Frete grátis para compras acima de R$169 para sudeste e R$299 para todo o Brasil!

Como fazer Latte Macchiato

O universo de café com leite é muito maior do que nós imaginamos. Aprenda como fazer receita de Latte Macchiato passo a passo!

INTRODUÇÃO

Fala sério, cafezeiro! O universo do café com leite é muito maior do que nós imaginamos. Então, que tal você fazer um novo drink para sua família ou para seus clientes na cafeteria? Conheça o Latte Macchiato!

Em primeiro lugar, você descobrirá de onde surgiu a bebida e, depois, aprender o passo a passo da receita do drink latte macchiato. Além disso, receberá dicas super especiais de preparo do nosso barista.

Se eu fosse você, dava um play no vídeo e acompanhava esse artigo até o final para não perder nenhum detalhe e intensificar ainda mais a experiência!

História do Latte Macchiato

senta que lá vem história

A princípio, em 1837, na cidade de Gênova – Itália, um barista chamado Lorenzo estava naturalmente em sua rotina de trabalho junto com o barista Matteo, quando aconteceu um fato que mudou o cardápio daquela cafeteria!

Em outras palavras, um certo cliente fez o pedido de um Latte e Lorenzo foi prepará-lo. Então, por algum pequeno descuido ele acabou lançando o leite na xícara antes do café, o que não faz parte da construção de um drink Latte original. Para não ter que refazer o pedido, ele pegou o café e colocou por cima do leite mesmo. 

Depois disso, ele levou a bebida para o cliente certo de que ele não perceberia a diferença. Porém, o que ele não sabia é que aquele cliente era Francesco. Ele frequentava a cafeteria diariamente e sempre pedia o Latte. Então, Francesco tomou o drink e notou a diferença no sabor e no aspecto visual da bebida.

Não satisfeito, ele pediu novamente um Latte para conferir se a receita havia mudado ou se algo tinha acontecido de errado. Desta vez, o pedido caiu na mão do barista Matteo que fez o drink da forma correta. Então, Francesco ficou intrigado por pedir o mesmo drink duas vezes e ter recebido resultados diferentes. Ele se levantou e foi questionar os baristas, mas não com um olhar de crítica, pois queria entender o que ele havia tomado primeiro, visto que agradou muito seu paladar.

Em outras palavras, nunca ofereceram aquela curiosa bebida para ele na cafeteria. Foi  então que Lorenzzo assumiu a culpa e quis se retratar, dizendo que pela correria dos atendimentos acabou trocando a ordem dos ingredientes e pensou que Francesco não perceberia a diferença. Em contrapartida, Francesco o elogiou e disse que a bebida havia proporcionado uma nova experiência. Então, Lorenzzo percebeu que tinha acabado de criar um drink e o batizou de “Latte Lorenzzo“.

Havia uma basílica de São Lourenzzo em Gênova, sua cidade, e o drink foi uma homenagem a este santo. Inclusive, uma das características do local era composta de riscos pretos e brancos, de onde surgiu a inspiração de batizar a combinação com este nome. Pensou que era por causa do nome dele, né!?

Agora, você vai compreender porque essa característica da basílica foi a inspiração. Em outras palavras, a bebida foi preparada em copos de vidro e foi possível visualizar o degradê da composição dela.

Tempo depois, foram feitas releituras da receita. Tanto que, atualmente, a bebida é conhecida nas cafeterias por Latte Macchiato. Isso porque a composição da bebida é o inverso do tradicional Macchiato, que significa “manchar o café com o leite”, visto que no Latte Macchiato “mancha-se o leite com o café” em proporções diferentes.

Finalmente, outro fato curioso que aconteceu com essa história ao longo do tempo é que, na verdade, é um relato 100% inventada pelo nosso barista Gabriel com participação do nosso editor. Veja a treta completa no vídeo!

Chega de história para cafezeiro dormir e vamos praticar!

Receita do Latte Macchiato

sobre as duas versões da receita: a profissional e a caseira

A princípio, a receita profissional do Latte Macchiato é feita com a máquina de café espresso e com o artifício da vaporização do leite direto na máquina. Então, essa é a oportunidade para você barista e dono de cafeteria incrementar o cardápio e vender um delicioso drink com café para seus clientes.

Em contrapartida, você também vai aprender a replicar a receita utilizando equipamentos domésticos como, por exemplo, o coador de pano ou algum outro método de extração do café. O importante é que ele fique bem concentrado, caso você não faça com café espresso.

Para a vaporização do leite, você pode utilizar o Espumador da Presca, mixer de copo e outros. Inclusive, se você quiser descobrir outras maneiras de deixar o leite cremoso pode clicar aqui!

Para reproduzir essa receita de Latte Macchiato, escolhemos o café Moca, um de nossos perfis clássicos que tem uma característica super intensa de sabor, com notas de chocolate bem evidente, deixando a combinação com o leite perfeita!

