Frete grátis para compras acima de R$120 para sudeste e R$299 para todo o Brasil!

Conheça a variedade de café Mundo Novo

30/04/2021

INTRODUÇÃO

Atualmente, somos os maiores produtores e exportadores de café especial do mundo e, saber mais sobre esse legado de qualidade, elevará sua experiência de xícara. Nesse sentido, diante a imensidão de lavouras repletas de varietais especiais, a variedade de café Mundo Novo é incomparável e responsável por grande parte dessa liderança.

Mas o que será que faz do café Mundo Novo um café tão singular assim? Veja bem! Sua longevidade, a grande capacidade de adaptação e a uniformidade na maturação dos frutos são características que tornam essa variedade de café única, principalmente quando o assunto é qualidade de sabor. Não é a toa que ele é um dos preferidos entre os baristas e produtores de café especial.

Em outras palavras, isso é o que traz um verdadeiro mundo para sua xícara de café. Essa realidade nos conecta com povos, línguas e raças. Afinal, o café é uma paixão mundial. E talvez seja essa a principal essência da variedade de café Mundo Novo.

Quer saber em detalhes o que torna esse grão tão exclusivo? Então, do pé à xícara, você está prestes a conhecer um mundo novo dentro nesse universo cafezeiro. Ajeite-se na cadeira e prepare-se para uma verdadeira imersão!

o que é variedade de café mundo novo

quando a genética é boa, não se discute

Antes de mais nada, você precisa saber que a variedade do café Mundo Novo não existia até 1952. Descoberto no Brasil, no município Paulista de Mineiros do Tietê, pesquisadores selecionaram plantas matrizes que deram origem a cultivar Mundo Novo. Nesse sentido, a varietal de coloração sempre vermelha é resultante do cruzamento natural entre os cultivares de Sumatra e Borbon Vermelho.

Então, o tempo foi passando e as plantas se mostraram super resistentes e produtivas na lavoura. Portanto, diante da alta performance, a Embrapa apostou no varietal, multiplicou as sementes e distribuiu o café Mundo Novo ao mercado. Desde então, essa variedade de café é um dos principais na produção arábica do país, junto ao café Catuaí.

No campo, o café Mundo Novo é uma planta bem rústica, de porte alto e com caule fino. Sabemos que plantações acima de 800 metros de altitude costumam produzir os melhores cafés, porém, desde sua origem, o Mundo Novo se adapta bem a variações climáticas. Por isso, ele está presente em todas as regiões cafeeiras do Brasil atualmente, inclusive aqui em Minas.

Características importantes do café mundo novo

a verdadeira experiência começa do pé e finaliza na xícara

O Mundo Novo, assim como nós, é um café com grande capacidade de adaptação. Como já falamos inicialmente, ele possui alta uniformidade de maturação dos frutos, longevidade e qualidade de sabor. Mas o que será que isso quer dizer?

Veja bem! A facilidade de adaptação em diversos ambientes foi o que tornou o café Mundo Novo uma variedade queridinha dos produtores de café. Afinal, ele apresenta grande vigor vegetativo, tem uma ótima rebrota e é especialmente indicado para os sistemas em que se utiliza a recepagem ou o decote para reduzir a altura das plantas.

Além disso, o café Mundo Novo apresenta uniformidade na maturação dos frutos, que acontece um pouco antes no Catuaí Vermelho, Catuaí Amarelo e Obatã. Essas fases diferentes entre varietais podem ser reduzidas em locais quentes ou mais acentuadas em regiões mais frias. Por isso, consideramos o acompanhamento técnico na hora de planejar a localização dos talhões e a organização antes da colheita, um processo essencial para a qualidade dos grãos.

Dessa forma, é possível notarmos a qualidade de sabor do café Mundo Novo. Ele também é uma variedade considerada preferida entre os baristas. Afinal, o paladar marcante e versátil é capaz de promover momentos inesquecíveis à experiência da xícara, além de se harmonizar muito bem a outros sabores, ou seja, independente do método escolhido para extração, a variedade de café Mundo Novo se encaixa perfeitamente em vários drinks e receitas exóticas para o mercado de cafeteria.

