Frete grátis para compras acima de R$120 para sudeste e R$299 para todo o Brasil!

Como armazenar café especial em casa

10/09/2021

INTRODUÇÃO

Você já gastou tempo e dinheiro escolhendo o melhor café, mas depois de alguns dias a bebida já não era a mesma coisa? Acredite, o segredo pode estar em como você armazena o café.

Isso mesmo, existem alguns cuidados simples para manter a qualidade dessa bebida incrível até a última gota, ou até o último grão. Portanto, você aprenderá hoje como armazenar café em pó ou ainda em grãos.

Afinal, será que essa história de que café mal armazenado fica ruim é verdade? Tem como preservá-lo por mais tempo? Nós vamos te contar tudo, então, leia até o final para não perder nenhum detalhe ou assista ao vídeo.

Quando o café é bom, até para guardar é necessário um cuidado especial. Saber disso mudará sua vida, cafezeiro!

O que acontece quando eu não armazeno
café da forma correta?

1 min. sem respirar para todos os cafés que morreram por oxidação

Antes de tudo, você sabia que o maior inimigo do café é o oxigênio? Em outras palavras, o café possui vários componentes químicos que, quando entram em contato com o oxigênio, podem trazer sensações bem desagradáveis à sua bebida.

Veja bem, chamamos oxidação a reação química que acontece quando uma matéria, no caso o café, entra em contato com o oxigênio, causando alterações em suas propriedades, interferindo em suas principais características como: aroma, sabor, pigmentação, dentre outros fatores. Portanto, se você não armazenar seu café da forma correta, a qualidade da bebida se perderá.

Quem diria: o oxigênio é fundamental para a nossa sobrevivência, porém, a sua influência sobre os alimentos provoca degradação. A oxidação do café acelera quando ele fica exposto à luz, umidade ou extremas temperaturas (frias ou quentes). Nesse sentido, o processo de torra e moagem já contribuem para que este determinado café já tenha um certo “período de vida” e, se você não se preocupar em como armazená-lo, pode perdê-lo mais rapidamente.

Portanto, a partir do momento em que o café começa oxidar, perde qualidade na xícara e não demora muito para perceber suas alterações sensoriais. Além disso, a parte externa da célula do café possui muito óleo e esses óleos rapidamente se tornam rançosos na presença de oxigênio.

Já passou da hora de aprender a conservar por mais tempo aquele cafezão especial que você recebeu do Clube U aí na sua casa, né!? Será que pode guardar o café na geladeira ou é melhor investir em um pote bem bonito para isso?

Antes que mais cafés especiais morram, termine de ler e anote para não esquecer mais!

Como não armazenar café

descubra a verdade

Então, agora que você já sabe que a oxidação destrói a qualidade do seu café e se intensifica quando exposto à luz, calor e a umidade, chegou a hora de descartar a possibilidade de erros. Se liga:

• Pode guardar café especial na geladeira?
Não! Tempos atrás, a geladeira até era indicada para guardar o café, isso porque é um ambiente livre de oxigênio. Porém, existe outro fator que pode danificar as características sensoriais do seu café. Veja o exemplo:

Provavelmente, na sua geladeira, tem uma cebola. Essa cebola passa por processos químicos que liberam percentuais de aroma e, se o seu café estiver lá dentro, ele absorverá o gosto da cebola dado através da liberação desse aroma. Pode também absorver de outros alimentos que estiverem ali.

Outro problema em armazenar o café moído ou em grãos na geladeira é que, quando for retirá-lo, sofrerá choque térmico ao chegar a uma temperatura mais quente. Esse choque térmico converterá em umidade. Depois disso, será muito difícil manter a qualidade do café sem ter algum tipo de fermentação.

Pode guardar café especial em porta-mantimentos?
Esquece o pote bonitinho do café, pelo menos por enquanto! Ao colocar o café diretamente em potes como esses, ele ficará em contato direto com o percentual de oxigênio presente ali, ocasionando a oxidação de forma precoce.

Dica importante: não armazene café junto a produtos de limpeza, temperos e itens que exalem cheiros fortes. O aroma pode alterar o cheirinho do seu café.

Como armazenar café em grão ou moído da forma correta

revelamos o segredo

Afinal, então qual é o lugar certo de armazenar café especial? Este segredo é mais simples do que você imagina, cafezeiro! A própria embalagem do café, quando vinda de uma marca que se preocupa com a qualidade, já é preparada para este armazenamento, basta você complementar com alguns cuidados a mais.

Em outras palavras, vamos usar de exemplo a embalagem dos cafés que produzimos aqui. Dessa forma, você entenderá melhor como armazenar seu café, seja em grão ou moído. Confira:

Parte interna da embalagem do café
Vávula para proteger o café do oxigênio

Internamente, a embalagem é toda laminada, dessa forma o café é protegido da luminosidade direta e mantém a temperatura adequada. Além disso, possui uma válvula que permite a saída do oxigênio, de forma que ele não volte mais para dentro dela, e também a saída de gazes que o café emite. Embora muitos pensem que ela existe só para sentir o aroma do café, essa válvula é bem mais funcional.

