INTRODUÇÃO
Fala sério, cafezeiro! O universo do café com leite é muito maior do que nós imaginamos. Então, que tal você fazer um novo drink para sua família ou para seus clientes na cafeteria? Conheça o Latte Macchiato!
Em primeiro lugar, você descobrirá de onde surgiu a bebida e, depois, aprender o passo a passo da receita do drink latte macchiato. Além disso, receberá dicas super especiais de preparo do nosso barista.
Se eu fosse você, dava um play no vídeo e acompanhava esse artigo até o final para não perder nenhum detalhe e intensificar ainda mais a experiência!
História do Latte Macchiato
senta que lá vem história
A princípio, em 1837, na cidade de Gênova – Itália, um barista chamado Lorenzo estava naturalmente em sua rotina de trabalho junto com o barista Matteo, quando aconteceu um fato que mudou o cardápio daquela cafeteria!
Em outras palavras, um certo cliente fez o pedido de um Latte e Lorenzo foi prepará-lo. Então, por algum pequeno descuido ele acabou lançando o leite na xícara antes do café, o que não faz parte da construção de um drink Latte original. Para não ter que refazer o pedido, ele pegou o café e colocou por cima do leite mesmo.
Depois disso, ele levou a bebida para o cliente certo de que ele não perceberia a diferença. Porém, o que ele não sabia é que aquele cliente era Francesco. Ele frequentava a cafeteria diariamente e sempre pedia o Latte. Então, Francesco tomou o drink e notou a diferença no sabor e no aspecto visual da bebida.
Não satisfeito, ele pediu novamente um Latte para conferir se a receita havia mudado ou se algo tinha acontecido de errado. Desta vez, o pedido caiu na mão do barista Matteo que fez o drink da forma correta. Então, Francesco ficou intrigado por pedir o mesmo drink duas vezes e ter recebido resultados diferentes. Ele se levantou e foi questionar os baristas, mas não com um olhar de crítica, pois queria entender o que ele havia tomado primeiro, visto que agradou muito seu paladar.
Em outras palavras, nunca ofereceram aquela curiosa bebida para ele na cafeteria. Foi então que Lorenzzo assumiu a culpa e quis se retratar, dizendo que pela correria dos atendimentos acabou trocando a ordem dos ingredientes e pensou que Francesco não perceberia a diferença. Em contrapartida, Francesco o elogiou e disse que a bebida havia proporcionado uma nova experiência. Então, Lorenzzo percebeu que tinha acabado de criar um drink e o batizou de “Latte Lorenzzo“.
Havia uma basílica de São Lourenzzo em Gênova, sua cidade, e o drink foi uma homenagem a este santo. Inclusive, uma das características do local era composta de riscos pretos e brancos, de onde surgiu a inspiração de batizar a combinação com este nome. Pensou que era por causa do nome dele, né!?
Agora, você vai compreender porque essa característica da basílica foi a inspiração. Em outras palavras, a bebida foi preparada em copos de vidro e foi possível visualizar o degradê da composição dela.
Tempo depois, foram feitas releituras da receita. Tanto que, atualmente, a bebida é conhecida nas cafeterias por Latte Macchiato. Isso porque a composição da bebida é o inverso do tradicional Macchiato, que significa “manchar o café com o leite”, visto que no Latte Macchiato “mancha-se o leite com o café” em proporções diferentes.
Finalmente, outro fato curioso que aconteceu com essa história ao longo do tempo é que, na verdade, é um relato 100% inventada pelo nosso barista Gabriel com participação do nosso editor. Veja a treta completa no vídeo!
Chega de história para cafezeiro dormir e vamos praticar!
Receita do Latte Macchiato
sobre as duas versões da receita: a profissional e a caseira
A princípio, a receita profissional do Latte Macchiato é feita com a máquina de café espresso e com o artifício da vaporização do leite direto na máquina. Então, essa é a oportunidade para você barista e dono de cafeteria incrementar o cardápio e vender um delicioso drink com café para seus clientes.
Em contrapartida, você também vai aprender a replicar a receita utilizando equipamentos domésticos como, por exemplo, o coador de pano ou algum outro método de extração do café. O importante é que ele fique bem concentrado, caso você não faça com café espresso.
Para a vaporização do leite, você pode utilizar o Espumador da Presca, mixer de copo e outros. Inclusive, se você quiser descobrir outras maneiras de deixar o leite cremoso pode clicar aqui!
Para reproduzir essa receita de Latte Macchiato, escolhemos o café Moca, um de nossos perfis clássicos que tem uma característica super intensa de sabor, com notas de chocolate bem evidente, deixando a combinação com o leite perfeita!
