INTRODUÇÃO
Depois de muitos pedirem a receita de um dos drinks apresentados pelo Gabriel quando se tornou campeão brasileiro no Coffee in Good Spirits, chegou a hora! Para esquentar esse friozinho, hoje você aprenderá a fazer o Irish Coffee do jeito profissional!
O drink tem álcool, café, tem história, tem avião e até companhia “aérica“. Da série dos drinks alcooólicos com café, prepare-se para uma experiência bem irlandesa.
Atualmente, a bebida é tão popular na Irlanda como a caipirinha é aqui no Brasil. O Irish Coffee é uma ótima opção para dias bem frios, após as refeições ou no meio da tarde. Além disso, o café ganha um destaque excepcional na receita, harmonizando perfeitamente com os demais ingredientes.
Para uma imersão completa, tire as crianças da sala, leia este artigo até o final e dê um play no vídeo. Divirta-se, cafezeiro!
História do Irish Coffee
quem é essa tal de “aérica”?
A princípio, tudo começou em 1940, quando Joseph Sheridan, na cidade de Shannon, recebeu uma missão. Um voo que saiu de uma determinada cidade na Irlanda precisou fazer um pouso de emergência devido as más condições do tempo. Então, a companhia aérica (assista ao vídeo para entender a referência) aérea responsável pelo voo ligou para o aeroporto e solicitou a abertura do único restaurante que tinha ali para acolher seus passageiros.
Este restaurante pertencia a Joseph e, devido o clima muito frio, ele teve uma grande ideia: pegou o café que já havia preparado no restaurante e acrescentou pequenas doses de whisky. Então, começou a servir aos passageiros para que eles se aquecessem do frio e dessem um UP nos ânimos após a turbulência do voo.
Bom, os passageiros gostaram muito dessa combinação! Sabe qual foi o questionamento deles ao degustarem a bebida? Você não vai acreditar: “Este café que você está servindo é brasileiro?“. Dizer que o café é brasileiro já era entendido como sinônimo de qualidade. E com pequeno ar de cinismo, Joseph respondeu que o café era irlandês.
Por fim, a partir daí originou-se um clássico da coquetelaria: o Irish Coffee. Inclusive é um drink obrigatório no Campeonato World Coffee in Good Spirits, uma competição onde o objetivo é harmonizar o café com bebida alcoólica. Toda final deste campeonato, seja a nível mundial ou nacional, o barista é encorajado a fazer Irish Coffee para servir aos juízes. Inclusive, nosso barista Gabriel foi campeão brasileiro dessa modalidade em 2019, representando nosso país na Alemanha.
Ingredientes do Irish Coffee
antes, aprenda como ele pode ser modificado
Antes de partir para a parte prática da receita de Irish Coffee, saiba mais sobre os ingredientes que são utilizados. Assim, você conseguirá ter uma percepção melhor do drink quando for reproduzi-lo.
• Whisky de boa qualidade:
Apesar da grande variedade existente, de acordo com a regra do campeonato, se você deseja fazer o autêntico Irish Coffee é necessário usar um whisky irlandês.
• Café de qualidade:
O café é o astro da receita e pode ser extraído da forma que você preferir. Desde que seja um café de qualidade, bem extraído e evidente.
• Creme de leite fresco
A superfície da bebida é composta de um creme de leite fresco. O creme será airado e colocado sob os outros ingredientes.
• O açúcar
Essa é a forma que você vai adoçar seu café. A regra diz que o barista pode utilizar um aditivo de açúcar. Por exemplo: melaço de cana, mel, açúcar mascavo, etc.
Nesse sentido, os três ingredientes podem ter muitas variações. Em outras palavras, você pode escolher o perfil do café para fazê-lo e o método que ele será extraído, assim como o whisky que também tem uma grande variedade de perfis de sabores no mercado. O creme de leite também pode trazer notas sensoriais à bebida de acordo com a sua origem e a forma que ele foi feito, se é pasteurizado ou não, se é fresco ou não. Tudo isso influenciará no resultado do drink.
Chega de papo! Que tal reproduzir a receita campeã da modalidade Irish Coffee no passo a passo, aí em sua casa ou até mesmo em seu comércio?
Então, junte os ingredientes e vamos começar. Você será treinado pelo nosso campeão Gabriel Guimarães!
Como fazer Irish Coffee
Passo 1
Primeiramente, vamos extrair o café. Neste caso, escolhemos o V-60.
Dica 1: caso você não conheça o método clique aqui para aprender.
Dica 2: como o café precisa sobressair na receita, a proporção precisa ser mais intensa. Por isso, sugerimos a proporção 8:1, ou seja, 30g de café para 240g de água.
Dica 3: use a moagem média (próxima a um açúcar cristal). Assim, você obterá um melhor resultado de sabor do café na bebida.
Dica 4: não se esqueça de escaldar o filtro. Assim, você prepara a temperatura do recipiente que vai receber o café quente e também satura o papel para que ele não roube nenhuma característica de sabor do seu café.
