Muita gente pediu, a gente obedeceu, trouxemos as melhores dicas para você se tornar o mestre da cafeteira italiana! Quer aprender agora como fazer café na cafeteira italiana e se surpreender com a qualidade do método? Ah, e, claro, acompanhado de algumas curiosidades sobre sua história, que começa com o Luigi… Não, não é o encanador amigo do Mario, é um que tem bigode… Ué…
Bom, leia até o final para você entender os macetes que usamos para passar a fase da Cafeteira Italiana mais facilmente, não precisa nem pegar a estrelinha!
Chegou a hora de você descobrir como preparar um bom café especial utilizando este método da maneira correta, aprendendo um passo a passo super fácil de entender. Sua bebida vai ficar deliciosa demais. Vamos começar?
História da Cafeteira Italiana
senta que lá vem história
Primeiramente, segundo algumas fontes, quem inventou a cafeteira italiana foi Luigi De Ponti (que não é o amigo do Mario), um projetista que desenvolveu seu formato e funcionalidade em 1933. Em seguida, um engenheiro que trabalhava com alumínio, chamado Alfonso Bialetti, comprou o projeto da cafeteira italiana do Luigi De Ponti e levou para sua fábrica. Então, Renato Bialetti, herdeiro da empresa de Afonso, decidiu popularizar o equipamento em 1946. Afinal, ele acreditava muito no potencial da cafeteira.
Por fim, Renato Bialetti desenvolveu uma marca para sua comercialização e passou a ser conhecida no mercado como “Moka Express“. Nesse sentido, a palavra “Moka“, caso você não saiba, é utilizada para identificar uma série de coisas do mercado de cafés: o drink mocha, conhecido como um clássico das cafeterias; o grão de café Moca (inclusive temos uma linha exclusiva deste grão) e, por fim, a cafeteira italiana, que também é conhecida como cafeteira Moka ou Mokinha.
Além disso, Moka também é uma região que ficou conhecida por ter um dos primeiros portos de exportação de café no mundo. Por isso, um pouco da essência do nome Moka é uma homenagem a esse difusor do café mundo afora.
Curiosidades sobre a Cafeteira Italiana
curiosidade não mata cafezeiro
Em primeiro lugar, Renato Bialetti é o ícone que aparece nas propagandas da marca Bialetti Cafeteira Italiana, ou seja, o bonequinho de bigode foi uma caricatura feita pensando na figura dele. Além disso, Renato é conhecido como magnata do café. Qualquer semelhança é mera coincidência, veja só:
Do mesmo modo, outra curiosidade sobre a cafeteira italiana é que o mesmo Renato Bialetti, quando faleceu, foi cremado e suas cinzas foram colocadas em uma cafeteira italiana gigante que se encontra em um museu na Suíça. Dá para acreditar? Se liga:
Atualmente, as Cafeteiras Bialetti se espalharam por todo mundo. Segundo a empresa, só do modelo Express foram vendidas mais de 200 milhões de unidades em 80 anos de história. E aí, você faz parte dessa galera que tem uma cafeteira italiana em casa?
Vantagens da cafeteira italiana
para matar a dúvida se compra ou não
Antes de mais nada, é nítido o quanto o mercado de cafés especiais e seus métodos de preparo tem evoluído constantemente através da tecnologia dos equipamentos e otimizações das receitas. Nesse sentido, é claro que a cafeteira italiana não poderia ficar de fora, então, veja algumas vantagens em ter este equipamento em casa:
▸ Não precisa de energia elétrica para funcionar e a qualidade da bebida é garantida.
▸ A cafeteira italiana é sustentável! Por não precisar da utilização de filtros de papel ou pano, promove a diminuição da produção de resíduos para o meio ambiente. Além disso, o material que ela é produzida é super resistente (é um produto para vida inteira) e altamente reciclável.
Lembrando que sua alta resistência também diminui o excesso de embalagens no transporte.
▸ Dá para fazer café espresso na cafeteira italiana, sabia? Clique aqui para aprender!
▸Agora, se o café espresso não te agrada, você também pode acrescentar leite cremoso na receita e apreciar um delicioso cappuccino feito na cafeteira italiana.
