Cápsulas de café, é bom ou ruim? Saiba tudo - Unique Cafés

Cápsula de café, é bom ou ruim? Saiba tudo

Conheça as vantagens das cápsulas de café, dicas de compra e tire suas dúvidas de uma vez por todas. Aproveite!

INTRODUÇÃO

Antes de mais nada, o tema cápsulas de café sempre foi bem polêmico para os coffeelovers e apaixonados por cafés especiais. Nesse sentido, a pergunta é: cápsula de café é bom ou ruim? Será que realmente vale o investimento?

Por fim, o que escrevemos neste artigo é para desvendar o mistério de uma vez por todas, analisando as vantagens e desvantagens, conhecendo as principais empresas fabricantes de cápsulas de café e como são produzidas. Continue lendo e tire suas dúvidas!

 

Como foram desenvolvidas as cápsulas de café da Nespresso

Primeiramente, não há como falar de cápsula de café sem citar a empresa Nespresso, pioneira no desenvolvimento deste produto.

Tudo começou há bons anos atrás, quando dois engenheiros da Nespresso (que ainda não existia oficialmente), apaixonados por café espresso, estavam na Itália e decidiram parar em uma cafeteria. Claro, como bons engenheiros que prestavam atenção em tudo, começaram a perceber a dificuldade do barista em fazer um café espresso, principalmente naquela época em que ainda se usavam máquinas de pistão.

Diante dessa dificuldade, eles começaram a buscar uma solução para melhorar o processo de extração de café espresso e deixá-lo mais simples e prático. Então, voltaram para a Suíça e começaram a desenhar os projetos de uma máquina que alcançaria o mesmo resultado daquele café, porém, em cápsulas e de forma mais compacta.

Logo os engenheiros lançaram essa invenção misteriosa da máquina de cápsulas de café, buscando convencer as pessoas de que era uma boa solução, mesmo não tendo muita credibilidade inicialmente. Além disso, a patente desta máquina de cápsulas de café só aconteceu em 1986, quando de fato surgiu a empresa Nespresso.

O resultado da criação da máquina ainda não ia muito bem e o mercado não estava aceitando essa solução. Então, Jean Paul Gaillard entrou em cena e se tornou a cabeça pensante do negócio, entrou na Nespresso e conseguiu alavancar o mercado de máquinas e cápsulas de café. Afinal, qual será o segredo ou o diferencial que ele usou para isso acontecer?

Jean Paul Gaillard da Nespresso

Jean Paul pensou no consumidor final. Ele desenvolveu um clube que beneficiava os clientes com vários mimos: o clube de assinatura da Nespresso. Além disso, Jean Paul aplicou estratégias no aumento de preço nessas máquinas e começou a trabalhar o marketing do produto, mostrando para as pessoas que as cápsulas teriam o mesmo padrão de qualidade de um café espresso da cafeteria em casa. Depois disso, a empresa superou as vendas com um aumento de 50%. Boa sacada, né?

Depois que o consumidor final começou a entender que as cápsulas de café proporcionariam o mesmo resultado da extração de café espresso da cafeteria, tudo mudou. Então, em 1996 a empresa Nespresso patenteou a cápsula.

Antigamente, a Europa estava no topo quando o assunto era o hábito de tomar café espresso. Então, o foco naquele período era ganhar o mercado americano que não tinha muito esse hábito. Nesse sentido, a Nespresso teve muito destaque em 2006, quando começou projetos de expansão da marca, que resultaram em 500 milhões de libras em vendas.

Em 2012 as patentes de máquinas e cápsulas de café da Nespresso começaram a expirar e abriu portas para a atuação da concorrência. Inclusive, houveram várias tentativas de impedir essa liberação da patente.

Agora, em 2016, a Nespresso começou a se atentar para a qualidade dos cafés dentro da cápsula e o propulsor disso foi Maxwell Colonna Dashwood. Nesse período, a empresa evoluiu a qualidade da matéria-prima e começou a servir café especial na cápsula.

Maxwell Colonna Dashwood da Nespresso

Em outras palavras, a iniciativa de Maxwell foi ótima para o mercado de cafés especiais, pois a Nespresso passou a educar o paladar dos clientes através das ferramentas que eles já tinham, como o clube de cápsulas de café, por exemplo.

