14 métodos que todo apaixonado por café deveria conhecer 2024

14 métodos que todo apaixonado por café deveria conhecer

Aprenda a fazer café corretamente com os 14 métodos de preparo que todo apaixonado por cafés deveria conhecer!

INTRODUÇÃO

Não precisa ser um barista profissional para preparar bons cafés! No entanto, prepará-los de qualquer jeito, sem nenhum cuidado, pode colocar em jogo a qualidade e o sabor da sua extração. Por isso, reunimos os 14 métodos de preparo que todo apaixonado por café especial deveria saber!

Não se preocupe, esses métodos de preparo de cafés são super fáceis de reproduzi-los em casa e com equipamentos acessíveis no mercado. Se liga!

Índice de Conteúdo

1 – Aeropress
2 – V60
3 – Prensa Francesa
4 – Koar
5 – Filtro de Metal
6 – Café Turco
7 – Eva Solo
8 – Cold Brew
9 – Cafeteira Elétrica
10 – Cafflano
11 – Drip Coffee
12 – Cafeteira Italiana
13 – Amano da Melitta
14 – Fluire da Pressca
 

 

01 – Aeropress

Começando pelo favorito de muitos cafezeiros por aí, a Aeropress é um método de preparo de fazer café super fácil de usar. O tamanho do equipamento é compacto, resistente, tem bom custo-benefício e potencializa sabores.

Além disso, a Aeropress mostra a quantidade de xícaras pequenas que podemos preparar. Cada marcação tem mais ou menos 50ml. Você pode aprender como usar a Aeropress passo a passo aqui mesmo em nosso blog.

Este método é tão amado que existe um campeonato exclusivo para extrações realizadas na Aeropress. Por fim, este pode ser o método que vai salvar sua vida no dia a dia, afinal, não dá para começar o dia sem uma boa xícara de café.

Aeropress
 

 

02 – V60

Como você gosta do seu café: mais suave, mais doce ou mais encorpado? Independente da resposta, o método V60 é um jeito rápido e prático de fazer seu café coado, personalizando a bebida da maneira que mais te agrada.

Nesse sentido, a diferença do V60 para os métodos de filtragem tradicional é que ele deixa o resultado da bebida bem mais marcante e o segredo está nas linhas espirais (ou veios) em sua parte interna, que proporcionam a expansão do pó de café no momento em que a bebida é coada.

Você pode aprender como fazer café coado utilizando o método V60 passo a passo aqui mesmo em nosso blog. Fica a dica!

Método V60

 

 

03 – Prensa Francesa

Diante tantas variedades de equipamentos de preparo de cafés, esse é um ótimo equipamento de infusão. Em outras palavras, é um método rápido, divertido, simples e profissional de fazer café em casa. Com certeza, vale a pena o investimento!

A Prensa Francesa ou French Press, é um equipamento de origem francesa e quem possui esse equipamento em casa sabe da sua funcionalidade. Inclusive, dá para fazer leite cremoso nele.

Por fim, saber como preparar o café na Prensa Francesa corretamente é importantíssimo para obter bons resultados da bebida. Por isso preparamos um tutorial completo para você. Para conferir é só clicar nessa frase laranja em negrito aí em cima 😉

Prensa Francesa
 

 

04 – Koar

Este é um equipamento que não pode faltar no cantinho do café! O nome Koar é inspirado justamente na forma de extração do café, ou seja, o ato de coar. Nesse sentido, lembrando também o coador de café e trazendo a memória afetiva das pessoas ao café filtrado, o Koar também é um método de fazer café coado.

Como já se sabia da dificuldade de realizar o registro com a letra “C”, por já ser uma palavra da língua portuguesa, foi escolhido escrever dessa forma (com “K”), para facilitar na hora de registrar, sem perder a essência da funcionalidade do método.

O material de cerâmica que é feito o Koar é responsável por trazer um toque especial ao sabor da bebida. Então, se você deseja experimentar um café bem saboroso, aprenda como fazer café utilizando o equipamento Koar com a gente!

