INTRODUÇÃO
Primeiramente, hoje você aprenderá mais uma deliciosa receita. O drink alcoólico com café da vez é o Alexander, um clássico da coquetelaria.
Além disso, saber a origem desse drink e os impactos que a bebida promove trará uma nova perspectiva para sua experiência. Assim, você pode incrementar o cardápio da sua cafeteria ou preparar em casa para surpreender os amigos e a família.
Nosso barista, Gabriel Guimarães, reformulou a receita e trouxe um toque especial de café a ela. O resultado ficou irresistível!
Você já provou o drink Alexander alguma vez? Sabe como ele é feito ou de onde ele surgiu? Tudo isso você descobrirá aqui agora. Inclusive, no final vamos te dar um spoiler do sabor do drink. Então, acompanhe cada etapa para não perder nenhum detalhe.
História do drink Alexander
conheça a origem da receita original
A história do drink Alexander começa na originalidade da receita. A princípio, foi composta dos seguintes ingredientes: gin, creme de cacau, um creme que, segundo alguns relatos, poderia ser a clara de ovo ou creme do leite e, por fim, a noz-moscada responsável por dar um toque especial na bebida e auxiliar na modificação da sensação de aromas. Porém, a receita que costumava ser regra passou por diversas modificações ao passar do tempo.
Inicialmente, encontramos uma história que conta sobre o bartender Troy Alexander, residente na cidade de New York. Ele trabalhava em um restaurante muito conhecido e especializado no preparo de lagostas.
Ocasionalmente, nessa mesma época, uma empresa havia desenvolvido um tipo de combustível que não gerava fuligem à linha ferroviária daquela região: o carvão antracito. Nesse sentido, o mineral além de trazer muito mais potência para combustão, gerava pouquíssima fuligem.
Então, eles promoveram uma campanha de muito sucesso na época, que mostrava a uma mulher vestida de branco, sentada dentro de um trem. Isso foi muito marcante naquele período, pois simbolizava que as pessoas poderiam utilizar o trem sem se sujar com a fuligem.
Para comemorar esse fato histórico, em 1917, a empresa se mobilizou e foi comemorar no restaurante que Troy Alexander trabalhava. Ciente disso, o bartender desenvolveu a bebida Alexander composta pelos ingredientes que falamos inicialmente.
Tempo depois, em 1920, nos Estados Unidos, começou a Lei Seca, proibindo fabricação, comércio, transporte, exportação e importação de bebidas alcoólicas. Nesse sentido, acredita-se que o drink Alexander era usado para maquiar a ingestão de álcool (principalmente do gin, que por natureza tem aroma bem forte), devido à noz-moscada que “quebrava o bafo de álcool”. Isso contribuiu com a popularização do drink. Fica a dica!
Então, 13 anos depois, em 1933 com o fim da Lei Seca, o coquetel Alexander voltou a ser consumido normalmente e, apenas em 1937, surgiu a primeira modificação dos ingredientes da bebida no livro de W.J. Tarling: trocando o gin pelos conhaques, ou seja, os brandys. Por isso, você também já deve ter ouvido o nome Brandy Alexander em algum momento.
Curiosamente, o livro se chama Café Royal e, como não tinha nenhuma receita do drink Alexander feito com café nele, resolvemos desenvolver essa versão e te ensinar como reproduzi-la em na sua casa, cafeteria ou restaurante. Vamos lá?
Ingredientes do Alexander com Café
VOCÊ PRECISA
Café espresso (30ml)
Cubos de gelo (4un)
Conhaque (50ml)
Licor de café (30ml)
Creme de Leite (50ml)
Leite condensado (30ml)
Meia laranja
Canela em pó
TEMPO DE PREPARO
10min.
Como fazer Alexander com café na receita
Passo 1
Primeiramente, polvilhe uma quantidade significativa de canela em pó em um prato. Assim, começamos pela decoração da taça do drink.
Na receita do Alexander original, usa-se noz-moscada, porém, substituímos por canela que é tão aromática quanto e deixará o resultado com um sabor bem agradável e diferente.
Passo 2
Agora, umedeça a borda da taça utilizando a metade da laranja.
Essa etapa também trará uma sensação diferenciada no sabor da bebida.
