Frete grátis para compras acima de R$120 para sudeste e R$299 para todo o Brasil!

Macchiato

31/07/2021

INTRODUÇÃO

Saímos do ramo do café direto para o mundo das makes! Isso mesmo, meninos e meninas, trocamos a xícara pelo blush para fazer esse drink e ver se conseguimos alguns leitores a mais! Dúvida? Acha que o Gabriel não sabe nada de maquiagem? Hoje você vai aprender fazer Macchiato ou Espresso Macchiato, um drink fabuloso feito com café maquiado!

Conhecido como um clássico das cafeterias, o nome Macchiato é uma palavra italiana que significa “manchado“. Nesse sentido, fizemos uma pesquisa e descobrimos que a origem da palavra maquiagem é francesa: “maquillage” e em italiano significa TRUCO. Como de truco nós entendemos bem, decidimos trazer essa receita fantástica para você!

Como assim não fez sentido para você? Calma! Não é erro de concordância no texto. Quem é cafezeiro de verdade e deseja ter uma experiência completa com o drink Macchiato, assistir ao vídeo e ler este artigo até o final te deixará ainda mais fascinado!

Onde surgiu o Café Macchiato?

o que comem, onde vivem… Hoje, no Globo Repórter

A princípio, não há uma origem exata do drink, assim como datas, nomes e locais. Porém, encontramos alguns dados interessantes. Se liga!

Brincadeiras a parte, esse dado é verdade: a palavra Macchiato é de origem italiana que, traduzindo, significa “manchado“. Então, já compreendemos que é um drink com café, “manchado” com algum ingrediente. Neste caso, com o leite.

Possivelmente, o surgimento do café Macchiato foi na Itália, onde alguns baristas já em fase de treinamento, fazendo as combinações com leite, testando várias receitas, chegaram a um consenso de uma proporção exata da espuminha do café espresso e viu que era bem agradável ao paladar.

Para o café espresso daquela época, era habitual os italianos trabalharem com uma torra de café mais escura para que a bebida ficasse mais potente nas xícaras. Em contrapartida, algumas pessoas não se adequaram a esse perfil da bebida. Então, começaram a “macchiar“, no sentido de manchar o café, acrescentando o leite como ingrediente.

Quer aprender como fazer o café Macchiato? Hoje te mostraremos a receita do macchiato clássico italiano que basicamente é feita com uma dose de café espresso bem extraída “manchada” com a espuminha do leite.

Ops! Você não tem uma máquina de café espresso em casa? Não se preocupe, temos dicas super especiais para você preparar Macchiato em casa. Veja:

Aprenda fazer um café bem concentrado usando a Cafeteira Italiana clicando aqui

Agora, para fazer o leite cremoso da receita, em que tradicionalmente utilizado a máquina de espresso também, você pode usar o Espumador de Leite da Pressca. Um equipamento super útil para fazer diversas receitas. Veja:

Ingredientes do drink Macchiato

VOCÊ PRECISA

Café espresso
Leite

TEMPO DE PREPARO

10min.

Como fazer Espresso Macchiato?

Passo 1

Primeiro passo para fazer caipirinha com café

Se você tiver uma máquina de espresso em casa: antes de tudo, vaporize o leite deixando-o bem cremoso. Feito isso, separe-o e vá para o segundo passo.

Caso você tenha um Espumador de Leite: coloque o leite até a medida indicada e faça movimentos rápidos com a alavanca até que a espuma atinja o resultado do creme que desejamos. Inclusive, tem uma outra marcação de volume indicada do recipiente para isso.

Feito isso, separe-o. Isso será importante para o “Passo 3” da receita.

Dica: lembrando que, caso você não tenha uma máquina de espresso ou o espumador em casa, pode usar a Prensa Francesa ou um Mixer.

Ah! Você também pode assistir nosso vídeo exclusivo onde ensinamos a fazer leite cremoso utilizado a Prensa Francesa. Afinal, dá para fazer esse e vários drinks a partir desse tutorial.