Agora, será que você está livre da oxidação do café? Calma, não é só deixar o café “solto” por aí na embalagem não, tá? Muito menos prender a embalagem com prendedor de roupas! Vamos te dar uma dica super moderna, bem fácil e funcional para preservar a qualidade do seu café por mais tempo.

Elástico Antioxidante para o seu café

agora você é um cafezeiro armado

Inicialmente, utilizávamos aqueles elásticos de dinheiro para fechar a embalagem do café. Assim, mantínhamos ela bem pressionada e sem o risco de inflar a embalagem novamente (após já ter pressionado a embalagem para o oxigênio sair pela válvula). Essa “gambiarra” devemos à Stephen Perry, um inventor inglês do século XIX. Afinal, em março de 1945 ele patenteou a fita elástica.

Nossas embalagens, antigamente, tinham apenas um lacre de metal, sendo assim, recomendávamos o elástico de dinheiro para fechá-la. Nesse sentido, evoluímos a ideia, abolimos o lacre de metal e agora nossas embalagens já vem equipadas com um elástico bem funcional e sustentável.

Vale ressaltar que as embalagens de cafés especiais possuem um lacre de vedação, seja de alumínio ou mesmo plástico, que na maioria das vezes não são reutilizados e nem recicláveis. Em contrapartida, o elástico que desenvolvemos é bem resistente e você poderá reutilizá-lo (até mesmo como uma pulseirinha).

O Elástico Antioxidante preserva o frescor e a qualidade dos cafés torrados, evita a oxidação que resulta em um café sem aroma, de sabor ruim (velho e amargo), sem crema e sem corpo. Veja:

Parte interna da embalagem do café
Vávula para proteger o café do oxigênio

Ah! Cuidado para não confundir as coisas. O elástico em si não é antioxidante, tá? Criamos este nome por causa da função do acessório. É importante ressaltar também que, ao comprar um de nossos cafés, a embalagem vem com apenas um elástico como lacre (o elástico cinza da imagem). As imagens acima que apresentam um elástico de cor mais preta e escrito “antioxidante” você consegue comprando o Kit Elástico Antioxidante.

Como guardar o café em casa

Passo 1

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféMantenha sempre o café dentro do próprio pacote. Enrole a sobra de embalagem, retirando o oxigênio, até comprimir o café deixando espaço mínimo para o oxigênio.

Passo 2

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféColoque o elástico ao redor da embalagem e dê o máximo possível de voltas no pacote.

Passo 3

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféMantenha a embalagem completamente fechada em um local fresco e seco. Guarde seu elástico e reutilize até arrebentar!

Ainda não acredita? Fizemos um teste de extração com dois cafés diferentes: um deles ficou 20 dias com o pacote aberto e exposto a todos os fatores que contribuem para a oxidação. Já o outro ficou 20 dias vedado com o elástico e armazenado da forma correta.

O resultado não poderia ter sido mais óbvio. Desde o momento da extração foi possível notar a diferença, tanto que uma pessoa sem muito conhecimento técnico conseguiu perceber. Confira os detalhes desse teste clicando aqui!

A vida é curta demais para beber café ruim! Conta tudo isso para os cafezeiros mais próximos de você!

Melhor acessório para armazenar café 

Elástico Antioxidante – Kit

Nessa batalha contra o oxigênio, desenvolvemos esse acessório para proteger o seu café.
O elástico antioxidante preserva o frescor e a qualidade dos cafés torrados, evita a oxidação que resulta em um café sem aroma, de sabor ruim (velho e amargo), sem crema e sem corpo.

MAIS CONTEÚDO

Acidez do café: é bom ou ruim?

Acidez do café: é bom ou ruim?

INTRODUÇÃOJá viu um pessoal comentando sobre acidez do café e ficou na dúvida se isso é qualidade ou defeito? É por essa e outras questões polêmicas nesse universo cafezeiro que resolvemos trazer algumas explicações sobre o tema. A propósito, é impossível falarmos de...

O que é café especial?

O que é café especial?

INTRODUÇÃOFala cafezeiro, preparado para mais uma imersão nesse universo de cafés especiais? Antes de mais nada, em algum momento você já deve ter se perguntado: o que é café especial e café convencional do mercado, qual é a diferença entre eles? Será que é o mesmo...

Tudo sobre moagem do café

Tudo sobre moagem do café

INTRODUÇÃOTalvez você não faça ideia disso, mas a moagem do café é muito importante para que você consiga ter uma experiência sensorial completa, ou seja, ela influencia diretamente o sabor da sua bebida. Afinal, o processo de infusão do café é o resultado da...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0

×