▸ Ótima opção para levar em passeios e viagens como camping, trilhas, Airbnb ou que tenha acesso a pelo menos uma boca de fogão. Além disso, a praticidade está em poder desmontá-la para ganhar espaço na bagagem.
▸ O preparo do café na cafeteira italiana é super rápido. Em 10 minutos, no máximo você estará degustando sua bebida favorita.
▸ Custo benefício comparado a outras cafeteiras como as cafeteiras de cápsula, por exemplo.
Como funciona a cafeteira italiana
análise visual
Existem várias cafeteiras italianas disponíveis no mercado e todas seguem o mesmo modelo da primeira cafeteira desenvolvida. Hoje em dia, a marca Bialetti tem uma linha um pouco mais sofisticada, com material mais reforçado e resistente. Inclusive, as novas cafeteiras italianas da Bialetti foram melhoradas, feitas com material inox para evitar oxidação do aço. Portanto, já existe uma qualidade superior em relação à cafeteira de alumínio lançada inicialmente.
Nesse sentido, a cafeteira italiana é composta por 3 partes: a parte superior, o centro (sifão) e inferior (recipiente de água). A parte de baixo possui uma válvula de segurança que, quando a cafeteira está no fogo, desenvolvendo pressão, caso desenvolva de forma excessiva e, por algum motivo, a água não consiga passar pelo café, essa válvula libera a água quente, evitando acidentes.
Dica importante: sempre coloque a água até a altura da válvula e posicione-a para o lado de dentro do fogão, nunca na direção do seu corpo. Assim, se a água quente for liberada por segurança, não espirrará em você.
Como fazer café na cafeteira italiana
Passo 1
Adicione água até a altura da válvula de segurança. A quantidade depende do tamanho da sua cafeteira. Existem cafeteiras italianas que servem de 2 ou mais xícaras.
Passo 2
Sem seguida, adicione o encaixe do sifão.
Passo 3
Agora, coloque o café moído dentro do compartimento, sob o sifão. Preencha todo o compartimento e, com o auxílio de uma colher, apenas o alinhe (deixe como uma cama plana). A cafeteira italiana já tem a limitação da quantidade de café e também varia de acordo com o tamanho do seu equipamento.
Para este método não é necessário pressionar o café no recipiente. Afinal, quando você rosquear a parte de cima da cafeteira, naturalmente, será exercida uma pressão sob o café.
Dica 1: utilize uma moagem mais grossa do café, ou seja, a espessura de um açúcar cristal (nº 6). Assim, você evita que resíduos passem para a xícara. Aprenda mais sobre moagem clicando aqui!
Dica 2: fique atento para realmente colocar o café até encher todo o compartimento.
Passo 4
Encaixe a parte de cima da sua cafeteira rosqueando até que atinja a pressão adequada. Nessa etapa, se você colocar menos café, o mínimo de pressão já passará por ele e não terá a concentração de sabor desejado. Então, sempre respeite o limite indicado na sua cafeteira
Dica super importante: normalmente, a alça da cafeteira fica do lado oposto à válvula de segurança. Assim, a alça fica na direção do seu corpo e a válvula na direção oposta, já pensando na segurança caso ela precisar liberar a água quente, não espirre em você. Portanto, se você notar que a alça está muito desalinhada em relação à válvula, pode ser que o sistema de rosqueamento ou a borracha localizada no centro da sua cafeteira esteja um pouco desgastado.
Note que, na parte superior, a cafeteira é composta por uma peça responsável pela filtragem e, em volta, tem uma borracha. Com o passar do tempo de uso, essa borracha pode desgastar e esse reparo será necessário para ficar corretamente alinhado. Mas fique tranquilo, você consegue comprar facilmente este reparo.
Passo 5
Em seguida, leve sua cafeteira para o fogo.
Dica 1: utilize a boca menor do fogão. Assim, não corre o risco da chama ultrapassar a parte inferior da cafeteira, atingindo algumas partes do equipamento que podem estragar, como a alça.
Dica 2: neste processo ocorre o aquecimento de todo o equipamento. Então, quando o café começa ser extraído e bate no metal quente da parte superior da cafeteira e podemos até notar o barulhinho: tsssss! Em outras palavras, quando isso acontece, compromete muito o sabor do seu café, ou seja, gosto de queimado e adstringência.