Dica 5: dentro da nossa linha de cafés, o perfil Frutado se encaixa perfeitamente na harmonização do drink. Afinal, o corpo e as notas achocolatadas favorece os demais os outros ingredientes. Vale a pena experimentar!
Curiosidade: durante a competição, é obrigatório que o café seja moído na hora. Você também pode aprender maneiras de moer seu café na hora e em casa assistindo nosso vídeo sobre “Moedores Manuais” que também é um guia de compra.
Passo 2
No mesmo recipiente em que foi extraído o café, acrescente os 40ml de whisky. Em seguida, mexa para harmonizar os ingredientes.
Ah! Lembrando que essa dose pode ser adequada de acordo com seu Irish Coffe.
Dica: ideal é que o whisky combine com o perfil do seu café.
Passo 3
Agora, acrescente o açúcar escolhido. Depois, mexa novamente para harmonizar e separe.
Curiosidade 1: o tempo que essa mistura ficará separada, enquanto você realiza o outro processo da receita, fará o álcool da bebida volatizar. Dessa forma, o drink fica ainda mais prazeroso e equilibrado!
Curiosidade 2: para essa receita, nosso barista desenvolveu um xarope de melaço de cana. Basicamente, é uma parte de melaço e outra de água que são diluídos. Então, ele acrescentou 50ml desse xarope ao café com o wisky.
Passo 4
Em seguida, coloque 100g de creme de leite em uma coqueteleira e, com auxílio de um fouet, bata até dar o ponto certo. O objetivo é deixá-lo bem cremoso.
Dica 1: sabemos o momento certo de parar de bater quando o fouet para de fazer aquele “barulho forte” de um lado para o outro dentro da coqueteleira.
Dica 2: caso você não tenha uma coqueteleira e um fouet em casa, você pode usar um mixer ou um pote de doce (daquele de vidro, sabe?) e uma colher de medidas dentro dele para ajudar a emulsificar o creme.
Passo 5
Depois, coloque a junção do café com os outros igredientes em uma taça de sua preferência.
Passo 6
Agora, com o auxílio de uma colher, acrescente o creme de leite despejando-o levemente para que ele escorra sob toda a superfície do drink até completar o topo da taça.
Como a camada não pode ser muito fina, utilizamos 50g do creme nesta receita. Lembrando que airamos com uma quantidade a mais inicialmente.
Dica: recomendamos a colher porque, caso você arrisque jogar o creme direto no café, pode ser que ele perfure a superfície e “borre” todo o drink.
ESTÁ PRONTO!
Feito isso, é só servir e espantar esse frio com o delicioso e campeão Irish Coffee!
Receita de Irish Coffee para cafeterias
Ingredientes:
– 14 a 24g de café (80ml);
– 60ml de Whisky;
– 20g de Açúcar Mascavo;
– 30g de Chantilly.
Você precisa ter em sua cafeteria:
– Máquina de espresso
– Taça Hot Drink;
– Leiteira Artística Pequena;
– Colher Bailarina;
– Garrafa de Chantilly.
Modo de preparo:
Passo 1
Primeiro, coloque 20g de açúcar mascavo, 60ml de Whisky em uma pictcher e vaporize em média por 3 segundos. Assim, você conseguirá aquecer e homogeneizar a base alcoólica, transferir a mistura para a taça hot drink.
Passo 2
Agora, faça um espresso duplo de 80ml (basta seguir o procedimento de preparo do espresso padrão).
Passo 3
Quando atingir o volume adequado de 80ml (no mínimo 20 segundos e no máximo 30 segundos), interrompa a extração.
Passo 4
Em seguida, coloque o café sobre a base alcoólica e finalize com 30g de chantilly sobre a receita.
Dica: sirva com uma colher!
Análise sensorial do Irish Coffe
notas técnicas do barista
Visualmente, presamos para que o Irish Coffee não fique manchado na parte de cima do drink, ou seja, na região do creme de leite. Se tratando da competição, os juízes tiram pontos se isso ocorrer. Além disso, se o creme começar a misturar com a bebida significa que ele não foi bem emulsificado, isso também conta na pontuação da competição.
Nesse sentido, os baristas precisam tomar muito cuidado com a temperatura. À medida que a temperatura do líquido diminui, a mistura das fases do drink também pode ocorrer. Como o creme de leite fresco é uma harmonia entre os demais ingredientes, ele precisa estar presente até o final da bebida.
Concluindo, como estamos em pleno inverno e essa é uma ótima opção de drink com café para espantar o frio. No paladar, o sabor do café fica bastante intenso, é possível notar o corpo e as características do perfil de café escolhido. O álcool tende a ficar sutil e equilibrado, devido o açúcar acrescentado na receita. Então, você sente o calor dele, mas não é algo agressivo. A harmonia do creme de leite pode trazer notas de chocolate ao leite para a bebida, lembrando sabores como o doce de leite, caramelo, etc…
Fala aí, cafezeiro! Topa fazer esse drink campeão? Fica uma delícia, faça e nos marque nas redes sociais.
0 comentários