Frete grátis para compras acima de R$120 para sudeste e R$299 para todo o Brasil!

Como fazer Caipirinha de café

15/04/2021

INTRODUÇÃO

Vida de cafezeiro não é fácil, mas com café, tudo se resolve. Não acredita? Vamos te ensinar a receita passo a passo. A princípio, se a vida te der um limão, faça dele uma Caipirinha de Café como essa, o drink com café mais “cumpadi” que existe. Então, tire as crianças da sala!

Pleno século XXI e ainda tem gente que não sabe o quanto café combina perfeitamente com drinks alcoólicos. Portanto, hoje você vai aprender fazer o drink mais clássico e cheio de brasilidade, combinado com um caprichoso shot de café espresso que você tanto ama.

Além disso, o passo a passo da caipirinha de café é super fácil de fazer e utiliza poucos ingredientes. Como resultado, você terá o que chamamos de paixão nacional. Em outras palavras, café e caipirinha é a melhor combinação que você vai ver hoje. Portanto, para uma experiência completa, assista o vídeo acima e leia até o final.

Drink perfeito para degustar com a família, com os amigos ou servir em sua cafeteria. Experimente e comprove!

Antes do primeiro gole nesse drink com café

que história é essa de café na caipirinha?

Primeiramente, a tradicional caipirinha foi criada no interior de São Paulo. No entanto, há divergências quanto à razão de sua origem e à região específica do estado em que ela teria surgido. Acredita-se ainda, que tudo começou com os latifundiários e os senhores de engenho. Afinal, eles eram grandes produtores de cana-de-açúcar daquela época e já transformavam essa cana em cachaça. 

Desde então, como a maioria acredita, a cachaça pura não é muito agradável ao paladar, mesmo havendo controvérsias por aí (dizem que quando a cachaça é boa, às vezes é possível tomar sem o limão). Nesse sentido, uma das formas de amenizar a graduação alcoólica e o forte paladar da cachaça que algumas pessoas até hoje não gostam, eles já tinham o hábito de acrescentar limão, açúcar e gelo nas doses. Assim, dando origem ao que conhecemos por caipirinha atualmente.

Além disso, relatos históricos indicam que esse era um drink de alto escalão. Em outras palavras, a bebida era servida em coquetéis de cerimônias e encontros dos grandes latifundiários. Inclusive, substituía até os bons vinhos e whiskys da época. Portanto, desde suas primeiras aparições a caipirinha era entendida assim: só quem tinha tinha acesso a esse drink, ou seja, tinha que ser um caipira He-Man.

No entanto, a caipirinha se difundiu mundo afora e atualmente é conhecida como um drink tropical que nasceu no Brasil (uma das maiores conquistas de fato).

Atualmente, o mercado de cafeteria começou a “brincar” com esse drink. Isso significa que baristas começaram acrescentar café em sua composição. Então, além de tropical e brasileira, a Caipirinha de Café é um tanto cafezeira também!

Vamos combinar, foi literalmente uma ideia brilhante, não é? E quem concorda, respira!

Calma, você não viu nada ainda, continue lendo!

O que faz da Caipirinha de café tão especial

notas do barista

Para replicar a receita desse saboroso drink com café, você precisa saber de algumas considerações importantes do nosso barista. A receita clássica dessa bebida tem uma certa regra que, neste caso, vamos abrir mão hoje. Essa regra diz que a caipirinha não pode ser batida, ou seja, ela é montada no copo e depois mexido os ingredientes com o auxílio de uma colher até diluir o açúcar. Porém, pensando na praticidade para fazer a Caipirinha de Café e no sabor final do drink, vamos inovar utilizando uma coqueteleira. Dessa forma, vamos agilizar o processo de diluição, resfriamento, economizar o tempo de serviço e degustar logo!

Agora, o toque especial é este: o café utilizado exclusivamente para esse drink alcoólico é o Blend, por ser mais equilibrado sensorialmente em corpo, doçura e acidez. Portanto, ele se encaixa melhor com a composição dos demais ingredientes da Caipirinha de Café e também é o melhor indicado na extração de espressos, por ter um sabor mais intenso. 

Além disso, exite uma variedade de limões que, com certeza, vale a pena fazer o teste de tentar harmonizar os diferentes sabores. Como, por exemplo: o limão siciliano, taiti, galego, o cravo, também conhecido como limão caipira ou limão capeta aqui em nossa região mineira.

Concluindo, não importa o tipo de limão que a vida te dá. Enquanto tiver café, sempre faça uma Caipirinha de Café para melhorar!

Junte os ingredientes e vamos praticar!

