Frete grátis para compras acima de R$120 para sudeste e R$299 para todo o Brasil!

Como fazer Espresso Tonic

14/07/2021

INTRODUÇÃO

Fala aí cafezeiro, preparado para mais uma experiência inesquecível nesse universo de cafés especiais? Primeiramente, responda o que você acha: será que café combina com limão, baunilha e frutas vermelhas? Dá série drink com café, hoje você fará um coquetel delicioso: o Espresso Tonic.

Pode voltar com as crianças para sala. Afinal, o Gabriel saiu da vibe dos drinks bebuns e trouxe a versão kids, uma receita sem álcool e com variações super saborosas do conhecido Espresso Tônica. Inclusive, é um drink com café que está bombando em tudo quanto é cafeteria! Então, dá o play no vídeo, leia este artigo até o final e descubra se pode ou não reaproveitar o gelo que pula do copo na receita!

o que é Espresso Tonic

saiba mais sobre essa bebida fantástica

Atualmente, o mercado de cafés especias tem sido cada vez mais admirado pelas inúmeras possibilidades de sabores e receitas fantásticas que esse fruto magnífico é capaz de proporcionar. Ainda mais quando o assunto é o sabor intenso do café espresso. Então, quais são suas expectativas para provar o espresso tonic? Já pode começar a aumentar, vamos te dar um spoiler!

Conhecido por ser um destaque no mercado de cafeterias mundo afora, o espresso tonic é um coquetel sem álcool, feito basicamente de café com água tônica. A partir daí, começa a mágica. Vamos te mostrar maneiras de brincar com a composição dos ingredientes, elevando ainda mais sua experiência com a bebida. Assim, você surpreenderá todo mundo em sua cafeteria ou na sua casa mesmo.

Geralmente, as cafeterias servem o espresso tonic utilizando o café espresso e a água tônica com gelo. Hoje, inovaremos adicionando um sabor extra que você pode modificar de acordo com o perfil do café e com o seu paladar, ou do seu cliente. Você poderá fazer três versões: com limão siciliano, baunilha e com frutas vermelhas.

Então, você deve estar se perguntando: como vou adicionar esses sabores em meu drink com café? Será que é tipo o Chaves: “um café de tamarindo, que se parece com morango, mas tem gosto de limão”? Jamais! Os ingredientes harmonizam super bem e ressaltam ainda mais as características café.

Veja bem! Diversas empresas desenvolveram concentrados de vários sabores que são mais conhecidos como xaropes no mercado e, é dessa forma, que vamos dar vida ao nosso Espresso Tonic hoje.

Ou seja, usaremos o xarope dos sabores que citamos anteriormente, mas, além disso, você aprenderá a usar outros métodos de preparo, além do café espresso, para replicar a receita. Assim, você descobrirá qual deles é o seu favorito!

Espresso Tonic só dá pra fazer com café espresso?

dicas especiais do barista

Não! Mas vale a pena esclarecer:

É importante lembrar que o café precisa aparecer na receita, ou seja, o café precisa ser o sabor mais perceptível na hora de degustar seu Espresso Tonic.

Nesse sentido, como o próprio nome já diz, na tradicional receita conhecida no mercado é utilizado o café espresso. No entanto, optamos por te mostrar que é possível replicar a receita utilizando outros métodos de preparo mais simples, contanto que ele seja mais concentrado possível (trabalhando a proporção do café).

Além do café espresso, você pode escolher o coldbrew como a variação da receita do vídeo ou um V-60 bem concentrado, por exemplo. São cafés extraídos de formas diferentes que trarão as características sensoriais específicas de cada método, promovendo resultados diferentes no sabor final da bebida.

Por fim, talvez você não tenha uma máquina de espresso em casa. Então, esses outros métodos podem te ajudar a replicar a receita de Espresso Tonic sem dificuldades. Ah! Aliás, você pode aprender fazer vários métodos em nossa playlist “Métodos de Preparo“.

Uma dica bem legal é usar a cafeteira italiana para extrair um espresso em casa, ensinamos neste vídeo.

Ingredientes do espresso tonic

VOCÊ PRECISA

Café espresso ou outro método bem concentrado (40ml)
Cubos de gelo
Xarope (50ml)
Água Tônica (120ml)

TEMPO DE PREPARO

10min.