Portanto, recomendamos que você coloque um dedo de água fria na parte de cima da sua cafeteira. Assim, na hora que o café passar pelo processo de pressão e filtragem, ele vai cair sobre essa água que estará em uma temperatura morna para quente e não causará sabores indesejáveis na sua bebida.
Ah! Atualmente, algumas cafeteiras italianas são feitas com a parte superior de porcelana, que também evita este problema. Porém, elas quebram mais fácil, sendo assim, as cafeteiras mais vendidas do mercado ainda são as de material inox devido à sua resistência.
Passo 6
Por fim, mantenha sua cafeteira aberta até que o café comece a passar pelos processos de pressão e filtragem. Assim, você terá o controle visual da extração. Quando você notar que o café já começou a cair na parte de cima da cafeteira, desligue o fogo e feche a tampa para não espirrar em você.
Curiosidade: quando a extração começa acontecer, significa que a parte de baixo já atingiu a temperatura e a pressão suficiente para extrair o café, por isso você pode desligar o fogo e esperar finalizar. Porém, vale ressaltar que isso só acontece nas cafeteiras italianas de boa qualidade.
ESTÁ PRONTO!
Agora, é só servir!
Como higienizar minha cafeteira italiana
análise visual
A grande vantagem da cafeteira italiana no momento da limpeza é que você pode desmontá-la. Assim, você consegue higienizar cada parte de forma mais precisa. Siga os passos:
Passo 01
Primeiro, desrosqueie a parte superior para desmontar. Você pode utilizar água corrente e detergente neutro para remover os resíduos de café da parte interna.
Passo 02
Em seguida, ainda na peça da parte superior, do lado de fora da cafeteira, remova a borracha que fica ao redor do filtro central com o auxílio de uma colher. Assim, você consegue remover o filtro e higienizá-los. Afinal, sempre ficam resíduos do pó de café ali dentro.
Dica 1: não recomendamos utilizar detergente na limpeza deste filtro, pois podem ficar vestígios do detergente nos poros da peça e interferir no sabor da próxima extração do seu café.
Dica 2: não use o lado verde da bucha para não criar ranhuras na sua cafeteira italiana, principalmente na parte interna que também pode acumular esses resíduos o provocar sabores indesejáveis na sua bebida.
Passo 03
Depois disso, remova o sifão da parte inferior do equipamento, retire a borra de café e descarte-a. Em seguida, lave-o com água corrente. Nesta etapa também não recomendamos utilizar detergente, porque corre o risco de ficar o sabor do sabão preso nos poros da peça.
Finalmente, se a sua cafeteira italiana for de alumínio e você não for mais usá-la após o preparo daquele dia, a dica é: deixe-a desmontada para que as peças possam “respirar“, sem nenhum contato com a água ali dentro, para evitar a oxidação. Em contrapartida, se sua cafeteira for de inox, um material mais resistente, é possível lavar e já fazer a montagem dela.
Agora que você já sabe toda a história deste equipamento fantástico, como fazer um bom café na cafeteira italiana, além de várias dicas e o passo a passo para higienizá-la, chegou a hora de adquirir a sua caso ainda não tenha em casa. Ah! Lembrando que você também consegue fazer café espresso na cafeteira italiana. Saiba mais!
Ter uma cafeteira italiana em casa é sinônimo de praticidade. Não adianta você investir em cafés de qualidade no seu dia a dia e não saber aproveitar suas características em potencial por não saber como preparar. Concluímos então que a cafeteira italiana é uma ótima solução para você que é apaixonado por cafés especiais e deseja trazer o hábito de sempre apreciar bons cafés no dia a dia! Viva novas experiências com os melhores métodos de preparo de cafés!
Melhor café para preparar na cafeteira italiana
Moca
Normalmente cada fruto de café é composto por dois grãos, porém, 5% do café mundial nasce como filho único. Estes, chamados Moca, possuem torra mais uniforme devido seu formato arredondado, que permite a rolagem dos grãos pelo cilindro do torrador de forma mais eficiente, facilitando a transferência de calor no processo da torra.
E qdo ela oxida na parte inferior?parece que faz mal,tem como consertar?Deixei na praia e oxidou.
No caso, o que você poderia fazer é lavar e deixar de molho com agua e bicarbonato de sódio, pra ver se limpa. Caso, nao saia o ideal é comprar outra.