Fluire Pressca | O novo jeito de fazer café coado

Fluire Pressca: O novo jeito de fazer café coado

Fluire da empresa Pressca entrega ótimos resultados! Descubra como utilizar, como foi criado, melhor receita para preparar seu café coado e muito mais.

INTRODUÇÃO

Quem ama café de verdade sabe que existe muita história por trás de uma simples xícara de café. Cada método de preparo é capaz de trazer novas percepções de sabor, gerando novas experiências. Portanto, decidimos mostrar para você mais um equipamento inovador: o Fluire, da empresa Pressca.

Vamos te apresentar uma nova forma de fazer café coado! Desenvolvido pela famosa e renomada empresa no mercado de cafés especiais. Então, deixa fluire. Prepare-se para aprender muito, cafezeiro!

 

 

O que é Fluire e como ele surgiu?

origem do mais novo método de preparo de cafés

Antes de aprender como funciona o equipamento Fluire, vale a pena saber como ele surgiu. Assim, você vai ter história para contar quando for preparar esse método para alguém ou, se preferir, apenas enriquecer seu conhecimento enquanto aprecia o resultado da xícara.

Primeiramente, o Fluire é um método de preparo de café coado que promete facilitar e elevar a qualidade do sabor da sua xícara de café. Ele é composto por um decanter de vidro borossilicato (resistente ao calor), um porta-filtro cônico e filtro de papel de alta qualidade. Por fim, o equipamento é acessível e atende a vários níveis, ou seja, do coffeelover iniciante ao mais experiente.

A ideia do método Fluire começou com nosso amigo Renato Moelin, um desenvolvedor de produtos apaixonado por cafés. Ele conheceu a empresa Pressca após a pandemia por intermédio do mestre de torra Ensei Neto e adivinha, deu match!

Depois que o Renato conheceu os proprietários da empresa, compartilhou suas ideias em lançar um novo método de preparo de cafés ao Ciro Pereira, então, foi assim que começou o projeto do mais novo equipamento de preparo de cafés desenvolvido por brasileiros:

Renato Moelin desenvolvedor de produtos
Ciro Pereira
Mestre de Torra Ensei Neto

 

Inicialmente, a ideia do Fluire era apenas uma jarrinha ou um copo, que ficaria num suporte de filtro (tipo coador de pano), com o objetivo de transmitir um ar mais familiar e brasileiro, facilitando o acesso a todos os níveis de dificuldade no preparo de cafés e obtendo bons resultados na extração.

Nesse sentido, o projeto foi ganhando forma, a empresa de design foi dando ideias, até chegar no resultado que conhecemos hoje como Fluire.

Como eles queriam lançar uma solução completa em um só produto, perceberam a necessidade de criar um filtro próprio. Tentaram encontrar um fornecedor no Brasil, mas sem sucesso, então decidiram importar os filtros do Japão para garantir a qualidade necessária (celulose japonesa).

Antes de decidir pela importação desses filtros, foram realizados testes sensoriais com a renomada Camila Arcanjo, e o resultado foi muito satisfatório. Além disso, outros testes foram feitos com baristas, e 40% deles não notaram diferença em relação à maior marca do mercado. Os que notaram não necessariamente consideraram isso algo ruim.

Camila Arcanjo

 

 

O Fluire também foi sujeito a outros testes mais completos como, de resistência da solda, gramatura, vasão, etc… Os testes foram feitos no laboratório ICEPEX – Instituto de Certificação para Excelência na Conformidade, o mesmo que a Nescafé exige.

Finalmente, o objetivo foi lançar um produto de alta qualidade para competir com grandes marcas, como Bodum e Kalita, mantendo o preço mais acessível.

 

 

Curiosidades sobre o design do Fluire

O Fluire é ergonômico, lindo para colocar no cantinho do café em casa e possui vários detalhes importantes em seu design que fazem toda diferença na hora da extração do café. Veja algumas delas!

O porta-filtro de aço inox cônico é feito com aço inoxidável de altíssima qualidade e durabilidade, não enferruja e possui excelente resistência. O design totalmente vazado reduz os pontos de contato com o filtro de papel, proporcionando maior fluxo de água e uma extração mais rápida do seu café.

Nesse sentido, o vidro borossilicato é super resistente ao calor e tem capacidade de 600ml, ou seja, 5 xícaras de 120ml. Além disso, o colarinho anatômico proporcionará maior conforto e segurança na hora de homogeneizar ou servir seu café, além de proteger sua mão do calor da jarra.

E não para por aí! As medidas indicadas no decanter vão facilitar o preparo da sua bebida sem precisar necessariamente do auxílio da balança para preparar sua receita.

