Como fazer Molho Teriyaki com Café em 4 passos - Unique Cafés

Como fazer Molho Teriyaki com café

A melhor receita de Molho Teriyaki para compor seus pratos de carnes e comida japonesa!

INTRODUÇÃO

Quem disse que café não combina com comida japonesa? Hoje vamos te ensinar uma receita exclusiva e de autoria própria de molho Teriyaki com café para complementar seus jantares de final de ano ou mesmo aquele delivery japonês que você tanto ama!

O Molho Teriyaki tem origem japonesa, mas combina muito bem com diversas carnes assadas e é perfeito para dar aquele toque especial aos seus dotes culinários. Prepare-se para surpreender o paladar de seus amigos e familiares.

 

 

Inspiração e origem do Molho Teriyaki com Café

Primeiramente, a palavra Teriyaki é uma combinação de duas palavras japonesas, teri, “lustre” (devido ao brilho que o molho tem) e yaki, “grelhar”. Sua origem deu-se depois da criação do molho de soja Shoyu, quando o povo asiático costumava grelhar e assar carnes mergulhadas neste molho, a mistura com outros ingredientes para encorpá-lo e marinar as carnes, chegou no que conhecemos por molho Teriyaki.

Molho Shoyu sendo servido

 

Muito famoso nas comidas orientais, o molho Teriyaki também é muito apreciado pelos americanos, acrescentado nos churrascos, hambúrgueres, espetinhos e outras receitas tradicionais. No Brasil, nem precisa falar: nós amamos comida japonesa! Diante disso, ficamos inspirados e resolvemos acrescentar café na composição do molho. Será que deu certo?

Assim como tudo fica melhor com uma boa xícara de café, chegou a hora de expandir seu paladar e viver novas experiências. Então, anote os ingredientes!

 

 

Ingredientes do Molho Teriyaki

150ml Molho Shoyo;
120ml Melaço de Cana;
25g Amido / Maisena;
200ml Água;
3 doses de café espresso.

 

 

Receita de Molho Teriyaki com Café

Passo 1
Antes de mais nada, em um copo, dilua o amido na quantidade de água prevista nos ingredientes.

Importante: se você jogar o amido de milho direto nos outros ingredientes da receita, vai empelotar. Então, não pule etapas cafezeiro!

Gastrônomo colocando manteiga na panela

 

Passo 2
Agora, em uma panela, no fogo baixo, acrescente o shoyu e o melaço de cana. Misture até diluir bem os dois ingredientes.

Importante: prove e note como está o equilíbrio dessa mistura de sal e açúcar. Fique à vontade se sentir que precisa de um pouco mais de melaço ou de shoyu.

Dica 1: também dá para usar açúcar ou algum outro ingrediente a fim de equilibrar a doçura da receita.

Dica 2: fique livre para trazer novos perfis sensoriais ao seu Molho Teriyaki. Inclusive, já fizemos testes usando especiarias como cravo da índia, canela, etc… Ficou delicioso! Você também pode usar complementos cítricos como casca de limão ou laranja.

Adicionando leite condensado na panela

 

Passo 3
Em seguida, adicione o amido de milho diluído na água anteriormente. Misture bem para unir os ingredientes.

Calma! Ele não vai ficar um café com leite. Gradualmente, o molho chegará na cor e na consistência adequada.

Adicionando creme de leite na panela

 

Passo 4
Finalmente, coloque o café e misture mais uma vez.

Importante: escolhemos o café Tiger Espresso em cápsula. Este café possui uma nota mais achocolatada e é mais intenso. A versão em cápsula também traz mais praticidade no preparo.

Caso você não tenha este café ou a máquina da nespresso, pode optar por outras formas de extrair o café espresso em casa. Qual é a maneira mais fácil para você?

na Cafeteira Italiana;
no equipamento Aram;
fazendo um café filtrado, utilizando as proporções para deixá-lo mais concentrado. Apenas não se esqueça que o sabor do café precisa ficar evidente!

Colocando chocolate em pó em receita de brigadeiro

 

Está pronto!
Agora você já pode trazer a comida japonesa para a mesa e chamar os amigos ou a família para apreciar!

Ah! O Molho Teriyaki pode ser armazenado na geladeira. Assim, você poderá utilizá-lo em outras receitas depois. Nesse sentido, sua cafeteria também pode ser beneficiada com esse recurso sem perder matéria-prima. Além disso, é uma ótima opção para complementar os pratos oferecidos em seu negócio, fica a dica!

Prato de brigadeiro acompanhando uma xícara de café
 

 

Análise sensorial do Molho Teriyaki com café

Primeiramente, para experimentar o molho Teriyaki com café, compramos um chester bem fresquinho no supermercado Gomes, aqui em São Lourenço. A combinação com o tempero da carne foi perfeita, trazendo mais textura para o paladar e retrogosto evidente do café.

Agora, é comum na cozinha oriental, utilizar o molho Tarê nos pratos típicos japoneses. Então, decidimos encomendar algumas peças de sushi e hot roll com o pessoal do restaurante Ki Sushi, também aqui da nossa cidade, e experimentar o molho Teriyaki com café. O resultado foi incrível e comprovou que café e comida japonesa combinam sim!

Concluindo, o molho Teriyaki com café é uma ótima opção para incrementar seus pratos em casa, no restaurante, Sushi Bar e Cafeteria. Faça a receita, prove e conte pra gente o que achou!

Chester com molho teriyaki
Comida japonesa sob a mesa
 

 

Melhor café para fazer receita de Molho Teriyaki

Tekisic – Ed. Raridade 150g

Cultivado há 04 anos na Fazenda Santuário Sul, é a primeira colheita desta variedade e que trazemos em primeira mão para o mercado brasileiro. Nesta edição, você perceberá notas de licor de avelã, frutas secas e caramelo, evidenciadas através da torra clara, que resultam em um café de 90 pontos que nos surpreendeu na xícara.

OBS: Disponível somente torrado em grãos.

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

INTRODUÇÃO Você sabia que dá para tomar café por osmose? Fique tranquilo, isso não é ilusão, Osmotic é uma técnica que potencializa o sabor do seu café e quando bem aplicada, faz aquela porção de 10g de café que sobrou, render uma boa xícara para você e seu amigo....

Descubra qual é a melhor água para fazer café

Descubra qual é a melhor água para fazer café

INTRODUÇÃOFazer café com a água da poça a gente já sabe que não dá certo, né!? Brincadeiras a parte, será que qualquer água faz uma boa dupla com o café? Hoje te mostraremos algumas dicas super práticas e simples para fazer o casamento perfeito das duas bebidas mais...

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

INTRODUÇÃO Primeiramente, o café é uma bebida muito amada ao redor do mundo e vai muito além do simples prazer de tomar uma xícara quente pela manhã. Hoje, vamos explorar a fascinante relação entre café e atividade física, desvendando os pontos-chave, discutindo e...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×