Koar
 

 

05 – Filtro de Metal

Agora, se você está cansado do resultado que o filtro de papel proporciona em suas extrações de café, chegou a hora de sair da zona de conforto e experimentar fazer café utilizando o filtro de metal.

As características sensoriais que o filtro de metal pode proporcionar são surpreendentes. Para a receita que recomendamos, por exemplo: 30g de café para 330g de água, percebemos que a bebida ficou encorpada e oleosa por não haver a retenção de óleo que o filtro de papel proporciona.

Filtro de Metal

 

 

06 – Café Turco

Lembrando aquele famoso hábito das donas de casa em ferver o café na água para depois coá-lo, o Café Turco é um método histórico de fazer café. Em outras palavras, é uma técnica turca de fazer café, conhecida como uma das mais antigas.

Inclusive, antigamente existiam videntes que adivinhavam o futuro a partir da borra de café que sobrava no fundo da xícara após tomá-lo. Por isso, a lenda diz que é necessário o café passar por três fervuras, que significa a mentalização de 3 perguntas.

Incrível, né? Para saber como fazer café turco é bem simples, aqui mesmo em nosso blog é possível acompanhar o passo a passo.

Café Turco
 

 

07 – Eva Solo

Diretamente do Paraíso, esse método de fazer de café especial, veio para mudar sua concepção bíblica. Ficou confuso? Calma, a gente só que te ensinar como fazer café utilizando a cafeteira Eva Solo.

Eva Solo é um método de preparo para fazer café coado. O método é inovador e promete trazer uma experiência única para quem é apaixonado em café de boa qualidade, intensificando os aromas e características sensoriais específicos do seu café.

Eva Solo
 

 

08 – Cold Brew

O Cold Brew é um método de preparo de extração do café a frio. Em outras palavras, é uma mistura de café com água fria, que é filtrada após uma infusão de, no mínimo, 12 horas.

Nesse sentido, apesar de muitos confundirem esse método com o Iced Coffee, o Cold Brew deixa a bebida bem diferente do tradicional. Inclusive, é ideal para levar para o trabalho e em suas viagens para não deixar de tomar café de qualidade.

O que está esperando cafezeiro? Já passou da hora de aprender como fazer Cold Brew!

Cold Brew

 

 

09 – Cafeteira Elétrica

Sabemos que este método enfrenta muito pré-conceito por baristas que são apaixonados em personalizar suas receitas de café coado. No entanto, ter uma boa cafeteira elétrica em casa, pode facilitar sua rotina.

O uso da cafeteira elétrica não é errado, desde que você utilize da maneira correta. Afinal, elas foram pensadas e projetadas para preparar bons cafés, basta você saber qual cafeteira escolher!

Cafeteira Eletrica
 

 

10 – Cafflano

Da moagem à bebida final, o Cafflano é “tudo em um”. Você que ama café, já pode prepara-lo de forma rápida, prática e moderna.

O Cafflano é um equipamento para fazer café composto por 4 partes: a primeira possui uma tampa de borracha e um furinho misterioso (que você já vai descobrir para que serve), a segunda tem um moedor de café onde você pode ajustar a moagem da maneira que você precisa, a terceira é um sistema de filtragem e a quarta é o copo para você beber seu café. Super completo, não é?

Então, para saber os detalhes de como fazer café utilizando o Cafflano e por que ele tem esse tal furinho misterioso, é só acompanhar o passo a passo que preparamos paraa você aqui mesmo no blog.

Cafflano
 

 

11 – Drip Coffee

O drip coffee nada mais é que um sachê (parecido com o sachê de chá) com hastes flexíveis, em que você encaixa nas bordas da sua xícara ou caneca, deixando o pequeno filtro, já com o café moído, no centro dela. Assim, tudo o que você precisará é de um pouco de água quente.

Não acredita que é tão simples assim? Então, saiba tudo detalhadamente em nosso artigo completo sobre drip coffee e aprenda como extrair café de qualidade neste método inovador!

