Cold Brew

Quem disse que café precisa ser quente? Com essa infinidade de métodos de preparo, apresentamos a vocês hoje o Cold Brew, um jeito de fazer café bem diferente do convencional. Ficou curioso? Então bora aprender!

O que é Cold Brew?

O Cold Brew é um método de preparo de extração do café a frio. Em outras palavras, é uma mistura de café com água fria, que é filtrada após uma infusão de, no mínimo, 12 horas.

Muitos confundem o Cold Brew com oIced Coffee, porém são bem diferentes um do outro. O Iced Coffee é preparado com água quente e, só depois é esfriado. Em contrapartida, o Cold Brew é feito com a água já fria mesmo!

Por fim, não se assuste, o Cold Brew deixa a bebida bastante diferente do tradicional. Sensorialmente falando, é refrescante e ideal para compor várias receitas de drinks com café.

Ingredientes do Cold Brew

VOCÊ PRECISA

Café Especial (250g)
Água em temperatura ambiente (2,5l)
Toddy

TEMPO DE PREPARO DO COLD BREW

Cerca de 5 min, mais 6 a 12 horas de infusão recomendada.

PROPORÇÃO DE PREPARO

10:1 – 250g de café para 2,5L de água.

Importante: como cafezeiro, você precisa aprender mais sobre proporção para aplicar corretamente suas receitas com café!

Como fazer café Cold Brew em casa?

Passo 1

Conheça o equipamento de preparo:
– Ele se chama Toddy, parece um penico, mas é de fazer Cold Brew.
– Existem outros modelos, porém todos com uma característica comum: permite o preparo de um volume maior da bebida.
– Note que, no fundo dele, tem uma perfuração que é vedada por uma rolha e um encaixe para o filtro. Note também que o filtro tem a espessura parecida com um carpete. Ele é feito de um pano específico que não traz nenhum sabor residual ao café.

Passo 2

Encaixe a rolha e o filtro no equipamento, certifique-se de que estão bem posicionados. Agora, acrescente 250g do café moído (moagem nº 10 – saiba mais sobre os tipos de moagens).

Passo 3

Em seguida, acrescente 2,5l de água, em temperatura ambiente, de forma que cubra todo o café, sem deixar nada seco.

Passo 4

Tampe o equipamento para que não tenha o risco de cair nada indesejável na sua bebida, leve à geladeira ou deixe em temperatura ambiente.
Espere o tempo de infusão (de 6h a 12h).

Atenção:
Esse primeiro modelo do Toddy não possui tampa. Recomendamos que utilize papel filme para vedá-lo.

Passo 5

Dado o tempo de infusão, partimos para a extração do café. Providencie um recipiente, como uma jarra, e posicionando o equipamento corretamente, remova a rolha.

Note que a extração acontece de forma lenta. Isso acontece por causa da grossura do filtro.

2.000 anos depois…

Melhor café para fazer Cold Brew

Um dos melhores cafés para receita de Cold Brew é o Bourbon Amarelo Unique. Recomendamos este perfil clássico porque suas notas sensoriais correspondem muito bem ao método.

Em outras palavras, é um café suave, doce, com notas de tangerina no sabor e no aroma. O Bourbon Amarelo é encorpado, marcado pela acidez que se destaca, reduzindo o amargor. Possui sabor residual longo e intenso de frutas cítricas, com torra média clara.

Dicas e curiosidades sobre Cold Brew

Enquanto você espera o tempo de infusão, precisamos te dar algumas dicas e curiosidades sobre Cold Brew, essa bebida fantástica. Se liga!

1- Prepare o paladar, pois será uma experiência diferente do café convencional. O Cold Brew tem uma textura muito intensa, é licoroso, tem elevado nível de acidez e com forte nota de chocolate meio amargo. Isso acontece por causa da proporção e o tempo de infusão.

2- Visite o site da Hario, que é uma empresa famosa em equipamentos de preparo de café. Lá você encontrará outros equipamentos específicos para o Cold Brew.

3- Visite também o site da Flavors. Lá você encontrará uma infinidade de produtos, e um deles é a reposição do filtro do equipamento que estamos utilizando hoje.

4- O método Cold Brew pode ser preparado em outros equipamentos como, por exemplo: a french press, soft brew e cleaver. 

