Como fazer Cappuccino caseiro, passo a passo - Unique Cafés

Como fazer Cappuccino

Você realmente sabe como fazer cappuccino? Aprenda fazer a receita clássica italiana em casa e descubra o segredo para deixa-lo, CREMOSO.

Esse é fácil, todo mundo sabe! Será? Antes de mais nada, é importante lembrar que esse drink clássico das cafeterias é conhecido de várias formas e existem várias críticas sobre ele. Porém, acreditamos que ele é muito mal compreendido pelas pessoas. Então, hoje você vai aprender como fazer receita do cappuccino italiano verdadeira. Afinal, todo cafezeiro merece saber a verdade sobre essa bebida tão cremosa!

Em outras palavras, aqui no Brasil esse drink sofreu inúmeras modificações. Tanto que, no mercado, existe até um pózinho que é chamado de cappuccino. Nele tem composições de açúcar, canela e outros ingredientes, é como preparar café solúvel.

Porém, o mais curioso é que no modo de preparo de alguns deles, pedem para acrescentar café. Inclusive, algumas cafeterias até vendem esse produto como o drink original. Por isso, tudo ficou subentendido. Afinal, você sabe o que é cappuccino de fato?

Chegou o momento de descobrir a verdade! Para que sua experiência seja completa, leia até o final e assista o vídeo acima. Dessa forma, você vai aprender tudo sobre essa fantástica bebida. Faça seu cappuccino caseiro com café de qualidade, aprenda o segredo para deixá-lo super cremoso e, além disso, preservando a receita original. Se liga!

O que significa cappuccino

conta a história, barista

Acima de tudo, você precisa saber que existe uma receita original de cappuccino que nasceu na Itália, por volta do século XVII, na época da expansão do islamismo. Naquela época, a força italiana conseguiu inibir a entrada do exército islâmico na Itália e nesse recuo, eles deixaram várias sacas de café para trás. Afinal, naquele período de guerra, era muito comum o consumo de café como uma forma de manter o corpo enérgico.

Então, os italianos viram uma vantagem. Eles pegaram as sacas de café e levaram com eles, considerando que o café era uma “moeda de troca” de valor alto naquele tempo. Além disso, o café já estava torrado. Isso porque os islâmicos já tinham um hábito de preparo, principalmente no método de Café Turco (caso você não saiba o que é esse método, clique para descobrir).

Ocasionalmente, os italianos não eram muito fãs de café, ainda mais, com a torra sendo mais acentuada daquela forma. Então, conta a história que um monge (Marco d’Aviano), criou uma receita inusitada com aquele mesmo café: ele acrescentou leite e mel. Como resultado, a bebida ficou harmoniosa e prazerosa ao paladar dos italianos. A partir dessa mistura, foi batizado o que conhecemos hoje como cappuccino.

Nesse sentido, o nome Cappuccino, foi dado em menção da congregação que esse monge participava, uma Congregação de Monges Franciscanos. Isso poque a vestimenta deles era bem específica, e tem tudo a ver com o nome dado ao drink. Eles usavam um roupão que tinha um grande capuz.

Em outras palavras o significado de cappuccino, dá-se a partir das palavras “capuz” e “ino“, uma terminação para o diminutivo das palavras em italiano. Por isso batizou-se a bebida com o nome de Cappuccino.

Portanto, a partir da receita original, segundo a lenda, o único ingrediente que não é composto no que conhecemos por Cappuccino atualmente, é o mel. Porém, isso se explica no fato de que, ao longo do tempo, baristas italianos foram aprimorando a técnica e perceberam que com o auxílio de uma máquina de espresso, era possível alcançar determinada textura e sabor que traziam mais harmonia à bebida. Por isso, o cappuccino, já não era mais conhecido como uma bebida amarga, mas feita com café concentrado, o café espresso.

Depois dessa história toda, deu até vontade de tomar um cappuccino de verdade, né?

O que é Cappuccino?

o clássico italiano

O que você está tomando, realmente é cappuccino? Primeiramente, a receita de Cappucino italiano original, como é conhecido nas cafeterias de cafés especiais, é composta de café espresso e leite vaporizado. Nesse sentido, o objetivo é minimizar o amargor, alavancar as características de corpo e doçura do café escolhido e deixá-lo bem cremoso.

Além disso, para ser bem-apresentado como o clássico, não precisa necessariamente de um desenho latte art para a finalização dele. Porém, precisa apenas ter uma alusão, que é o marrom do café ao redor de uma mancha branca no centro da xícara, representando o capuz. É claro que posteriormente, você pode desenvolver a técnica de latte art para compor seu cappuccino e deixá-lo mais bonito na hora de servir em sua cafeteria, por exemplo.

Que tal fazer um cappuccino cremoso, agora?

Receita de Cappuccino

VOCÊ PRECISA

Café especial (30ml)
Leite (até completar a xícara)

TEMPO DE PREPARO

15min.

Como fazer Cappuccino

Agora que você já sabe de tudo isso, chegou a hora de aprender como fazer cappuccino caseiro, com café de qualidade, passo a passo. Essa receita é a original e surpreende mais que as misturas e drinks sugeridas por aí. Além disso, a junção dos ingredientes é a favorita de muitos cafezeiros e recomendada para dias bem frios ou se você mora no Brasil e sabe que não tem tempo ruim para tomar um cafezinho mesmo debaixo de um sol de 40ºC. Então, vamos começar:

Passo 1

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféAntes de tudo, extraia 30ml de café espresso (espresso curto).

Caso você não tenha máquina de espresso, recomendamos fazer um café coado bem concentrado. Clique e confira o vídeo sobre proporções.