Método Fluide Pressca

 

 

Como fazer café coado utilizando o Fluire

Ingredientes:
25g de café
330g de água
(Proporção 13:1)

 

Passo 1
Primeiro, coloque o porta-filtro sobre o decanter.

 

Passo 2
Agora, dobre o filtro de papel no alinhamento da solda e coloque-o dentro do porta-filtro.

 

Passo 3
Em seguida, despeje água fervente de modo a escaldar todo o filtro e descarte esta água. Afinal, molhar o porta-filtro antes da extração do café é importantíssimo para o resultado sensorial da sua bebida!

Barista escaldando filtro de papel antes da extração

 

 

Passo 4
Adicione as 25g café moído de sua preferência.

Dica: para esta receita, utilizamos o café Frutado Unique.

Café moído no filtro de papel
 

 

Passo 5
Despeje inicialmente água suficiente para umedecer o café e aguarde 30 segundos. Por fim, verta o restante da água, aguarde a finalização da filtragem e aprecie o seu café.

Café coado sendo extraído no filtro de papel

 

 

Análise sensorial do Fluire

veja o que o barista tem a dizer sobre o Fluire

Concluindo, o resultado da extração de café feita pelo método Fluire é bem surpreendente. Como citamos acima, utilizamos o café Frutado. Este café tem notas de frutas vermelhas e chocolate.

Nesta receita utilizando o Fluire, a acidez se destacou, lembrando notas de cereja e amora, com retrogosto de chocolate meio amargo. Em outras palavras, o método corresponde a tudo o que promete!

Deu até vontade de tomar um cafezão desses, né? Compartilhe este artigo com os cafezeiros que vão chamar você para tomar café Frutado Unique no método Fluire com você 😉

Café sendo servido do decanter para xícara

 

 

Antes de ir, saiba mais sobre a empresa Pressca

saiba mais sobre a empresa que desenvolveu o Fluire

Antes de mais nada, a Pressca é reconhecida pela qualidade de seus produtos, que são fabricados com materiais de alta qualidade e duráveis, como aço inoxidável e silicone de grau alimentício. Além disso, a empresa tem um forte compromisso com a sustentabilidade, buscando minimizar o impacto ambiental de seus produtos e processos de produção.

Você já deve ter visto por aí algum dos equipamentos produzidos pela Pressca. Além do Fluire, eles também vendem produtos como: o Espumador de Leite, Cafeteira Pressca, a Balança de Pêndulo, Sistema de Medição de Torra ou Agtron, entre outros.

A empresa tem sido muito bem avaliada pelos clientes e é reconhecida pela qualidade de seus produtos, tendo recebido diversos prêmios e reconhecimentos, como o Prêmio Inovação Brasil em 2018 e o Prêmio E-commerce Brasil em 2020.

Agtron da Pressca
Balança de Pêndulo para café da Pressca
Cafeteira Pressca
Espumador de Leite da Pressca

 

 

Em resumo, a Pressca é uma empresa brasileira que se dedica a produzir e vender equipamentos para o preparo de cafés de alta qualidade, utilizando materiais duráveis e com um forte compromisso com a sustentabilidade. Nesse sentido, o Fluire é o mais novo deles.

Está sentindo fluire? Este método desenvolvido por brasileiros vai mudar o mundo!

Cafeteira Pressca Fluire

O novo método de extração Pressca foi desenvolvido para facilitar e elevar a qualidade do preparo do seu café coado. Indicado para todos os públicos, de iniciantes aos mais experientes profissionais que estão habituados com métodos mais sofisticados.

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

Como fazer café no coador de pano

Como fazer café no coador de pano

INTRODUÇÃO O café coado no coador de pano é uma tradição brasileira que carrega consigo não apenas o sabor único da bebida, mas também uma carga emocional ligada a memórias afetivas e momentos familiares. No entanto, você está fazendo do jeito certo ou apenas...

Como fazer café espresso usando a Cafeteira espresso ARAM

Como fazer café espresso usando a Cafeteira espresso ARAM

INTRODUÇÃO Depois de muito aguardarmos, chegou a hora de fazer nossa review sobre a Cafeteira Espresso Aram, uma produção brasileira que promete levar café espresso para qualquer lugar! Será que é boa mesmo? Leia até o final e descubra tudo!Índice de Conteúdo 1 - O...

Leite Cremoso na Prensa Francesa para Latte Art e Drinks

Leite Cremoso na Prensa Francesa para Latte Art e Drinks

INTRODUÇÃO Depois d o nosso café espresso feito na cafeteira italiana, qual outra gambiarra poderia surgir? Ah, claro! Um leite cremoso feito na prensa francesa inusitado para fechar com chave de ouro o Guia Tabajara do Cafezeiro! Mas adiantamos, apesar de ser tudo um...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×