Antes de mais nada, quando pensamos em bebidas sofisticadas e de valores imensuráveis, o vinho logo surge em nossas mentes. Sommeliers em restaurantes, visitas a vinícolas e apreciadores que discernem safras, regiões e uvas ideais são cenas comuns.
Contudo, um movimento semelhante, que oferece diversidade de sabores e exclusividade na experiência, está revolucionando o mundo do café. A Terceira Onda do Café, também conhecida como descomoditização, está aquecendo e potencializando um novo mercado de cafés especiais, com destaque para o Brasil e sua joia, Minas Gerais. Então, vamos entender mais sobre essa paixão avassaladora!
O Crescimento Imparável do Mercado de Cafés Especiais
O mercado de cafés especiais representa hoje 6% do total consumido no País e um potencial gigantesco de crescimento. Entre os americanos, por exemplo, apenas 9% o consumiam diariamente em 1999. Em 2017, esse número já chegava a 41%, de acordo com SCA (Special Coffee Association).
No Brasil, este mercado registrou um crescimento anual superior a 20% nos últimos anos, segundo a Euromonitor. Além disso, o setor finalizou a safra de 2022, com um volume de 50,92 milhões de sacas do grão beneficiado. Esse ano, a produção brasileira de café pode atingir 54,94 milhões de sacas, segundo a Conab. Portanto, é um mercado que cresce cinco vezes mais do que o dos tradicionais!
Mas o que de fato diferencia o café especial do tradicional café extraforte do mercado para causar esse crescimento? A resposta é bem simples: de acordo com a Metodologia de Avaliação Sensorial da SCA, usada no mundo todo, café especial é aquele que atinge, no mínimo, 80 pontos (da escala que vai até 100 pontos), sendo avaliados os seguintes atributos: fragrância ou aroma, uniformidade, ausência de defeitos, doçura, sabor, acidez, corpo, entre outros. Inclusive, temos um artigo “O que é café especial?“, lá explicamos essa diferença detalhadamente.
Em outras palavras, esses são os atributos que encantam os coffeelovers, cafezeiros e loucos por café. Afinal, a autencidade de um grão de café especial, proporciona experiências únicas e inesquecíveis.
Minas Gerais: A Vanguarda dos Cafés Especiais
O Brasil ostenta o título de maior produtor e exportador de café do mundo, com um volume de 60 milhões de sacas (60 kg) em 2018. E é em Minas Gerais que se encontra o epicentro desse movimento, com suas condições ideais para o cultivo de cafés especiais, particularmente na região da Mantiqueira Mineira, reconhecida por suas altitudes e climas amenos. A região tem conquistado reconhecimento mundial devido às suas nuances e notas sensoriais únicas, superando origens tradicionais como Colômbia e Guatemala.
Além disso, o mercado de cafés especiais não apenas está em crescimento exponencial, mas também promete continuar a florescer em volume e lucratividade nos anos vindouros. Com Minas Gerais liderando esse movimento no Brasil e além, os amantes de café têm à sua disposição um mundo de sabores a ser explorado, ampliando suas fronteiras gustativas e celebrando uma cultura do café verdadeiramente única.
Descobrindo a verdadeira magia dos cafés especiais
Primeiramente, o crescimento do mercado que citamos anteriormente, foi impulsionado principalmente pelo hábito de tomar café dentro e fora de casa, em cafeterias e restaurantes, e pelo consumo de cafés em capsulas. Porém, não se limita somente na bebida servida na xícara, mas na experiência que é gerada. Veja cada esfera em que o café especial tem evoluido constantemente:
1) Em casa: na escolha do café
Além da prateleira do mercado da esquina, atualmente, um apaixonado por café pode escolher entre variedades de grãos (Bourbon ou Catuaí, por exemplo), que determina a doçura, acidez e corpo; regiões produtoras, tipo de torra e métodos de preparo. Em outras palavras, existe uma grande variedade de opções para escolher, dos clássicos às Edições Limitadas e Raridades do mercado.
2) Participando de clube de assinaturas
Clubes de Assinatura de cafés proporcionam experiências sensoriais diferentes a cada mês, com cafés eleitos por uma equipe de curadoria especializada e que entende do assunto. Assim, você não precisa se preocupar em qual café comprar e ainda desfruta de diversas possibilidade de planos: individual ou corporativo.
3) Variedade de métodos de preparo
Se antes as opções ficavam entre o café coado ou espresso, agora é possível escolher se seu café será preparado na Hario v60, Prensa Francesa, Clever, Chemex e por aí vai. Cada um desses métodos de preparo, trarão uma experiência única para o seu paladar. Pode acreditar!
4) Variedade de receitas
Não podemos esquecer da imensidão de drinks com café e harmonizações deliciosas que são possíveis encontrar atualmente. Vale ressaltar alguns dos nossos favoritos como: Alexader, Caipirinha de Café, Coffee Cola, Flath White, Mocha, Quentão com Café, Licor de Café, etc.
5) A experiência de tomar café na taça
Com base em um estudo técnico já realizado no mercado de cafés especiais, o recipiente normalmente utilizado para apreciar bons vinhos também é usado na degustação de cafés, podendo mudar a percepção sensorial de sua bebida.
A taça possui o bojo largo, esse formato faz com que intensifique mais os aromas do café durante a degustação e também potencializa o corpo e doçura, tornando a experiência de sabor mais prazerosa e memorável. Inclusive, essa tendência é tão alta que restaurantes mais sofisticados tem adotado esse hábito para vender cafés de qualidade, aumentando o ticket médio.
6) A vivência nas lavouras
Atenta a essa mudança no mercado, algumas empresas saíram na frente e ampliaram seu mix de produtos. A Unique Cafés especiais, por exemplo, além de oferecer uma bebida diferenciada, oferece uma vivência completa com um tour guiados pelas lavouras na região da Mantiqueira Mineira. Turistas podem acompanhar a colheita, torra e a moagem até à xícara, algo semelhante ao que os produtores de vinhos fizeram na Serra Gaúcha décadas atrás.
7) Vestindo café
A combinação de café e moda tem se tornado uma tendência cada vez mais popular nos últimos anos. Com a crescente apreciação pelos cafés especiais e a influência das mídias sociais, as pessoas estão buscando maneiras de expressar sua paixão pelo café de forma estilosa e única.
Atualmente, a moda e o café têm sido combinações essenciais na rotina dos cafezeiros. É incontestável que a paixão por cafés ultrapassa os goles da xícara, se expandindo para o vestuário e a decoração da casa.
Por fim, essas novas experiências e tendências abriu caminhos para que o consumidor busque o que mais se adequa ao seu paladar, desenvolvendo um senso crítico na escolha da bebida, conhecendo os benefícios à saúde que o consumo de café especial proporciona, aprendendo habilidades no preparo da bebida e, finalmente, descobrindo a magia por trás do fruto que encanta o mundo todo!
Se você é um coffeelover apaixonado que deseja aprender mais sobre a complexidade dessa bebida fantástica, recomendamos nosso curso online sobre cafés: curso Cafezeiro e Cafezeiro 2.0. Agora, se você está pensando em investir neste mercado promissor e abrir sua própria cafeteria, o curso de Gestão de Cafeterias é perfeito. Em todas essas opções você ficara sempre por dentro de todas as tendências e novidades. Ah! Aproveita e marca aqui seus amigos que também são fascinados em café como você!
0 comentários