Através desse movimento da qualidade, a Nespresso desenvolveu um projeto direto com os produtores de café: o AAA Sustainable Quality™. Este trabalho abrange a parte sustentável, a remuneração e a preocupação por quem produz o café. O objetivo é trazer sempre os melhores cafés para as cápsulas de café.

Atualmente, temos o prazer de receber a equipe da Nespresso aqui em nossa região, no Sul de Minas, através da Rota do Café Especial, um passeio que mostra ao consumidor e empresas o processo de produção do café na fazenda, do pé à xícara. Por fim, a Nespresso, depois de toda essa evolução, conseguiu alcançar seu objetivo de facilitar a rotina de pessoas que gostam de café espresso através dessas cápsulas.

 

Como funcionam as máquinas de cápsulas de café

Existem diversas máquinas e vários tipos de cápsulas de café, porém, vamos te mostrar como elas funcionam geralmente. A imagem abaixo é bastante explicativa e de fácil compreensão, confira:

Desenho explicativo dos compartimentos de uma máquina de cápsulas de café.
Desenho explicativo da perfuração das cápsulas

Principalmente sobre a perfuração da agulha na cápsula, o segredo é sempre tomar cuidado para não entortá-la e danificar a extração dos próximos cafés.

 

Vantagens e desvantagens das cápsulas de café

Depois de muita polêmica, mitos e verdades sobre o café em cápsula, te apresentaremos com franqueza as vantagens e desvantagens dela. Assim, você pode ponderar se é útil para você ou não.

Começando pelas desvantagens das cápsulas de café, podemos citar alguns pontos importantes. Veja só:

1 – Limitação das experiências, ou seja, você ficará preso a apenas um sabor de café daquela determinada cápsula. Isso porque existem uma variação muito menor de cafés diferentes em cápsula ao comparar com o café em grão ou moído. Quando pensamos na limitação da máquina, isso fica ainda mais restrito, pois você ainda precisará de cápsulas que funcionem no modelo da sua máquina.

Também não terá como ajustar a moagem, tempo de preparo, etc… Nesse sentido, o barista ou quem for preparar o café não terá chances de ajuste nenhum.

2 – Você não terá certeza do que tem lá dentro da cápsula de café. Você precisará confiar 100% na marca da cápsula ou da máquina que investiu. Inclusive, fizemos um teste abrindo uma cápsula de café da Nespresso e da Dolce Gusto. Veja o que encontramos:

Café dentro da cápsula da Nespresso
Café dentro da cápsula da Dolce Gusto

Notou alguma diferença? Quando fizemos o teste de abrir as cápsulas de café, decidimos testar algumas outras marcas, além da Nespresso ou Dolce Gusto. Notamos que algumas dessas outras cápsulas informavam que a torra era média clara e, quando abrimos, na verdade encontramos uma torra média escura. Portanto, você deverá conhecer bem a marca que está investindo.

3 – O custo poderá ser mais alto. Fizemos uma média de preço entre cápsulas de café de variadas marcas, o resultado foi R$2,00 a cada 5g de café em cada uma delas. Em outras palavras, isso dá R$400 por quilo de café.

4 – A reciclagem das cápsulas. Atualmente, a Nespresso tem um sistema de reciclagem de cápsulas de café em que o cliente envia as cápsulas utilizadas de volta para as boutiques da marca para o devido processamento. Porém, quem não tem muito cuidado com essas cápsulas de café são os próprios consumidores.

Um dado publicado em 2018 mostra que foram produzidas mais de 56 milhões de cápsulas de café, mas só foram recicladas 5% dessa grande massa. Na Alemanha, em 2016, o governo de Hamburgo proibiu o consumo de cápsulas de café em escritórios e empresas visando diminuir a poluição do meio ambiente provocada pelo material que são produzidas.

Em contrapartida, também precisamos considerar as vantagens do café em cápsula que talvez você nunca parou para perceber de fato. Veja quais são:

1 – O preparo em monodose. Como sempre defendemos, preparar o café para consumo imediato evita o desperdício. O maior consumidor de cafés no Brasil é o ralo da pia, infelizmente.