Passo 2

Primeiro passo para fazer caipirinha com café

Em seguida, prepare seu café.

Importante: se estiver preparando na máquina de espresso, cuide em seguir todas as regras para ter um bom resultado na extração. Então, clique aqui para se lembrar se for preciso!

Dica: você também pode fazer um café bem concentrado assistindo nosso vídeo de Proporções.

Passo 3

Primeiro passo para fazer caipirinha com café

Agora, separe a parte líquida do creme que emulsificamos do leite.

Lembrando que preparamos o leite primeiro e o deixamos “descansar“. Isso fez com que ele decantasse (até que fez sentido, né?). Então, embaixo ficou uma proporção maior de líquido e, em cima, a parte do creme. Assim, fica mais fácil de separar as partes de um recipiente para o outro.

Passo 4

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféFinalmente, com o café extraído já na xícara, coloque a espuma de leite sob o seu café.

ESTÁ PRONTO!

Primeiro passo para fazer caipirinha com café

Com o auxílio de uma colher, homogenize a espuma com o café antes de beber e aprecie sem moderação. Afinal, fica uma delícia.

A ideia é que o creme do leite harmonize bem com a extração do café.

Análise sensorial do café Macchiato

tem gostinho de quê?

Para te deixa com mais vontade ainda, adiantaremos como foi a nossa experiência de sabor, tá?

O café e o leite são bem presentes na receita, por isso é importante que o leite também seja de boa qualidade. Assim, ele ressaltará ainda mais nota de sabor do drink Macchiato. Em outras palavras, é muito evidente as notas de chocolate meio amargo e a textura cremosa do puro chocolate para o paladar. Portanto, é natural que a bebida provoque essa lembrança de estar comendo uma barrinha de chocolate.

O mais que chama atenção no Macchiato é que o café espresso é bastante evidente e o leite traz a textura e corpo para a receita, modificando a estrutura de sabor do café.

Ah! Lembrando que existem algumas variações da receita de acordo com o país. Aqui no Brasil, por exemplo, muita das vezes é servido com um pouco de leite. Então, joga-se mais um pouco da espuma do sob o café. Como resultado, temos quase um mini Capuccino.

Por outro lado, na Austrália também é diferente a maneira de servir o drink Macchiato e, com certeza, apresenta diferenças no paladar. O relato é que utiliza-se uma dose dupla de café em uma xícara um pouco maior, onde também é colocado um pouco mais da parte líquida do leite, mais o creme sobressaindo a receita.

Concluindo, tome cuidado para que você não se confunda, principalmente nas redes sociais. Existe um outro drink, com uma harmonização diferente de café com leite: o Latte Macchiato.

Nesse sentido, o Macchiato também é conhecido como “Espresso Macchiato“. Então, fique atento as composições das receitas.

Tem tudo a ver com Macchiato

MAIS CONTEÚDO

Como fazer Drink Alexander

Como fazer Drink Alexander

INTRODUÇÃOPrimeiramente, hoje você aprenderá mais uma deliciosa receita. O drink alcoólico com café da vez é o Alexander, um clássico da coquetelaria. Além disso, saber a origem desse drink e os impactos que a bebida promove trará uma nova perspectiva para sua...

Como fazer Latte Macchiato

Como fazer Latte Macchiato

INTRODUÇÃOFala sério, cafezeiro! O universo do café com leite é muito maior do que nós imaginamos. Então, que tal você fazer um novo drink para sua família ou para seus clientes na cafeteria? Conheça o Latte Macchiato! Em primeiro lugar, você descobrirá de onde surgiu...

Como fazer Flat White

Como fazer Flat White

INTRODUÇÃOHoje nosso aspirante a veterinário vem com dicas de como tosar seu poodle, deixando uma pelagem mais equalizada, valorizando o sabor... Ué, esquece! Estamos falando do delicioso drink Flat White!  A princípio, é um drink com café que está presente nos menus...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0

×