Como fazer espresso tonic

    Passo 1

Primeiro passo para fazer caipirinha com café

Em primeiro lugar, no copo de sua preferência adicione os cubos de gelo. Dica: para o copo que utilizamos nesta receita, adicionamos 8 cubos de gelo. Assim, o drink fica bem refrescante. Ah, cuidado! Caso o gelo pule para fora do copo nesse momento, não reaproveite ele, tá?

Passo 2

Primeiro passo para fazer caipirinha com café

Em seguida, acrescente 50ml de Gabriel xarope.
Para esta receita, escolhemos os sabores de limão siciliano, frutas vermelhas e baunilha.

Dica: você pode encontrar esses xaropes facilmente no mercado de coquetelaria. Porém, caso você tenha alguma dificuldade de encontrar, pode substituir o xarope de frutas vermelhas por groselha. Dá super certo!

Passo 3

Primeiro passo para fazer caipirinha com café

Agora, adicione 120ml de água tônica sobre o gelo e o xarope.

Dica: teste as marcas de água tônica que você tem acesso. Afinal, elas podem mudar o perfil de sabor, algumas são mais cítricas do que as outras.

 Passo 4

Primeiro passo para fazer caipirinha com café

Por fim, acrescente 40ml de café extraído no método que você escolheu.

ESTÁ PRONTO!

Primeiro passo para fazer caipirinha com café

Agora, misture bem antes de tomar para harmonizar os ingredientes do drink com o café e aprecie!

Dicas de decoração do drink Espresso Tonic

agregando valor ao drink

O Espresso Tonic é uma ótima opção de drink de café para você apreciar tanto em casa, como em seu bar, restaurante ou cafeteria. É fácil de replicar, pode agregar mais valor e aumentar o rendimento do seu negócio!

Uma dica especial do nosso barista é usar a base como referência e decorar o coquetel de forma relacionada. Por exemplo: ao utilizar o xarope de limão siciliano, acrescente uma rodela de limão para decorar na borda do copo. Então, arrase na apresentação do drink!

Você também pode acrescentar uma folhinha de hortelã para deixar mais refrescante e trazer aromas bem agradáveis ao coquetel. Use a criatividade que só coffeelover’s têm e brinque com as bases para trazer mais vida ao seu drink.

Além disso, você pode criar sua própria base fazendo algum tipo de redução, pode usar algum açúcar natural como: o mel, melaço de cana e outros. Porém, sempre pensando no tipo de café que está sendo utilizado para que ele não perca suas características nesse processo.

Decorando drink de café com limão-siciliano

Análise sensorial do espresso tonic

para te deixar com vontade

1) Limão-siciliano: o favorito do barista, feito com coldbrew
Muito bom! Bem refrescante, a notas cítrica se destaca sem perder a característica do café. O amargor é leve na junção do café espresso com a água tônica.

2) Baunilha: feito com café espresso
Neste, a acidez é mais reduzida e a doçura é mais aparente. Além disso, uma nota de caramelo aparece harmonizando com o café que, nas palavras do Gabriel: fica uma coisa mais CARA-MELADA!

3) Frutas Vermelhas: feito com café espresso
A acidez também é diferente quando comparado ao do limão obviamente. Ao degustar, o café aparece bem na finalização. Simplesmente refrescante e delicioso!

E aí cafezeiro, veja se não é um drink de café extraordinário para servir em seu negócio, para agradar a visita ou até mesmo para você apreciar no dia a dia em casa. Qual desses você vai fazer primeiro?

Melhores cafés para fazer espresso tonic

MAIS CONTEÚDO

Como fazer Irish Coffee

Como fazer Irish Coffee

INTRODUÇÃODepois de muitos pedirem a receita de um dos drinks apresentados pelo Gabriel quando se tornou campeão brasileiro no Coffee in Good Spirits, chegou a hora! Para esquentar esse friozinho, hoje você aprenderá a fazer o Irish Coffee do jeito profissional! O...

Como fazer Cappuccino

Como fazer Cappuccino

INTRODUÇÃOEsse é fácil, todo mundo sabe! Será? Antes de mais nada, é importante lembrar que esse drink clássico das cafeterias é conhecido de várias formas e existem várias críticas sobre ele. Porém, acredito que ainda seja de um tanto, mal compreendido pelas pessoas....

Como fazer Caipirinha de café

Como fazer Caipirinha de café

INTRODUÇÃOVida de cafezeiro não é fácil, mas com café, tudo se resolve. Não acredita? Vamos te ensinar a receita passo a passo. A princípio, se a vida te der um limão, faça dele uma Caipirinha de Café como essa, o drink com café mais "cumpadi" que existe. Então, tire...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0

×