Aeropress - Guia de Preparo, Limpeza & História - Unique Cafés

Aeropress

A Aeropress mostra a quantidade de xícaras pequenas que podemos preparar. Cada marcação tem mais ou menos 50ml. Aprenda a usar!

INTRODUÇÃO

Eu e você sabemos que tudo é um motivo para tomar aquele café especial, mas não se preocupe. Afinal, café é sempre uma boa ideia! Refletindo nisso, trouxemos outro método prático e divertido para você apreciar sua bebida favorita. Siga os passos ou assista o video e descubra que a Aeropress tem tudo a ver com você, com o avião, o ioiô e com o frisbee (aquele que brincamos na praia). Calma que tudo irá fazer sentido no final. Vamos lá?

VOCÊ PRECISA

Café Especial (20g)
Água quente (200ml)
Aeropress

TEMPO DE PREPARO

Aproximadamente 7 minutos.

Benefícios

Fácil de usar
Tamanho compacto
Resistente
Bom custo-benefício
Potencializa sabores

VOCÊ CONHECE A Aeropress?

O desenvolvimento da Aeropress começou em 1980, em uma empresa chamada Aerobie, que é especializada em brinquedos como o frisbee e o ioiô. Pode parecer loucura, mas seus ‘designers’ eram apaixonados por café. Então eles começaram a criar esse equipamento que hoje conhecemos como Aeropress, lançada no ano de 2005. Ah! Eles possuem um site ativo, depois você pode conhecer: aerobie.com.

Está fazendo sentido agora? Ok, mas já já contamos o que ela tem a ver com o avião.

O grande inventor desse equipamento é Alan Adler, professor na Universidade de Stanford e presidente na empresa Aerobie. Agora chega de história. Continue seguindo o passo a passo e descubra que a Aeropress tem tudo a ver com você também!

Passo 1

Note que o equipamento parece uma seringa gigante. Puxe a base, que irá pressionar a bebida posteriormente, até o final do número 4 (parte da borracha) ou conforme a quantidade que deseja fazer.

Importante:
O equipamento já mostra a quantidade de xícaras pequenas que podemos preparar. Cada marcação tem mais ou menos 50ml, o que significa que sua capacidade máxima é de cerca de 200ml de café.

Passo 2

Já com as duas partes posicionadas, retire a tampa e com o auxílio do funil, acrescente 20g de café no cilindro da sua Aeropress.

Dica:
Utilize moagem média, próximo à grossura de um açúcar cristal (aprenda aqui).

Passo 3

Após acrescentar o café, adicione 200ml de água quente.

Passo 4

Com o mexedor, homogenize o café no interior do equipamento.

Dica:
Espere 1min. de infusão (saiba mais sobre pré-infusão aqui).

Passo 5

Posicione o filtro de papel na tampa do equipamento e encaixe-o nele.

Dica importante:
Molhe o filtro (sature) com um pouco da água quente antes de encaixá-lo na Aeropress. Isso facilitará que ele fixe na tampa e impedirá que o papel libere sabor indesejado em seu café.

Passo 6

Encaixando bem a tampa, inverta o equipamento no recipiente escolhido e pressione. A pressão do ar fará com que aconteça a extração do café.

Ah! O funil que acompanha a aeropress tem a utilidade de auxiliar se seu recipiente tiver a abertura mais estreita. É só encaixar sua aeropress no funil e posicioná-lo corretamente no recipiente final.

Atenção:
Se você estiver com dificuldades de pressioná-la, não se preocupe, nós também temos!

PRONTO

Deguste com intensidade!

Curiosidades e Dicas

1)
Segundo a ideia do inventor, a intenção era trazer um café mais intenso, porém com a textura de um coado. A Aeropress permite que as características do café sejam potencializadas. Por exemplo: usamos hoje o café Frutado, permitindo que suas características de doçura sejam ainda mais adocicadas e o corpo mais bem acentuado.

2)
Existe um campeonato exclusivo para extrações realizadas na Aeropress.

3)
Você pode ter outras opções de filtros para a tampa do equipamento, ou seja, não somente o filtro de papel. Existem filtros metalizados, pressurizados, entre outros. Lembrando que cada um traz um resultado diferente na hora da extração (veja o vídeo de como o material do método de preparo interfere no sabor).

4)
Lembra do avião? A Aeropress é feita de um plástico bastante resistente, o polietileno, que tem uma característica isotérmica (ele retém a temperatura, seja ela qual for). E este é o mesmo material usado na composição de vedação nas janelas do avião. Fantástico não é?

5)
Não se esqueça de higienizar com cuidado sua Aeropress. Utilize sabão neutro, lembrando de usar sempre a parte amarela da bucha para que não provoque arranhaduras no interior do cilindro, prejudicando também a borracha que auxilia na pressão na hora da extração.

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

Como fazer café no coador de pano

Como fazer café no coador de pano

INTRODUÇÃO O café coado no coador de pano é uma tradição brasileira que carrega consigo não apenas o sabor único da bebida, mas também uma carga emocional ligada a memórias afetivas e momentos familiares. No entanto, você está fazendo do jeito certo ou apenas...

Como fazer café espresso usando a Cafeteira espresso ARAM

Como fazer café espresso usando a Cafeteira espresso ARAM

INTRODUÇÃO Depois de muito aguardarmos, chegou a hora de fazer nossa review sobre a Cafeteira Espresso Aram, uma produção brasileira que promete levar café espresso para qualquer lugar! Será que é boa mesmo? Leia até o final e descubra tudo!Índice de Conteúdo 1 - O...

Leite Cremoso na Prensa Francesa para Latte Art e Drinks

Leite Cremoso na Prensa Francesa para Latte Art e Drinks

INTRODUÇÃO Depois d o nosso café espresso feito na cafeteira italiana, qual outra gambiarra poderia surgir? Ah, claro! Um leite cremoso feito na prensa francesa inusitado para fechar com chave de ouro o Guia Tabajara do Cafezeiro! Mas adiantamos, apesar de ser tudo um...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×