Frete grátis para compras acima de R$169 para sudeste e R$299 para todo o Brasil!

Como se tornar um barista de cafeteria

Quer saber como se tornar um barista de cafeteria e ainda não sabe por onde começar? Vamos te revelar os primeiros passos.

INTRODUÇÃO

Inicialmente, é natural que, a partir do primeiro contato com os cafés especiais, você se sinta instigado a conhecer mais dessa bebida tão exótica. Tanto que, geralmente, essa paixão tende a evoluir cada vez mais e algumas pessoas ultrapassam a categoria de apreciadores de cafés, buscam como se tornar um barista reconhecido e trabalhar na área.

Então, se você é uma dessas pessoas, chegou a hora de descobrir tudo sobre essa profissão de barista de cafeteria. Preparamos um conteúdo especialmente para você com dicas práticas para você começar. Fica ligado!

O que é ser um barista de cafeteria?

te contaremos TUDO desde o início

Antes de mais nada, compreenda que a palavra barista tem uma nomenclatura bem explicativa, ou seja, se você separar assim: BAR-ISTA, conseguirá entender melhor a origem da palavra.

Em outras palavras, a palavra “bar” se refere às tabernas da idade média, enquanto “ista” é a terminologia que indica uma especialidade em determinada área, assim como um dermatologista (especialista no tratamento da pele).

Nesse sentido, a explicação técnica que mostra o que é ser um barista de cafeteria é bem simples. Nada mais é que um especialista em cafés que conhece desde a sua história até suas formas de preparo. Ficou claro?

Especialista em cafés degustando drink feito com café especial

Mas não é só isso! Descubra o que define um barista

faz aí meu café, amigo!

Geralmente, entende-se por barista a pessoa que prepara o café. Porém, barista não é só isso! Queremos compartilhar com você uma visão um pouco diferente, então confira os tópicos que separamos para facilitar sua compreensão.

O que define um barista não é somente saber preparar o café de várias formas, na verdade, isso pode definir um bom “preparador de cafés”. Em contrapartida, o verdadeiro barista é aquele que:

  • Desenvolveu um conhecimento próprio e aprofundado sobre cafés e suas formas de preparo;
  • Sabe transmitir esse conhecimento com clareza;
  • Entende sobre gestão de pessoas e sabe trabalhar em equipe;
  • Entende como funciona a dinâmica de uma cafeteria;
  • Está sempre atento em como melhorar a rentabilidade da cafeteria;
  • Domina habilidades que surpreendem quando o assunto é atendimento aos clientes, afinal, ele é o vendedor especializado em café.

É bem mais profundo do que você imaginava, né!? No final das contas, a chave para trazer dinheiro para uma cafeteria está nas mãos do barista, literalmente.

Como se tornar um barista?

passo a passo para começar

Primeiramente, entenda que você não se tornará um barista em um passe de mágica. No entanto, considere um crescimento constante. Assim, você se tornará um barista autêntico e relevante para o mercado de cafeterias.

Atualmente, existem diversas maneiras e plataformas que te oferecem certificados na área. Inclusive, já existem também algumas certificações internacionais no Brasil, a mais conhecida é a SCA – Specialty Coffee Association. Porém, não é só cumprir as horas do curso. Para se tornar um bom barista, você precisa se manter atualizado e buscar conhecimento constantemente.

Nesse sentido, aqui mesmo na Unique Cafés nós oferecemos uma série de cursos e treinamentos bem completos que podem expandir seus conhecimentos ou ser o ponta pé inicial da sua carreira. Alguns deles proporcionam a experiência desde as fazendas produtoras até o preparo técnico da bebida na xícara. Veja algumas opções:

  • BARISTA
    Indicado para quem deseja entrar no mercado de Cafés Especiais, ou apenas para quem aprecia um bom café e deseja aprender um pouco mais sobre a história e suas as diferentes formas preparo.
  • BARISTA IMEDIATO
    Aprenda, por meio de vivências e práticas, a qualificar a identificar um bom café e como ele deve ser extraído. Aprenda com quem respira café desde 1912.
  • BARISTA FARM
    Neste curso apresentamos ao aluno a teoria e prática desde a plantação até a xícara, trazendo uma grande experiência de viver um dia de campo, na fazenda que produz os melhores cafés do mundo.
  • BARISTA KIDS
    Para os coffee lovers de plantão, um evento com a participação especial de seus filhos, como objetivo de despertar a paixão dos “pequenos” para o Café Especial.
  • LATTE ART
    Um curso ideal para quem deseja trabalhar com essa arte ou que deseja conhecer mais sobre as técnicas. As aulas de Latte Art passam pela parte técnica do método, das características do leite ao grafismo no café espresso.
  • DRINKS COM CAFÉ
    O Workshop de Drinques com Café é uma experiência sensorial, onde buscamos entender o cafe, suas possibilidades e variações. Ministrado pelo campeão brasileiro de Coffee Good Spirits, Gabriel Guimarães.
  • DEGUSTAÇÃO
    Aprenda a utilizar o formulário de degustação de café no padrão SCAA, que compreende os seguintes atributos: doçura, acidez, corpo, sabor, gosto remanescente, balanço.
  • GESTÃO DE CAFETERIAS
    Um dos nossos maiores lançamentos! Se você possui uma cafeteria e está em busca de melhores resultados ou se você está planejando abrir seu próprio negócio, este curso é ideal para você! Descubra os segredos por trás das grandes cafeterias do mercado e aplique em seu negócio. Saiba mais!

Bastante abrangente, né? Todos esses cursos estão disponíveis na área de Cursos & Treinamentos aqui no nosso site. Depois que terminar de ler, passa lá para conferir os detalhes.

E tem mais! Recentemente lançamos o Curso Cafezeiro, que é totalmente grátis e 100% online. Nele fizemos uma coletânea dos vídeos mais importantes do nosso canal no YouTube (o maior canal de cafés do Brasil) em ordem cronológica para você se tornar um cafezeiro oficial! Conheça clicando aqui!

Atenção, donos de cafeterias! O Curso Cafezeiro pode funcionar como um treinamento inicial para os colaboradores da sua cafeteria. Não esquece de clicar no link acima e conferir os conteúdos fantásticos que separamos para você.

Além disso, também oferecemos um passeio extraordinário, através da Rota do Café Especial, chamado “Do Pé à Xícara”. Neste passeio turístico, você aprenderá, de forma simples, divertida e bem dinâmica, como acontece todo o processo de produção do café. Inclusive, algumas aulas dos cursos que citamos acima acompanham essa experiência de maneira mais técnica. Vale à pena se planejar e vim fazer o curso presencial!

Treinamento de baristas em cafeteria

3 dicas importantes para quem deseja se tornar um barista

anota aí para não esquecer

Está gostando da ideia? Nós também estamos empolgados em ter mais um parceiro de profissão como você. Porém, antes de terminar, precisamos te dar 3 dicas essenciais para você praticar imediatamente. Assim, você se tornará um grande profissional:

Dica 1 – Disponibilidade de tempo
Principalmente se você estiver começando agora, é importante que você dedique tempo para estudar e desenvolver seus conhecimentos sobre cafés. Invista nos cursos, esteja em eventos, busque se atualizar sempre.

Dica 2 – Dedicação
Exceto chuva e meteoros, nada cai do céu! Procure se dedicar ao máximo para alcançar seu propósito! Tenha em mente que sempre precisará se dedicar para manter atualizado sobre as tendências e melhorias do mercado de cafés.

Dica 3 – Faça o que você gosta
Se você não gosta de café, se tornar um barista não é uma opção! O primeiro passo para se tornar um barista é ser apaixonado pela bebida. Afinal, se você não consome, você não vende.

Como me preparar para ser um profissional barista em cafeterias

Quais especializações um barista pode fazer?

qual delas você se identifica mais

Como falamos inicialmente, ser barista de uma cafeteria abrange várias funções, não somente o preparo de cafés. Então, veja algumas especializações em que você pode atuar:

  • Gerencial: após se tornar um barista, você pode gerenciar uma cafeteria baseado em seus conhecimentos, sendo inclusive líder de uma equipe de baristas.
  • Educacional: você poderá trabalhar com palestras, treinamentos e até cursos específicos da área. Pode também desenvolver trabalhos de educação através do Instagram, YouTube, Tiktok e outras redes sociais.
  • Técnico: o papel fundamental de um barista é entender tecnicamente cada uma das operações das cafeterias. Então, você pode optar por ser um consultor. Atualmente, países como Noruega, Finlândia, EUA, Austrália e outros, buscam exatamente essa pegada técnica que entende de operação e domina equipamentos.
  • Especialização: um barista pode também, em algum momento, ir para funções que não acontecem dentro da cafeteria, mas que exigem (ou valorizam) o conhecimento de um barista. Por exemplo: degustador, classificador, trader, desenvolvimento de equipamentos, etc… Temos um bate-papo muito legal sobre isso, você pode assistir clicando aqui!

