Frete grátis para compras acima de R$120 para sudeste e R$299 para todo o Brasil!

Iced Coffee

história ▹ como usar ▹ dicas de preparo ▹ curiosidades
Aprender

INTRODUÇÃO

Antes de mais nada, estamos em 2021 e precisamos normalizar o fato de que sempre haverá um motivo plausível para tomar café. Por exemplo, está frio? Isso é perfeito para começar o dia com aquela xícara caprichada do seu café favorito no método V-60. Do mesmo modo, quando está calor, nada é melhor que um Iced Coffee para refrescar a vida, não é mesmo?

E por falar em café gelado, que tal saber mais sobre essa bebida tão famosa para os coffeelover’s? Ou seja, vamos aprender como fazer Iced Coffee em casa no passo a passo, como servir esse café exótico, qual método de preparo escolher para reproduzir a receita e muito mais. Além disso, aproveitar dicas super especiais do nosso barista. Fala sério, você não pode perder essa!

Diferente do Cold Brew, o Iced Coffee tem uma forma mais rápida de ser servido. Nesse sentido, é importante você saber que ele não tem nada a ver com o método de preparo. Ou seja, independente da maneira que você irá extrair o café inicialmente, é possível torná-lo um café gelado.

Para uma experiência completa sugiro que leia até o final e assista o vídeo acima. Assim, quando terminar, você estará ainda mais fascinado pelo universo cafezeiro!

Agora chega de papo e mãos a obra! Ou melhor, no café…

Como servir Iced Coffee

curiosidades e dicas especiais do barista

Historicamente falando, essa maneira de servir café gelado, tem várias vertentes. Por exemplo, se você pesquisou no google antes de chegar aqui, deve ter notado várias referências de café com leite. Isso porque foi uma das primeiras harmonizações feitas: café, leite e cubos de gelo, que é outra maneira de servir café gelado. Porém, lembre-se: a partir do momento em que colocamos outro ingrediente além da água, os cubos de gelo e café, na verdade, é um drink e não mais o Iced Coffee oficial. Você pode perceber essa diferença na receita do Iced Latte (o drink gelado com café).

Agora, falando tecnicamente, o Iced Coffee é o ato de filtrar o café normalmente em alta temperatura, no método de sua preferência e resfriá-lo em seguida, utilizando os cubos de gelo. Diferente do Cold Brew que tem um método mais específico de preparo (esse também é fantástico, tá?).

Se liga nessa curiosidade: o gelo tem o papel de diluir e resfriar o café, que é o ingrediente principal dessa receita. Mas não é só isso. Ainda assim, especialmente para o Iced Coffee, podemos considerar o gelo como um sub-ingrediente. Isso porque ele fará total diferença no resultado da sua bebida. Por exemplo: se você tiver um gelo maciço você terá uma maneira diferente de sentir a percepção do sabor. Da mesma forma, se ele estiver em pedaços, arredondado ou preferir sheikar na coqueteleira, isso irá trazer resultados sensoriais diferentes para a receita do seu café gelado. Então, a ideia é você usar a criatividade cafezeira e brincar com essas variáveis que é café e gelo. Você sabia disso? Prepare-se para mais dicas profissionais!

Em apenas 3 passos hoje, você vai aprender como fazer Iced Coffee. Exclusivamente para essa receita, utilizamos a Prensa Francesa e o café escolhido foi o Moca. Calma, tudo na vida tem um por quê, até para receita de café gelado!

Primeiramente, o Moca quando extraído neste método de preparo, tem um resultado bem encorpado, “bem pesado” sensorialmente falando. Além disso, utilizaremos uma proporção um pouco mais intensa: 30g de café para 250g de água. Neste caso, se o gelo for picado, você terá uma diluição melhor quando despejar o café em alta temperatura. Assim, conseguiremos equilibrar as características de corpo, doçura, acidez, etc.

Ah! Todavia, se você não conhece o método de preparo da Prensa Francesa, temos um passo a passo super especial que te ensina como fazer.

O café gelado é perfeito para as estações mais quentes do ano. Além disso, o fato do café ser filtrado em alta temperatura, antes de passar pelo choque térmico do resfriamento, é uma grande vantagem do Iced Coffee. Porque, isso significa que a extração da cafeína e dos outros componentes do café foram extraídos como qualquer outro café coado. Interessante, não é?

