Frete grátis para compras acima de R$120 para sudeste e R$299 para todo o Brasil!

Como fazer Flat White

25/08/2021

INTRODUÇÃO

Hoje nosso aspirante a veterinário vem com dicas de como tosar seu poodle, deixando uma pelagem mais equalizada, valorizando o sabor… Ué, esquece! Estamos falando do delicioso drink Flat White

A princípio, é um drink com café que está presente nos menus de várias cafeterias ao redor do mundo. Porém, você sabe o que é realmente um flat white? Quer saber qual é a diferença entre ele e o capuccinno ou o latte, por exemplo? Então, assista ao vídeo e leia este artigo até o final. Assim, você entenderá melhor.

Conheça a história do Flat Whithe

senta que lá vem história

Inicialmente, encontramos 4 versões de fatos que contam a história do flath white. Note que fará sentido até o tal banho e tosa do poodle que falamos inicialmente. Confira:

A primeira versão da história que encontramos começou em 1985, na cidade de Sydney na Austrália, onde o barista Alan Preston disse ter desenvolvido essa combinação de café com leite e a batizou com o nome de white coffee flat. Nesse sentido, diante todas as versões da história, esta foi a única que conseguimos encontrar uma prova. Inclusive, tem uma foto publicada na cafeteria dele, a Moors Espresso Bar que mostra o Flat White como opção de drink no cardápio.

Agora, a segunda versão vem da Nova Zelândia, onde um barista chamado Kiwi Frank Mclnnes estava trabalhando e preparando várias bebidas quando chegou um pedido de cappuccino. Porém, aconteceu um acidente na hora do preparo e, como a cafeteria estava muito movimentada, ele decidiu preparar a bebida da forma que dava para não precisar refazer.

Em outras palavras, ele estava preparando o tal cappuccino com um leite não tão bom, ele tinha baixo teor de gordura e não permitia que ele chegasse à textura ideal. Porém, ele levou a bebida para mesa mesmo assim. Então o cliente questionou e ele acabou contornando a situação dizendo que a composição do drink era uma inovação da cafeteria: um espresso achatado com leite. Por fim, muitas pessoas voltaram até a cafeteria para provar a mistura depois desse migué do barista.

Já o terceiro relato pertence a uma pessoa chamada Ian Bersten. Ele era muito apaixonado por café e também um estudioso da área. Então, ele fez uma pesquisa e apontou uma história de 1950 onde diz ter surgido o flat white.

Essa história conta que as pessoas iam até as cafeterias para tomar o tradicional cappuccino que, por sua vez, tem uma textura mais espessa, ou seja, ele é bem cremoso. Segundo o mapeamento dele, os clientes daquela época reclamavam dessa característica. Inclusive, eles achavam que essa cremosidade era uma forma de economizar o leite e acreditavam que poderia ter menos líquido na bebida. Mão de vaca esses clientes, né!?

Nesse sentido, os clientes começaram a pedir para que aumentasse a proporção de leite no cappuccino servido. Portanto, para não ficar muito leite na xícara, o barista foi equalizando a mistura até chegar em um consenso de sabor e entregar o que conhecemos hoje como flat white. Ou seja, nessa história o flat white é o migué, na outra ele é usado para corrigir o migué do cappuccino. Jamais entenderemos!

Finalmente, a quarta e última versão da história pertence à Bem Bicknell. Ela relata que o surgimento do Flat White veio nessa onda da Nova Zelândia e Austrália, em que as cafeterias começaram a servir esse tipo de drink.

Ben Bicknell trabalhava na indústria de café e relatou que os consumidores daquela época já estavam acostumados a tomar café solúvel. Em contrapartida, também existia a movimentação das cafeterias de alto fluxo, servindo vários drinks com café, e que estavam tomando grande proporção nesse período. Então o consumidor passou por uma fase de transição: a troca do café solúvel (ou café instantâneo) pelo café espresso.

Como era muito comum o consumo de cappuccino, os clientes começaram a achar a mistura meio irregular diante essa tal transição. Foi quando os pedidos para readaptar as proporções da receita começaram a acontecer como, por exemplo: deixar a espuma mais plana. Isso vai clarear o motivo do nome flat white.

Significado do nome flat white

por que choras, poodle?