Por fim, é por essa razão que escolhemos a variedade Mundo Novo para ser parte da nossa seleção de Edições Limitadas. Calma, você já vai entender o que isso significa.

Neste Mundo Novo só se vive uma vez

o que fez deste grão uma de nossas edições limitadas?

Sobretudo, apenas cafés extraordinários com diferenciais marcantes são capazes de se encaixar nessa categoria. Sua história e processo resultaram em uma bebida exclusiva.

Para esta edição, esta variedade de café foi cultivada em microlotes obteve notas superiores a 90 pontos. Produzido em Campanha, na Serra da Mantiqueira – Minas Gerais. Aqui, sua característica sensorial se tornou exótica e apaixonante.

Portanto, isso explica as notas tão marcantes de laranja e mel, licorosa e com aroma de jasmim.

O dia em que o café mundo novo
marcou nossa história

notas do barista

A princípio, a gente já sabe que essa é uma variedade de café muito querida entre os baristas. O que não imaginávamos é o quanto o café Mundo Novo nos surpreenderia na edição limitada. Veja o comentário do nosso barista Gabriel Guimarães:

“Já no fim da safra 2021, tive a oportunidade de ser apresentado a esse café. De cara já me encantou com suas notas delicadas florais e doçura intensa, lembra mel, laranja madura.

Mais surpreso fiquei com a variedade e a origem, um Mundo Novo produzido em Campanha, aqui na Mantiqueira de Minas. Muitos dizem que essa variedade não tem tais características, mas poucos sabem que no mundo do café estamos sempre em movimento e aprendendo, esse Mundo Novo é um belo exemplar da melhoria da cafeicultura e potencial da região.

Foge do conceito popular de um mundo novo convencional, que dizem ter sempre notas de caramelo e chocolate. Através das boas práticas do plantio, cultivo e toda cadeia do café, conquistamos um novo mundo para um mundo novo.”

Fala sério, quem diria que uma varietal de café seria responsável por promover tanta história no paladar de coffeelovers? Por fim, tem momentos que só uma boa xícara de café explica, literalmente. Nada se compara a oportunidade de conhecer e ser imerso na história da bebida que nos provoca tanta paixão.

Nesse universo, uma xícara de café se torna um Mundo Novo de experiências!

Hoje é seu dia de sorte, cafezeiro!

aproveite a edição limitada da variedade Mundo Novo

Mundo Novo – Ed. Limitada 250g

O Mundo Novo, assim como nós, é um café com grande capacidade de adaptação. Uma experiência moderna, marcante e versátil. Disponível somente em grãos.

Atenção! Se o produto acima estiver indisponível, significa que a edição limitada já se esgotou. Nossas edições limitadas geralmente ficam disponíveis por 2 meses. Você pode conferir a edição limitada atual clicando aqui.

MAIS CONTEÚDO

Cafeteria não vende café

Cafeteria não vende café

Um grande problema do mercado interno de cafés especiais, já apontado por consultores internacionais, é que por mais estranho que possa parecer as cafeterias brasileiras não vendem cafés. Isso mesmo! Vendem apenas bebidas à base de café. Isso acaba retardando o...

Dicas e curiosidades sobre o café espresso

Dicas e curiosidades sobre o café espresso

INTRODUÇÃOSe você é um barista, um profissional da área do café, ou um coffeelover que ama tomar aquele café espresso, você está lendo o artigo certo. Você sabia que, até hoje, poucas pessoas sabem apreciar um bom café espresso da maneira correta? Isso mesmo, está...

O novo vinho é mineiro

O novo vinho é mineiro

Quando pensamos em bebidas sofisticadas, que pode chegar a valores incalculáveis, o que vem à mente é vinho. Não surpreende sommeliers em restaurantes, visitação à vinícolas e apreciadores que saibam identificar safras, regiões e uvas ideais. Mais recentemente,...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0

×