Frete grátis para compras acima de R$169 para sudeste e R$299 para todo o Brasil!

Como fazer café na cafeteira italiana

Quer aprender como fazer café na cafeteira italiana e se surpreender com a qualidade do método? Fizemos um passo a passo especial para você!

Muita gente pediu, a gente obedeceu, trouxemos as melhores dicas para você se tornar o mestre da cafeteira italiana! Quer aprender agora como fazer café na cafeteira italiana e se surpreender com a qualidade do método? Ah, e, claro, acompanhado de algumas curiosidades sobre sua história, que começa com o Luigi… Não, não é o encanador amigo do Mario, é um que tem bigode… Ué…

Bom, leia até o final para você entender os macetes que usamos para passar a fase da Cafeteira Italiana mais facilmente, não precisa nem pegar a estrelinha!

Chegou a hora de você descobrir como preparar um bom café especial utilizando este método da maneira correta, aprendendo um passo a passo super fácil de entender. Sua bebida vai ficar deliciosa demais. Vamos começar?

História da Cafeteira Italiana

senta que lá vem história

Primeiramente, segundo algumas fontes, quem inventou a cafeteira italiana foi Luigi De Ponti (que não é o amigo do Mario), um projetista que desenvolveu seu formato e funcionalidade em 1933. Em seguida, um engenheiro que trabalhava com alumínio, chamado Alfonso Bialetti, comprou o projeto da cafeteira italiana do Luigi De Ponti e levou para sua fábrica. Então, Renato Bialetti, herdeiro da empresa de Afonso, decidiu popularizar o equipamento em 1946. Afinal, ele acreditava muito no potencial da cafeteira.

Por fim, Renato Bialetti desenvolveu uma marca para sua comercialização e passou a ser conhecida no mercado como “Moka Express“. Nesse sentido, a palavra “Moka“, caso você não saiba, é utilizada para identificar uma série de coisas do mercado de cafés: o drink mocha, conhecido como um clássico das cafeterias; o grão de café Moca (inclusive temos uma linha exclusiva deste grão) e, por fim, a cafeteira italiana, que também é conhecida como cafeteira Moka ou Mokinha.

Além disso, Moka também é uma região que ficou conhecida por ter um dos primeiros portos de exportação de café no mundo. Por isso, um pouco da essência do nome Moka é uma homenagem a esse difusor do café mundo afora.

Curiosidades sobre a Cafeteira Italiana

curiosidade não mata cafezeiro

Em primeiro lugar, Renato Bialetti é o ícone que aparece nas propagandas da marca Bialetti Cafeteira Italiana, ou seja, o bonequinho de bigode foi uma caricatura feita pensando na figura dele. Além disso, Renato é conhecido como magnata do café. Qualquer semelhança é mera coincidência, veja só:

Tudo sobre a marca Bialetti
Renato Bialetti

Do mesmo modo, outra curiosidade sobre a cafeteira italiana é que o mesmo Renato Bialetti, quando faleceu, foi cremado e suas cinzas foram colocadas em uma cafeteira italiana gigante que se encontra em um museu na Suíça. Dá para acreditar? Se liga:

Cinzas de Renato Bialetti no museu

Atualmente, as Cafeteiras Bialetti se espalharam por todo mundo. Segundo a empresa, só do modelo Express foram vendidas mais de 200 milhões de unidades em 80 anos de história. E aí, você faz parte dessa galera que tem uma cafeteira italiana em casa?

Vantagens da cafeteira italiana

para matar a dúvida se compra ou não

Antes de mais nada, é nítido o quanto o mercado de cafés especiais e seus métodos de preparo tem evoluído constantemente através da tecnologia dos equipamentos e otimizações das receitas. Nesse sentido, é claro que a cafeteira italiana não poderia ficar de fora, então, veja algumas vantagens em ter este equipamento em casa: 

▸ Não precisa de energia elétrica para funcionar e a qualidade da bebida é garantida.

A cafeteira italiana é sustentável! Por não precisar da utilização de filtros de papel ou pano, promove a diminuição da produção de resíduos para o meio ambiente. Além disso, o material que ela é produzida é super resistente (é um produto para vida inteira) e altamente reciclável.  

Lembrando que sua alta resistência também diminui o excesso de embalagens no transporte.

▸ Dá para fazer café espresso na cafeteira italiana, sabia? Clique aqui para aprender!

▸Agora, se o café espresso não te agrada, você também pode acrescentar leite cremoso na receita e apreciar um delicioso cappuccino feito na cafeteira italiana

Ótima opção para levar em passeios e viagens como camping, trilhas, Airbnb ou que tenha acesso a pelo menos uma boca de fogão.  Além disso, a praticidade está em poder desmontá-la para ganhar espaço na bagagem.

O preparo do café na cafeteira italiana é super rápido. Em 10 minutos, no máximo você estará degustando sua bebida favorita.

Custo benefício comparado a outras cafeteiras como as cafeteiras de cápsula, por exemplo. 

