INTRODUÇÃO
Para não deixar sua paixão por cafés cair na rotina é preciso continuar amando. Então, que tal dar uma apimentada na relação e experimentar o novo método de preparo da empresa Melitta: o método de preparo Amano? Garanto que você vai terminar de ler ainda mais apaixonado!
Índice de Conteúdo
1 – O que é Amano e como ele surgiu? |
2 – Como fazer café coado utilizando Amano da Melitta? |
3 – Análise sensorial |
4 – Saiba mais sobre a empresa Melitta |
O que é Amano e como ele surgiu?
Origem do novo método de preparo de cafés da empresa Melitta
A palavra “Amano” é italiana e significa “a mão”. Porém, mesmo assim o equipamento foi desenvolvido pela empresa Melitta, na Alemanha.
Nesse sentido, o Amano tem um design moderno, preservando traços clássicos que, inclusive, foi campeão em um concurso de design: o Red Dot Award 2020. Este concurso mundial é um dos mais importantes no setor de design e conceito.
Uma de nossas primeiras impressões do método foi a resistência, o bom acabamento e as hastes de metal com pintura eletrostática. Obviamente, quando for fazer a higienização, não é recomendado utilizar buchas muito porosas para não estragar o design dessa pintura. Fica a dica!
Além disso, o método acompanha uma jarra de vidro borosilicato, material temperado, resistente a alta temperatura e uma esteira de silicone para apoiá-la. Em outras palavras, o que mais surpreende no método Amano de fazer café coado, é exatamente esses detalhes robustos do acabamento.
O porta-filtro é feito com plástico super resistente e tem um sistema de controlador de fluxo de água para personalizar suas receitas. A grande vantagem é que diante de toda essa complexidade, você poderá usar o filtro de papel Melitta, número 4, destinado à cafeteiras elétricas, encontrado facilmente no mercado convencional.
Por fim, o equipamento Amano lembra muito o método Clever que também tem um sistema de controle de fluxo de água. Porém, a partir do momento que disparamos o fluxo na Clever, não é recomendado interromper ou voltar atrás. Em contrapartida, no método Amano, o grande diferencial é a possibilidade de controlar melhor o fluxo de água da extração. Agora sim faz sentido o significado “à mão”, né?
Como fazer café coado utilizando o Amano Melitta
Ingredientes:
30g de café
420g de água
(Proporção 14:1)
Passo 1
Primeiro, coloque o porta-filtro sobre o decanter.
Passo 2
Agora, encaixe o filtro de papel no equipamento.
Passo 3
Em seguida, despeje água fervente de modo a escaldar todo o filtro e descarte esta água. Afinal, molhar o porta-filtro antes da extração do café é importantíssimo para o resultado sensorial da sua bebida!
Passo 4
Adicione as 30g café moído de sua preferência.
Dica: para esta receita, utilizamos o click 24 no Moedor Manual da Timemore e o café Blend Unique.
Passo 5
Aqui tem duas maneiras de fazer. Veja:
Primeiro, com o sistema de fluxo fechado, despeje inicialmente água suficiente para umedecer o café e aguarde 35 segundos para a pré-infusão. Depois, abra a válvula e verta o restante da água, aguarde a finalização da filtragem.
Outra maneira de fazer este processo é com o sistema de fluxo fechado, despeje inicialmente água suficiente para umedecer o café e aguarde 35 segundos para a pré-infusão. Depois, com a válvula ainda fechada, verta o restante da água, aguardando 2 minutos antes de abrir a válvula.
Em seguida abra o fluxo de água e aguarde a finalização da filtragem. Finalmente, agora é só apreciar seu café!
Análise sensorial do Amano
veja o que o barista tem a dizer sobre o método Amano
Sensorialmente, as duas técnicas de filtragem apresentam resultados diferentes. Então, concluímos que a primeira extração evidenciou mais a acidez, depois, a doçura e corpo. Em contrapartida, a segunda extração, notamos que o método Amano potencializou mais o corpo e doçura. Vale a pena testar as duas para comprovar!
Ah! Lembrando que essas características já são previstas o café que utilizamos, ou seja, o método Amano de fazer café coado ressaltou notas sensoriais presentes no Blend que utilizamos nessa receita.
Nesse sentido, também fizemos uma medição técnica de TDS para identificar a concentração de café em cada uma das filtragens. Descobrimos que o café ficou mais concentrado na primeira técnica de filtragem, mesmo na segunda o café ficando mais tempo em contato com a água. Inacreditável, né?
Antes de ir, saiba mais sobre a empresa Melitta
saiba mais sobre a empresa que desenvolveu o Amano
A Melitta é uma empresa alemã que produz e vende produtos relacionados ao café, como filtros de papel, cafeteiras, grãos de café e cápsulas. A empresa foi fundada em 1908 por Melitta Bentz, que inventou o primeiro filtro de café de papel para uso doméstico. Desde então, a Melitta se tornou uma das marcas mais conhecidas e respeitadas no mercado de café em todo o mundo.
A marca é reconhecida pela qualidade de seus produtos e sua dedicação à inovação, como comprovamos neste novo equipamento Amano. A empresa tem um forte compromisso com a sustentabilidade e busca minimizar seu impacto ambiental em todas as etapas de produção, desde a escolha de materiais sustentáveis até o desenvolvimento de processos de produção eficientes. Além disso, a empresa tem uma forte presença global, com operações em mais de 50 países em todo o mundo.
Diante disso tudo, o mais importante mesmo é você extrair um café que você goste de tomar, independente da técnica usada. Então, compartilhe este artigo com os cafezeiros que vão experimentar este método e ficar “Amano” como você!
0 comentários