5- Planeje sua viagem sem se preocupar com a falta do café quente. A dica é: o Cold Brew bem concentrado funciona como um café solúvel artesanal. Assim, tudo o que você precisará é um pouco de água quente.

6- Dê um google e descubra que existem empresas produzindo e engarrafando Cold Brew, que pode ser usado até como ingrediente para outras receitas como, por exemplo: em drinks, sobremesas e outros pratos gastronômicos.

7- A higienização do toddy é simples: retire a borra de café que ficou depois da extração. Em seguida, retire o filtro e enxágue-o apenas em água corrente para tirar o excesso do café que ficou. Recomendamos deixar o filtro de molho em um recipiente com tampa e dentro da geladeira, trocando a água quantas vezes for preciso. Use detergente neutro e a parte amarela da bucha para lavar a parte de plástico do toddy, evitando criar ranhuras.

Assim ficou fácil levar café de qualidade para qualquer lugar e, se você ainda não provou um Cold Brew na vida, PRECISA EXPERIMENTAR!

 

Coffee cola com Cold Brew

Agora você vai aprender a fazer a receita mais inusitada. Já pensou em fazer sua própria receita de coca-cola com café? Vamos te contar como é! Pegue caneta e papel para anotar os ingredientes:

  • Um copo de 350ml;
  • 30g de melaço de cana;
  • 15g de mel;
  • 150ml de cold brew;
  • 8 cubos de gelo
  • 120ml de água com gás ou até encher o copo.

Modo de preparo: 

  • Coloque o mel e o melaço no copo;
  • Coloque um pouco de cold brew;
  • Mecha bem até perceber que está bem homogênea a mistura;
  • Coloque o gelo e complete com cold brew.
  • Acrescente a água, misture e deixe a mágica acontecer.

Experimente com uma rodela de limão e, se quiser uma versão alcoólica, pode colocar uma dose de rum branco, será quase um Cuba‐libre.

Ah! Enquanto você aproveita o seu cold brew, fique ligado porque sempre traremos novas receitas em nosso canal do YouTube

Vantagens do Cold Brew

Primeiramente, uma das principais vantagens do Cold Brew é que você não precisa beber tudo na mesma hora. Por isso, a ideia é sempre fazer em maior quantidade, guardar na geladeira para beber quando quiser. Você pode levar para beber no trabalho, na viagem, no camping e por onde mais seu espírito aventureiro for.

Nesse sentido, preparando de forma artesanal, a validade é determinada pelo seu paladar, já o método industrial, varia entre 1 a 2 meses.

Além disso, como já citamos acima, o Cold Brew é uma ótima opção de ingrediente para vários drinks com café. Então, que tal deixar a criatividade fluir e inovar o cardápio da sua cafeteria com Cold Brew? Inspire-se no Coffee Cola e manda ver!

 

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

MAIS CONTEÚDO

Como fazer café espresso usando a Cafeteira espresso ARAM

Como fazer café espresso usando a Cafeteira espresso ARAM

INTRODUÇÃO Depois de muito aguardarmos, chegou a hora de fazer nossa review sobre a Cafeteira Espresso Aram, uma produção brasileira que promete levar café espresso para qualquer lugar! Será que é boa mesmo? Leia até o final e descubra tudo!Índice de Conteúdo 1 - O...

Leite Cremoso na Prensa Francesa para Latte Art e Drinks

Leite Cremoso na Prensa Francesa para Latte Art e Drinks

INTRODUÇÃO Depois d o nosso café espresso feito na cafeteira italiana, qual outra gambiarra poderia surgir? Ah, claro! Um leite cremoso feito na prensa francesa inusitado para fechar com chave de ouro o Guia Tabajara do Cafezeiro! Mas adiantamos, apesar de ser tudo um...

Dá para filtrar café na pedra? Conheça o método Kyuemon

Dá para filtrar café na pedra? Conheça o método Kyuemon

INTRODUÇÃO Era só o que faltava: filtro de pedra para café! Será que isso funciona mesmo? Especialmente para cafezeiros que não tem coração de pedra, neste artigo, unimos o café mais raro e as habilidades do Gabriel ao método de preparo de café que também é uma...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×