INTRODUÇÃO
Eu e você sabemos que tudo é um motivo para tomar aquele café especial, mas não se preocupe. Afinal, café é sempre uma boa ideia! Refletindo nisso, trouxemos outro método prático e divertido para você apreciar sua bebida favorita. Siga os passos ou assista o video e descubra que a Aeropress tem tudo a ver com você, com o avião, o ioiô e com o frisbee (aquele que brincamos na praia). Calma que tudo irá fazer sentido no final. Vamos lá?
VOCÊ PRECISA
Café Especial (20g)
Água quente (200ml)
Aeropress
TEMPO DE PREPARO
Aproximadamente 7 minutos.
Benefícios
Fácil de usar
Tamanho compacto
Resistente
Bom custo-benefício
Potencializa sabores
VOCÊ CONHECE A Aeropress?
O desenvolvimento da Aeropress começou em 1980, em uma empresa chamada Aerobie, que é especializada em brinquedos como o frisbee e o ioiô. Pode parecer loucura, mas seus ‘designers’ eram apaixonados por café. Então eles começaram a criar esse equipamento que hoje conhecemos como Aeropress, lançada no ano de 2005. Ah! Eles possuem um site ativo, depois você pode conhecer: aerobie.com.
Está fazendo sentido agora? Ok, mas já já contamos o que ela tem a ver com o avião.
O grande inventor desse equipamento é Alan Adler, professor na Universidade de Stanford e presidente na empresa Aerobie. Agora chega de história. Continue seguindo o passo a passo e descubra que a Aeropress tem tudo a ver com você também!
Passo 1
Note que o equipamento parece uma seringa gigante. Puxe a base, que irá pressionar a bebida posteriormente, até o final do número 4 (parte da borracha) ou conforme a quantidade que deseja fazer.
Importante:
O equipamento já mostra a quantidade de xícaras pequenas que podemos preparar. Cada marcação tem mais ou menos 50ml, o que significa que sua capacidade máxima é de cerca de 200ml de café.
Passo 2
Já com as duas partes posicionadas, retire a tampa e com o auxílio do funil, acrescente 20g de café no cilindro da sua Aeropress.
Dica:
Utilize moagem média, próximo à grossura de um açúcar cristal (aprenda aqui).
Passo 3
Após acrescentar o café, adicione 200ml de água quente.
Passo 4
Com o mexedor, homogenize o café no interior do equipamento.
Dica:
Espere 1min. de infusão (saiba mais sobre pré-infusão aqui).
Passo 5
Posicione o filtro de papel na tampa do equipamento e encaixe-o nele.
Dica importante:
Molhe o filtro (sature) com um pouco da água quente antes de encaixá-lo na Aeropress. Isso facilitará que ele fixe na tampa e impedirá que o papel libere sabor indesejado em seu café.
Passo 6
Encaixando bem a tampa, inverta o equipamento no recipiente escolhido e pressione. A pressão do ar fará com que aconteça a extração do café.
Ah! O funil que acompanha a aeropress tem a utilidade de auxiliar se seu recipiente tiver a abertura mais estreita. É só encaixar sua aeropress no funil e posicioná-lo corretamente no recipiente final.
Atenção:
Se você estiver com dificuldades de pressioná-la, não se preocupe, nós também temos!
PRONTO
Deguste com intensidade!
Curiosidades e Dicas
1)
Segundo a ideia do inventor, a intenção era trazer um café mais intenso, porém com a textura de um coado. A Aeropress permite que as características do café sejam potencializadas. Por exemplo: usamos hoje o café Frutado, permitindo que suas características de doçura sejam ainda mais adocicadas e o corpo mais bem acentuado.
2)
Existe um campeonato exclusivo para extrações realizadas na Aeropress.
3)
Você pode ter outras opções de filtros para a tampa do equipamento, ou seja, não somente o filtro de papel. Existem filtros metalizados, pressurizados, entre outros. Lembrando que cada um traz um resultado diferente na hora da extração (veja o vídeo de como o material do método de preparo interfere no sabor).
4)
Lembra do avião? A Aeropress é feita de um plástico bastante resistente, o polietileno, que tem uma característica isotérmica (ele retém a temperatura, seja ela qual for). E este é o mesmo material usado na composição de vedação nas janelas do avião. Fantástico não é?
5)
Não se esqueça de higienizar com cuidado sua Aeropress. Utilize sabão neutro, lembrando de usar sempre a parte amarela da bucha para que não provoque arranhaduras no interior do cilindro, prejudicando também a borracha que auxilia na pressão na hora da extração.
0 comentários