Frete grátis para compras acima de R$120 para sudeste e R$299 para todo o Brasil!

Como fazer o drink Lua de Mel

30/07/2021

INTRODUÇÃO

Calma! Não apavora! Não tem nenhum conteúdo impróprio aqui! Lua de Mel é só o nome do primeiro drink alcoólico com café que trouxemos para o nosso canal do YouTube. Diretamente do  campeonato Coffee in Good Spirits, este é o drink para você saborear com os amigos ou sozinho, porque sim, dá para fazer uma lua de mel alone… Bom, pelo menos essa dá!

Antes de mais nada, alguma vez você já deve ter se perguntado: afinal, como criar drinques com café de fato? Já que hoje o assunto vai ser alcoólico, vamos para um ambiente bem diferente da cafeteria. Em outras palavras, o Restaurante Casa Branca cedeu o espaço do bar para replicarmos a parte prática dessa receita de drink com café.

Então, recomendamos que para essa experiência da Lua de Mel seja completa, assista ao vídeo e leia até o final!

De onde veio a inspiração do drink Lua de Mel

dicas de preparação de drinks com café

Primeiramente, você precisa saber que a receita do drink Lua de Mel tem um significado muito importante para o nosso barista. Afinal, ele foi apresentado em uma competição onde o objetivo de cada barista participante é criar drinks com café, o Coffee in Good Spirits. Já ouviu falar?

Obviamente o astro dessa receita é o café, aqui que começa a mágica. Nesse sentido, antes de preparar um drink como este, é importante entender quais as principais características presentes no café escolhido e, assim, descobrir quais ingredientes tem mais sinergia com essas determinadas características. Afinal, toda a construção do sabor precisa fazer sentido.

Veja bem! Para fazer a receita deste drink com café, o Lua de Mel, escolhemos o Bourbon Amarelo. Então, foi necessário interpretarmos suas características e depois ver quais ingredientes conseguiríamos harmonizar para dar aquele toque especial e criar a história do coquetel. A dica é: identifique as notas sensoriais mais fortes do seu café e desenvolva a harmonização do seu drink a partir delas.

Neste caso, para a receita do Lua de Mel percebemos duas características fortes do Bourbon Amarelo. Primeiro, a nota de doçura que lembra muito o sabor do mel e, em seguida, a nota de acidez que lembra muito para as frutas cítricas e amarelas de forma geral. Por isso o nome Lua de Mel. Pegou a ideia?

Este é o drink alcoólico que te leva nas nuvens. Além da possibilidade de curtir muito preparando para os amigos, família ou até mesmo sozinho, aprender drinks alcoólicos com café como este proporciona novas experiências para os clientes da sua cafeteria, bar ou restaurante.

Então, chega de papo! Bora aprender como fazer essa Lua de Mel!

Ingredientes do Drink Lua de Mel

VOCÊ PRECISA

Cubos de gelo (12un.)
Iced Coffee (50ml)
Hidromel (50ml)
Gin (25ml)
Clara de Ovo (1un.)
Suco Concentrado (50ml)

TEMPO DE PREPARO

10min.

Como é feito o drink Lua de Mel

Passo 1

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféComece acrescentando 6 cubos de gelo no recipiente que receberá a filtragem do café (jarra, por exemplo). Então, usando a proporção de 30g de café para 130ml de água, prepare um Iced Coffee. Caso você não saiba como fazer um Iced Coffee você poder clicar aqui e aprender, é bem fácil!

Dica 1: essa proporção deixará o café mais concentrado para que o sabor seja bem aparente no drink.

Dica 2: utilizamos o filtro de inox para a filtragem do café. Ele é uma ótima opção para utilizar em bares e restaurantes no preparo de drinks. Afinal, ele é mais prático e não precisa utilizar o filtro de papel. Saiba mais!

Passo 2

Primeiro passo para fazer caipirinha com café

Em seguida, para montar a base do coquetel, adicione os outros 6 cubos de gelo em uma coqueteleira.

Dica 1: caso você não tenha uma coqueteleira em casa, utilize um pote de maionese (aquele que você ia jogar fora, sabe?) ou o liquidificador. Caso use o liquidificador, coloque menos gelo para que a intensidade da diluição, por ser muito intensa, não provoque a perda das características de sabor do seu drink.

   Passo 3

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféDepois, acrescente 50ml do café filtrado e já refrigerado sobre os cubos de gelo na coqueteleira.

