Parece que foi ontem mesmo que o único método de preparo conhecido no Brasil, era aquele coador de pano da casa da vovó, não é mesmo? Hoje você vai conhecer o filtro de metal para o preparo de café coado!
Saiba como usar e quais características esse método de preparo inovador pode proporcionar a sua xícara de café.
Como surgiu o filtro de metal?
Ainda não encontramos relatos históricos de quem foi o primeiro a utilizar o filtro de metal. É claro que quando analisamos bem, vários equipamentos e métodos de preparo hoje em dia tem a presença do aço inox. Por exemplo: a máquina de café espresso, a prensa francesa, soft brew, etc…
Em contrapartida, encontramos algumas datas que marcaram a evidência do metal no preparo de cafés. Por exemplo, o primeiro equipamento para café construído com a utilização de metal aconteceu em 1400, na invenção do chamado Ibrik. Nesse sentido, estamos falando do equipamento em sua totalidade, não apenas do sistema de filtragem. Inclusive, já falamos sobre este método em nosso canal no YouTube.
Posteriormente, em 1650, surgiram ainda mais equipamentos domésticos no preparo de chá e café. Em 1700 aconteceu as primeiras aparições de sistemas de filtragem específicos para café com a utilização de metal na construção do filtro, que se popularizou em 1780.
Finalmente, em 1900 e uns quebradin, foi descoberto o Aço Inox por Harry Brearley, que revolucionou a história do metal no mundo. Gostamos de chamá-lo de Homem de Ferro. Então, partir daí, em algum momento ao longo da história, alguém começou a utilizar o aço inox para o preparo exclusivo em filtragem de café.
Huuummm, de tanta história dá até vontade de tomar aquele cafézin, então, que tal experimentar uma dose de café coado no filtro de metal?
Melhor receita para utilizar no filtro de metal
VOCÊ PRECISA
Café especial (30g)
Água quente (330g)
Filtro de metal
TEMPO DE PREPARO
Aproximadamente 7 minutos.
Como usar o filtro de metal para fazer café
Passo 1
Posicione o filtro de metal sobre um recipiente para receber a extração do café.O filtro que utilizamos possui um sistema de dupla filtragem em inox, com perfuração microscópica, que imita muito a perfuração do filtro de papel. A marca do equipamento é Bialetti.
Passo 2
Coloque 30g de café especial no filtro.
Dica:
Recomendamos a utilização de uma moagem mais grossa, especificamente nº 7, que simula a textura de um açúcar cristal. Isso evitará que micropartículas de café entupam as vazões do filtro.
Passo 3
Comece a acrescentar a água quente, começando do centro para as laterais em movimentos circulares, até cobrir toda a porção de café. Espere 30 segundos de pré-infusão e gradualmente finalize, completando os 330g de água.
Atenção:
Se você começar a tornar a água diretamente nas laterais do equipamento, ela pode vazar apenas pelas perfurações sem extrair o sabor do café precisamente.
Análise sensorial
As características sensoriais que o filtro de metal pode proporcionar são surpreendentes. Para essa receita que recomendamos, por exemplo, percebemos que a bebida ficou encorpada e oleosa por não haver a retenção de óleo que o filtro de papel proporciona.
Considerando, é claro, o tipo de café que você escolher, ele irá potencializar alguns sabores específicos. Por isso, é necessário aprender mais sobre notas sensoriais para perceber.
Benefícios do Filtro de Metal para preparar café
O filtro de metal tem se tornado opção cada vez mais popular para preparar café, e existem algumas vantagens que o tornam uma escolha interessante. Veja algumas dessas principais vantagens:
Durabilidade: filtros de metal são duráveis e podem durar por muitos anos com cuidado adequado. Isso significa que eles são mais ecológicos do que os filtros de papel descartáveis, que precisam ser substituídos regularmente.
Sabor: ao contrário dos filtros de papel, os filtros de metal permitem que os óleos naturais do café passem pelo filtro e cheguem à xícara. Isso pode resultar em um sabor mais completo e rico.
Economia: apesar de serem mais caros do que os filtros de papel descartáveis, filtros de metal são uma opção econômica a longo prazo, uma vez que não precisam ser substituídos regularmente.
Versatilidade: os filtros de metal são compatíveis com diferentes tipos de preparação de café, como o método French Press e o Chemex.
Praticidade: filtros de metal são fáceis de limpar e podem ser reutilizados rapidamente.
No entanto, é importante lembrar que o filtro de metal pode deixar passar alguns sedimentos do café moído, o que pode resultar em uma bebida com textura mais espessa e um pouco mais turva.
COMO HIGIENIZAR FILTRO DE METAL CORRETAMENTE
Para higienizar o seu filtro de metal é bem simples, mas exige cuidados especiais. Então, preparamos um passo a passo e dicas para você. Confira!
Ponto crítico:
Primeiro, para melhor durabilidade e resultado das suas extrações, seja rigoroso na higienização do seu equipamento!
- 1º passo:
Higienize imediatamente assim que terminar o preparo; - 2º passo:
Jogue no lixo o excesso de café do filtro com o auxílio de uma colher e note que ainda ficam resíduos impregnados nele; - 3º passo:
Leve até a água corrente e enxágue o máximo que puder. Lembrando que não é recomendado, neste caso, o uso de detergente. Afinal, os resíduos do detergente podem penetrar na trama de aço do filtro, interferindo no sabor dos próximos preparos; - 4º passo:
Após essas etapas, entorne o equipamento com água quente, retirando o máximo que puder de sujeiras que ainda possam ter ficado nele. - Dica especial:
Cafiza é um produto utilizado na limpeza de equipamentos em cafeterias, principalmente em máquinas de café espresso. O ideal é que deixe o filtro de metal de molho em água quente com um pouco deste produto.
0 comentários