8 benefícios do café - Unique Cafés

8 benefícios do café

Além de ser a bebida mais amada mundialmente, esses benefícios do café são indiscutíveis! Confira!

INTRODUÇÃO

Antes de mais nada, o hábito de tomar café está sempre presente em nosso dia a dia. A bebida tem impacto mundial, sendo a segunda bebida mais consumida do mundo, perdendo apenas para água. Além disso, o consumo de café de qualidade pode trazer diversos benefícios para sua saúde. Confira!

Café e saúde

Venha conhecer no Instagram um pouco mais sobre a influência do café na nossa saúde.

 

 

Café faz mal para saúde?

conheça as propriedades químicas do café

Por muito tempo, o consumo de café gerou grande preocupação às pessoas, afinal, pensava-se que pudesse aumentar a pressão devido sua resistência à insulina. Porém, para desvendar esse mistério e entender melhor, precisamos antes analisar das propriedades químicas do café.

Nesse sentido, o café é uma bebida rica em ácido clorogênico, ácido cafeico e kahweol, compostos bioativos com propriedades antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres. Certo, mas o que isso quer dizer?

 

 

 

 

8 benefícios do café para a saúde

Todas essas propriedades químicas que citamos acima, geram impactos em nosso organismo quando ingeridas. Diante disso, conseguimos reconhecer 8 benefícios indiscutíveis. Veja só:
 

 

1 – Melhora a saúde cardiovascular

Diferente do que muitos pensavam, o ácido clorogênico, ácido cafeico e kahweol presentes no café são potentes antioxidantes e anti-inflamatórios que promovem a saúde das suas artérias e melhoram a circulação sanguínea. Além disso, ajudam a prevenir riscos de doenças como infarto e pressão alta.
Xícara de café com latte art de coração
 

 

 

2 – Previne o desenvolvimento de diabete

Essa riqueza de antioxidantes presentes em sua xícara de café também melhoram a função do hormônio da insulina e regulam os níveis de glicose no sangue, prevenindo, assim, a diabete.
 

 

 

3 – Previne o desenvolvimento de depressão

O café diminui inflamações nas células do sistema nervoso devido o combate dos radicais livres, através dos antioxidantes, reduzindo a ansiedade e melhorando o humor de quem consome, podendo prevenir diagnósticos depressivos.

Sem se esquecer que o hábito de tomar café está, quase sempre, associado ao convívio social e estimula o contato com pessoas que tem essa mesma paixão. Fala sério, não tem ponto de encontro melhor do que uma cafeteria, apreciando um bom café com as pessoas que você ama. Isso é sinônimo de bem-estar.

Vários tipos de cafés
 

 

 

4 – Previne alguns tipos de câncer

As substâncias presentes no café ajudam a diminuir os níveis de estrogênio no organismo, um hormônio relacionado a alguns tipos de câncer, como o câncer de fígado, cólon e fígado.
 

 

 

5 – Previne o envelhecimento precoce

Os radicais livres são responsáveis por promover o envelhecimento precoce e os antioxidantes presentes no café podem combatê-los, protegendo sua pele contra a ação desses radicais livres, diminuindo a flacidez e o envelhecimento precoce.

Você também pode usar a borra do café como um ótimo esfoliante natural!

Mulher mostrando linhas de expressão no rosto
 

 

 

6 – Melhora o desenvolvimento esportivo

Principalmente devido à cafeína, o café tem propriedades que estimulam a produção de energia em seu organismo, melhorando, assim, seu desempenho físico e mental na prática de atividades esportivas.

Além disso, a ação da cafeína pode diminuir o cansaço e as dores durante os exercícios físicos por ter propriedades ergogênicas.

Acessórios de esportes
 

 

 

7 – Ajuda na concentração e memória

A cafeína é um composto que estimula o sistema nervoso central, portanto, beber café ajuda a melhorar a memória, a concentração e o sono em suas atividades comuns durante o dia.
Mulher concentrada no trabalho
 

 

 

8 – Auxilia no emagrecimento

Quando consumido sem açúcar, o café auxilia no emagrecimento e ajudando a controlar a fome. Da mesma forma, aumenta a disposição para prática de atividades físicas que promovem o gasto energético e queima de gordura corporal.
Mulher controlando o emagrecimento
 

 

 

 

3 dicas essenciais para beber café de forma saudável

Agora que você já conhece todos esses benefícios que o café te proporciona, vamos te dar três dicas essenciais para beber café de forma saudável e absorver todas essas vantagens. Confira:

1 – Primeiro, atente-se à quantidade, o ideal é que você consuma a quantidade moderada de 3 a 4 xícaras de café por dia.

2 – Não consuma café próximo ao horário de dormir e nunca troque uma noite de sono de boa qualidade pelo consumo exagerado de café. Se você não abre mão de um café pela noite, conheça nosso perfil Descafeinado que passa por um processo natural na retirada de 99,9% de cafeína.

3 – Finalmente, busque por cafés de boa qualidade em que a torra é mais clara.

Cafés convencionais de mercado possuem a torra extremamente escura e, às vezes, pode ser que tenha café naquele pacote. Isso acontece para esconder impurezas de cafés de baixíssima qualidade torrados junto a resíduos.

Consumir torras carbonizadas dessa maneira pode trazer riscos à saúde, pois produz substâncias cancerígenas. Portanto, tenha o hábito de consumir cafés especiais, que são puros e com frutos maduros, e proteja sua saúde. Recentemente, explicamos tudo sobre os tipos de torra em um artigo aqui mesmo em nosso blog, assim você pode conferir maiores detalhes.

Analisando o ponto de torra dos grãos de café especial
Agora que você já sabe de tudo isso, compartilhe esse conteúdo com aquela pessoa que vai te convidar para tomar um café essa semana!

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

INTRODUÇÃO Você sabia que dá para tomar café por osmose? Fique tranquilo, isso não é ilusão, Osmotic é uma técnica que potencializa o sabor do seu café e quando bem aplicada, faz aquela porção de 10g de café que sobrou, render uma boa xícara para você e seu amigo....

Descubra qual é a melhor água para fazer café

Descubra qual é a melhor água para fazer café

INTRODUÇÃOFazer café com a água da poça a gente já sabe que não dá certo, né!? Brincadeiras a parte, será que qualquer água faz uma boa dupla com o café? Hoje te mostraremos algumas dicas super práticas e simples para fazer o casamento perfeito das duas bebidas mais...

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

INTRODUÇÃO Primeiramente, o café é uma bebida muito amada ao redor do mundo e vai muito além do simples prazer de tomar uma xícara quente pela manhã. Hoje, vamos explorar a fascinante relação entre café e atividade física, desvendando os pontos-chave, discutindo e...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×