Frete grátis para compras acima de R$169 para sudeste e R$299 para todo o Brasil!

03 técnicas inusitadas de como usar Prensa Francesa

Saiba como usar Prensa Francesa utilizando 3 técnicas inusitadas para aproveitar ao máximo seu equipamento!

INTRODUÇÃO

Antes de mais nada, você achou mesmo que havia explorado tudo da sua french press? A verdade é que não existe só uma maneira de extrair café neste equipamento e nós podemos te provar isso. Além do método tradicional de preparo, há 3 técnicas inusitadas de como usar a prensa francesa que podem te trazer novas experiências sensoriais.

A Prensa Francesa ou French Press é um equipamento manual que extrai o café por infusão. Geralmente, utiliza-se moagem mais grossa e tem um resultado sensorial mais ácido e encorpado da bebida. Além disso, é um método bem prático e rápido para preparar o café no dia a dia.

O equipamento oferece outras funcionalidades como, por exemplo, o preparo de leite cremoso para latte art na Prensa Francesa, o fato de não precisar usar a tomada para preparar seu café permite que você o utilize em qualquer lugar, é compacto, ótima opção para levar em viagens, etc… Saiba mais sobre a história do equipamento e como utilizá-lo clicando aqui!

Agora, o que muitos não sabem é que a aplicação de 3 técnicas podem deixar seu café ainda mais saboroso. Prepare-se para aproveitar ao máximo das funções da sua prensa francesa!

Técnica 1: limpe a borra residual do café em sua prensa francesa

comece por aqui

Primeiramente, essa é uma técnica muito parecida com o que fazemos no laboratório de cupping quando vamos avaliar o café sensorialmente, ou seja, esperamos o café decantar e limpamos a superfície para retirar o excesso de dióxido de carbono presente na crema formada e também os resíduos do próprio café.

E temos uma boa notícia, é possível aplicar essa técnica na prensa francesa. Então, anota para não esquecer:

Passo 01
Coloque normalmente 20g de café moído em sua prensa francesa.

Atenção: utilize a moagem mais grossa, nº 10 (na espessura de grãos de canjiquinha). Ah! Se você tem um moedor manual da Timemore em casa, utilize o click 29. Saiba mais sobre Timemore aqui!

Passo 02
Em seguida, acrescente 260g de água.

Estamos aplicando a proporção de 13:1, ou seja, 20g de café 260g de água. Saiba mais sobre proporções aqui!

Passo 03
Agora, espere o primeiro tempo de 1min a 1min20s e mexa os ingredientes como se faz no preparo tradicional.

Note que grande parte da quantidade do café adicionado ficará no fundo da french press. Além disso, também se formará a crema na superfície (aquela espuminha amarela) e ainda ficará um pouco de resíduo do café junto a ela.

Passo 04 (aplicação da técnica)

Antes de finalizar o processo, com o auxílio de duas colheres, retire a crema e os resíduos de café que se formaram na superfície. Depois disso, conclua o tempo de infusão (4min aproximadamente), pressione a prensa e sirva.

técnicas de como usar prensa francesa

Resultado sensorial
O resultado sensorial dessa técnica é considerado uma dos melhores extrações comparada às outras e à maneira tradicional de fazer café na prensa francesa. Com essa técnica a bebida tende a ficar “mais limpa”, diminuindo a aspereza presente nas características normais do método de preparo utilizando a french press.

Nesse sentido, não se engane. Ao final da xícara você ainda assim notará o micro-pó que sempre aparece no preparo de café na french press, mesmo utilizando a moagem mais grossa. A dica é: ao servir, espere um pouco antes de beber. Assim, essas micro-partículas se assentarão melhor ao fundo da xícara e proporcionará melhor experiência na degustação. Dispense o último gole.

Você é barista? Embora essa técnica não seja tão prática para fazer um café na prensa francesa em sua cafeteria, vale a pena testar e pedir a opinião dos clientes amantes do método. Pode, inclusive, ser uma novidade para movimentar seus clientes fixos que já estão acostumados com a prensa francesa.

Técnica 2: a pré-infusão

Para aplicar essa técnica no preparo do café na french press, você utilizará a mesma moagem e proporção da receita anterior, porém, vamos te ensinar a trabalhar a água, lembrando um pouco do tempo de pré-infusão no método V-60.

Sem mais delongas, confira as dicas de como usar a prensa francesa utilizando essa técnica:

Passo 01
Adicione normalmente 20g de café moído em sua prensa francesa.

Atenção: utilize ainda a moagem mais grossa, nº 10 (na espessura de grãos de canjiquinha). Ah! Se você tem um moedor manual da Timemore em casa, utilize o click 29.

Passo 02 (aplicação da técnica)

Em seguida, acrescente a “primeira água” (aproximadamente 100ml) e espere de 1min a 1min20s.

Feito isso, adicione o restante até completar os 260g de água, permitindo que a própria água “fure” o “bolo de café” que se formou, proporcionando a mistura de ambos.

Você deve estar se perguntando: o que isso muda? No entanto, a explicação é bem clara. As partículas de café foram quebradas em uma moagem mais grossa, por isso ela precisa de mais tempo para absorver a água e saturar. Assim, atingirá melhor resultado na extração. Aprenda mais sobre moagem aqui!

Como aplicar pré-infusão na french press

Passo 03
Finalmente, conclua o tempo de infusão (4min aproximadamente), pressione a prensa e sirva.

