Conheça os benefícios do café para os estudos - Unique Cafés

Conheça os benefícios do café para os estudos

Conheça os benefícios do café para os estudos. Café te deixa mais inteligente e nós podemos provar!

INTRODUÇÃO

Diante de tantos benefícios que o café pode te oferecer, te deixar mais inteligente com certeza é um deles. Estudos apontam que a cafeína pode, sim, ser benéfica para sua rotina de estudos.

Conhecida como a bebida mais consumida do mundo, perdendo somente para a água, o hábito de tomar café também pode melhorar sua produtividade. Então, aproveite a temporada de vestibulares, concursos, provas, e cursos online, como o Cafezeiro 2.0, para tomar café de qualidade e turbinar sua capacidade de aprender coisas novas. Mas calma, vamos te explicar como isso acontece!

 

 

Como a cafeína pode melhorar sua performance nos estudos

Por muito tempo, o consumo de café gerou grande preocupação às pessoas, afinal, pensava-se que a cafeína pudesse aumentar a pressão devido sua resistência à insulina. Porém, para desvendar esse mistério e entender melhor, precisamos inicialmente analisar as propriedades químicas do café.

Nesse sentido, o café é uma bebida rica em ácido clorogênico, ácido cafeico e kahweol, compostos bioativos com propriedades antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres.

A cafeína também é uma substância estimulante capaz de espantar o sono e aumentar sua disposição para cumprir suas tarefas diárias de estudo. Neste caso, a melhor maneira de usufruir dessa substância é tomando café de qualidade, na dose certa.

O tempo todo nosso organismo está trabalhando, produzindo energia, para cumprir as funções, tanto naturais e internas do corpo, como externas (no trabalho, resolvendo problemas, conversando, estudando). Ao longo do dia, nosso corpo acumula uma substância chamada adenosina, um neurotransmissor. Esse acúmulo de adenosina é uma sinalização de cansaço para o corpo e pode ser eliminada através do sono para que, no dia seguinte, ao acordar, você consiga viver o ciclo da vida novamente.

Nesse sentido, caso seu corpo apresente sensações de esgotamento fora do horário de dormir à noite, a cafeína consegue bloquear o efeito da adenosina no seu cérebro, ou seja, diminui a sensação de cansaço e fornece mais energia e estímulos para seu cérebro e corpo físico. Assim, você pode aumentar sua performance nos estudos apenas tomando seu café favorito.

Além disso, o hábito de tomar café aumenta o disparo neuronal no cérebro e a liberação de outros neurotransmissores, como a dopamina e a norepinefrina, melhorando sua atenção, concentração, humor e memória. Em outras palavras, a cafeína pode te deixar mais motivado e tornar-se uma solução para melhorar sua produtividade durante o dia.

Xícara de café sob a mesa de reunião
 

 

Como consumir café de forma saudável em sua rotina de estudos

Então, será que agora é só sair por aí bebendo qualquer tipo de café, de qualquer jeito, que resolve? Claro que não! O café é uma bebida muito benéfica e bem saborosa, mas não faz milagres. Cultivar bons hábitos tomando uma boa xícara de café faz a diferença em seu dia a dia. Portanto, daremos algumas dicas para que você consiga beber café de forma saudável:

1 – Primeiro, atente-se à quantidade, o ideal é que você consuma a quantidade moderada de 3 a 4 xícaras de café por dia.

2 – Não consuma café próximo ao horário de dormir e nunca troque uma noite de sono de boa qualidade pelo consumo exagerado de café. Momentos de descanso também fazem parte da boa performance dos seus estudos.

3 – Finalmente, busque por cafés de boa qualidade em que a torra é mais clara. Cafés convencionais de mercado possuem a torra extremamente escura e, às vezes, pode ser que tenha café naquele pacote, sabia? Não se assuste, mas esses cafés tradicionais contém muitos outros produtos (resíduos) no pacote além do café, sendo que, por vezes, a proporção de resíduos é maior do que a quantidade efetiva de café.

Isso acontece para esconder impurezas de cafés de baixíssima qualidade torrados junto a resíduos. Beber esse tipo de café pode causar grandes estragos à sua saúde. Veja a diferença de um café especial e um tradicional de mercado:

Comprativo de café especial e café tradicional com resíduos

 

Caso você esteja buscando essas informações a nível de dieta ou cuidados com a saúde, precisa se lembrar que encontramos cafeína em outros alimentos que você consome diariamente, como, por exemplo, chás, chocolate, energéticos, etc…

Nesse sentido, encontramos um site que calcula, de acordo com a bebida que você gosta e seu peso, quanto de cafeína você pode consumir de forma saudável. Além disso, o site aponta qual é o máximo de cafeína que você aguentaria consumir até morrer. Assustou?

Inclusive, fizemos um teste com nosso assistente, o Mãozinha. Baseado em seus dois quilos de puro dedo, o site acusou que se ele tomar 59 xícaras de cappuccino, ele morre. E você? Faça o teste e compartilhe com a gente.