Agora, para servir o Latte Macchiato, o ideal é que você utilize uma xícara de vidro. Assim, você visualizará melhor o degradê que faz parte da composição da receita. Inclusive, na versão profissional o drink é preparado em um copo sem alça. Nesse sentido, é interessante você saber que na competição de café espresso para baristas, uma das etapas é apresentar criações de drinks com leite. O Gabriel mesmo já participou e fez pequenas versões de Latte Macchiato, alterando a combinação dos ingredientes.
Imagine só: Latte Macchiato com doce de leite. Será que é possível? Confira a receita completa aqui!
Ingredientes do Latte
VOCÊ PRECISA
Café espresso ou bem concentrado
Leite cremoso
TEMPO DE PREPARO
10min.
Como fazer Latte Macchiato
Passo 1
Primeiramente, extraia seu café. Pode ser espresso ou algum outro método que deixe-o bem concentrado.
Caso você esteja preparando em casa, com o coador de pano, por exemplo, recomendamos que utilize a seguinte proporção: 20g de café para 40ml de água. Assim o café ficará bem concentrado e as características do café serão mais evidentes na combinação com a bebida. Confira nosso vídeo sobre proporções para compreender melhor.
Dicas: não se esqueça de umedecer o coador de pano ou o filtro de papel para que o material não roube o sabor do café.
Lembre-se também de respeitar o tempo de 30 segundos de pré-infusão quando for extraí-lo. Saiba mais!
Passo 2
Agora, vaporize o leite e deixe-o bem cremoso.
Este processo, profissionalmente, é feito na máquina de espresso. Caso você no tenha, pode utilizar os equipamentos mais domésticos mesmo, como: espumador, mixer, prensa francesa, etc.
Dica: para ressaltar a doçura do leite, o ideal é que sua temperatura esteja entre 65 a 70ºC.
Passo 3
A montagem da bebida é bem simples. Primeiro, adicione o leite cremoso na xícara, deixando um pequeno espaço para o café.
Dica: ideal é que o Latte Macchiato seja preparado em uma xícara de vidro para que você perceba o degradê da montagem.
Passo 4
Em seguida, delicadamente para não misturar os ingredientes, acrescente o café.
ESTÁ PRONTO!
Note que o creme pode até ultrapassar um pouco da borda da xícara. A ideia é que a bebida seja servida neste degradê e não misture antes de tomar.
Agora é só saborear!
Receita de Latte Macchiato para Cafeterias
Ingredientes:
– 7 a 12g de café (30ml)
– 140ml de leite gelado
Você precisa ter em sua cafeteria:
– Máquina de espresso
– Leiteira artística
– Xícara grande acompanhada de pires e colher de café
Modo de preparo:
Passo 1
Primeiro, moer 7 a 12g de café no porta filtro individual e extrair 30ml na xícara.
Passo 2
Antes de encaixar o porta filtro na máquina dê o flush e encaixe o porta filtro. Imediatamente dispare o botão de liberação do café.
Passo 3
Quando atingir o volume adequado de 30ml, pare a extração. O tempo de extração deve ser de no mínimo de 20 segundos e no máximo 30 segundos.
Passo 4
Coloque na leiteira 140ml de leite e faça a vaporização do leite durante aproximadamente 20 segundos, para atingir a temperatura e conscistência ideal.
Passo 5
Por fim, faça homogeneização e arremesse o leite vaporizado sobre o café a uma altura de quatro dedos em relação a borda da xícara. Quando a xícara atingir a metade aproxime a leiteira até completar o volume adequado.
Análise sensorial do Latte Macchiato
que gosto tem?
Primeiramente, a sensação de cremosidade do leite é bem evidente. O sabor do café aparece bem e se apresenta mais suave, ressaltando notas mais frutadas, cítricas, lembrando também o sabor do caramelo e chocolate meio amargo 50%.
Como instruímos inicialmente, o drink tem uma proporção maior de leite, por isso você precisa se lembrar de extrair o café de forma mais concentrada caso não tenha uma máquina de espresso em casa. Hummm… o Latte Macchiato é o queridinho dos baristas, dos donos de cafeterias e também dos coffeelovers. Prepare o seu e conte-nos sua experiência!
Melhor café para receita de Latte macchiato
Moca
Normalmente cada fruto de café é composto por dois grãos, porém, 5% do café mundial nasce como filho único. Estes, chamados Moca, possuem torra mais uniforme devido seu formato arredondado, que permite a rolagem dos grãos pelo cilindro do torrador de forma mais eficiente, facilitando a transferência de calor no processo da torra.
Amei as dicas, muito bom, como fazer cafés com cardamomo, menta , chocolate …..
Adorei. Vou fazee. Adoro suas dicas.