Resultado sensorial
O resultado sensorial dessa técnica é bem agradável. Nesse sentido, quando comparamos com a primeira técnica, percebemos que houve uma diminuição da acidez da bebida. Obviamente, essa análise depende do tipo de café que você está utilizando. Também é possível perceber com mais evidência a aspereza, amargor desejável e o corpo da bebida.

Além disso, caso você não tenha uma colher disponível, a própria movimentação da água nesse arremesso que perfura a camada do “bolo de café” pode te ajudar a misturar os ingredientes. Vale a pena fazer o teste em sua casa!

Técnica 3: ajuste da moagem

Inicialmente, a recomendação de moagem para usar a prensa francesa é sempre mais grossa, ou seja, acompanhando a espessura de grãos de canjiquinha, ovo maltine, etc… Em contrapartida, essa técnica desafia a recomendação.

Em outras palavras, seguiremos o mesmo passo a passo anterior, porém, utilizando uma moagem mais fina do café. Se liga:

Passo 01 (aplicação da técnica)

Coloque 20g de café moído em sua prensa francesa.

Atenção: utilize a moagem média, nº 5 (na espessura de um açúcar cristal). Você pode utilizar o click 18 no moedor manual da Timemore.

Técnicas de moagem para prensa francesa

Passo 02
Em seguida, acrescente 260g de água.

Passo 03
Agora, espere o primeiro tempo de 1min a 1min20s e mexa os ingredientes como se faz no preparo tradicional da prensa francesa.

Note que grande parte da quantidade do café adicionado ficará ao fundo da french press. Com isso, também se formará a crema na superfície. Perceba que, comparado às outras técnicas, a crema ficou mais espessa.

Passo 04
Feito isso, imediatamente tampe a prensa francesa e pressione, ou seja, não espere os 4 minutos de infusão. Isso porque a moagem do café está mais fina e pode provocar amargor indesejável na bebida se ficar por 4 minutos, pois o café estará mais vulnerável à saturação quando em contato com a água.

Resultado sensorial
Apesar de ser uma técnica que gera espanto num primeiro momento, o resultado sensorial dessa técnica evidencia o corpo e retrogosto do café, fiando assim menos evidente notas de doçura e acidez. Também é possível notar maior presença de micro-partículas devido à moagem média.

Indicação de café para extrair café na prensa francesa

eleve sua experiência

Se você está em busca de como fazer café na prensa francesa, também é importante pensar em qual café escolher para esse tipo de extração. Neste caso, indicamos o café Bourbon Amarelo.

Pensando na french press, essa é a melhor opção quando o momento pede um café suave, doce, com notas de tangerina no sabor e aroma. Além disso, o Bourbon Amarelo é encorpado, marcado pela acidez que se destaca reduzindo o amargor. Possui sabor residual longo e intenso de frutas cítricas, com torra média clara. Essas são notas que o uso da prensa francesa ressaltará na extração!

Aplique as 3 técnicas quando for usar a prensa francesa

será que pode?

Já parou para pensar o que pode acontecer se você utilizar uma moagem média, aplicar a técnica de pré-infusão e retirar os resíduos? Sim, aplicar essas três técnicas na extração de café na prensa francesa é possível!

Inclusive, pensando nessa terceira técnica da moagem mais fina, o ato de retirar os resíduos pode resultar em uma experiência mais agradável do método. Nesse sentido, a prensa francesa apesar de ser um equipamento bem simples, tem seus segredos.

Em outras palavras, quando passamos a olhar a french press com uma perspectiva mais técnica, compreendemos sua complexidade e diversificação de possibilidades que ultrapassam a variedade de receitas e tipos de cafés. Por exemplo: sabia que dá para fazer leite cremoso para latte art na prensa francesa?

Agora, uma dica extra do barista para terminar: faça a sua receita na prensa francesa aplicando uma ou todas essas técnicas. Depois, registre o passo a passo em alguns dos aplicativos que indicamos neste vídeo: clique aqui. Assim, quando você for fazer de novo, não corre o risco de errar! Não esquece de contar pra gente sua experiência aqui nos comentários!

Onde encontrar cafés de qualidade?

Q

RECEBA NOVIDADES

Postamos semanalmente conteúdo exclusivo para que você obtenha a melhor experiência na xícara.

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

06 melhores presentes para quem gosta de café

06 melhores presentes para quem gosta de café

INTRODUÇÃO Presentear alguém sempre será um grande desafio em qualquer comemoração ou época do ano, porém, arrumamos um jeito de ser mais fácil. Primeiro, se pergunte: é um presente para quem gosta de café? E claro, se a resposta for SIM, você está no lugar certo....

11 dicas para deixar seu café mais doce sem colocar açúcar

11 dicas para deixar seu café mais doce sem colocar açúcar

INTRODUÇÃO Primeiramente, vale ressaltar que um café especial, ou seja, um café de qualidade, já não precisa de açúcar por manter a doçura natural do fruto café. Agora, sabia que dá para deixar o café sem açúcar ainda mais doce? Em outras palavras, esse é um guia...

Cantinho do Café – Como montar, vantagens e inspirações

Cantinho do Café – Como montar, vantagens e inspirações

INTRODUÇÃO Antes de mais nada, se você é um coffeelover alucinado, com certeza já tem ou pensa em ter aquele famoso cantinho do café só seu. Portanto, leia isso antes de começar para evitar erros e ter as melhores dicas! Em outras palavras, um cantinho do café é um...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conversar
Oi, precisa de uma mãozinha?

×