Como fazer Brigadeiro de Café | Receita fácil, passo a passo!

Como fazer Brigadeiro de Café

A melhor receita de Brigadeiro de Café que você poderia fazer hoje! Junte os ingredientes e aproveite!

INTRODUÇÃO

Primeiro, se você já gostava daquele tradicional brigadeiro de colher, vai se surpreender com essa receita deliciosa de brigadeiro de café. Convidamos nosso amigo Renato, da cidade de Lavras – MG, e que trabalha com gastronomia e pães especiais para nos ensinar o passo a passo.

Muitas pessoas buscam por uma receita de brigadeiro de café que dá certo de verdade pela internet, mas nem sempre encontram, portanto, o Renato trouxe um tutorial super prático, fácil e muito saboroso para você reproduzir em sua casa sem medo de errar. Quer aprender como fazer brigadeiro de café do melhor jeito? Então siga este passo a passo sem medo!

 

 

Antes, um papo sobre barismo e gastronomia

no que o barismo e a gastronomia são semelhantes

Antes de mais nada, se você é ansioso e já deseja partir logo para a receita, pule para o título seguinte. Porém, é importante você saber que alguns princípios básicos da gastronomia estão completamente ligados ao barismo. Essa verdade ficou muito clara depois da conversa que tivemos com o Renato.

Ambas as profissões carregam muita paixão e características específicas que fazem parte do dia a dia. Nesse sentido, análises sensoriais é uma das semelhanças entre elas e faz total diferença na criação de novas receitas e aperfeiçoamento.

Saber fazer uma boa avaliação sensorial de ingredientes e receitas é muito importante, porém, não é uma tarefa muito fácil de fazer, principalmente se você é iniciante no assunto. Mas não se preocupe, vamos te dar duas dicas bem práticas:

1 – Antecipe os sabores e sinta cada um deles
Quando você for a um restaurante, antes de pensar no todo do prato que pediu, prove cada parte e busque identificar os ingredientes que compõem a receita. Isso automaticamente treina sua capacidade de sentir notas sensoriais.

2 – Seja mais ousado
Desenvolva o hábito de sentir o cheiro dos temperos que tem em sua casa e busque memorizá-los.

Não tenha dúvidas, muitas receitas de pratos e drinks surgem a partir dessas experiências sensoriais simples. Por exemplo, as características sensoriais do abacaxi (sabor, textura, aroma) já estão gravadas na memória das suas papilas gustativas, tanto que, geralmente, você consegue se lembrar da sensação que a fruta traz apenas ao dizer o nome.

A partir disso, imagine que você deseja fazer uma combinação de carne com geleia de café, por exemplo. Através dessa reflexão da memória sensorial, você já entenderá que frango não seria uma boa opção, porque pode sobrepor o café. Logo, lembramos do sabor da carne vermelha e conseguimos imaginar como desenvolver a geleia de café. Assim acontece com os drinks no barismo.

Por fim, o barismo e a gastronomia são uma ótima combinação. Afinal, o café não precisa ser só uma bebida, ele pode ser o ingrediente que trará vida ao seu prato principal ou sobremesa, inclusive, o brigadeiro de café.

 

 

Como fazer brigadeiro de café em casa

Primeiramente, para aprender como fazer brigadeiro de café, é importante escolher bem o café ideal para essa receita. Assim, o sabor do café ganhará evidência. Como ele deve ser preparado de forma que fique mais forte, por isso, escolhemos a Cafeteira Italiana como método de preparo para deixar a bebida mais concentrada e mais prática de fazer em casa.

Além disso, escolhemos o café Unique Frutado para deixar ainda mais impactante o sabor do brigadeiro de café. O nosso Frutado tem como principais diferenciais o seu corpo, a doçura e as notas de chocolate. Utilizamos uma moagem mais fina para intensificar a receita e você pode aprender como fazer café mais concentrado na cafeteira italiana em outro vídeo em nosso canal no YouTube.

