Saiba tudo sobre café espresso

Saiba tudo sobre café espresso de um jeito prático e profissional. Viva experiências ainda mais intensas com essa bebida maravilhosa!

Vamos falar de coisas boas e intensas? Quando o assunto é intensidade, no universo dos cafés, falamos de café espresso. Será que você sabe tudo sobre essa bebida fantástica ou teve experiências ruins e ficou traumatizado? Essa amargura toda só vai passar depois que você souber as verdades sobre o café espresso. Então calma, vamos te contar tudo!

Antes, é espresso ou expresso?

Primeiramente, a resposta para essa pergunta está ligada à sua experiência com a bebida. Em outras palavras, as empresas que trabalham com café especial utilizam com “S” por arremeter melhor a origem italiana desse café, visto que com “X” passa a ideia de ser um café rápido, ao invés de “espremido”.

Se é com “X” ou “S”, o mais importante é que o café espresso é uma bebida bem complexa e pode provocar experiências intensamente ruins ou intensamente boas. Portanto, é necessário preservar a essência da sua história e o passo a passo correto do preparo.

Seja como for, sabemos que a tecnologia evoluiu bastante e hoje qualquer pessoa pode ter uma máquina de café espresso em casa ou desenvolver habilidades para apreciar a bebida sem a máquina. Apesar que nada supera a experiência de visitar uma cafeteria e ter a vivência completa. E claro, não é só isso. Da sua origem até à sua extração, quero te contar tudo sobre essa bebida maravilhosa.

O que é Café espresso e sua história

Talvez você não saiba, mas a primeira máquina de café espresso surgiu aproximadamente no ano de 1850 e ganhou sua proporção mundial por volta de 1990. Depois disso, ela chegou em sua cafeteria preferida e conquistou seu coração cafezeiro!

Desde então, a origem italiana da palavra “spremere”, que significa espremer, foi o que trouxe o verdadeiro conceito ao Café Espresso. Em outras palavras, café espresso é um método de preparo feito, literalmente, espremido, sob pressão de água. Porém, ainda assim muitos pensam que o nome é dado apenas pela razão da rapidez em que é preparado. Bom, isso também é possível considerar e agora, você já sabe a verdade.

Sob o mesmo ponto de vista, uma definição mais qualitativa sobre esse método, é que ele traz à bebida maior consistência que o café coado, por exemplo. Ou seja, ele intensifica as características sensoriais daquele determinado café.

Agora, falando sobre a experiência na xícara, você vai notar que um espresso bem extraído possui uma característica bem marcante. Você sabe qual é? Isso mesmo, a espuma de cor semelhante ao caramelo que permanece sobre a superfície da bebida. Ela é composta pelos óleos vegetais, proteínas e açúcares presentes no café.

Então, lembre-se dessa dica: quando nessa espuma aparecer algumas manchinhas brancas, que podem se intensificar com o tempo, isso significa que a bebida está passando do tempo de extração, o que resulta em uma certa adstringência no sabor do seu café espresso, ou seja, ele passa ter um gosto indesejável. Aprenda mais sobre como avaliar a qualidade da crema do café espresso aqui mesmo em nosso blog!

Ufa! Agora que você já sabe tudo isso. Confira como é feito o café espresso em uma máquina profissional:

como é feito o café expresso

VOCÊ PRECISA

Café Especial (10g)
Máquina profissional

TEMPO DE PREPARO

Aproximadamente 5 min. (ou, um miojo)

Passo 1

Primeiramente, o ideal é que o café seja de alta qualidade, moído na hora e posto direto no porta filtro.

Dica:
Saber escolher o tipo de moagem do café espresso é essencial para um resultado melhor da bebida.

Passo 2

Em seguida, com o auxílio de um nivelador, a porção de café é nivelada no porta filtro.

Passo 3

Agora, com o tamper, a porção de café é pressionada de forma reta e com a força adequada.

Dica:
Cada detalhe é importante para que no final você tenha o máximo de qualidade da bebida.

Passo 4

Antes de encaixar o porta filtro na máquina, é feita uma descarga de água como forma de higienização e diminuição da carga de temperatura. Depois disso, o porta filtro é engatado na máquina para iniciar a extração.

Passo 5

Finalmente, com as xícaras já posicionadas, inicia-se a extração do café. De forma manual, é escolhida a opção entre: longo (50ml) ou curto (30ml). O tempo médio de extração é de 20 a 30 segundos.