Campeonato de barismo

barista pelo mundo

Além dessas áreas que pontuamos, você também pode se dedicar em ser um competidor. Afinal, quando o assunto é café especial, o mercado está super aquecido e essa também é considerada uma forma de você ser reconhecido.

Em outras palavras, neste universo do Barismo você encontra competições de torra, análise sensorial, latte art, preparo de café com bebida alcoólica, café espresso e outros. Hoje em dia, quem organiza esses campeonatos aqui no Brasil é a BSCA – Cafés Especiais do Brasil.

Caso você escolha esse caminho como barista, entenda que esses campeonatos são muito sérios e relevantes. Então fica a dica: se prepare bem antes, leia as regras e se dedique para ter um bom resultado.

Ah! Para você se inspirar ainda mais, veja o documentário que fizemos do 16º Campeonato Brasileiro de Baristas. Assim, você entenderá melhor como funciona a dinâmica dessas competições.

Por fim, campeonatos nacionais podem te conduzir para experiências maiores, como os mundiais. Hoje, quem organiza as competições internacionais é a WCE – World Coffee Events.

Confira abaixo alguns registros do nosso campeão Gabriel Guimarães:

Barista campeão do Coffee Good in Spirits
Como acontecem os campeonatos de barismo
Ganhadores de competições de barismo
Como me inscrever em campeonatos de barismo

Livros que todo barista deveria ler

indicações

Ainda está confuso em qual dessas áreas investir? Calma! Você ainda tem tempo, portanto, aproveite para estudar mais um pouco. Apesar de a internet ter conteúdos incríveis, decidimos te indicar 2 livros que todo barista deveria ler:

1 – Guia do Barista – Edgar Bressani
Este livro é direcionado aos amantes dessa deliciosa bebida. Com linguagem leve e inovadora, traz um conteúdo amplo sobre o complexo caminho que percorre o grão até chegar ao barista e logo depois a xícara.

2 – Sou barista – Concetta Marcelina e Cristiana Couto
Sou barista serve tanto àqueles já iniciados na profissão quanto aos que estão apenas começando e promete ser uma fonte rica de ensinamentos sobre a origem do café, sua expansão para o mercado, o surgimento da profissão do barista e as suas técnicas mais essenciais.

Todos eles você encontra facilmente no mercado e vale à pena a leitura. Concluindo, agora que você já sabe disso tudo, falta só colocar a mão na massa, ou o café na xícara!

Ah, conte nos comentários abaixo quais são suas expectativas na área e o que pretende fazer como um barista, pode ser um ótimo lugar de começar a divulgar sua experiência na área.

Onde encontrar cafés de qualidade?

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

Como fazer um cardápio que vende mais

Como fazer um cardápio que vende mais

INTRODUÇÃO O cardápio é uma carta e, assim como todas as cartas têm um objetivo, o cardápio da sua cafeteria precisa ser bem claro. Então, qual é o objetivo do seu? Mostrar preços ou vender? Enfrentar ou auxiliar o cliente? Confundir ou informar? Hoje trazemos dicas...

Franquia de cafeteria ou cafeteria própria: qual vale mais à pena?

Franquia de cafeteria ou cafeteria própria: qual vale mais à pena?

INTRODUÇÃO Está ansioso para empreender no universo dos cafés abrindo sua cafeteria, mas ficou na dúvida: abrir uma franquia de cafeteria ou uma própria? Então, essa é a sua luz no fim do túnel! Um compilado de dicas práticas, vantagens e desvantagens de cada modelo...

Dicas para uma liderança de sucesso

Dicas para uma liderança de sucesso

INTRODUÇÃO Se você é líder de uma equipe, seja na cafeteria ou em qualquer outro campo de atuação, este conteúdo foi feito para você! Você está prestes a acessar um guia prático que mostra o que é necessário para ser um líder de sucesso! Para que a sua cafeteria...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

2 Comentários

  1. Olá boa noite. Gostei do assunto sobre café vou pesquisar mais.De torra panha secagem prantio eu entendo um pouco. Más o assunto e intenso.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0
    0
    Carrinho
    Carrinho vazioRetornar à loja
    Conversar
    Oi, precisa de uma mãozinha?

    ×