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Cafeteria não vende café

Um grande problema do mercado interno de cafés especiais, já apontado por consultores internacionais, é que por mais estranho que possa parecer as cafeterias brasileiras não vendem cafés. Isso mesmo! Vendem apenas bebidas à base de café. Isso acaba retardando o crescimento do mercado e reduzindo a possibilidade de novos adeptos a cultura do café especial, pois simplesmente não se encontra o produto na praça.

Em outros países como Japão, Austrália e Noruega, a venda de inúmeras variedades de cafés faz parte da rotina das cafeterias, elevando o ticket médio, tornando as cafeterias mais rentáveis/sustentáveis e trazendo novos entrantes a cultura do café de alta qualidade.

• A venda de empório ou pacote
Não dá trabalho e não precisa de mão de obra especializada. Basta o cliente tomar um bom café, ir até a gôndola, sentir o cheiro e levar o café para preparar em casa.

• Cafés especiais
Não são encontrados em supermercados como os cafés de combate em geral (tradicionais e extrafortes)

• Lojas virtuais de cafés especiais
Têm crescido muito no país em função da não venda de pacotes de cafés em cafeterias. Vale ressaltar que na venda via e-commerce o cliente ainda paga pelo frete e só recebe o café após 5 dias ou mais.

• Exposição de diferentes cafés
Traz identidade a cafeteria e compõe perfeitamente o layout da loja.

• Consumo constante
É um caminho sem volta! A partir do momento que o cliente provou, gostou e passou a consumir em casa ele nunca mais irá tomar um café de baixa qualidade.

• Degustação paga
Quando um café espresso ou coado é elogiado em sua cafeteria, qual a resposta de sua equipe a esse cliente? Grande parte das cafeterias tem como única resposta o “obrigado”! Sendo que a resposta correta seria… “que bom que gostou! Temos esse e vários outros perfis de cafés para que você possa consumir em casa ou presentear amigos”.

• Quanto mais café a cafeteria vende
Mais ela fatura e maior o poder de barganha com a torrefação parceira (bonificações, fretes, descontos, cursos, xícaras).

• O estoque de café especial
Tem que ser controlado ao alcance do cliente, ou seja, as diferentes opções em cafés precisam estar em gôndolas e com descrições e preços visíveis.

• Torrado em grãos e moído
Afinal, não sabemos a necessidade de compra de nossos clientes e o consumo de cafés em grãos tem aumentado muito no país.

• Maior ticket médio
Caso o cliente opte por comprar 250g de café, um ticket médio que seria de R$10 pode pular para R$40.

• Opções de diferentes cafés
Isso aguça a curiosidade dos clientes e os mesmos passam a ver que existem diferenças entre cafés e que ao contrário do que muitos pensam. Afinal, café não é tudo igual.

• “Café teria?”
As cafeterias que não exploram a exposição e venda de café especial podem ser confundidas com uma lanchonete convencional e sem nenhum diferencial.

• Barista moderno
Tem como objetivo saber informar e vender pacotes de cafés especiais. Caso ele se esconda atrás da máquina, num futuro próximo o próprio equipamento fará o trabalho dele! O grande desafio é a comunicação, fidelização e venda de cafés especiais.

• Veja e aprenda
O interessante em se trabalhar com cafés coados na hora e na frente do cliente, não é simplesmente a apresentação ou qualidade do produto e sim fazer com que o cliente perceba que preparar café e algo simples e que o mesmo poderá replicar isso em casa. Basta comprar o café em sua cafeteria e saber esquentar uma água!

A nossa bandeira é CAFÉ ESPECIAL! Afinal, em nosso mercado, assim como no mercado de vinhos finos, não existe fidelização, mas sim preferência!

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

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2 Comentários

  1. Boa tarde!
    A cafeteria abre aos domingos?
    Se abrir, em qual horário?

    Responder
    • Abre todos os dias de 09h às 19h.

      Responder

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