Molhar o filtro de papel deixa o café melhor?

Molhar o filtro de papel deixa o café melhor?

Seu café nunca mais será o mesmo! Descubra porque molhar o filtro de papel antes da extração do seu café é importante!

INTRODUÇÃO

Ahhh, o café! Essa bebida complexa e deliciosa que nos acompanha nos melhores e piores momentos. Além de saborosa, traz muitos benefícios para saúde quando consumida da maneira certa. Em outras palavras, não dá para ser qualquer café, preparado de qualquer forma.

Nesse sentido, hoje vamos te ensinar uma técnica inovadora no mercado de cafés especiais. Você sabia que molhar o filtro de papel deixa sua bebida muito melhor?

 

 

Por que é importante molhar o filtro de papel antes de fazer o café?

Primeiramente, precisamos entender como funciona o filtro de papel. Ele é responsável por reter os óleos e sedimentos presentes no café, garantindo que a bebida fique mais limpa e suave. Porém, o papel pode deixar um sabor residual e prejudicar todo o encanto do sabor da sua bebida.

Em outras palavras, imagine que você está prestes a tomar um cafezão, com notas de chocolate meio amargo e retrogosto de frutas vermelhas. Você prepara o método V60 para apreciar um delicioso café coado, segue todo o passo a passo da receita, mas o resultado é: gosto de papel. Ninguém merece, cafezeiro! É hora de aprender fazer café bom do jeito certo!

Por isso, a técnica de molhar o filtro de papel antes de colocar o café pode evitar este risco de ter uma experiência desagradável. Agora, vamos entender mais profundamente o que acontece quando você aplica essa técnica.

 

 

O que acontece quando molho o filtro de papel?

Ao molhar o filtro de papel, você remove o sabor residual e garante uma extração mais uniforme do café, resultando em um sabor mais suave e equilibrado.

Mas não é só isso! Molhar o filtro de papel ajuda a estabilizar a temperatura da água, o que também é fundamental para o preparo do café. Nesse sentido, a água quente acaba comprometendo naturalmente o sabor e o aroma do café, molhando o filtro, você prepara o equipamento e garante que temperatura seja a ideal para a extração.

Essa técnica também é ideal para promover a saturação da água do papel. Afinal, no momento em que você joga a água quente sobre o café é quando acontece a maior liberação de óleos responsáveis pelo sabor e aroma. Dessa forma, se o papel estiver seco, ele roubara esses óleos e seu café ficará sem sabor!

Por fim, é importante lembrar que molhar o filtro de papel só funciona se o filtro e o café forem de qualidade. Filtros baratos podem acabar rasgando, furando e acabará comprometendo o preparo do seu café. Assim como, se o café for de má qualidade ou estes convencionais de mercado, pode jogar o quanto de água que você quiser, o sabor será ruim.

No entanto, para entender melhor, cafés especiais são frutos selecionados, colhidos maduros e com rastreabilidade bem conhecida. Por outro lado, cafés tradicionais de mercado ou extra-forte, são cafés de baixíssima qualidade, sem seleção, processados ainda verdes, podres e com muito resíduo. Neste caso, a técnica de molhar o filtro antes do preparo não vai funcionar!

Molhar o filtro de papel antes de extrair o café é uma técnica simples, mas faz toda diferença no resultado da sua bebida. E se você acha que estamos exagerando, saiba que existem até campeonatos de baristas que avaliam a técnica de preparo do café, incluindo a aplicação de molhar o filtro. Isso mesmo, café é coisa séria!

 

 

Como aplicar a técnica de molhar o filtro de papel antes de fazer café?

Para aplicar a técnica de molhar o filtro de papel antes da extração é bem simples. Basta preparar o equipamento, posicionar o filtro de papel no porta-filtro e antes de adicionar o café moído, utilizar a água quente para molhar todo o papel. Não tem segredo, veja na imagem abaixo:

Filtro de papel Saturado Shorts

 

Fácil, né? Não se preocupe, você não precisa ser um barista profissional para fazer um bom café em casa. Com um pouco de prática e atenção aos detalhes, você também pode preparar um bom café e aproveitar todos os benefícios.

Aprender essa técnica, te tornará um cafezeiro Pokemón: mais evoluído. Ainda vai poder fazer um charme na frente dos amigos quando convidá-los para tomar aquele café gostoso em casa.

Concluindo, lembre-se: o café é uma bebida para ser apreciada com calma, sem pressa. Então, não se esqueça de sentar e relaxar após preparar um bom café com o carinho e cuidado que ele merece. Curtiu? Compartilha esse conteúdo com a pessoa mais cafezeira que você conhece!

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

INTRODUÇÃO Você sabia que dá para tomar café por osmose? Fique tranquilo, isso não é ilusão, Osmotic é uma técnica que potencializa o sabor do seu café e quando bem aplicada, faz aquela porção de 10g de café que sobrou, render uma boa xícara para você e seu amigo....

Descubra qual é a melhor água para fazer café

Descubra qual é a melhor água para fazer café

INTRODUÇÃOFazer café com a água da poça a gente já sabe que não dá certo, né!? Brincadeiras a parte, será que qualquer água faz uma boa dupla com o café? Hoje te mostraremos algumas dicas super práticas e simples para fazer o casamento perfeito das duas bebidas mais...

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

INTRODUÇÃO Primeiramente, o café é uma bebida muito amada ao redor do mundo e vai muito além do simples prazer de tomar uma xícara quente pela manhã. Hoje, vamos explorar a fascinante relação entre café e atividade física, desvendando os pontos-chave, discutindo e...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×