Frete grátis para compras acima de R$120 para sudeste e R$299 para todo o Brasil!

Como fazer Affogato

16/08/2021

INTRODUÇÃO

Pronto para mergulhar no universo dos drinks com café até se afogar? Quando está calor, cafezeiro de verdade sabe como se refrescar do melhor jeito. Então, aproveita essa receita que trouxemos e aprenda como fazer o Affogato aí na sua casa ou na cafeteria!

Primeiramente, se você já está lendo até aqui significa que você também gosta de mergulhar no mundo dos cafés especiais. Por isso, nós temos uma dica espetacular para elevar sua experiência. Você aprenderá como fazer um drink que, na verdade, parece até uma sobremesa.

Acredite, ainda existe uma confusão em relação à composição dele. Então, se eu fosse você dava um play no vídeo e acompanhava esse artigo até o final para descobrir. Affogato é um drink famosíssimo no mercado de cafeteria mundial e que também carrega muita história. Bora começar?

 

História do Affogato

será que alguém se afogou de verdade?

Calma, ninguém se afogou fazendo esse drink! A origem do drink é muito incerta, na verdade. O que sabemos de fato é sobre um relato de que, na década de 80, provavelmente depois do surgimento da máquina de espresso, foi que essa bebida apareceu, aprincípio, como produto nacional na Itália.

Nesse sentido, o Affogato era até entendido como uma característica turística do país, ou seja, ele começou a aparecer em alguns guias turísticos com a ideia de que, ao visitar a Itália, você não poderia voltar sem tomar um clássico Affogato italiano, capit?

Tempos depois, em 1992, a palavra “affogato“, que é de origem italiana e quer dizer “afogado, começou a aparecer nos dicionários de inglês e se tornou, então, uma palavra e receita conhecida mundialmente.

Antes de tudo, o Affogato era entendido como uma sobremesa. Porém, ele foi passando por uma série de modificações e, segundo alguns relatos, com o tempo foi se tornando algo mais líquido. Então, hoje em dia, muita cafeteria o entende como um drink gelado com café, não mais como uma sobremesa.

Além disso, é importante ressaltar também que o Afogatto tem várias modificações e variações. Inclusive em versões alcoólicas (a gente viu esse sorrizinho, tá?), e que acompanham outros ingredientes, outros tipos de sorvetes, etc… Por fim, é uma receita que dá para brincar e modificar uma série de detalhes sem perder essa essência do café e do sorvete.

O BOOOOOM do Affogato no mercado de cafeterias, mais uma vez, foi promovido pela rede Starbucks. Por volta de 2017, eles colocaram o drink no cardápio e, a partir daí, obtiveram um reconhecimento em todo mercado de cafeteria. Nesse sentido, a bebida ainda foi o primeiro item do cardápio da Starbucks que tinha o sorvete como ingrediente e esse fato acabou se tornando um marco em toda história.

Agora, ele vai passar por um segundo BOOOOOM, afinal, este é o primeiro drink – ou sobremesa – com sorvete do nosso canal do YouTube também.

Dicas de preparo do Affogato

anota para não esquecer, tá?

Originalmente, o Affogato é preparado com café espresso e sorvete. Então, se liga nessas dicas:

1) Antes de mais nada, deixe para começar a manipular o sorvete por último. Assim você não perderá a consistência dele;

2) Se você for fazer o drink em casa e não tem uma máquina de espresso, utilize outros métodos, como o da Cafeteira Italiana, que utilizamos para fazer essa receita. Saiba como!

3) Conta a história que no clássico Affogato Italiano era utilizado sorvete de baunilha. Porém, como falamos anteriormente, fica a seu critério a escolha do sabor, desde que faça sentido com o café escolhido para que harmonize bem;

4) Neste caso, escolhemos o sorvete de creme combinando-o com nosso café Moca. Esse nosso perfil clássico de café ficará bem evidente na receita, pois tem notas como caramelo e chocolate, que tornarão a junção perfeita de ingredientes da receita. Então, escolha bem quando for preparar o seu!

Junte os ingredientes e vamos montar o seu drink!

Ingredientes do Affogato

VOCÊ PRECISA

Café especial
Sorvete de creme (180g)

TEMPO DE PREPARO

10min.

Como fazer Affogato

afogue as mágoas!

Passo 1

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféPrepare seu café. Ele pode ser espresso ou bem concentrado utilizando a cafeteira italiana.

Passo 2

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféFeito isso, acrescente 180g de sorvete em uma taça de sua preferência.

Dica: só faça essa etapa quando o café já estiver pronto. Assim, você não perde a consistência do sorvete e ganha um design mais apresentável para o drink.

Passo 3

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféEm seguida, complete a taça com o seu café e afogue o sorvete nele.

ESTÁ PRONTO!

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféA dica é que ele seja servido acompanhando uma colher de sobremesa por causa do sorvete. Por isso existe a confusão se é uma sobremesa ou drink. Mas o importante é que café é sempre a melhor opção.

Além disso, você também pode acrescentar chantilly e grãozinhos de café para decorar. Aproveite seu Affogato!

Notas sensoriais do Affogato

tem gostin de quê?

Essa é a hora mais esperada de todo cafezeiro! Então, se liga nesse spoiler do nosso barista:

De fato é a combinação perfeita: o café Moca com o sorvete de creme. Afinal, o sorvete em si já tem uma textura natural e um sabor característico. Isso ressalta ainda mais a cremosidade do drink. Além disso, o café que escolhemos tem uma intensidade única e deixa uma nota mais achocolatada no final.

Concluindo, não tem erro! Para fazer um bom Affogato como este, escolha um café de boa qualidade e prepare-o bem. Assim como o sorvete também.

E aí, deu vontade? Experimente e conta pra gente o que achou!

Aqui tem tudo para você preparar seu drink

Moca

Normalmente cada fruto de café é composto por dois grãos, porém, 5% do café mundial nasce como filho único. Estes, chamados Moca, possuem torra mais uniforme devido seu formato arredondado, que permite a rolagem dos grãos pelo cilindro do torrador de forma mais eficiente, facilitando a transferência de calor no processo da torra.

Cafeteira Italiana

A cafeteira Italiana está entre as mais populares, segundo os fazedores de cafés em casa. Esse utensílio se popularizou por sua praticidade, design retrô e resultado na xícara.

MAIS CONTEÚDO

Como fazer Drink Alexander

Como fazer Drink Alexander

INTRODUÇÃOPrimeiramente, hoje você aprenderá mais uma deliciosa receita. O drink alcoólico com café da vez é o Alexander, um clássico da coquetelaria. Além disso, saber a origem desse drink e os impactos que a bebida promove trará uma nova perspectiva para sua...

Como fazer Latte Macchiato

Como fazer Latte Macchiato

INTRODUÇÃOFala sério, cafezeiro! O universo do café com leite é muito maior do que nós imaginamos. Então, que tal você fazer um novo drink para sua família ou para seus clientes na cafeteria? Conheça o Latte Macchiato! Em primeiro lugar, você descobrirá de onde surgiu...

Como fazer Flat White

Como fazer Flat White

INTRODUÇÃOHoje nosso aspirante a veterinário vem com dicas de como tosar seu poodle, deixando uma pelagem mais equalizada, valorizando o sabor... Ué, esquece! Estamos falando do delicioso drink Flat White!  A princípio, é um drink com café que está presente nos menus...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0

×