Ingredientes da Caipirinha de Café

VOCÊ PRECISA

Café especial (30ml)
Limão (1un)
Cubos de gelo (4un)
Açúcar (30g)
Cachaça (75ml)

TEMPO DE PREPARO

10min.

Caipirinha de café na prática

Passo 1

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféAntes de mais nada, prepare o café espresso e separe. Dessa forma, ele vai perdendo a temperatura durante o preparo. Isso é importante para o passo 9.

Em seguida, corte o limão começando pelas pontas. Aproveite e separe uma rodela para decorar o drink no final. Em seguida, corte-o em formato de “meia lua”.

Ah! Existe uma lenda urbana por aí. Ela diz que precisamos tirar o miolo do limão para evitar o amargor da caipirinha. Porém, o que amarga o drink, independente de tirar o miolo ou não, é o tempo que você demora para consumi-la. Então, se o drink ficar muito tempo “parado” em determinado momento, o limão pode liberar o ácido de forma mais intensa e, assim, amargar sua bebida.

Dica: nesse sentido, o miolo do limão indica a qualidade da fruta. Por exemplo: se você notar que esse miolo está amarelado, é sinal que o limão não está tão saudável, está passado e pode negativamente interferir no resultado do seu drink.

Passo 2

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféAgora, coloque os limões em sua coqueteleira, procurando deixar a maior superfície de casca para cima.

Passo 3

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféEm seguida, acrescente os 30g de açúcar sob o limão cortado.

Dica: cada colher bailarina, dessas que são usadas nos bares, tem a capacidade de aproximadamente 5g e pode servir como medida. Portanto, 30g é igual a 5 colheres bailarinas de açúcar.

Passo 4

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféAgora, pressione o limão e o açúcar, com o auxílio de um macerador, sem fazer movimentos bruscos. Isso para que o sumo da casca não  tome conta da receita.

Passo 5

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféFeito isso, acrescente os cubos de gelo.

Dica: para esta receita, utilizamos gelo maciço, pois ele é melhor para o momento da diluição dos demais ingredientes. Por exemplo, se o gelo for furado, ele quebrará mais fácil e diluirá com mais facilidade. Portanto, isso pode deixar seu drink aguado. Fique atento! 

Passo 6

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféEm seguida, coloque a cachaça e prepare-se para sheikar seu drink!

Dica: nesta receita utilizamos a cachaça branca, ou seja, ela não foi envelhecida e é de boa qualidade. Afinal, para fazer a caipirinha de café, cada ingrediente é importante. Portanto, diante da diversidade de cachaças no mercado, aquelas que são envelhecidas também podem trazer um sabor extra para o seu drink.

Passo 7

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféAgora, feche a coqueteleira e chacoalhe até resfriar bem. O ponto ideal é quando você sente suas mãos “queimarem” de frio.

Passo 8

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféA caipirinha já está pronta! Geralmente, as clássicas caipirinhas são servidas em copos de perfil baixo. Então, escolha o seu e coloque o líquido da coqueteleira.

ESTÁ PRONTO!

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféAgora é só alegria! Coloque a rodelinha de limão que separou no início para dar aquele charme especial no drink, complete com um canudo e deguste com moderação!

E aí… café combina ou não com caipirinha?

Melhor café para acrescentar na caipirinha

Blend

Ideal para quem busca o equilíbrio perfeito. Um blend do Unique Frutado com o Bourbon Amarelo, um café natural com um cereja descascado. De aroma intenso e sabor doce (notas de caramelo), com torra cor chocolate ao leite.

MAIS CONTEÚDO

Como fazer Cappuccino

Como fazer Cappuccino

INTRODUÇÃOEsse é fácil, todo mundo sabe! Será? Antes de mais nada, é importante lembrar que esse drink clássico das cafeterias é conhecido de várias formas e existem várias críticas sobre ele. Porém, acredito que ainda seja de um tanto, mal compreendido pelas pessoas....

Como fazer Mocha (Mocaccino)

Como fazer Mocha (Mocaccino)

INTRODUÇÃOPrimeiramente, prepare o coração coffeelover porque essa receita é a mais clássica das cafeterias e que, com certeza, vale a pena reviver essa experiência em casa. Então, hoje você vai aprender o passo a passo da melhor receita de Mocha ou Mocaccino, o drink...

Como fazer Iced Latte

Como fazer Iced Latte

INTRODUÇÃOFala sério! Eventualmente, bate aquela vontade de tomar um drink bem gelado para refrescar, não é? E se eu te contar que esse momento tem tudo a ver com café? A fim de tornar esse simples momento em uma  experiência inesquecível, faça um favor a si mesmo e...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0

×