Agora, a partir dessa última versão da história, entendemos o que a tosa do poodle tem a ver com o drink flat white. Afinal, segue essa ideia de tirar o excesso de espuma do cappuccino e deixá-la mais plana, equalizando a mistura entre o café o leite. Inclusive, essa é a diferença entre os dois drinks: a espessura e cremosidade.

Basicamente, a receita do Flat White é:

1) Café espresso duplo curto, ou seja, totalizando 60ml líquida da bebida. Lembrando que o espresso curto corresponde ao padrão de 30ml. Ainda não lembrou? Confira tudo que você precisa saber sobre café espresso!

2) Leite vaporizado, lembrando que não pode ter muito creme. Você pode aprender fazer esse leite clicando aqui!

Ingredientes do Flat White

VOCÊ PRECISA

Café espresso (60ml)
Leite vaporizado (210ml)

TEMPO DE PREPARO

10min.

Como fazer Flat White

Passo 1

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféPrimeiro, faça a extração do um café espresso duplo, ou seja, 60ml de café em uma mesma xícara.

Dica: caso você não tenha uma máquina de espresso em casa, pode usar o método da cafeteira italiana ou descobrindo a proporção ideal para deixar o café mais concentrado.

Passo 2

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféEm seguida, vaporize leite quente.

Para essa receita, utilizamos aproximadamente 210ml de leite. Ah! Lembre-se da história do poodle, não pode ter muito creme, ele tem que ficar “baixinho”.

Dica: no preparo feito em casa, você pode utilizar ferramentas como o espumador, mix, uma cremeira ou até mesmo a prensa francesa. Assim, executar essa etapa com um excelente resultado. Saiba mais!

Passo 3

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféAgora, lance o leite vaporizado na xícara junto ao café espresso.

Dica: você pode desenvolver a técnica de latte art para deixar o drink mais apresentável. Inclusive nós temos uma playlist super especial para você praticar, clique aqui quando terminar de ler.

ESTÁ PRONTO!

Primeiro passo para fazer caipirinha com caféPor fim, agora é só apreciar. A ideia é que a espessura do Flat White fique bem harmônica. É importante você perceber os ingredientes equalizados, ou seja, o sabor intenso do café junto ao leite com o creme não tão espesso como do cappuccino.

Fala sério! Deu vontade, né?

Análise sensorial do Flat White

notas do barista

Note que o resultado do Flat White é realmente bem equilibrado. O café e o leite ficam bem equalizado e ambos aparecem muito bem na bebida. 

Nesse sentido, vale ressaltar que utilizamos o café Frutado, um de nossos perfis clássicos, para extração do café espresso. Afinal, é um café muito indicado para esse tipo de harmonização feita com leite e, neste caso, trouxe notas de chocolate meio amargo para a receita. 

Concluindo, agora é sua vez de preparar o Flat White em casa ou na cafeteria e contar pra gente o que achou!  

Melhor café para fazer flat white

Frutado

Bebida doce que causa sensação aveludada no céu da boca. O Frutado tem seu amargor reduzido pela doçura natural da própria fruta. É um café de origem única, que tem como principais diferenciais o corpo, a doçura e as notas de chocolate.

MAIS CONTEÚDO

Como fazer Drink Alexander

Como fazer Drink Alexander

INTRODUÇÃOPrimeiramente, hoje você aprenderá mais uma deliciosa receita. O drink alcoólico com café da vez é o Alexander, um clássico da coquetelaria. Além disso, saber a origem desse drink e os impactos que a bebida promove trará uma nova perspectiva para sua...

Como fazer Latte Macchiato

Como fazer Latte Macchiato

INTRODUÇÃOFala sério, cafezeiro! O universo do café com leite é muito maior do que nós imaginamos. Então, que tal você fazer um novo drink para sua família ou para seus clientes na cafeteria? Conheça o Latte Macchiato! Em primeiro lugar, você descobrirá de onde surgiu...

Como fazer Coconut Coffee

Como fazer Coconut Coffee

INTRODUÇÃOA saga pela inserção do coco na cafeteria finalmente chega a um final feliz! Não é para menos, quando está calor, um drink gelado com café cai bem para refrescar. Nesse sentido, te apresentamos o Coconut Coffee: um drink super fácil para você fazer em sua...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0

×