INTRODUÇÃO
Quem disse que café não combina com comida japonesa? Hoje vamos te ensinar uma receita exclusiva e de autoria própria de molho Teriyaki com café para complementar seus jantares de final de ano ou mesmo aquele delivery japonês que você tanto ama!
O Molho Teriyaki tem origem japonesa, mas combina muito bem com diversas carnes assadas e é perfeito para dar aquele toque especial aos seus dotes culinários. Prepare-se para surpreender o paladar de seus amigos e familiares.
Inspiração e origem do Molho Teriyaki com Café
Primeiramente, a palavra Teriyaki é uma combinação de duas palavras japonesas, teri, “lustre” (devido ao brilho que o molho tem) e yaki, “grelhar”. Sua origem deu-se depois da criação do molho de soja Shoyu, quando o povo asiático costumava grelhar e assar carnes mergulhadas neste molho, a mistura com outros ingredientes para encorpá-lo e marinar as carnes, chegou no que conhecemos por molho Teriyaki.
Muito famoso nas comidas orientais, o molho Teriyaki também é muito apreciado pelos americanos, acrescentado nos churrascos, hambúrgueres, espetinhos e outras receitas tradicionais. No Brasil, nem precisa falar: nós amamos comida japonesa! Diante disso, ficamos inspirados e resolvemos acrescentar café na composição do molho. Será que deu certo?
Assim como tudo fica melhor com uma boa xícara de café, chegou a hora de expandir seu paladar e viver novas experiências. Então, anote os ingredientes!
Ingredientes do Molho Teriyaki
150ml Molho Shoyo;
120ml Melaço de Cana;
25g Amido / Maisena;
200ml Água;
3 doses de café espresso.
Receita de Molho Teriyaki com Café
Passo 1
Antes de mais nada, em um copo, dilua o amido na quantidade de água prevista nos ingredientes.
Importante: se você jogar o amido de milho direto nos outros ingredientes da receita, vai empelotar. Então, não pule etapas cafezeiro!
Passo 2
Agora, em uma panela, no fogo baixo, acrescente o shoyu e o melaço de cana. Misture até diluir bem os dois ingredientes.
Importante: prove e note como está o equilíbrio dessa mistura de sal e açúcar. Fique à vontade se sentir que precisa de um pouco mais de melaço ou de shoyu.
Dica 1: também dá para usar açúcar ou algum outro ingrediente a fim de equilibrar a doçura da receita.
Dica 2: fique livre para trazer novos perfis sensoriais ao seu Molho Teriyaki. Inclusive, já fizemos testes usando especiarias como cravo da índia, canela, etc… Ficou delicioso! Você também pode usar complementos cítricos como casca de limão ou laranja.
Passo 3
Em seguida, adicione o amido de milho diluído na água anteriormente. Misture bem para unir os ingredientes.
Calma! Ele não vai ficar um café com leite. Gradualmente, o molho chegará na cor e na consistência adequada.
Passo 4
Finalmente, coloque o café e misture mais uma vez.
Importante: escolhemos o café Tiger Espresso em cápsula. Este café possui uma nota mais achocolatada e é mais intenso. A versão em cápsula também traz mais praticidade no preparo.
Caso você não tenha este café ou a máquina da nespresso, pode optar por outras formas de extrair o café espresso em casa. Qual é a maneira mais fácil para você?
– na Cafeteira Italiana;
– no equipamento Aram;
– fazendo um café filtrado, utilizando as proporções para deixá-lo mais concentrado. Apenas não se esqueça que o sabor do café precisa ficar evidente!
Está pronto!
Agora você já pode trazer a comida japonesa para a mesa e chamar os amigos ou a família para apreciar!
Ah! O Molho Teriyaki pode ser armazenado na geladeira. Assim, você poderá utilizá-lo em outras receitas depois. Nesse sentido, sua cafeteria também pode ser beneficiada com esse recurso sem perder matéria-prima. Além disso, é uma ótima opção para complementar os pratos oferecidos em seu negócio, fica a dica!
Análise sensorial do Molho Teriyaki com café
Primeiramente, para experimentar o molho Teriyaki com café, compramos um chester bem fresquinho no supermercado Gomes, aqui em São Lourenço. A combinação com o tempero da carne foi perfeita, trazendo mais textura para o paladar e retrogosto evidente do café.
Agora, é comum na cozinha oriental, utilizar o molho Tarê nos pratos típicos japoneses. Então, decidimos encomendar algumas peças de sushi e hot roll com o pessoal do restaurante Ki Sushi, também aqui da nossa cidade, e experimentar o molho Teriyaki com café. O resultado foi incrível e comprovou que café e comida japonesa combinam sim!
Concluindo, o molho Teriyaki com café é uma ótima opção para incrementar seus pratos em casa, no restaurante, Sushi Bar e Cafeteria. Faça a receita, prove e conte pra gente o que achou!
Melhor café para fazer receita de Molho Teriyaki
Goiaba – Ed. Limitada 250g
Colhido nas montanhas de Pedralva e fruto de um árduo trabalho de pequenos produtores, este Bourbon Amarelo, com processo natural fermentado, impressiona com notáveis 90 pontos e conquistou o primeiro lugar no UCUP 2024. Com um corpo sedoso e acidez cítrica vibrante, encanta com suas exuberantes notas de goiaba, framboesa, mel e nibs de cacau.
OBS: Disponível somente torrado em grãos.
0 comentários