Pronto

Agora é só apreciar!

Como diferenciar um espresso curto de um longo

Primeiramente, para entender a diferença entre café curto e longo basta seguir o raciocínio de que no espresso curto, a proporção é de 30ml de bebida final. Assim como o espresso longo é definido por 50ml de café na xícara.

Mas isso é só no Brasil, tá? A gente tem a ideia de que servir só um pouquinho dá a sensação de estar economizando. Porém, não é nada disso. A diferença entre esses dois tipos de cafés espresso é a proporção de água utilizada no preparo deles, visto que a mesma quantidade de café é utilizada em ambos.

Diante tantas maneiras de servir café espresso, existe um padrão internacional estabelecido para isso. Nesse sentido, em qualquer lugar do mundo, se você pedir um café espresso na cafeteria, ele será servido em uma proporção de 30ml em sua xícara. Esse padrão foi estabelecido porque é nessa proporção que tem a maior concentração de sabor, ou seja, é um padrão de qualidade!

Café espresso só se faz na máquina profissional?

As máquinas de café espresso, como essas profissionais, exigem um pouco mais de treinamento e até cursos específicos para realizar a extração. Em outras palavras, um profissional barista dá conta do recado.

Por outro lado, existem máquinas domésticas que oferecem praticidade, custo benefício e um bom resultado. Por isso, um recado para os baristas: se cuidem!

Além disso, é possível preparar um bom café espresso na Cafeteira Italiana. As máquinas de espresso acabam sendo muito caras, mesmo as que são domésticas. Então, o preparo de café espresso na Cafeteira Italiana pode ser uma solução mais econômica para você. 

Por fim, é claro que o método profissional traz um resultado bem mais elevado em termos de qualidade. Sem contar que não há nada melhor que ir até a cafeteria para viver a experiência completa ao lado de pessoas que você ama, não é mesmo?

Então, bora tomar um espresso?

melhores cafés para extração de um bom espresso

Blend

Ideal para quem busca o equilíbrio perfeito. Um blend do Unique Frutado com o Bourbon Amarelo, um café natural com um cereja descascado. De aroma intenso e sabor doce (notas de caramelo), com torra cor chocolate ao leite.

Frutado

Bebida doce que causa sensação aveludada no céu da boca. O Frutado tem seu amargor reduzido pela doçura natural da própria fruta. É um café de origem única, que tem como principais diferenciais o corpo, a doçura e as notas de chocolate.

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

Conheça o Gem Series | Um Novo Jeito de Fazer Café Filtrado

Conheça o Gem Series | Um Novo Jeito de Fazer Café Filtrado

INTRODUÇÃO O universo do café não para de nos surpreender com novos métodos de preparo. Hoje, vamos compartilhar com você mais uma preciosidade para trazer novas experiências em sua xícara, um método que teve cada detalhe pensado para manter o padrão de qualidade:...

Aprenda a Fazer Café Vietnamita | Café Com Ovo e Leite Condensado

Aprenda a Fazer Café Vietnamita | Café Com Ovo e Leite Condensado

INTRODUÇÃO O fascínio pela diversidade cultural e suas peculiaridades nos leva a descobrir sabores únicos e métodos de preparo que transcenderam gerações. Hoje, mergulharemos em uma jornada sensorial até o Vietnã, onde o café não é apenas uma bebida, mas uma tradição...

Como fazer café no coador de pano

Como fazer café no coador de pano

INTRODUÇÃO O café coado no coador de pano é uma tradição brasileira que carrega consigo não apenas o sabor único da bebida, mas também uma carga emocional ligada a memórias afetivas e momentos familiares. No entanto, você está fazendo do jeito certo ou apenas...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

1 Comentário

  1. Bom dia. Comprei um Café Melodia para experimentar e nao consegui fazer um cafe decente. Verifiquei que tem que ser moido bem mais fino que a media dos cafes mas mesmo assim ficou sem corpo. Resumindo o pessoal detestou !!!.
    Voce poderia dar uma dica.
    Estou usando 17g e temperatura de 93 C para 2 x 30 ml com tempo de 30 seg.
    Por favor informe os parametros iniciais de Peso e Temperatura para que eu possa reduzir as variaveis, pois acho impossivel que este café nao fique muito bom !!
    Grato

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Café Delivery - Os Melhores Cafés Especiais do Brasil - […] dia, ou seja, 6mg de cafeína por quilo. Lembrando que esse calculo não é válido para o café espresso, visto que…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×