INTRODUÇÃO
A paixão pelo café é uma arte. Ainda mais quando o assunto são as experiências que essa fantástica bebida é capaz de proporcionar. Tanto que todo cafezeiro já sabe: do pé à xícara, cada etapa é importante para deixar a experiência ainda mais rica. Nesse sentido, não poderíamos deixar de citar a técnica de fazer desenhos em cima das xícaras como finalização, o Latte Art.
Em primeiro lugar, a técnica de fazer Latte Art é um grande diferencial para as cafeterias hoje em dia, afinal, é uma maneira muito marcante e divertida de tomar café. Ainda assim, muitos pensam que essa técnica é um bicho de sete cabeças, porém, esse é o momento de vencer esse paradigma: preparamos um passo a passo especialmente para você!
Além disso, convidamos um Campeão Nacional dessa modalidade, o Leonardo, para que você possa aprender com as melhores dicas e assim, replicar essa técnica em casa ou na cafeteria. Ah! Não se preocupe, esse é um Latte Art para iniciantes, você vai evoluindo a medida que aprender.
Para uma experiência completa sugiro que leia até o final e assista o vídeo acima. Dessa forma, além de coffeelover, vai se tonar um artista do café!
Ainda não acredita? Meu amigo, você vai querer fazer Latte Art na tampinha da garrafa, depois dessa experiência…
A linguagem Latte Art
dicionário do barista
Primeiramente, entenda que o latte art é uma técnica de desenho feita com café espresso, utilizando o leite vaporizado para finalizar a produção com aquele toque especial. Dos corações e tulipas aos desenhos mais inusitados, essa é a modalidade que tem a capacidade de agregar ainda mais valor a sua bebida. Mas de onde será que surgiu essa ideia?
Sabe-se que, desde o século 19, existem relatos de que baristas já decoravam seus espressos em algumas cafeterias europeias. Ou seja, a origem do latte art ainda é incerta. Porém, atualmente, há diversas competições de dessa modalidade espalhadas pelo mundo, onde baristas inscritos, com criatividade, habilidade e muita prática, transformam uma simples bebida com café, em uma verdadeira obra de arte.
Seja como for, antes de praticar, é importante você conhecer alguns termos que utilizamos para fazer o latte art. Veja alguns deles:
• Pitcher: jarra ou leiteira. É importante para ter a precisão durante o desenho, permitindo aumentar e diminuir o fluxo do leite de forma rápida. Indispensável para o desenho;
• Free Pour: arremesso livre. É o ato de fazer o desenho com a utilização apenas da jarra, sem o auxílio de nenhum instrumento;
• Latte Art Design: é o ato de desenvolver o desenho e, em seguida, usar algum instrumento para acrescentar detalhes a ele. Além disso, pode ser utilizado corantes ou caldas para trazer cor e mais vida ao desenho.
Anotou? Agora vamos para mais uma etapa importante antes da prática!
Dicas essenciais para fazer Latte Art
da vaporização ao ângulo da xícara
01) Vaporização: quanto mais frio o leite estiver, mais tempo você vai ter para desenvolver o creme perfeito nele. Portanto, o objetivo é você pegar o que entrou de leite e fazer e aumentar pelo menos “um dedo” de creme em relação ao que já tinha na jarra;
02) Distância da Pitcher: na hora de jogar o leite sob o espresso, mantenha a Pitcher com uma distância média de “quatro dedos” de altura em relação à xícara. Neste caso, o objetivo inicial é perfurar a superfície do café e começar a trazer um certo volume para a xícara sem nenhuma mancha ainda. Assim, quando chegar na metade da xícara, ao aproximar a pitcher, você estará pronto para a próxima etapa que é o desenho;
03) O desenho: imagine que o bico da pitcher é a ponta de um lápis, assim como o café espresso, uma folha de papel. Obviamente, é impossível desenhar se o lápis estiver distante da folha de papel (hummm… é mesmo?). Nesse sentido, quando você já estiver com um volume harmonizado de café com leite na xícara, este é o momento de aproximar o bico da pitcher quase tocando o café. Dessa forma, você já vai conseguir visualizar a primeira formação do desenho;
04) Ângulo da xícara: quando você inclina um pouco a xícara, você consegue que “a ponta do lápis se aproxime mais rápido da folha de papel”. Portanto, essa é a razão de todo barista fazer uma certa angulação na xícara para realizar alguns desenhos, principalmente aqueles que são mais complexos. Dessa forma, você consegue mais agilidade para realizar a técnica.
Agora sim você está pronto! Vamos praticar?
Latte Art na prática
Passo 1
Antes de tudo, prepare o café espresso e separe.
É necessário escolher um café de qualidade, com moagem adequada e fazer a melhor extração possível. Afinal, você precisa atingir um bom resultado não só no desenho, mas principalmente no sabor da bebida.
Você também pode aprender como fazer um café espresso de qualidade, clicando aqui!
Passo 2
Em seguida, prepare o leite na pitcher para receber o vapor.
A intensão aqui é fazer a injeção de vapor no leite, ou seja, ar e temperatura, buscando a cremosidade. Ah! O leite tende a ficar com uma aparência esmaltada nessa etapa.
Dica: lembre-se que o segredo é o leite estar bem gelado. Pois, quanto mais frio, mais tempo você terá para trabalhar ele nesse momento de vaporização.
Além disso, você pode usar diversos tipos de leite para fazer latte art em seus drinks, inclusive, leite vegetal. Confira nosso artigo sobre este assunto aqui mesmo em nosso blog!
Passo 3
Posteriormente, prepare-se para fazer o arremesso na xícara.
Inicialmente, faça o arremesso mais centralizado, mantendo distância da xícara, para que possa perfurar a superfície, fazendo a distribuição até harmonizar o leite com o café, sem nenhuma mancha.
Dica: caso nessa etapa, tenha alguma mancha branca na bebida, “persiga-a” com o leite até homogenizá-la à bebida.
Passo 4
Agora, ao perceber que já alcançou uma quantidade razoável, aproxime o bico da pitcher.
Passo 5
Em seguida, aumente o fluxo de saída do leite.
Passo 6
Agora, afine um pouco o fluxo de saída.
Passo 7
Feito isso, recorte a figura, formando o coração!
Está PRONTO!
Essa é uma ótima maneira de expressar sua paixão por café não é mesmo?
Quer mais uma dica especial? Não se preocupe se você não conseguiu de primeira. Continue testando, volte às etapas e assista o vídeo quantas vezes for necessário, até conseguir!
Curiosidade sobre o Latte Art
desafio latte na tampinha
Agora, nós vamos desafiar você no estilo das competições. Você sabia que, na inscrição do Mundial de Latte Art, é feito um questionário pela organização e um dos questionamentos é: qual foi o recipiente mais inusitado em que você já fez um latte art?
Acredite, cafezeiro! Nós replicamos o latte art em dois recipientes bem inusitados. Um deles foi a tampinha de uma garrafa e o outro, o porta filtro da própria máquina de espresso (filtro cego, que não tem perfuração).
Então, será que tem xícara ideal para fazer latte art?
Confira os resultados e sinta-se desafiado a compartilhar esse desafio com a gente!
0 comentários