INTRODUÇÃO
Nesse grande universo do café, alguma vez você já deve ter se perguntado: é pecado usar cafeteira elétrica para preparar um café de qualidade? Ok, talvez não nessas palavras, mas acredite, o tema de hoje pode causar algum tipo de intriga no mercado dos baristas. Continue lendo ou assista ao video para descobrir como usar corretamente uma cafeteira elétrica e tudo o que você precisa saber sobre ela. Pegue seu café que já vai começar. Ah! Convidei uma barista diferenciada para dar dicas super interessantes sobre o assunto. Ficou curioso? Então bora descobrir
VOCÊ PRECISA
Café Especial
Cafeteira Elétrica
Água
(Talvez da Alexa também,
dica do Barista)
TEMPO DE PREPARO
5 min.
Alexa, faz meu café?
Alexa é a barista virtual responsável pelo preparo do café e das dicas de hoje. E aí vai a primeira dica: se você não tiver uma Alexa em casa, pode batizar sua cafeteira com o nome que quiser, já que ela é quem fará seu café! Só não se apaixone por ela… Se quiser entender melhor essa referência, checa o vídeo.
Bom, há quem defenda o contrário, mas o uso da cafeteira elétrica não é errado, desde que você utilize da maneira correta. Afinal, elas foram pensadas e projetadas para preparar bons cafés, basta você saber qual cafeteira escolher, pois, algumas podem ter mecanismos prejudiciais que podem interferir no sabor final da sua bebida. Então, é só ficar atento a esses detalhes importantes para uma boa qualidade do seu café.
Um dos seus principais benefícios é que você não terá a preocupação de controlar a extração do café de forma manual, ela fará o trabalho de barista por você. Porém, não descarta a necessidade de ter princípios básicos para preservar a qualidade da bebida e é deste ponto que partimos para os primeiros passos de como utilizá-la da maneira correta. Continue lendo!
Passo 1

Dica:
Você pode usar um elástico (pode ser até aquele de dinheiro) para evitar a entrada do oxigênio na embalagem.
Passo 2

Dica:
Se você não tiver uma balança, uma colher de medidas pode resolver. Várias cafeteiras elétricas já vem com uma para te auxiliar nessa jornada.
Passo 3

Atenção:
A cafeteira elétrica não faz milagre, e nem a Alexa!
Passo 4

Dica:
Note que a cafeteira utilizada como exemplo é um modelo de monodose, ou seja, ela prepara uma xícara por vez. Visto que algumas cafeteiras são pensadas na produção de um volume maior, tome cuidado para que você não provoque nenhum tipo de oxidação ou fermentação indesejável em sua bebida ao deixar o café guardado por médio ou longo período. Isso mesmo, o café tem seus inimigos e você pode descobrir mais clicando aqui.
Passo 5

Atenção:
Você pode aprender mais sobre moagem assistindo este video: Tipos de moagem e como usar.
Passo 6

Dica 1:
Filtros de nylon podem deixar micro-pó (aquele “pozinho”), sendo perceptível principalmente no fundo da xícara. Dependendo do tipo de nylon, ele pode reter muito os óleos do café. Sem contar que o plástico que sustenta o nylon pode não ser adequado para receber o calor da água, o que pode dar trazer um leve gosto de plástico. Então, para melhor qualidade, escolha cafeteiras com suporte para filtro de papel ou faça uma adaptação (vulgo gambiarra).
Dica 2:
Ah! Não se esqueça de saturar o seu filtro de papel para que assim ele também não interfira no sabor do café (é só você jogar um pouco de água quente nele antes de colocar o pó do café).
Dica 3:
Use sempre água de qualidade no preparo, veja mais neste vídeo.
Passo 7

PRONTO
Agora é só você aproveitar bastante essa praticidade de ter uma cafeteira elétrica em casa.
Legal, não é?
Alexa, qual é a história da cafeteira elétrica?
A cafeteira elétrica surgiu em 1802, inventada por um farmacêutico chamado François Antonie Henri Descroizilles que colocou o nome de Caféolette. Alguns anos depois, o químico Antoine Alexis Cadet de Vaux inventou uma de porcelana, e em 1822 foi criado um protótipo para café expresso por Louis Bernard Babaut. Apenas em 1949 que as cafeteiras elétricas, inclusive as máquinas de espresso, ficaram populares.







0 comentários