Drip Coffee
 

 

12 – Cafeteira Italiana

Presente em muitas cozinhas por aí, também conhecida por Moka ou Mokinha, a Cafeteira Italiana pode gerar bons resultados de sabor em seu café favorito. Além disso, para os apaixonados por café espresso, saiba que dá para fazer café espresso na cafeteira italiana, sim!

Nem todos sabem dar o devido valor a este método, portanto, chegou a hora de você descobrir como preparar um bom café especial utilizando a Cafeteira Italiana da maneira correta.

Cafeteira Italiana
 

 

13 – Amano da Melitta

Amano é o novo método de preparo em fazer café coado da empresa Melitta. Nesse sentido, o equipamento tem um design moderno, preservando traços clássicos que, inclusive, foi campeão em um concurso de design: o Red Dot Award 2020. Este concurso mundial é um dos mais importantes no setor de design e conceito.

Para saber mais sobre como fazer café utilizando o equipamento Amano, você precisa conferir nosso artigo completo sobre o produto. Você vai se surpreender!

Amano Melitta
 

 

14 – Fluire da Pressca

O Fluire é um método de preparo de café coado que promete facilitar e elevar a qualidade do sabor da sua xícara de café. Ele é composto por um decanter de vidro borossilicato (resistente ao calor), um porta-filtro cônico e filtro de papel de alta qualidade.

Para saber mais sobre como fazer café utilizando o equipamento Fluire da Pressca, você precisa conferir nosso artigo completo aqui mesmo no Blog!

Fluire Pressca
 

 

Importância de aprender a extrair café especial da forma correta

Preparar café especial utilizando os métodos de preparo específicos corretamente é importante por diversos motivos. Primeiro, porque cada método de preparo tem suas próprias particularidades que podem influenciar diretamente no sabor, aroma e corpo do café.

Em outras palavras, utilizar o método correto para cada tipo de grão e torra pode potencializar suas características únicas e proporcionar uma experiência sensorial mais rica e satisfatória.

Além disso, a preparação correta do café também influência na sua qualidade e segurança. Utilizar os equipamentos adequados e seguir as instruções de preparo pode garantir que o café esteja livre de impurezas e toxinas que possam comprometer sua qualidade e causar danos à sua saúde.

Por isso, é importante investir em equipamentos de qualidade e dedicar tempo para aprender as técnicas corretas de preparo de cada método de preparo específico, a fim de obter uma bebida especial que atenda aos mais altos padrões de qualidade e segurança.

Comente aqui qual é seu método de preparo favorito ou qual deles você gostaria de acrescentar em seu cantinho do café. Ah! Não se esqueça de compartilhar esse artigo com as pessoas mais cafezeiras que você conhece!

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

Como fazer café no coador de pano

Como fazer café no coador de pano

INTRODUÇÃO O café coado no coador de pano é uma tradição brasileira que carrega consigo não apenas o sabor único da bebida, mas também uma carga emocional ligada a memórias afetivas e momentos familiares. No entanto, você está fazendo do jeito certo ou apenas...

Como fazer café espresso usando a Cafeteira espresso ARAM

Como fazer café espresso usando a Cafeteira espresso ARAM

INTRODUÇÃO Depois de muito aguardarmos, chegou a hora de fazer nossa review sobre a Cafeteira Espresso Aram, uma produção brasileira que promete levar café espresso para qualquer lugar! Será que é boa mesmo? Leia até o final e descubra tudo!Índice de Conteúdo 1 - O...

Leite Cremoso na Prensa Francesa para Latte Art e Drinks

Leite Cremoso na Prensa Francesa para Latte Art e Drinks

INTRODUÇÃO Depois d o nosso café espresso feito na cafeteira italiana, qual outra gambiarra poderia surgir? Ah, claro! Um leite cremoso feito na prensa francesa inusitado para fechar com chave de ouro o Guia Tabajara do Cafezeiro! Mas adiantamos, apesar de ser tudo um...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×