Como funciona a cafeteira italiana

análise visual

Existem várias cafeteiras italianas disponíveis no mercado e todas seguem o mesmo modelo da primeira cafeteira desenvolvida. Hoje em dia, a marca Bialetti tem uma linha um pouco mais sofisticada, com material mais reforçado e resistente. Inclusive, as novas cafeteiras italianas da Bialetti foram melhoradas, feitas com material inox para evitar oxidação do aço. Portanto, já existe uma qualidade superior em relação à cafeteira de alumínio lançada inicialmente.

Nesse sentido, a cafeteira italiana é composta por 3 partes: a parte superior, o centro (sifão) e inferior (recipiente de água). A parte de baixo possui uma válvula de segurança que, quando a cafeteira está no fogo, desenvolvendo pressão, caso desenvolva de forma excessiva e, por algum motivo, a água não consiga passar pelo café, essa válvula libera a água quente, evitando acidentes.

Dica importante: sempre coloque a água até a altura da válvula e posicione-a para o lado de dentro do fogão, nunca na direção do seu corpo. Assim, se a água quente for liberada por segurança, não espirrará em você.

Como fazer café na cafeteira italiana

Passo 1

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféAdicione água até a altura da válvula de segurança. A quantidade depende do tamanho da sua cafeteira. Existem cafeteiras italianas que servem de 2 ou mais xícaras.

Passo 2

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféSem seguida, adicione o encaixe do sifão.

Passo 3

Primeiro passo para fazer caipirinha com café

Agora, coloque o café moído dentro do compartimento, sob o sifão. Preencha todo o compartimento e, com o auxílio de uma colher, apenas o alinhe (deixe como uma cama plana). A cafeteira italiana já tem a limitação da quantidade de café e também varia de acordo com o tamanho do seu equipamento.

Para este método não é necessário pressionar o café no recipiente. Afinal, quando você rosquear a parte de cima da cafeteira, naturalmente, será exercida uma pressão sob o café.

Dica 1: utilize uma moagem mais grossa do café, ou seja, a espessura de um açúcar cristal (nº 6). Assim, você evita que resíduos passem para a xícara. Aprenda mais sobre moagem clicando aqui!

Dica 2: fique atento para realmente colocar o café até encher todo o compartimento.

Passo 4

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféEncaixe a parte de cima da sua cafeteira rosqueando até que atinja a pressão adequada. Nessa etapa, se você colocar menos café, o mínimo de pressão já passará por ele e não terá a concentração de sabor desejado. Então, sempre respeite o limite indicado na sua cafeteira

Dica super importante: normalmente, a alça da cafeteira fica do lado oposto à válvula de segurança. Assim, a alça fica na direção do seu corpo e a válvula na direção oposta, já pensando na segurança caso ela precisar liberar a água quente, não espirre em você. Portanto, se você notar que a alça está muito desalinhada em relação à válvula, pode ser que o sistema de rosqueamento ou a borracha localizada no centro da sua cafeteira esteja um pouco desgastado.

Note que, na parte superior, a cafeteira é composta por uma peça responsável pela filtragem e, em volta, tem uma borracha. Com o passar do tempo de uso, essa borracha pode desgastar e esse reparo será necessário para ficar corretamente alinhado. Mas fique tranquilo, você consegue comprar facilmente este reparo.

Passo 5

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféEm seguida, leve sua cafeteira para o fogo.

Dica 1: utilize a boca menor do fogão. Assim, não corre o risco da chama ultrapassar a parte inferior da cafeteira, atingindo algumas partes do equipamento que podem estragar, como a alça.

Dica 2: neste processo ocorre o aquecimento de todo o equipamento. Então, quando o café começa ser extraído e bate no metal quente da parte superior da cafeteira e podemos até notar o barulhinho: tsssss! Em outras palavras, quando isso acontece, compromete muito o sabor do seu café, ou seja, gosto de queimado e adstringência.

Portanto, recomendamos que você coloque um dedo de água fria na parte de cima da sua cafeteira. Assim, na hora que o café passar pelo processo de pressão e filtragem, ele vai cair sobre essa água que estará em uma temperatura morna para quente e não causará sabores indesejáveis na sua bebida.

Ah! Atualmente, algumas cafeteiras italianas são feitas com a parte superior de porcelana, que também evita este problema. Porém, elas quebram mais fácil, sendo assim, as cafeteiras mais vendidas do mercado ainda são as de material inox devido à sua resistência.

Passo 6

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféPor fim, mantenha sua cafeteira aberta até que o café comece a passar pelos processos de pressão e filtragem. Assim, você terá o controle visual da extração. Quando você notar que o café já começou a cair na parte de cima da cafeteira, desligue o fogo e feche a tampa para não espirrar em você.

Curiosidade: quando a extração começa acontecer, significa que a parte de baixo já atingiu a temperatura e a pressão suficiente para extrair o café, por isso você pode desligar o fogo e esperar finalizar. Porém, vale ressaltar que isso só acontece nas cafeteiras italianas de boa qualidade.

