Frete grátis para compras acima de R$120 para sudeste e R$299 para todo o Brasil!

Lácrima drink com café

02/08/2021

INTRODUÇÃO

Não chores, querido cafezeiro, deixe de derramar lágrimas e vamos para as lácrimas! Hoje trazemos mais um drink para seu final de semana, com uma história melodramática, caótica e… questionável? Conheça Lácrima, o drink com café mais emocionante do universo do café!

Se você é um cafezeiro apaixonado por café com leite, com certeza, essa versão te deixará emocionado. O drink Lácrima é perfeito para você fazer em casa para saborear com os amigos e familiares, ou até mesmo acrescentar no menu da sua cafeteria, restaurante, etc…

Vamos te contar tudo o que inventamos sabemos sobre essa deliciosa bebida. Assim, essa experiência será ainda mais especial para seu paladar. Mas o importante mesmo é que tem café do bão envolvido nessa história.

Se eu fosse você, dava logo um play nesse vídeo e lia rapidão esse artigo até o final. Afinal, é como diz o ditado popular: depois não adianta chorar o leite derramado!

História do drink Lácrima

descubra quem chorou o leite derramado

!Antes de mais nada, naquela vibe de novela dramática, você já deve ter ouvido essa frase em algum momento da vida: “é do caos que nasce a inovação…” – ou coisa parecida – Bom, é a partir daqui que vamos começar a preparar o drink Lácrima. Afinal, ele é um drink que nasceu do caos e virou uma das melhores versões de café com leite da história.

Certo dia, o chefe de uma cafeteria na Itália deu uma missão bem desafiadora para o seu barista. Até o final daquele dia, ele precisaria apresentar um novo drink, de baixo custo e que fosse agradável para o paladar dos clientes. Além disso, a condição era que se o drink não fosse excelente, o barista seria demitido.

Depois disso, aquele pobre barista começou a sofrer. Ele fazia contas, analisava livros de receitas e preços dos ingredientes, até que chegou à seguinte conclusão: “vou ser mandado embora mesmo, não haverá outro jeito!”

Então, chegou a hora de apresentar o drink para o seu chefe. O barista, todo cabisbaixo, percebeu que tudo o que ele tinha naquele momento era um resto de leite que tinha sobrado e um pouco de café espresso que sobrou na xícara. Ele simplesmente pegou o leite, pingou umas gotas do café e apresentou.

Já imaginou, ser mandado embora por não conseguir fazer um drink que seu chefe pediu? Coitado do barista. Porém, ele ainda estava decidido a entregar sua criação. Como resultado, o chefe olhou, mexeu a bebida na xicrinha, tomou e disse ao barista: ESSE É MELHOR DRINK COM LEITE QUE JÁ TOMEI EM MINHA VIDA. Dá para acreditar?

Apesar disso, o barista ficou sem entender nada. Ele já estava quase agonizando, querendo chorar, e o drink acabou sendo aprovado. Há relatos que até hoje esse barista trabalha nessa mesma cafeteria, só não sabemos qual é. Porém, ele ainda tinha uma etapa da missão para ser cumprida: como seria batizado o drink? Diante de todo o contexto de sofrimento, decidiram que se chamaria Lágrima. Emocionante, né!?

Então, a verdade é que inventamos essa história para você. Nós pesquisamos e não encontramos registros exatos sobre a história do drink Lácrima. Então, se você quiser, pode usar essa história também, tá?

Composição do café Lácrima

agora é de verdade

Lácrima é uma palavra italiana que, traduzindo, significa Lágrima. Em outras palavras, este foi o nome escolhido para essa bebida que basicamente é uma composição de leite com gotinhas de café espresso.

As notas sensoriais são bem diferentes nessa combinação. Eu sei que você deve estar pensando que é só café com leite, porém podemos te provar que é muito mais que isso.

Aliás, nós fizemos uma série de receitas extraordinárias utilizando café com leite em nosso canal no YouTube. Elas estão na playlist Drinks. Pode parecer simples, mas é possível mudar a textura, a forma de preparo e a aplicação da receita. Tudo isso altera a percepção do sabor em cada um deles. O Macchiato, o Cappuccino, o Latte, entre outros, são composições super diferentes e, se você provar, notará que cada um deles traz notas diferentes.

