Como fazer Café Turco em Casa | Aprenda passo a passo!

Café Turco

INTRODUÇÃO

Preparado para mais uma aventura no universo do café especial? Dessa vez, você vai viajar no tempo. Isso mesmo, o Café Turco é o método de preparo que tem tudo a ver com o seu presente, enquanto você o prepara e degusta, e com o seu futuro. Mas antes, é claro, vamos dar uma passadinha no passado para conhecer a origem desse método tão exótico. Ficou confuso? Não se preocupe, prevejo que você gostará de aprender sobre esse método, é só continuar lendo ou assistir ao video.

VOCÊ PRECISA

Café Especial (10g)
Água em temperatura ambiente (100ml)
Ibrik
Fogareiro

TEMPO DE PREPARO

Aproximadamente 10 minutos.

Passado: Café Turco e sua história

Muita dona de casa por aí tem o hábito de ferver o café na água para depois coá-lo. Já se perguntou se essa atitude é certa ou errada? O que a dona de casa não sabe, e talvez você também não, é que esse ato é uma técnica turca conhecida como uma das mais antigas. A Turquia é o país que tem por praxe ferver o café antes de ser consumido. Pode parecer um pouco maluca a história, mas no final tudo fará sentido.

Em 1555, em Constantinopla – atual Istambul, na Turquia – chega o café. Naquela época, surgiram as primeiras cafeterias e todo o império passou a gostar muito do hábito de frequentar esses lugares. Ah, e não era só pelo café.

Além de serem acompanhados de atrações, como jogos de xadrez, jogar conversa fora e beber café, acredita-se que foi nesses locais que surgiram os primeiros cabarés, onde mulheres se apresentavam e cobravam por isso para ter uma “companhia afetiva”. Foi aí que houve uma intervenção da igreja e dos grandes líderes daquela região, que começaram a interpretar o café como um problema, até que decidiram abolir essas casas de cafés. Mas ainda sim, as pessoas continuaram consumindo escondido, nos becos e nos lugares mais escondidos, até que se perdeu o controle e o café passou a ser comercializado normalmente, de forma legal.

Atualmente, a Unesco (órgão que fiscaliza e mapeia os produtos que tem potencial cultural de comercialização e identificação de determinada região) certificou que o Café Turco é um patrimonio cultural da Turquia. E apesar de ter havido uma guerra de interesses de outros países que se apropriaram desse método, pois não tinha como registrar patente naquela época, os estudos históricos mostraram que essa técnica nasceu de fato na Turquia. Enfim, usar essa técnica, que até a dona de casa conhece muito bem, tem seus pontos fortes e fracos. Então, vamos ao que interessa!

Presente: Passo 1

Acrescente no Ibrik os 10g do café especial.

Dica:
a moagem precisa ser a mais fina que se pode alcançar no moedor. A espessura se parece com uma farinha de trigo. Inclusive, nos moedores mais modernos, já tem até a identificação específica para esse método. (aprenda mais sobre moagem)

Passo 2

Em seguida, acrescente os 100ml de água em temperatura ambiente. Fique atento para deixar um pouco de espaço sobrando no recipiente para uma segunda água que jogaremos após a fervura.

Passo 3

Com o auxílio de uma colher, mexa rapidamente, só para soltar o café que está no fundo do Ibrik.

Passo 4

Leve o Ibrik ao fogareiro para que se possa obter a fervura.

Quando se alcança o ponto de fervura, é igual quando se ferve um leite. Então cuidado! Tire-o do fogo quando necessário para não derramar.

Dica:
Reza a lenda do Café Turco que é necessário passar por 3 fervuras, tipo lâmpada mágica. Mas calma que já já você descobre o por quê.

Passo 5

Coloque um pouco de água fria por cima da mistura para obter a decantação natural do café. Em seguida, com o auxílio de uma colher, retire o excesso de “sujeira” que ficou na parte de cima do líquido (a espuma).

Passo 6

Para servir, coloque a bebida em um recipiente de sua preferência, com atenção para que a borra de café, que ficou no fundo do Ibrik em maior quantidade, não seja transferida para a bebida final também.

Dica:
É natural que esse método de preparo deixe o café sensorialmente mais amargo que o comum. Como antigamente, você pode acrescentar especiarias da sua preferência para evitar esse excesso de amargor à sua bebida. Normalmente utiliza-se canela, baga de baunilha, cardamomo, açúcar, entre outras.

PRONTO

Deguste com intensidade.

Um futuro de curiosidades

Você sabia que existem videntes que adivinhavam o futuro a partir da borra de café que sobrava no fundo da xícara depois de toma-lo? Por isso a lenda diz que é necessário passar por três fervuras, que significa a mentalização de 3 perguntas. Era assim que acontecia: primeiro era preciso aproximar a xícara do peito e segura-la com todos os dedos antes de beber. Assim você passaria toda a sua energia para a xícara, gerando a resposta para suas perguntas. Depois que o café era consumido até o final, o vidente jogava o restante em um pires, deixava escorrer do fundo da xícara para fazer a leitura a partir da borra que ali restou. Baseado naquilo que foi mentalizado, ele dava as respostas. Prevejo que você não vai resistir e vai querer fazer um teste também, acertei, né!?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

Como fazer café no coador de pano

Como fazer café no coador de pano

INTRODUÇÃO O café coado no coador de pano é uma tradição brasileira que carrega consigo não apenas o sabor único da bebida, mas também uma carga emocional ligada a memórias afetivas e momentos familiares. No entanto, você está fazendo do jeito certo ou apenas...

Como fazer café espresso usando a Cafeteira espresso ARAM

Como fazer café espresso usando a Cafeteira espresso ARAM

INTRODUÇÃO Depois de muito aguardarmos, chegou a hora de fazer nossa review sobre a Cafeteira Espresso Aram, uma produção brasileira que promete levar café espresso para qualquer lugar! Será que é boa mesmo? Leia até o final e descubra tudo!Índice de Conteúdo 1 - O...

Leite Cremoso na Prensa Francesa para Latte Art e Drinks

Leite Cremoso na Prensa Francesa para Latte Art e Drinks

INTRODUÇÃO Depois d o nosso café espresso feito na cafeteira italiana, qual outra gambiarra poderia surgir? Ah, claro! Um leite cremoso feito na prensa francesa inusitado para fechar com chave de ouro o Guia Tabajara do Cafezeiro! Mas adiantamos, apesar de ser tudo um...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

1 Comentário

  1. Muito interessante!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×