INTRODUÇÃO
Diretamente do Paraíso, esse método de fazer de café especial, veio para mudar sua concepção bíblica. Ficou confuso? Hoje você vai aprender a praticidade e a qualidade de usar a cafeteira Eva Solo. Isso mesmo, o método inovador promete trazer uma experiência única para quem é apaixonado em café de boa qualidade, intensificando os aromas e características sensoriais específicos do seu café. O fruto não é proibido, então pode beber à vontade! Bora saber mais? Continue lendo ou assista o vídeo..
VOCÊ PRECISA
Café Especial (50g)
Água quente (550g)
Eva Solo
TEMPO DE PREPARO
Aproximadamente 10 minutos.
História da Eva Solo
Que história é essa, eva?
Nos primórdios da construção deste globo chamado Terra, Deus colocou uma pessoa no jardim chamada Eva. Um dia, ela estava “solo” perto de uma árvore e, nessa árvore, tinha um fruto, conhecido como o fruto do pecado. Muitos dizem que era maçã, mas hoje vamos te revelar: era café! A partir daí surgiu a cafeteira Eva Solo.
Brincadeiras a parte, esse equipamento não é tão antigo assim. A empresa fundadora, que era voltada para utilidades domésticas, foi criada em 1913 e até então não havia nenhum modelo de cafeteira. Em 1950, o co-fundador registrou o nome da empresa com o nome de sua filha Eva. Três décadas depois, em 1997, é lançado o equipamento conhecido como Eva Solo ou Café Solo. Sobretudo, o equipamento não é encontrado no “paraíso”. Atualmente, a empresa é dirigida pela quarta geração da família, especificamente pelo filho de Eva (calma que não é Caim), Jan Engelbrecht – na Dinamarca.
Além disso, a empresa é especializada em designs futuristas de decorações e demais utilidades domésticas. Inclusive já ganhou diversos prêmios por vários objetos e é mundialmente conhecida por essa característica inovadora. Dentre esses produtos, temos a cafeteira Eva Solo, muito querida no mercado de café, trazendo um método de preparo simples e prático. Basicamente, o equipamento é composto por um decanter de vidro, protegido por uma “roupa” de material térmico que não só ajuda a preservar a bebida quente, mas protege as mãos de possíveis queimaduras; o gargalo, responsável pela filtragem da bebida, possui uma trama de aço na parte debaixo, onde o café ficará em infusão dentro do decanter, e possui uma pequena tampa com uma funcionalidade bem legal na hora de servir a bebida na xícara. Quer aprender como fazer café especial do jeito certo e aproveitar essa experiência sensorial por completo? Então, vem comigo!
O que é e como funciona a eva solo?
Passo 1
Antes de tudo, com o auxílio de um funil (caso achar necessário), coloque os 50g de café no decanter de vidro do equipamento.
Dica: para esse tipo de infusão, a melhor moagem para ser utilizada é a mais grossa. Similar ao que se usa na Prensa Francesa, especificamente nº 10, que aparenta a espessura de uma canjiquinha ou a do ovomaltine (saiba mais).
Passo 2
Em seguida, acrescente os 550g de água, tendo o cuidado inicial de molhar bem todo o café para que não ocorra desníveis na extração.
Passo 3
Deixe que a água fique em contato com o café por aproximadamente 1 minuto para a “pré-infusão”. Veja atrás da “roupinha”:
Passo 4
Dado o tempo, com o auxílio de uma colher, mexa na superfície do líquido. Assim, as partículas que estão saturadas de água irão decantar para o fundo do recipiente.
Passo 5
Posteriormente, encaixe o gargalo, que é o sistema de filtragem, pressione um pouco para que ele fique bem preso e em seguida feche com a tampa do equipamento.
Agora é só esperar o tempo de infusão propriamente dito, de 3 a 4 minutos.
Dica: este método, por ter a perfuração do sistema de filtragem mais aberta, pode transportar micropó do café para sua xícara. Então dê um tempinho antes de beber após servido, para que essas micro partículas possam ir para o fundo da xícara e dispense o último gole.
Ah! Procure fazer o que será consumido imediatamente, pois a bebida, depois de um determinado tempo “parada” no equipamento, pode causar amargor indesejável no seu café.
Alguns momentos depois…
Está pronto!
Sirva e deguste com intensidade.
Perguntas frequentes
Em lojas virtuais. Porém, no Brasil ainda há uma dificuldade de encontrar a cafeteira Eva Solo.
Convertendo para nossa moeda (o real), na esperança que melhore o preço, custa em média de R$350 a R$360.
Tire a “roupinha” (sabemos o que você acabou de pensar). Em seguida, lave o sistema de filtragem do equipamento apenas em água corrente. Para o decanter de vidro, descarte o resíduo que ficou no interior dele, com o auxílio de uma bucha e detergente neutro lave-o com cuidado. Posteriormente, não se esqueça de enxaguar bem.
O CAFÉ IDEAL PARA EVA SOLO
Moca
Normalmente cada fruto de café é composto por dois grãos, porém, 5% do café mundial nasce como filho único. Estes, chamados Moca, possuem torra mais uniforme devido seu formato arredondado, que permite a rolagem dos grãos pelo cilindro do torrador de forma mais eficiente, facilitando a transferência de calor no processo da torra.
0 comentários