Como fazer Coconut Coffee - Água de coco com café refrescante!

Como fazer Coconut Coffee

Conheça o Coconut Coffee um drink super fácil de água de coco com café para degustar em casa ou na sua cafeteria!

A saga pela inserção do coco na cafeteria finalmente chega a um final feliz! Não é para menos, quando está calor, um drink gelado com café cai bem para refrescar. Nesse sentido, te apresentamos o Coconut Coffee: um drink super fácil para você fazer em sua casa ou em sua cafeteria, feito de água de coco com café.

Toda a criação desse tal drink gelado com café tem uma ligação muito forte com a nossa história. Então, além de te ensinar como prepará-lo, vamos te dar dicas especiais para você montar a sua própria versão da bebida.

Alguns cafezeiros, quando provaram Coconut Coffee pela primeira vez, até cantaram aquela música:

“Café com água de coco
Combina demais
Depois do primeiro gole cada vez eu quero maaaais…”

Ops! Acho que a letra original não é assim, o que importa mesmo é que você leu cantando. Afinal, será que água de coco realmente combina com café? Descubra até o final da leitura. 

Origem do Coconut Coffee

de quem foi a ideia de criar uma água de coco com café?

Primeiramente, quem é apaixonado por café sabe que por trás de cada receita tem uma história que acaba deixando a experiência ainda mais intensa. Com o Coconut Coffee não podia ser diferente!

Em uma “terra tão, tão distante”, existia um barista que sempre questionava seu chefe sobre os produtos que gostaria de inserir em sua cafeteria. Isso porque eram coisas muito complexas como, por exemplo: açaí, picolé e, principalmente, água de coco servida no próprio coco. Porém, o espaço de armazenamento era inviável para sustentar a ideia. Inclusive, registramos cenas fortes desse dia para você refrescar a memória. Confira os detalhes dando um play no vídeo acima.

Tempo depois, o chefe super fã de água de coco insistia que o mercado de vendas do coco era realmente interessante. Então, os dois personagens viveram um certo período em “pé de guerra”. Enquanto o barista era muito ligado ao café e desejava encantar os clientes com os cafés diferentes, o chefe estava preocupado em inserir a tal água de coco na cafeteria.

O Coconut Coffee foi criado a partir desse contexto. Em outras palavras, para selar a paz e conectar a água de coco com café, resolvemos dar origem a esse saboroso drink gelado com café.

Ah! Fique atento às dicas que te mostraremos, assim você se inspira para criar a sua própria versão da bebida. A composição do drink é basicamente: café, coco e suco de laranja. Porém, um dos principais ingredientes dessa receita é o Cold Brew, um método de preparo de extração de café a frio.

Além disso, escolhemos o Bourbon Amarelo, um de nossos perfis clássicos. Afinal, ele tem uma acidez bem agradável que será o match perfeito do sabor da laranja com os demais ingredientes. Portanto, nós criamos uma base cítrica. Você pode variar o suco e os outros ingredientes de acordo com as características do perfil de café que você utilizará.

Por fim, não se esqueça do gelo para deixar sua água de coco com café bem refrescante.

Ingredientes da água de coco com café

VOCÊ PRECISA

Cold brew (80-100ml)
Suco de Laranja (50ml)
Cubos de gelo (180-200g)
Água de coco (150-200l)

TEMPO DE PREPARO

10min.

Como fazer drink de água de coco com café

Passo 1

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféPrimeiramente, em um copo de sua preferência, adicione os cubos de gelo.

Passo 2

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféEm seguida, acrescente 50ml de suco de laranja.

Dica: você pode usar um medidor para facilitar essa etapa.

Ah, lembrando você pode variar o sabor do suco com base nas notas sensoriais do café escolhido.

Passo 3

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféAgora, adicione a água de coco.

A proporção vai depender da medida do copo que está utilizando. Neste caso, adicionamos 150ml.

Passo 4

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféFinalmente, acrescente o cold brew.

Lembrando que a quantidade também varia de acordo com o tamanho do seu copo. Para essa receita utilizamos 80ml.

Dica: você também pode usar o Iced Coffee nessa etapa. Basicamente é um café filtrado da maneira que você preferir que depois é resfriado com pedras de gelo. Saiba mais!

ESTÁ PRONTO!

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféMisture antes de servir ou tomar.

Refrescante, né?

Análise Sensorial do Coconut Coffee

o que o barista tem a nos dizer sobre a mistura de água de coco com café?

O Coconut Coffee é um drink muito refrescante e combina bem com várias ocasiões, principalmente porque você pode recriá-lo, adicionando à receita seu suco ou perfil de café favorito. Para você ficar com mais água de coco  na boca, veja o que nosso barista tem a nos dizer dessa composição:

“É realmente uma bebida muito refrescante! A laranja traz a nota cítrica e também complementa com a doçura da bebida. A água de coco é bastante perceptível, é possível sentir o sabor característico do ingrediente.  Além disso, o Coconut Coffee é uma ótima opção para hidratar o corpo e acompanha o atributo energético do café incluso na bebida.

A escolha do cold brew proporciona uma textura específica ao drink que, provavelmente, acontece devido o tipo de extração de óleos que o café traz nesse processo. Você vai notar o tom de chocolate.”

Por fim, é um drink bem exótico, ou seja, fora do comum quando pensamos em um drink gelado com café. Ah! Caso você queira aprender mais drink como este, nós temos uma playlist completíssima preparada para você incrementar seu cardápio. Vem conferir!

Experimente e conta pra gente o que achou do Coconut Coffee!

 

O que você precisa para fazer Coconut Coffee

Bourbon Amarelo

É a melhor opção quando o momento pede um café suave, doce, com notas de tangerina no sabor e aroma. O Bourbon Amarelo é encorpado, marcado pela acidez que se destaca reduzindo o amargor. Possui sabor residual longo e intenso de frutas cítricas, com torra média clara.

Tekisic – Ed. Raridade 150g

Cultivado há 04 anos na Fazenda Santuário Sul, é a primeira colheita desta variedade e que trazemos em primeira mão para o mercado brasileiro. Nesta edição, você perceberá notas de licor de avelã, frutas secas e caramelo, evidenciadas através da torra clara, que resultam em um café de 90 pontos que nos surpreendeu na xícara.

OBS: Disponível somente torrado em grãos.

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

3 maneiras de beber café gelado

3 maneiras de beber café gelado

INTRODUÇÃO Se você é cafezeiro como a gente, tomar café mesmo debaixo do sol de 40ºC é lei. No entanto, existem maneiras mais refrescantes de apreciar nossa bebida favorita. Enquanto o café quente é um clássico reconhecido mundialmente, o café gelado conquistou seu...

5 passos para fazer Shakerato em casa

5 passos para fazer Shakerato em casa

INTRODUÇÃO Vamos falar sobre a agitação! E não, não estamos falando de um passo de dança. Estamos nos referindo à agitação do drink com café Shakerato. Assim como um terremoto, essa agitação se trata de misturar os sabores e texturas de forma que seu paladar dance de...

Receita de Quentão com Café – Drink do Coffee in Good Spirit

Receita de Quentão com Café – Drink do Coffee in Good Spirit

INTRODUÇÃO Em festa junina de cafezeiro não falta quentão e muito menos café! É claro que inventamos um jeito de acrescentar café na receita tradicional de quentão para ficar ainda mais aconchegante e festejar nesse friozinho da Serra da Mantiqueira. Ah! Sem contar...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×