Um grande problema do mercado interno de cafés especiais, já apontado por consultores internacionais, é que por mais estranho que possa parecer as cafeterias brasileiras não vendem cafés. Isso mesmo! Vendem apenas bebidas à base de café. Isso acaba retardando o crescimento do mercado e reduzindo a possibilidade de novos adeptos a cultura do café especial, pois simplesmente não se encontra o produto na praça.
Em outros países como Japão, Austrália e Noruega, a venda de inúmeras variedades de cafés faz parte da rotina das cafeterias, elevando o ticket médio, tornando as cafeterias mais rentáveis/sustentáveis e trazendo novos entrantes a cultura do café de alta qualidade.
• A venda de empório ou pacote
Não dá trabalho e não precisa de mão de obra especializada. Basta o cliente tomar um bom café, ir até a gôndola, sentir o cheiro e levar o café para preparar em casa.
• Cafés especiais
Não são encontrados em supermercados como os cafés de combate em geral (tradicionais e extrafortes)
• Lojas virtuais de cafés especiais
Têm crescido muito no país em função da não venda de pacotes de cafés em cafeterias. Vale ressaltar que na venda via e-commerce o cliente ainda paga pelo frete e só recebe o café após 5 dias ou mais.
• Exposição de diferentes cafés
Traz identidade a cafeteria e compõe perfeitamente o layout da loja.
• Consumo constante
É um caminho sem volta! A partir do momento que o cliente provou, gostou e passou a consumir em casa ele nunca mais irá tomar um café de baixa qualidade.
• Degustação paga
Quando um café espresso ou coado é elogiado em sua cafeteria, qual a resposta de sua equipe a esse cliente? Grande parte das cafeterias tem como única resposta o “obrigado”! Sendo que a resposta correta seria… “que bom que gostou! Temos esse e vários outros perfis de cafés para que você possa consumir em casa ou presentear amigos”.
• Quanto mais café a cafeteria vende
Mais ela fatura e maior o poder de barganha com a torrefação parceira (bonificações, fretes, descontos, cursos, xícaras).
• O estoque de café especial
Tem que ser controlado ao alcance do cliente, ou seja, as diferentes opções em cafés precisam estar em gôndolas e com descrições e preços visíveis.
• Torrado em grãos e moído
Afinal, não sabemos a necessidade de compra de nossos clientes e o consumo de cafés em grãos tem aumentado muito no país.
• Maior ticket médio
Caso o cliente opte por comprar 250g de café, um ticket médio que seria de R$10 pode pular para R$40.
• Opções de diferentes cafés
Isso aguça a curiosidade dos clientes e os mesmos passam a ver que existem diferenças entre cafés e que ao contrário do que muitos pensam. Afinal, café não é tudo igual.
• “Café teria?”
As cafeterias que não exploram a exposição e venda de café especial podem ser confundidas com uma lanchonete convencional e sem nenhum diferencial.
• Barista moderno
Tem como objetivo saber informar e vender pacotes de cafés especiais. Caso ele se esconda atrás da máquina, num futuro próximo o próprio equipamento fará o trabalho dele! O grande desafio é a comunicação, fidelização e venda de cafés especiais.
• Veja e aprenda
O interessante em se trabalhar com cafés coados na hora e na frente do cliente, não é simplesmente a apresentação ou qualidade do produto e sim fazer com que o cliente perceba que preparar café e algo simples e que o mesmo poderá replicar isso em casa. Basta comprar o café em sua cafeteria e saber esquentar uma água!
A nossa bandeira é CAFÉ ESPECIAL! Afinal, em nosso mercado, assim como no mercado de vinhos finos, não existe fidelização, mas sim preferência!
Boa tarde!
A cafeteria abre aos domingos?
Se abrir, em qual horário?
Abre todos os dias de 09h às 19h.