O novo vinho é mineiro

Antes de mais nada, quando pensamos em bebidas sofisticadas e de valores imensuráveis, o vinho logo surge em nossas mentes. Sommeliers em restaurantes, visitas a vinícolas e apreciadores que discernem safras, regiões e uvas ideais são cenas comuns.

Contudo, um movimento semelhante, que oferece diversidade de sabores e exclusividade na experiência, está revolucionando o mundo do café. A Terceira Onda do Café, também conhecida como descomoditização, está aquecendo e potencializando um novo mercado de cafés especiais, com destaque para o Brasil e sua joia, Minas Gerais. Então, vamos entender mais sobre essa paixão avassaladora!

O Crescimento Imparável do Mercado de Cafés Especiais

O mercado de cafés especiais representa hoje 6% do total consumido no País e um potencial gigantesco de crescimento. Entre os americanos, por exemplo, apenas 9% o consumiam diariamente em 1999. Em 2017, esse número já chegava a 41%, de acordo com SCA (Special Coffee Association).

No Brasil, este mercado registrou um crescimento anual superior a 20% nos últimos anos, segundo a Euromonitor. Além disso, o setor finalizou a safra de 2022, com um volume de 50,92 milhões de sacas do grão beneficiado. Esse ano, a produção brasileira de café pode atingir 54,94 milhões de sacas, segundo a Conab. Portanto, é um mercado que cresce cinco vezes mais do que o dos tradicionais!

Mas o que de fato diferencia o café especial do tradicional café extraforte do mercado para causar esse crescimento? A resposta é bem simples: de acordo com a Metodologia de Avaliação Sensorial da SCA, usada no mundo todo, café especial é aquele que atinge, no mínimo, 80 pontos (da escala que vai até 100 pontos), sendo avaliados os seguintes atributos: fragrância ou aroma, uniformidade, ausência de defeitos, doçura, sabor, acidez, corpo, entre outros. Inclusive, temos um artigo “O que é café especial?“, lá explicamos essa diferença detalhadamente.

Em outras palavras, esses são os atributos que encantam os coffeelovers, cafezeiros e loucos por café. Afinal, a autencidade de um grão de café especial, proporciona experiências únicas e inesquecíveis.

Foto artística da separação do café

Minas Gerais: A Vanguarda dos Cafés Especiais

O Brasil ostenta o título de maior produtor e exportador de café do mundo, com um volume de 60 milhões de sacas (60 kg) em 2018. E é em Minas Gerais que se encontra o epicentro desse movimento, com suas condições ideais para o cultivo de cafés especiais, particularmente na região da Mantiqueira Mineira, reconhecida por suas altitudes e climas amenos. A região tem conquistado reconhecimento mundial devido às suas nuances e notas sensoriais únicas, superando origens tradicionais como Colômbia e Guatemala.

Além disso, o mercado de cafés especiais não apenas está em crescimento exponencial, mas também promete continuar a florescer em volume e lucratividade nos anos vindouros. Com Minas Gerais liderando esse movimento no Brasil e além, os amantes de café têm à sua disposição um mundo de sabores a ser explorado, ampliando suas fronteiras gustativas e celebrando uma cultura do café verdadeiramente única.

Descobrindo a verdadeira magia dos cafés especiais

Primeiramente, o crescimento do mercado que citamos anteriormente, foi impulsionado principalmente pelo hábito de tomar café dentro e fora de casa, em cafeterias e restaurantes, e pelo consumo de cafés em capsulas. Porém, não se limita somente na bebida servida na xícara, mas na experiência que é gerada. Veja cada esfera em que o café especial tem evoluido constantemente:

1) Em casa: na escolha do café
Além da prateleira do mercado da esquina, atualmente, um apaixonado por café pode escolher entre variedades de grãos (Bourbon ou Catuaí, por exemplo), que determina a doçura, acidez e corpo; regiões produtoras, tipo de torra e métodos de preparo. Em outras palavras, existe uma grande variedade de opções para escolher, dos clássicos às Edições Limitadas e Raridades do mercado.

Foto artística de café especial Frutado
Foto Artística do Café Geisha

2) Participando de clube de assinaturas
Clubes de Assinatura de cafés proporcionam experiências sensoriais diferentes a cada mês, com cafés eleitos por uma equipe de curadoria especializada e que entende do assunto. Assim, você não precisa se preocupar em qual café comprar e ainda desfruta de diversas possibilidade de planos: individual ou corporativo.