 

 

Melhores cafés para tomar enquanto estuda

Se você chegou até aqui, já deve estar consciente de que o café pode trazer indiscutíveis benefícios para sua rotina de estudos. Agora, além das funções da cafeína, você descobrirá que o café é, na verdade, um universo de conhecimentos. No curso Cafezeiro 2.0, por exemplo, compartilhamos conteúdos completíssimos sobre cafés, desde o plantio até o método de preparo na extração dele.

No entanto, vamos deixar aqui uma lista de cafés de qualidade para você tomar enquanto estuda. Aproveite também para conhecer novos sabores, aprender novas técnicas, sentir novos aromas e enxergar essa bebida tão extraordinária de uma nova perspectiva. Confira:

1 – Perfis Clássicos Unique
Do Frutado ao Drip Coffee e práticas cápsulas de Tiger Espresso, os cafés da categoria Perfis Clássicos são sabores que completam o dia a dia de todo coffeelover estudioso.

Pacote de café especial Frutado
Caixa de drip coffee
Cápsulas de café espresso sob a mesa de estudos

 

2 – Edições Limitas e Raridades
Para dar aquele UP na rotina e ainda vivenciar sabores exóticos, sugerimos que experimente os cafés extraordinários (acima da classificação “especial”). Histórias, variedades e processos que resultam em uma bebida limitada. É só conferir aqui mesmo em nosso site qual café está disponível com esse selo e apreciar enquanto lê seu material de estudo.

Servindo café especial
Pacote de café raro no mercado

 

3 – Clube de Assinatura
Assinando mensalmente, você receberá em sua casa até 3 cafés diferentes e exclusivos, assim, você não precisa se preocupar em qual café comprar e concentra as energias e tomadas de decisões para as questões das provas.

Exposição de três pacotes de café especial

 

 

Bônus: 8 dicas de estudo para aprender mais

Como falamos anteriormente, só beber café não é o suficiente para obter bons resultados em seus estudos. Portanto, você pode combinar seu hábito de tomar café juntamente com essas dicas a seguir:

1 – Mantenha uma rotina constante;
O ideal é que você tenha um horário fixo estabelecido para estudar e só mude caso não esteja sendo tão produtivo para você. Porém, evite ter horários muito flutuantes para estudo, afinal, estabelecer uma rotina e estudar todos os dias no mesmo horário contribui para tornar essa prática um hábito;

2 – Planeje sua rotina;
Não deixe para o “acaso” de cada dia te guiar sobre o que fazer em qual horário. Estabeleça para cada dia da semana o que será feito em qual horário e qual é o nível de importância para cada tarefa. Se algo sair do lugar por uma situação emergencial, você pode elencar as tarefas mais importantes para executar nos horários disponíveis.

3 – Escolha um ambiente calmo, limpo, organizado e com boa iluminação;
Infelizmente, você não é o batman. É comprovado que um ambiente bem iluminado ajuda na concentração, assim como a limpeza e organização te deixam mais propenso fisiologicamente a não se distrair ou se estressar com facilidade.

4 – Distancie-se das distrações;
Se necessário, coloque o celular em outro cômodo da casa, desligue a Netflix, tenha um material exclusivo para estudos, pause sua música favorita no Spotify. Agora, é hora de estudar. Alguns costumes podem ser inofensivos, mas prejudicam sua produtividade;

5 – Leia em voz alta;
Assim você garante maior fixação do conteúdo, usando não só a leitura no aprendizado, mas também a fala como um reforço.

6 – Anote o que for importante para fixar o conteúdo;
É normal acharmos que vamos decorar de tudo, principalmente quando é um conteúdo do nosso interesse. Mas também é muito natural termos esquecido de tudo em 2 horas. Isso porque recebemos estímulos em larga escala (TV, redes sociais, rua, conversa), o que sobrepõe as informações lidas anteriormente. Ter anotado o que mais é importante garante que você possa refrescar os estudos para garantir sua fixação.

7 – Experimente outras ferramentas de estudo;
Nessa nova era de cursos online e gratuitos. Informação é o que não falta, então, use isso a seu favor e aproveite para aplicar novas técnicas de estudo ou começar um curso novo, etc…

8 – Descanse.
Concluindo, sem acrescentar esses hábitos em sua rotina, de nada valerá pesquisar qual método de preparo tem mais cafeína. Para usufruir por completo dos benefícios do café para seus estudos, você precisa reformar seu estilo de vida por completo. Boa sorte e bons estudos!

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

INTRODUÇÃO Você sabia que dá para tomar café por osmose? Fique tranquilo, isso não é ilusão, Osmotic é uma técnica que potencializa o sabor do seu café e quando bem aplicada, faz aquela porção de 10g de café que sobrou, render uma boa xícara para você e seu amigo....

Descubra qual é a melhor água para fazer café

Descubra qual é a melhor água para fazer café

INTRODUÇÃOFazer café com a água da poça a gente já sabe que não dá certo, né!? Brincadeiras a parte, será que qualquer água faz uma boa dupla com o café? Hoje te mostraremos algumas dicas super práticas e simples para fazer o casamento perfeito das duas bebidas mais...

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

INTRODUÇÃO Primeiramente, o café é uma bebida muito amada ao redor do mundo e vai muito além do simples prazer de tomar uma xícara quente pela manhã. Hoje, vamos explorar a fascinante relação entre café e atividade física, desvendando os pontos-chave, discutindo e...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×