Dica: você pode modificar usando outra fruta ou até mesmo fazer uma calda com açúcar. Ideal é que faça sentido com os demais ingredientes que compõe o drink.
Passo 3
Em seguida, passe toda a borda umedecida da taça na canela que você polvilhou no prato de forma que a canela grude em toda ela.
Isso contribuirá tanto na decoração, quanto no sabor do seu Alexander com café.
Passo 4
Feito isso, adicione 4 cubos de gelo em uma coqueteleira. Isso dá mais ou menos 80g de gelo.
Passo 5
Em seguida, acrescente 50ml do conhaque de sua preferência sob os cubos de gelo.
Passo 6
Agora, adicione 30ml de licor de café. Assim, ressaltará o sabor do café no drink.
Para essa receita utilizamos um licor mexicano: o Kahlua.
Passo 7
Para dar a textura na bebida, acrescente 50ml de creme de leite.
Passo 8
Agora, adicione 30ml de leite condensado.
Dica: faça nessa ordem, ou seja, deixe o leite condensado por último. Isso porque o creme de leite deixara seu dosador lubrificado impedindo que o leite condensando grude na superfície dele.
Ah! O leite condensado não é um ingrediente muito comum na coquetelaria e, considerando que o licor já tem uma certa doçura, optamos por essa quantidade.
Passo 9
Finalmente, adicione uma dose de 30ml de café espresso.
Dica 1: caso você não tenha máquina de café espresso em casa, pode recorrer a outros métodos de extração que deixe o café bem concentrado como, por exemplo: cafeteira italiana, utilizando uma proporção maior para o V-60.
Dica 2: deixe o café dar uma pequena resfriada para não causar uma diluição excessiva dos demais ingredientes.
Dica 3: ter que preparar o café na hora será um problema para você? Faça um cold brew bem concentrado. Caso você não saiba o que é esse método de preparo clique aqui para aprender!
Passo 10
Feito isso, feche a coqueteleira e bata até resfriar suas mãos e você sentir que o líquido está bem gelado.
Passo 11
Em seguida, com o auxílio de um coador para separar o líquido do gelo, passe a bebida para a taça que você preparou inicialmente.
Passo 12
Por fim, polvilhe um pouco de canela por cima e sirva!
ESTÁ PRONTO!
Aproveite as dicas para curtir em casa ou inovar o cardápio da sua cafeteria, bar ou restaurante com o clássico Alexander com café!
Receita do Drink Alexander para Cafeterias
Ingredientes:
- 60 ml de espresso duplo curto
- 50 ml de conhaque
- 50 g de leite condensado
- 30 g de creme de leite
- 80 g de gelo (4 a 6 cubos)
- canela a gosto
Passo 1 – Preparo:
- Em uma coqueteleira, adicione os cubos de gelo.
- Em seguida, acresça o espresso para já ir resfriando e diluindo.
- Agora, adicione todos os ingredientes, exceto a canela, conhaque, creme de leite e leite condensado.
Passo 2 – Bater:
- Em seguida, bata bem todos os ingredientes na coqueteleira até que a mistura esteja bem resfriada.
- Coe o excesso de gelo e serva.
Passo 3 – Apresentação e serviço:
- O líquido coado deve ser servido em uma taça martini.
- Em seguida, dê uma pitada de canela em pó sobre a bebida ou faça uma borda de canela antes de servir o drink.
Analise sensorial do Alexander
notas do barista
Primeiramente, o café que estamos utilizando nessa receita é um de nossos perfis clássicos, o Blend. Ele é uma combinação de dois cafés: um deles mais encorpado e mais doce com outro de alto nível de acidez. Nesse sentido, o ponto sensorial mais forte deste café é que ele traz uma nota de caramelo muito evidente que combina muito bem com os demais ingredientes do Alexander.
O drink fica bem cremoso, você perceberá uma textura bem viscosa. Ele também é doce, portanto, você pode reduzir um pouco do leite condensado e adaptar para uma proporção que agrade seu paladar. Em outras palavras, essa doçura lembra muito o doce de leite e caramelo.
Agora, o conhaque proporciona ao Alexander uma sensação de calor. O álcool é bem perceptível e a canela complementa essa característica, harmonizando não só no aroma, mas quebrando um pouco o teor alcoólico. Fala sério, deu até água na boca, né?
0 comentários