Que tal provar um drink de cento e poucos anos de história? Calma! Está tudo na validade, tá? Estamos falando do drink Negroni, uma bebida fácil, rápida e considerada um clássico da coquetelaria. Ah, mas claro, para não dar aquela soneira, um acréscimo de café na receita vai dar o toque especial.
Em outras palavras, vamos te ensinar a receita do drink Negroni com café, então, junte os ingredientes e vamos começar!
O que é Negroni?
afinal, onde entra o café nessa história
Primeiramente, o Negroni é um coquetel italiano muito apreciado em vários lugares do mundo. Tradicionalmente, sua receita se baseia em Gim, Vermute e Bitter (uma bebida alcoólica com gosto de essências herbais). Além disso, a bebida vem acompanhada de uma rodela ou um pedaço da casca de laranja, que serve para decorar e caracterizar ainda mais o sabor.
Em dezembro de 2019 o verdadeiro Negroni completou 100 anos de muita história e hoje você também vai fazer parte dela. Afinal, um drink histórico como este, precisa passar de geração em geração. Além disso, o café torna essa experiência ainda mais viva e única.
Em outras palavras, a receita do Negroni acompanha ingredientes muito peculiares. Por exemplo, o bitter é uma bebida fortificada com ervas e raízes que vão trazer notas de amargor para o seu coquetel. Outro ingrediente é o vermute, um vinho fortificado que tem notas específicas de doçura e outras peculiaridades.
Neste caso, vamos te mostrar como se faz o melhor Negroni adicionando o café Frutado na versão Cold Brew. Afinal, ele passou por uma infusão de 12 horas para elevar ainda mais essa explosão de sabores e trouxe uma nota exclusivamente achocolatada ao drink. Bora, aprender?
Ingredientes do Negroni
VOCÊ PRECISA
Cubos de gelo (8 a 10 un.)
Campari (40ml)
Gin (45ml)
Vermute (30ml)
Cold Brew (50ml)
Rodela de laranja (1 un.)
TEMPO DE PREPARO
10min.
Como fazer Negroni
Passo 1
Em um copo baixo, adicione de 8 a 10 cubos de gelo.
Passo 2
No lugar do tradicional Bitter, acrescente 40ml de Campari.
Passo 3
Agora, coloque 45ml de Gin da sua preferência.
Todo Gin é bem aromático e vamos usar uma dose maior para intensificar a característica alcoólica do drink.
Passo 4
Em seguida, adicione 30ml de Vermute.
Passo 5
Por fim, coloque 50ml do Cold Brew para que ele se destaque bem no sabor do coquetel.
Dica: caso você não saiba como preparar um Cold Brew, pode clicar aqui que a gente te ensina.
Passo 6
Finalmente, junte uma rodela de laranja aos outros ingredientes como na imagem ao lado. Você também usar uma parte para decorar o drink!
ESTÁ PRONTO!
A dica é: antes de servir ou beber misture um pouco a bebida com o auxílio de uma colher e beba com moderação!
Receita de Negroni para Cafeteria
Ingredientes:
- 50ml de cold brew
- 8 a 10 cubos de gelo
- 30ml de campari
- 30ml de gin
Passo 1 – Adição de gelo:
- Em um copo de perfil baixo, coloque o gelo.
- Em seguida, com o auxílio do dosador, coloque os ingredientes sobre o gelo: gim, campari, vermute tinto e cold brew.
Passo 2 – Apresentação e serviço:
- Com o auxílio de uma colher, mexa o drink levemente antes de servir.
- Aromatize e sirva com zest de laranja e uma rodela de laranja.
- 30ml de vermute tinto
- 1 rodela de laranja
Bomba! Negroni torna-se um drink centenário
agora, mais uma dose de história do drink Negroni
Existem uma série de histórias diferentes que acompanham este drink. Porém, todas elas acabam indicando para a mesma linha de raciocínio e de tempo. No ano de 1919, em Florença, na Itália, vivia uma família muito rica e poderosa, os Negronis. Um dos integrantes dessa família usava dois nomes: Conde Camillo Negroni e General Pascal Oliver.
Acredita-se que o Conde era muito amante de bons drinks. Nesse sentido, já era de se esperar que ele fosse um grande frequentador dos bares e clubes daquela época, assim como o Casoni Bar, o lugar fundamental para que a história seja entendida.
Certa vez, Camillo Negroni foi até o Casoni Bar e pediu para o barman – Fosco Scarselli – servir uma bebida mais forte que o Americano, um drink famoso na Itália que acompanhava Bitter, Vermute Tinto e água gaseificada. Este drink era considerado o mais forte naquela época. Então, o barman fica em dúvida, mas rapidamente teve uma ótima ideia. Ele decidiu trocar a água com gás por Gim.
O resultado foi um sucesso e completou seus 100 anos em 2019. O drink foi batizado com o sobrenome do cliente, só que agora o Negroni virou cafezeiro e ficou ainda mais especial.
Sirva Negroni em seu negócio
dicas do barista
A bebida Negroni é um ótimo produto para acrescentar no menu da sua cafeteria, bar ou restaurante. Afinal, ele é um coquetel bem imponente, marcante e bem forte.
Suas notas sensoriais são excepcionais. Ele acompanha um amargor especial provocado pelo Bitter, no caso desta receita, o Campari. Além disso, o café proporcionou uma nota achocolatada que não existia nesse drink e que se complementa com a utilização do Vermute trazendo a nota de doçura. Por fim, a finalização com a rodela de laranja faz muito sentido porque traz o aroma e ressalta o sabor cítrico do coquetel.
De forma geral, o Negroni é um drink mais masculino por ter esse perfil mais forte. Nesse sentido, é um coquetel sugestivo principalmente para a questão digestiva porque todos os ingredientes que estão aqui ajudam na digestão, portanto, se encaixa bem nos cardápios de restaurantes.
A sacada é você preparar o Cold Brew antes, assim, você consegue agilizar o processo de preparo dos drinks com café para servir. E o mais interessante é que a partir desse concentrado de café você pode criar outros diversos drinks e fazer a coquetelaria entender um pouco mais desse universo do café.
Então, faça seus testes e nos marque em nossas redes sociais. Estamos ansiosos para ver o que coffeelovers são capazes de criar.
Ah, e um último conselho: se beber não dirija e se dirigir, toma café!
0 comentários