Topo Pag Clube

3) Variedade de métodos de preparo
Se antes as opções ficavam entre o café coado ou espresso, agora é possível escolher se seu café será preparado na Hario v60, Prensa Francesa, Clever, Chemex e por aí vai. Cada um desses métodos de preparo, trarão uma experiência única para o seu paladar. Pode acreditar!

Método V60
Infusão na prensa francesa

4) Variedade de receitas
Não podemos esquecer da imensidão de drinks com café e harmonizações deliciosas que são possíveis encontrar atualmente. Vale ressaltar alguns dos nossos favoritos como: Alexader, Caipirinha de Café, Coffee Cola, Flath White, Mocha, Quentão com Café, Licor de Café, etc. 

Drink Alexander com café pronto para servir
Café filtrado para drink mocha
melhor drink alcoólico com café

5) A experiência de tomar café na taça
Com base em um estudo técnico já realizado no mercado de cafés especiais, o recipiente normalmente utilizado para apreciar bons vinhos também é usado na degustação de cafés, podendo mudar a percepção sensorial de sua bebida.

A taça possui o bojo largo, esse formato faz com que intensifique mais os aromas do café durante a degustação e também potencializa o corpo e doçura, tornando a experiência de sabor mais prazerosa e memorável. Inclusive, essa tendência é tão alta que restaurantes mais sofisticados tem adotado esse hábito para vender cafés de qualidade, aumentando o ticket médio.

Taça para uso e decoração de café

 6) A vivência nas lavouras
Atenta a essa mudança no mercado, algumas empresas saíram na frente e ampliaram seu mix de produtos. A Unique Cafés especiais, por exemplo, além de oferecer uma bebida diferenciada, oferece uma vivência completa com um tour guiados pelas lavouras na região da Mantiqueira Mineira. Turistas podem acompanhar a colheita, torra e a moagem até à xícara, algo semelhante ao que os produtores de vinhos fizeram na Serra Gaúcha décadas atrás.

Passeios para fazer em Minas

7) Vestindo café
A combinação de café e moda tem se tornado uma tendência cada vez mais popular nos últimos anos. Com a crescente apreciação pelos cafés especiais e a influência das mídias sociais, as pessoas estão buscando maneiras de expressar sua paixão pelo café de forma estilosa e única.

Atualmente, a moda e o café têm sido combinações essenciais na rotina dos cafezeiros. É incontestável que a paixão por cafés ultrapassa os goles da xícara, se expandindo para o vestuário e a decoração da casa.

Modelo de camiseta com frase sobre café
Bolsa feita com reuso de saca de café

Por fim, essas novas experiências e tendências abriu caminhos para que o consumidor busque o que mais se adequa ao seu paladar, desenvolvendo um senso crítico na escolha da bebida, conhecendo os benefícios à saúde que o consumo de café especial proporciona, aprendendo habilidades no preparo da bebida e, finalmente, descobrindo a magia por trás do fruto que encanta o mundo todo!

Se você é um coffeelover apaixonado que deseja aprender mais sobre a complexidade dessa bebida fantástica, recomendamos nosso curso online sobre cafés: curso Cafezeiro e Cafezeiro 2.0. Agora, se você está pensando em investir neste mercado promissor e abrir sua própria cafeteria, o curso de Gestão de Cafeterias é perfeito. Em todas essas opções você ficara sempre por dentro de todas as tendências e novidades. Ah! Aproveita e marca aqui seus amigos que também são fascinados em café como você!

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

Comprar café já moído traz malefícios?

Comprar café já moído traz malefícios?

INTRODUÇÃO Quando falamos de café especial, cada detalhe conta. Da origem dos grãos à forma de preparo, todos os passos influenciam diretamente no sabor final. Mas, e a moagem? Comprar café já moído traz malefícios? A resposta pode te surpreender. Então, vamos...

10 Receitas de Preparo do Café Frutado | Manual de uso completo!

10 Receitas de Preparo do Café Frutado | Manual de uso completo!

INTRODUÇÃO Você ama café e quer vivenciar outras maneiras de preparar aquela deliciosa xícara de café Frutado? Atendendo a pedidos, elaboramos um manual completo com 10 receitas de preparo do nosso café Frutado, adequadas tanto para cafeterias quanto para o preparo em...

Aprenda a Fazer Hambúrguer com Cebola Caramelizada com Café

Aprenda a Fazer Hambúrguer com Cebola Caramelizada com Café

INTRODUÇÃO Você já imaginou combinar café com hambúrguer, cafezeiro? Pode parecer inusitado à primeira vista, mas essa combinação tem se destacado na gastronomia contemporânea, trazendo novas experiências de sabor e aroma para pratos clássicos. Neste artigo, vamos...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×