Dica: atualmente, se você pesquisar no google a proporção ideal para preparar um cappuccino, existem algumas indicações sobre fazer em 3 partes iguais. Porém, isso não é funcional para ser aplicado no mercado. Portanto, como uma xícara de cappuccino hoje em dia, tem o volume de aproximadamente de 120 a 180ml, recomendamos o espresso curto de 30 a 35ml e  assim, completa o drink com o leite vaporizado.

Passo 2

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféEm seguida, vaporize o leite. Lembrando nesse processo o segredo é desenvolver bastante creme, para que o cappuccino fique bem cremoso.

Importante: a regra que adotamos e que determina um cappuccino clássico italiano perfeito, é ter pelo menos “um dedo” de creme. Afinal, se não há um nível elevado de textura, bem harmonizado com as notas sensoriais do café, não podemos chamá-lo de cappuccino.

Se você não tem uma máquina para essa vaporização, temos um vídeo com uma dica especial utilizando a prensa francesa.

Passo 3

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféFeito isso, arremesse o leite vaporizado na xícara, começando pelo centro. Assim, ele vai perfurar a superfície, para que você possa fazer distribuição até harmonizar o leite com o café.

Dica: homogenize bem o leite antes de fazer o arremesso para equilibrar o leite e o creme na xícara.

Passo 4

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféAproxime o bico da jarra da xícara, aumentando o fluxo de saída do leite para cumprir o objetivo de fazer a mancha branca. Assim, dando alusão ao “capuz do monge”.

Passo 5

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféAgora, fica a seu critério! Você pode usar o auxílio de alguma ferramenta para completar o desenho ou não. Afinal, o objetivo de fazer a receita do verdadeiro cappucino italiano está cumprido.

Note nessa xícara transparente, o nível de cremosidade do drink como é aparente!

ESTÁ PRONTO!

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféFinalmente, agora é só degustar seu cappuccino caseiro. Ah, e se deixou bigodinho é porque está super cremoso mesmo!

Análise sensorial do Cappuccino

notas especiais do barista

Concluindo, o sabor mais marcante de um Cappuccino italiano original é o café. Então, para intensificar ainda mais a experiência nesta receita, nosso barista utilizou um café exclusivo do Clube U. Ele tem notas vinhosas e de frutas vermelhas. Portanto, trouxe uma sensação de sabor que lembra um iogurte. Bem inusitado, não é?

Você também pode aprender sobre essa análise sensorial conferindo o vídeo em nosso canal sobre: Como sentir as notas sensoriais do café.

Quer uma dica para melhorar seu dia? Saboreie um cappucino italiano cremoso como este!

Qual é a diferença do cappuccino e do café com leite?

parece mas não é

Sabemos que nessa história toda você pode ter notado que a receita de cappuccino caseiro é muito parecida com o tradicional café com leite, porém, cappuccino e café com leite não é a mesma coisa.

Primeiramente, a maneira como preparar o cappuccino é bastante específica como você pode observar acima. O passo a passo mostra detalhes que fazem toda diferença no sabor final da bebida. Em contrapartida, o tradicional café com leite possui outra ideia. Nesse sentido, o café com leite tem origem europeia e geralmente usa-se café coado na mesma proporção de quantidade do leite. 

Por fim, o leite vaporizado faz toda diferença na receita do cappuccino e, como já citamos anteriormente, quando feito com leite de qualidade ressalta ainda mais as notas sensoriais do café espresso preparado. Faça o teste: prepare um café com leite que está acostumado e depois faça um cappuccino seguindo o passo a passo que ensinamos aqui para perceber a diferença.

Diferença entre Cappuccino e Mocaccino

Apesar de o drink Mocha, Latte, o Flat White, o Cappuccino e outros se tratarem de combinações de café com leite, eles não são a mesma coisa.

A diferença entre o cappuccino e o mocaccino é que no mocha (ou mocaccino) é acrescentado, além do café com leite cremoso, o chocolate ou doce de leite, enquanto o Cappuccino Italiano original é feito apenas com café espresso e leite vaporizado. Além disso, as demais misturas parecidas disponíveis no mercado convencional são, na verdade, drinks com café. Ficou claro?

Eleve sua experiência com Cappuccino

Você ainda não conhece nosso clube de assinatura? Aqui, você tem a oportunidade de viver experiências diferentes com o clássico cappuccino e outros métodos a cada mês, com cafés exclusivos e eleitos por nossa equipe de curadoria. Saiba mais!

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

3 maneiras de beber café gelado

3 maneiras de beber café gelado

INTRODUÇÃO Se você é cafezeiro como a gente, tomar café mesmo debaixo do sol de 40ºC é lei. No entanto, existem maneiras mais refrescantes de apreciar nossa bebida favorita. Enquanto o café quente é um clássico reconhecido mundialmente, o café gelado conquistou seu...

5 passos para fazer Shakerato em casa

5 passos para fazer Shakerato em casa

INTRODUÇÃO Vamos falar sobre a agitação! E não, não estamos falando de um passo de dança. Estamos nos referindo à agitação do drink com café Shakerato. Assim como um terremoto, essa agitação se trata de misturar os sabores e texturas de forma que seu paladar dance de...

Receita de Quentão com Café – Drink do Coffee in Good Spirit

Receita de Quentão com Café – Drink do Coffee in Good Spirit

INTRODUÇÃO Em festa junina de cafezeiro não falta quentão e muito menos café! É claro que inventamos um jeito de acrescentar café na receita tradicional de quentão para ficar ainda mais aconchegante e festejar nesse friozinho da Serra da Mantiqueira. Ah! Sem contar...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×