                         Passo 4

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféAgora, adicione 50ml de Hidromel. Em seguida, 25ml de Gin.

Passo 5

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféFeito isso, adicione o ingrediente mais inusitado da receita: a clara do ovo! Ela trará a textura para o coquetel.

Importante: talvez esse também seja o momento mais tenso do processo. Cuidado para não estourar a gema na hora de separar, tá?

– “Hoje vou dormir cedo!”
– Eu às 3 horas da manhã: Ok Google! Como separar a gema da clara do ovo? Fácil e rápido!

Passo 6

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféDepois, acrescente 50ml de suco concentrado de tangerina e pêssego. Estes ingredientes ressaltarão as notas cítricas do café! 

Passo 7

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféFeche a coqueteleira e bata até resfriar suas mãos.

Passo 8

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféFinalmente, com o auxílio de uma peneira, coe o líquido batido em uma taça de sua preferência. Bem fácil, né?

ESTÁ PRONTO!

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféPara dar um toque especial, acrescente grãozinhos de café para decorar.

Análise sensorial do drink Lua de Mel

spoiler do barista

Concluindo, para te instigar ainda mais a reproduzir a receita desse delicioso drink alcoólico com café, vamos te contar detalhes das notas de sabor.

Primeiro, o Hidromel que, de todos os ingredientes, talvez ele seja o mais difícil de encontrar, é feito a base de fermentação com água e mel, sabores já presentes no café escolhido. Em seguida, temos o xarope concentrado de tangerina e pêssego que entra para alavancar as notas de acidez e cítricas do café.

O drink Lua de Mel é um coquetel bem cremoso ao paladar e traz finalizações adocicadas de mel, chocolate meio amargo, que na verdade também são características que já existem no Bourbon Amarelo. Então, a nossa base de como fazer um drink alcoólico com café magnífico assim é sempre entender o que o café tem e quais sabores eu posso trazer para o meu coquetel.

Lembre-se: a dica mais importante para toda essa história é que o café tem que ser de fato o astro da receita! Pense assim: se você tirar o café do seu drink, ele continua fazendo muito sentido? Neste caso, se a resposta for sim, é sinal que você não fez um drinque de café.

Portanto, faça testes e ajuste a receita do café para que ele realmente apareça. Além disso, cada método de preparo do café pode trazer resultados diferentes para os seus drinks, por exemplo: preparar um café espresso, na aeropress, na prensa francesa, etc… Cada um desses métodos trarão outras avaliações sensoriais à bebida. O sabor do café precisa ser o mais importante!

O café é o ingrediente que vai direcionar toda a criação da receita. Por isso, tome cuidado na escolha do outros ingredientes para que você não transforme muito as características do próprio café e chegue a um resultado que não faça tanto sentido ao paladar. Geralmente, o café espresso é muito utilizado no preparo de drinks por ter um sabor bem potente. Fica a dica!

Brinque com essas variações de extração de café para criar o seu próprio drink. Quando isso acontecer, nos marque nas redes sociais e beba com moderação!

Melhor café para fazer o drink Lua de Mel

Bourbon Amarelo

É a melhor opção quando o momento pede um café suave, doce, com notas de tangerina no sabor e aroma. O Bourbon Amarelo é encorpado, marcado pela acidez que se destaca reduzindo o amargor. Possui sabor residual longo e intenso de frutas cítricas, com torra média clara.

MAIS CONTEÚDO

Como fazer Drink Alexander

Como fazer Drink Alexander

INTRODUÇÃOPrimeiramente, hoje você aprenderá mais uma deliciosa receita. O drink alcoólico com café da vez é o Alexander, um clássico da coquetelaria. Além disso, saber a origem desse drink e os impactos que a bebida promove trará uma nova perspectiva para sua...

Como fazer Latte Macchiato

Como fazer Latte Macchiato

INTRODUÇÃOFala sério, cafezeiro! O universo do café com leite é muito maior do que nós imaginamos. Então, que tal você fazer um novo drink para sua família ou para seus clientes na cafeteria? Conheça o Latte Macchiato! Em primeiro lugar, você descobrirá de onde surgiu...

Como fazer Flat White

Como fazer Flat White

INTRODUÇÃOHoje nosso aspirante a veterinário vem com dicas de como tosar seu poodle, deixando uma pelagem mais equalizada, valorizando o sabor... Ué, esquece! Estamos falando do delicioso drink Flat White!  A princípio, é um drink com café que está presente nos menus...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0

×