Agora, para servir o Latte Macchiato, o ideal é que você utilize uma xícara de vidro. Assim, você visualizará melhor o degradê que faz parte da composição da receita. Inclusive, na versão profissional o drink é preparado em um copo sem alça. Nesse sentido, é interessante você saber que na competição de café espresso para baristas, uma das etapas é apresentar criações de drinks com leite. O Gabriel mesmo já participou e fez pequenas versões de Latte Macchiato, alterando a combinação dos ingredientes.

Imagine só: Latte Macchiato com doce de leite. Será que é possível? Confira a receita completa aqui!

 

Como fazer Latte Macchiato

Passo 1

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféPrimeiramente, extraia seu café. Pode ser espresso ou algum outro método que deixe-o bem concentrado.

Caso você esteja preparando em casa, com o coador de pano, por exemplo, recomendamos que utilize a seguinte proporção: 20g de café para 40ml de água. Assim o café ficará bem concentrado e as características do café serão mais evidentes na combinação com a bebida. Confira nosso vídeo sobre proporções para compreender melhor.

Dicas: não se esqueça de umedecer o coador de pano ou o filtro de papel para que o material não roube o sabor do café.

Lembre-se também de respeitar o tempo de 30 segundos de pré-infusão quando for extraí-lo. Saiba mais!

Passo 2

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféAgora, vaporize o leite e deixe-o bem cremoso.

Este processo, profissionalmente, é feito na máquina de espresso. Caso você no tenha, pode utilizar os equipamentos mais domésticos mesmo, como: espumador, mixer, prensa francesa, etc.

Dica: para ressaltar a doçura do leite, o ideal é que sua temperatura esteja entre 65 a 70ºC.

Passo 3

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféA montagem da bebida é bem simples. Primeiro, adicione o leite cremoso na xícara, deixando um pequeno espaço para o café.

Dica: ideal é que o Latte Macchiato seja preparado em uma xícara de vidro para que você perceba o degradê da montagem.

Passo 4

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféEm seguida, delicadamente para não misturar os ingredientes, acrescente o café.

ESTÁ PRONTO!

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféNote que o creme pode até ultrapassar um pouco da borda da xícara. A ideia é que a bebida seja servida neste degradê e não misture antes de tomar.

Agora é só saborear!

Análise sensorial do Latte Macchiato

que gosto tem?

Primeiramente, a sensação de cremosidade do leite é bem evidente. O sabor do café aparece bem e se apresenta mais suave, ressaltando notas mais frutadas, cítricas, lembrando também o sabor do caramelo e chocolate meio amargo 50%. 

Como instruímos inicialmente, o drink tem uma proporção maior de leite, por isso você precisa se lembrar de extrair o café de forma mais concentrada caso não tenha uma máquina de espresso em casa. Hummm… o Latte Macchiato é o queridinho dos baristas, dos donos de cafeterias e também dos coffeelovers. Prepare o seu e conte-nos sua experiência!

 Melhor café para receita de Latte macchiato

Moca

Normalmente cada fruto de café é composto por dois grãos, porém, 5% do café mundial nasce como filho único. Estes, chamados Moca, possuem torra mais uniforme devido seu formato arredondado, que permite a rolagem dos grãos pelo cilindro do torrador de forma mais eficiente, facilitando a transferência de calor no processo da torra.

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

Como fazer Drink Alexander

Como fazer Drink Alexander

INTRODUÇÃOPrimeiramente, hoje você aprenderá mais uma deliciosa receita. O drink alcoólico com café da vez é o Alexander, um clássico da coquetelaria. Além disso, saber a origem desse drink e os impactos que a bebida promove trará uma nova perspectiva para sua...

Como fazer Flat White

Como fazer Flat White

INTRODUÇÃOHoje nosso aspirante a veterinário vem com dicas de como tosar seu poodle, deixando uma pelagem mais equalizada, valorizando o sabor... Ué, esquece! Estamos falando do delicioso drink Flat White!  A princípio, é um drink com café que está presente nos menus...

Como fazer Coconut Coffee

Como fazer Coconut Coffee

INTRODUÇÃOA saga pela inserção do coco na cafeteria finalmente chega a um final feliz! Não é para menos, quando está calor, um drink gelado com café cai bem para refrescar. Nesse sentido, te apresentamos o Coconut Coffee: um drink super fácil para você fazer em sua...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

2 Comentários

  1. Amei as dicas, muito bom, como fazer cafés com cardamomo, menta , chocolate …..

    Responder
  2. Adorei. Vou fazee. Adoro suas dicas.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0
    0
    Carrinho
    Carrinho vazioRetornar à loja
    Conversar
    Oi, precisa de uma mãozinha?

    ×