ESTÁ PRONTO!

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféAgora, é só servir!

Como higienizar minha cafeteira italiana

análise visual

A grande vantagem da cafeteira italiana no momento da limpeza é que você pode desmontá-la. Assim, você consegue higienizar cada parte de forma mais precisa. Siga os passos:

Passo 01

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféPrimeiro, desrosqueie a parte superior para desmontar. Você pode utilizar água corrente e detergente neutro para remover os resíduos de café da parte interna.

Passo 02

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféEm seguida, ainda na peça da parte superior, do lado de fora da cafeteira, remova a borracha que fica ao redor do filtro central com o auxílio de uma colher. Assim, você consegue remover o filtro e higienizá-los. Afinal, sempre ficam resíduos do pó de café ali dentro.

Dica 1: não recomendamos utilizar detergente na limpeza deste filtro, pois podem ficar vestígios do detergente nos poros da peça e interferir no sabor da próxima extração do seu café.

Dica 2: não use o lado verde da bucha para não criar ranhuras na sua cafeteira italiana, principalmente na parte interna que também pode acumular esses resíduos o provocar sabores indesejáveis na sua bebida.

Passo 03

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféDepois disso, remova o sifão da parte inferior do equipamento, retire a borra de café e descarte-a. Em seguida, lave-o com água corrente. Nesta etapa também não recomendamos utilizar detergente, porque corre o risco de ficar o sabor do sabão preso nos poros da peça.

Finalmente, se a sua cafeteira italiana for de alumínio e você não for mais usá-la após o preparo daquele dia, a dica é: deixe-a desmontada para que as peças possam “respirar“, sem nenhum contato com a água ali dentro, para evitar a oxidação. Em contrapartida, se sua cafeteira for de inox, um material mais resistente, é possível lavar e já fazer a montagem dela.

Agora que você já sabe toda a história deste equipamento fantástico, como fazer um bom café na cafeteira italiana, além de várias dicas e o passo a passo para higienizá-la, chegou a hora de adquirir a sua caso ainda não tenha em casa. Ah! Lembrando que você também consegue fazer café espresso na cafeteira italiana. Saiba mais!

Ter uma cafeteira italiana em casa é sinônimo de praticidade. Não adianta você investir em cafés de qualidade no seu dia a dia e não saber aproveitar suas características em potencial por não saber como preparar. Concluímos então que a cafeteira italiana é uma ótima solução para você que é apaixonado por cafés especiais e deseja trazer o hábito de sempre apreciar bons cafés no dia a dia! Viva novas experiências com os melhores métodos de preparo de cafés!

Melhor café para preparar na cafeteira italiana

Moca

Normalmente cada fruto de café é composto por dois grãos, porém, 5% do café mundial nasce como filho único. Estes, chamados Moca, possuem torra mais uniforme devido seu formato arredondado, que permite a rolagem dos grãos pelo cilindro do torrador de forma mais eficiente, facilitando a transferência de calor no processo da torra.

Quero comprar uma cafeteira italiana

Cafeteira Italiana

A cafeteira italiana está entre as favoritas dos fazedores de cafés em casa. O equipamento se popularizou por sua praticidade, custo benefício, resistência, design retrô e ótimo resultado na xícara.

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

Como avaliar a qualidade da crema de café espresso

Como avaliar a qualidade da crema de café espresso

INTRODUÇÃO Quem vê cara, não vê coração, mas quem vê a crema de espresso, já sabe da qualidade! Se você é fã do café espresso, provavelmente já ouviu falar sobre isso. Hoje te mostraremos quais problemas podemos identificar através da crema do espresso e quais são as...

Como fazer café espresso evitando 07 erros imperdoáveis

Como fazer café espresso evitando 07 erros imperdoáveis

INTRODUÇÃO O sabor cítrico com notas de chocolate e caramelo são possíveis de serem percebidos em cafés especiais (alta qualidade). Nesse sentido, o café espresso é conhecido por ser um potencializador de sabores. Imagina a riqueza de experiências que você pode...

Posso mexer o café filtrado?

Posso mexer o café filtrado?

INTRODUÇÃO Antes de tudo, é importante relembrarmos que cada etapa do preparo de um café interfere diretamente no resultado da bebida. Em outras palavras, isso significa que a maneira como você filtra o café (a moagem que você utiliza e as técnicas) influenciará no...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

2 Comentários

  1. E qdo ela oxida na parte inferior?parece que faz mal,tem como consertar?Deixei na praia e oxidou.

    Responder
    • No caso, o que você poderia fazer é lavar e deixar de molho com agua e bicarbonato de sódio, pra ver se limpa. Caso, nao saia o ideal é comprar outra.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0
    0
    Carrinho
    Carrinho vazioRetornar à loja
    Conversar
    Oi, precisa de uma mãozinha?

    ×