Conheça a variedade de café Bourbon Amarelo

Saiba tudo o que você precisa sobre o café Bourbon Amarelo e qual sua diferença em relação as demais variedades!

INTRODUÇÃO

Um de nossos perfis clássicos é o preferido de muita gente! Mas você sabe como surgiu a variedade Bourbon Amarelo? Qual a sua diferença em relação aos demais? Chegou a hora de aprender tudo!

 

 

História do Bourbon Amarelo

conheça mais sobre a história de uma das variedades de café mais amadas

Primeiramente, a variedade Bourbon Amarelo surgiu a partir do cruzamento natural de duas variedades: o Bourbon Vermelho e Yellow Botucatu. Nesse sentido, algumas pesquisas genéticas apontam que este cruzamento aconteceu de forma natural em 1930 na cidade de Pederneiras. Além disso, foi analisada pela primeira vez pelo Dr. Carlos Arnaldo Krug.

O Bourbon Amarelo só passou a ser um varietal catalogado a partir de 1945, onde o Instituto Agronômico de Campinas – IAC, levou essa genética para o laboratório e começou a replicá-la na cidade de Jahu – São Paulo. Portanto, é muito honroso dizer que essa variedade tão nobre no universo dos cafés especiais é originalmente brasileira.

 

 

Anatomia e características do arbusto

Antes de mais nada, consideramos a anatomia do arbusto de Bourbon Amarelo bem diferente. Em outras palavras, consiste em um arbusto de porte médio e que por volta de seus 10 a 12 anos de idade pode chegar até 3 metros de altura.

Depois que atinge essa altura, ele passa a ter algumas características específicas como, por exemplo, as hastes produtivas do Bourbon Amarelo em relação a variedade Mundo Novo, é um pouco mais curta e tem menos ramificações no arbusto.

Nesse sentido, é interessante deixar claro que em relação a algumas outras variedades, o Bourbon Amarelo pode produzir um pouco menos. Atualmente, é considerado 40% a 50% menos produtivo que variedades como Catuaí Vermelho, Mundo Novo, Catuaí Amarelo, etc.

Frutos amarelos de Bourbon sendo separados

Além disso, também reforçamos que o Bourbon Amarelo é um varietal que em seu ápice de produtividade produz frutos amarelos. Parece óbvio, mas ainda existem pessoas que desconhecem o fato de que os cafés podem ter cores diferentes, visto que o mais comum são frutos de cor vermelha.

 

 

Plantio do Bourbon Amarelo

Atualmente, o plantio de Bourbon Amarelo é um desafio para o produtor. Afinal, é uma variedade mais sensível, mais vulnerável às pragas e é menos produtivo. Portanto, a única razão de se produzir Bourbon Amarelo é focar em torná-lo especial, para que tenha qualidade e agregue valor.

Foi identificado nessa genética o potencial gigantesco em produzir cafés de alta qualidade. Isso é comprovado através de concursos de qualidade ao redor do mundo, onde a variedade Bourbon Amarelo tem se destacado bastante e sendo o queridinho dos baristas por toda parte.

Além disso, o ponto de maturação do Bourbon Amarelo tem o benefício de ser um pouco mais precoce e gira em torno de 20 a 30 dias dependendo da região.

Foto artística do plantio de café com fruto amarelo

 

 

Por que os produtores escolhem investir no plantio de Bourbon Amarelo?

Veja bem, se o café Bourbon Amarelo é mais sensível, vulnerável e produz pouco, por que os produtores ainda investem nessa variedade? A resposta é bem clara!

Os produtores tomam essa decisão olhando puramente para a genética e a qualidade que o Bourbon Amarelo é capaz de trazer para a bebida. Teoricamente, essa é uma variedade queridinha no mercado de cafés especiais, não só nos concursos, mas também nos campeonatos de barista.

Além disso, percebemos que o Bourbon Amarelo tem um destaque em sabor de acordo com o terroir. Portanto, vale ressaltar que de acordo com a região em que ele é plantado, terá características diferentes e, apenas o fato de um café ser um Bourbon Amarelo, não significa que tem qualidade. Verifique os processos a que o grão foi submetido.

 

 

Bourbon Amarelo da Unique

A variedade Bourbon Amarelo ficou muito conhecida aqui na Mantiqueira de Minas e percebeu-se que os frutos dessa região possuem características singulares. Isso faz com que a bebida se apresente de forma excepcional nas xícaras servidas e, é claro, que isso foi um baita atrativo para o mercado a nível mundial.

Hoje em dia, as pessoas desejam tomar o café Bourbon Amarelo produzido na Mantiqueira de Minas. Então, atendendo essa demanda dos nossos amigos cafezeiros, oferecemos em nossa loja virtual pacotes de 250g ou 500g, desse café fantástico.

Aqui ele é produzido entre 1.200 a 1.450 metros de altitude, na cidade de Carmo de Minas. Passa pelo processo cereja descascado, com torra média clara. Perfeito para apreciar em casa, com os amigos, com a família após as refeições ou em sua cafeteria favorita!

Pacote de café especial
 

 

Análise Sensorial

Primeiramente, é evidente que o Bourbon Amarelo é uma bebida mais leve, suave e que te permite tomar mais xícaras. Possui notas adocicadas que lembram mel, com acidez bem acentuada.

Caso não esteja acostumado, não se espante com a cor. Naturalmente, o Bourbon Amarelo é um café mais delicado, marcado pela acidez que se destaca reduzindo o amargor. Possui sabor residual longo e intenso de frutas cítricas como laranja, tangerina, etc.

Concluindo, temos uma dica para você: experimente tomar uma xícara de Bourbon Amarelo após as refeições. Afinal, a salivação que ele provoca por causa da acidez, agiliza o processo de digestão dos alimentos. Gostou? Compartilhe com os cafezeiros que vão te convidar para tomar uma boa xícara de café essa semana!

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

Comprar café já moído traz malefícios?

Comprar café já moído traz malefícios?

INTRODUÇÃO Quando falamos de café especial, cada detalhe conta. Da origem dos grãos à forma de preparo, todos os passos influenciam diretamente no sabor final. Mas, e a moagem? Comprar café já moído traz malefícios? A resposta pode te surpreender. Então, vamos...

10 Receitas de Preparo do Café Frutado | Manual de uso completo!

10 Receitas de Preparo do Café Frutado | Manual de uso completo!

INTRODUÇÃO Você ama café e quer vivenciar outras maneiras de preparar aquela deliciosa xícara de café Frutado? Atendendo a pedidos, elaboramos um manual completo com 10 receitas de preparo do nosso café Frutado, adequadas tanto para cafeterias quanto para o preparo em...

Aprenda a Fazer Hambúrguer com Cebola Caramelizada com Café

Aprenda a Fazer Hambúrguer com Cebola Caramelizada com Café

INTRODUÇÃO Você já imaginou combinar café com hambúrguer, cafezeiro? Pode parecer inusitado à primeira vista, mas essa combinação tem se destacado na gastronomia contemporânea, trazendo novas experiências de sabor e aroma para pratos clássicos. Neste artigo, vamos...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×