Agora, segura essa dica: sugerimos que para o preparo do drink Lácrima, você utilize cafés mais encorpados, ou seja, mais intensos. Por exemplo, nesta receita escolhemos o café Frutado. Afinal, ele tem maior corpo e capaz de trazer notas mais intensas para a bebida.

Pronto! Agora que você sabe toda a verdade, te ensinaremos como fazer um delicioso Lácrima em duas versões: no “level hard“, utilizando equipamentos profissionais da cafeteria, e no “level easy” feito em casa.

Não precisa chorar, as duas maneiras, na verdade, são muito fáceis de fazer. Então, bora!

Como fazer o café com leite Lácrima

em casa ou na cafeteria

Passo 1

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféNa cafeteria: comece preparando um café espresso curto. Lembrando que vamos utilizar apenas algumas gotinhas.

Em casa: primeiramente, ao som de Marília Mendonça, faça “um chorinho” de café espresso ou um café bem concentrado.

Dica 1: saiba tudo sobre café espresso clicando aqui.

Dica 2: agora se você quer saber sobre espresso curto, longo e outros, nosso vídeo sobre os Tipos de Espresso é ideal. 

Dica 3: caso você não tenha uma máquina de café espresso em casa, nosso vídeo sobre Proporções pode te ajudar!

Passo 2

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféNa cafeteria: vaporize bem o leite na máquina de espresso, deixando-o bem cremoso.

Em casa: utilizando um mixer, um espumador ou uma Prensa Francesa, deixe o leite bem cremoso.

Dica: você pode aprender fazer esse leite cremoso clicando aqui!

Passo 3

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféEm seguida, jogue leite em uma xícara de sua preferência.

Passo 4

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféPor fim, acrescente “o chorinho” do café café espresso sob o leite como na imagem ao lado.

ESTÁ PRONTO!

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféAgora, é homogenizar com uma colherinha e beber. Assim, você consegue perceber melhor a harmonização dos ingredientes.

Dica: com o auxílio de um palito, você pode fazer desenhos sob a superfície para servir seu drink Lácrima.

Análise sensorial do drink Lácrima

não é só café com leite

Nessa deliciosa bebida não tem segredo. Obviamente, a proporção do leite faz com que ele apareça mais no sabor do drink. Porém, o café também é bem presente no sabor. Por isso, recomendamos no início para que o café fosse preparado em uma extração intensa como do espresso.

No paladar, o drink Lácrima lembra muito o sabor do Doce de Leite. Isso acontece por causa das notas do próprio café escolhido em harmonia com a doçura do leite vaporizado. Além disso, até lembra muito aquele famoso “pingadinho“, só que na versão mais chique. Experimente e compartilhe conosco a sua experiência!

Melhor café para fazer lácrima

Frutado

Bebida doce que causa sensação aveludada no céu da boca. O Frutado tem seu amargor reduzido pela doçura natural da própria fruta. É um café de origem única, que tem como principais diferenciais o corpo, a doçura e as notas de chocolate.

MAIS CONTEÚDO

Como fazer Drink Alexander

Como fazer Drink Alexander

INTRODUÇÃOPrimeiramente, hoje você aprenderá mais uma deliciosa receita. O drink alcoólico com café da vez é o Alexander, um clássico da coquetelaria. Além disso, saber a origem desse drink e os impactos que a bebida promove trará uma nova perspectiva para sua...

Como fazer Latte Macchiato

Como fazer Latte Macchiato

INTRODUÇÃOFala sério, cafezeiro! O universo do café com leite é muito maior do que nós imaginamos. Então, que tal você fazer um novo drink para sua família ou para seus clientes na cafeteria? Conheça o Latte Macchiato! Em primeiro lugar, você descobrirá de onde surgiu...

Como fazer Flat White

Como fazer Flat White

INTRODUÇÃOHoje nosso aspirante a veterinário vem com dicas de como tosar seu poodle, deixando uma pelagem mais equalizada, valorizando o sabor... Ué, esquece! Estamos falando do delicioso drink Flat White!  A princípio, é um drink com café que está presente nos menus...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0

×