2 – A quantidade de cápsulas disponíveis no mercado de cafés. Sim, apontamos que são menos opções, mas vale ressaltar que hoje já se tem muitas marcas disponibilizando seus cafés em cápsulas.

3 – Padrão na extração da bebida. Afinal, este era o grande motivo de sua existência, um café prático e sempre no mesmo padrão.

4 – Custo benefício de acordo com o seu estilo de vida. O desafio é encontrar uma cápsula de café com qualidade.

5 – A comodidade do preparo. Um clique e problema resolvido!

6 – Ajuda na evolução do paladar, afinal, estamos falando do café espresso. Diferente do café coado, o café espresso é uma bebida mais complexa e muitas pessoas têm dificuldade em adaptar ao sabor. No entanto, com a cápsula de café em casa, você poderá trabalhar a evolução desse hábito.

Por fim, após analisar essas vantagens e desvantagens do café em cápsula, é sempre bom lembrar que é sim uma solução bem prática para tomar seu café no dia a dia. Porém, nada melhor que preparar seu café na hora, no seu método de preparo favorito, na moagem certa, do jeitinho que você gosta, etc… Nada substitui este ritual sagrado para cafezeiros, que também é um momento de pausa.

Agora, se você procura um jeito rápido de fazer café no dia a dia, o drip coffee também é uma ótima solução para suprir a abstinência por Café, até mesmo por não precisar de uma máquina, o que facilita em viagens. Mas claro, cabe um aprofundamento no que mais te agrada nessas opções. Afinal, o melhor café do mundo é aquele que você toma e gosta!

 

Dicas para comprar cápsulas de café

Concluindo, existem alguns pontos importantes para você considerar antes de comprar cápsulas de café. Então, tome nota deles:

1 – Primeiro, olhe no espelho e veja qual marca mais combina com você. A maioria das cápsulas de café produzidas no Brasil atualmente são de marcas de café que também vendem cafés em grão, moído, etc… Portanto, se determinada marca já costuma vender “café” extra forte e lança uma cápsula, não tem como você esperar antes qualidade dela.

2 – Leia o rótulo e verifique a intensidade da torra. Escolha sempre as torras mais claras (mesmo não sabendo o que tem dentro).

3 – Procure marcas que você já conhece ou já consome. Assim, você ficará mais seguro quanto à qualidade. Por exemplo, nossos clientes já contam com a nossa cápsula de café Tiger Espresso para máquina Nespresso.

Esperamos que tenhamos sanado algumas delas por aqui. Caso ainda falte alguma, deixa aqui pra gente nos comentários!

Ah! Um brinde a todos os cafezeiros que sempre buscam informações para tomar café de qualidade.

Tekisic – Ed. Raridade 150g

Cultivado há 04 anos na Fazenda Santuário Sul, é a primeira colheita desta variedade e que trazemos em primeira mão para o mercado brasileiro. Nesta edição, você perceberá notas de licor de avelã, frutas secas e caramelo, evidenciadas através da torra clara, que resultam em um café de 90 pontos que nos surpreendeu na xícara.

OBS: Disponível somente torrado em grãos.

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

INTRODUÇÃO Você sabia que dá para tomar café por osmose? Fique tranquilo, isso não é ilusão, Osmotic é uma técnica que potencializa o sabor do seu café e quando bem aplicada, faz aquela porção de 10g de café que sobrou, render uma boa xícara para você e seu amigo....

Descubra qual é a melhor água para fazer café

Descubra qual é a melhor água para fazer café

INTRODUÇÃOFazer café com a água da poça a gente já sabe que não dá certo, né!? Brincadeiras a parte, será que qualquer água faz uma boa dupla com o café? Hoje te mostraremos algumas dicas super práticas e simples para fazer o casamento perfeito das duas bebidas mais...

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

INTRODUÇÃO Primeiramente, o café é uma bebida muito amada ao redor do mundo e vai muito além do simples prazer de tomar uma xícara quente pela manhã. Hoje, vamos explorar a fascinante relação entre café e atividade física, desvendando os pontos-chave, discutindo e...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×