No entanto, caso você não tenha uma Cafeteira Italiana em casa, outra opção de método de preparo seria a Clever ou a Prensa Francesa. Mas claro, se você possui o Melitta ou V60 pode também fazer a receita e ajustar a moagem de forma que fique mais intenso o sabor, e temos vários conteúdos sobre moagem em nosso canal no YouTube. Agora, vamos ao que interessa!

Cafeteira italiana extraindo café
 

 

Ingredientes do brigadeiro

1 colher de sopa de manteiga
2 caixas de leite condensado
½ xícara de creme de leite
2 colheres de chocolate
150ml de café Unique Frutado

 

 

Passo a passo de como fazer Brigadeiro de Café

Passo 1
Primeiro, em uma panela, utilizando fogo baixo, acrescente 1 colher de sopa de manteiga.

Gastrônomo colocando manteiga na panela

 

 

 

Passo 2
Em seguida, coloque 2 caixas de 350ml de leite condensado.

Adicionando leite condensado na panela

Dica: recomendamos que você não utilize o leite condensado semi-desnatado, pois ele tem pouca gordura e pode demorar para chegar no resultado que desejamos.

 

 

 

Passo 3
Agora, adicione ½ caixa de creme de leite.

Adicionando creme de leite na panela

 

 

 

Passo 4
Adicione 2 colheres de sopa de chocolate em pó.

Colocando chocolate em pó em receita de brigadeiro
 

 

 

Passo 5
Acrescente 150ml de café Unique Frutado.

Acrescentando café na receita de brigadeiro

 

 

 

Passo 6
Por fim, mexa bem os ingredientes na panela até engrossar

Dicas: quando começar a soltar o fundo, significa que está no “ponto de colher”. Caso você queira o ponto de enrolar, deixe um pouco mais.

Mexendo ingredientes de brigadeiro na panela

Está pronto!

 

Agora é só se deliciar com seu brigadeiro de café. Você pode usar grãos de café e chocolate em pó para decorar.

Prato de brigadeiro acompanhando uma xícara de café
 

 

Análise sensorial do Brigadeiro de Café

Concluindo, falando agora sobre as características sensoriais do brigadeiro, é notável a presença do café como retrogosto e os grãos de café que colocamos fizeram total diferença nessa experiência.

O brigadeiro de café, além de uma ótima opção de sobremesa puro, pode ser utilizado como recheios e coberturas. Inclusive, no ponto de enrolar, pode ser servido em sua cafeteria. Fica a dica e aproveite!

Frutado

Bebida doce que causa sensação aveludada no céu da boca. O Frutado tem seu amargor reduzido pela doçura natural da própria fruta. É um café de origem única, que tem como principais diferenciais o corpo, a doçura e as notas de chocolate.

Cafeteira Italiana

A cafeteira italiana está entre as favoritas dos fazedores de cafés em casa. O equipamento se popularizou por sua praticidade, custo benefício, resistência, design retrô e ótimo resultado na xícara.

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

INTRODUÇÃO Você sabia que dá para tomar café por osmose? Fique tranquilo, isso não é ilusão, Osmotic é uma técnica que potencializa o sabor do seu café e quando bem aplicada, faz aquela porção de 10g de café que sobrou, render uma boa xícara para você e seu amigo....

Descubra qual é a melhor água para fazer café

Descubra qual é a melhor água para fazer café

INTRODUÇÃOFazer café com a água da poça a gente já sabe que não dá certo, né!? Brincadeiras a parte, será que qualquer água faz uma boa dupla com o café? Hoje te mostraremos algumas dicas super práticas e simples para fazer o casamento perfeito das duas bebidas mais...

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

INTRODUÇÃO Primeiramente, o café é uma bebida muito amada ao redor do mundo e vai muito além do simples prazer de tomar uma xícara quente pela manhã. Hoje, vamos explorar a fascinante relação entre café e atividade física, desvendando os pontos-chave, discutindo e...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×