso não é tudo. O café especial passa também por rigorosos critérios de qualidade e classificação, com base na escala da Specialty Coffee Association (SCA), em que são atribuídas notas pela fragrância, acidez, corpo e equilíbrio da bebida. Lembrando que a pontuação deve ficar acima de 80 pontos para que o café seja considerado especial.

Existem ainda mais duas etapas, não menos importantes: o preparo e a armazenagem. Cada método de preparo ressalta diferentes aspectos do café. Ressaltamos também que o ideal é manter o café na embalagem original, pois ela foi projetada para preservar o frescor dos grãos, protegendo-os da luz e do oxigênio.

Transformar todo o processo acima numa prazerosa xícara de café e saber que, neste momento, tem alguém experimentando um café especial pela primeira vez é o que nos move. E isso é muito gratificante!

Assista o Vídeo e Saiba Mais!

Exclusivo 01

Produtor: Maria Rogéria Pereira
Propriedade: Irmãs Pereira
Cidade: Carmo de Minas – MG
Altitude: 1075 – 1.129m
Variedade: Bourbon Vermelho
Processo de Secagem: Natural Fermentado
Torra: Clara
Pontuação: 87
Perfil Sensorial: Notas de pêssego, lichia e chá de erva-cidreira, corpo cremoso, acidez cítrica, retrogosto longo e doce.

Exclusivo 02

Produtor: Luiz Paulo Dias Pereira
Propriedade: IP
Cidade: Carmo de Minas – MG
Altitude: 1200m
Variedade: Bourbon Amarelo
Processo de Secagem: Natural
Torra: Clara
Pontuação: 86,5
Perfil Sensorial:
Notas de cana de açúcar, damasco e capim limão, corpo cremoso, acidez cítrica, retrogosto doce de mel.

Exclusivo 03

Produtor: Francisco Isidro Pereira
Propriedade: Santa Inês
Cidade: Carmo de Minas – MG
Altitude: 900 – 1.050m
Variedade: Bourbon Vermelho
Processo de Secagem: Natural
Torra: Média
Pontuação: 86
Perfil Sensorial: Notas de calda de caramelo e ameixa, corpo sedoso, acidez cítrica, retrogosto de chocolate.

Confira todas experiências: 2024 | 2023 | 2022 | 2021.

EM DEZEMBRO NO NOSSO CLUBE DE ASSINATURA

Este é o Nosso Passaporte:
Uma Viagem à Terra dos Melhores Cafés do Mundo!

A cada edição do nosso Clube, você descobre sabores e experiências que vão além da xícara – é como explorar um novo “destino” todos os meses, onde cada gole revela segredos e histórias diferentes.

Nossa viagem de Dezembro é uma retrospectiva aos cafés que marcaram este ano. Foram 41 cafés diferentes em nosso Clube de Assinatura, muitos produzidos na Serra da Mantiqueira de Minas, reconhecida mundialmente pela sua qualidade e exclusividade. Nossa região é um verdadeiro tesouro para a cafeicultura. Os números da Serra da Mantiqueira não mentem:

✔ 8.012 produtores mantêm a tradição da Cafeicultura de Montanha.
✔ 56.300 hectares dedicados exclusivamente ao cultivo de café.
✔ Mais de 1,2 milhão de sacas de café produzidas por ano.

Não é só a Mantiqueira que nos orgulha. Nosso Passaporte poderia conter somente carimbos de regiões brasileiras, somos berço do café especial!

Ao longo deste ano, compartilhamos com você uma seleção incrível de 11 Edições Limitadas e Raridades como fruto de toda essa produtividade.

Nesse universo de cafés especiais, quais foram as viagens sensoriais que mais te marcaram em 2024?

Di Pássaro | Raridade
Avellã | Edição Limitada
Morango Silvestre | Edição Limitada
Goiaba | Edição Limitada
Bourbon Rosa | Raridade
Mousse de Limão | Edição Limitada
Cereja | Edição Limitada
Bahia | Cafés do Brasil
Tekisic | Raridade
Sudan Rume | Raridade
Mel | Edição Limitada

Obrigado por compartilhar sua viagem conosco. Desejamos um Feliz Natal e que 2025 nos traga ainda mais descobertas marcantes.
Nesta viagem sensorial, o destino é estar sempre na estrada, na direção do sabor.

Assista o Vídeo e Saiba Mais!

Exclusivo 01

Produtor: Álvaro Antônio Pereira Coli
Propriedade: Sítio da Torre
Cidade: Carmo de Minas – MG
Altitude: 1.280m
Variedade: Obatã
Processo de Secagem: Cereja Descascado
Torra: Média
Pontuação: 86
Perfil Sensorial: Notas de bala de caramelo, calda de pudim e pêssego em calda, corpo cremoso, acidez cítrica e retrogosto doce.

Exclusivo 02

Produtor: Rogério Rodrigues Pereira
Propriedade: Sítio do Cruz
Cidade: Cristina – MG
Altitude: 1.250m
Variedade: Catuaí Amarelo
Processo de Secagem: Natural
Torra: Clara
Pontuação: 86
Perfil Sensorial:
Notas de chocolate, chá de frutas vermelhas e vinho rosé, corpo sedoso, acidez cítrica e finalização frutada.

Exclusivo 03

Produtor: Demetrio Flaviano de Oliveira
Propriedade: Sítio Rocinha
Cidade: Pedralva – MG
Altitude: 1.300m
Variedade: Catuaí Amarelo
Processo de Secagem: Natural
Torra: Média Clara
Pontuação: 86
Perfil Sensorial: Notas de mel e cana de açúcar, corpo cremoso, acidez cítrica e finalização de caramelo.

Confira todas experiências: 2024 | 2023 | 2022 | 2021.

×