 Agora que você já sabe de tudo isso, vamos praticar. Separe os ingredientes para começar!

Iced Coffee na prática

Passo 1

Antes de tudo, filtre o café no método de preparo escolhido utilizando a proporção de café e água sugeridos.

Afinal, nesta etapa não há uma regra como aprendemos anteriormente.

Dica: como escolhemos o método da Prensa Francesa, enquanto esperávamos o tempo de pré-infusão, respondemos algumas perguntas sobre o Iced Coffee. Então, continue lendo até o final para saber mais!

Passo 2

como fazer iced coffee em casaEm seguida, coloque o gelo no copo em que irá servir e prepare-se para acrescentar o café.

Dica 1: certifique-se de que o gelo utilizado foi feito com água de qualidade para não trazer sabores indesejáveis para sua bebida. Como, por exemplo, o cloro.

Dica 2: o ideal é testar a consistência do gelo antes. Isso porque ele pode diluir menos ou mais. Então, se você for fazer um Iced Coffee em sua cafeteria, faça uma receita para você antes de servir e prove para saber como está sensorialmente falando.

Passo 3

faça em casa café geladoFinalmente, torne o café filtrado sob o gelo, no copo.

Dica: dê uma leve mexida na bebida antes de tomar.

Está PRONTO!

aprenda fazer café geladoPor fim, quebre o paradigma que café só é servido quente. Saboreie seu café gelado em dias de calor para refrescar ou quando preferir!

Quer mais uma dica especial? Use a criatividade e transforme seu Iced Coffee em um saboros drinks com café. Experimente combiná-lo com uma rodela de laranja para finalizar, por exemplo.

Perguntas frequentes sobre Iced Coffee

enquanto espera a pré-infusão, o barista responde

1) Se o café já é gelado, posso resfriá-lo novamente?
Não aconselho. Faça na quantidade que for consumir na hora. Isso, porque a extração é feita a quente e em seguida, passa pelo choque térmico, o que gera uma certa diluição. Se você guardar e resfriá-lo novamente, pode intensificar esse processo de diluição e com isso, perder o sabor do café. Portanto, se a sua intensão é “guardar na geladeira”, o ideal é fazer um Cold Brew.

2) Faço o café e resfrio ele no gelo, ou faço e levo ele para geladeira?
É válido, dá para fazer esse teste utilizando o método da geladeira. Porém, a receita do Iced Coffee oficial é tomar com os cubos de gelo.

3) Qual é o melhor café para fazer o Iced Coffee?
Depende do resultado sensorial que você está buscando. Por exemplo: o Bourbon Amarelo ficará mais adocicado e trará notas mais delicadas. Em contrapartida, o Moca que usamos na receita de hoje, tornou a nota achocolata da bebida mais intensa. Portanto, analise o que mais te agrada sensorialmente.

4) Posso filtrar o café em temperatura ambiente?
Não. Se você fizer o Iced Coffee dessa forma, não irá conseguir extrair as propriedades do café. Como resultado, seu café ficará aguado e sem sabor. Para uma boa extração, com água em temperatura ambiente, é necessário de 6 a 7 horas para extrair um sabor potente do café. Neste caso, já consideramos o Cold Brew.

Melhores cafés para receita de Iced Coffee

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

Tudo sobre moagem do café

Tudo sobre moagem do café

INTRODUÇÃOTalvez você não faça ideia disso, mas a moagem do café é muito importante para que você consiga ter uma experiência sensorial completa, ou seja, ela influencia diretamente o sabor da sua bebida. Afinal, o processo de infusão do café é o resultado da...

Latte Art de Coração

Latte Art de Coração

INTRODUÇÃOA paixão pelo café é uma arte. Ainda mais quando o assunto são as experiências que essa fantástica bebida é capaz de proporcionar. Tanto que todo cafezeiro já sabe: do pé à xícara, cada etapa é importante para deixar a experiência ainda mais rica. Nesse...

Cafflano

Cafflano

INTRODUÇÃOPara tudo! Em primeiro lugar, já imaginou preparar um café de qualidade de forma rápida, com visual futurista e em qualquer lugar? Da moagem à bebida final, você precisa conhecer o Cafflano. Em outras palavras, tem o ciclano, o beltrano e o cafflano, o jovem...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0

×