INTRODUÇÃO
Olá, você gostaria de aprender a “Koar” um bom café? Pode ter soado um pouco familiar ou estranho para você quando leu essa pergunta, mas preciso te contar que isso não é um erro ortográfico. Koar é o método de preparo que vamos aprender hoje. Ficou curioso? Então você vai ficar ainda mais quando eu te contar que este é um método brasileiro e que proporciona uma experiência bastante especial na hora de preparar sua bebida favorita. Chega de papo, vamos ao que interessa. Continue lendo ou assista ao vídeo e bom Koar para você!
VOCÊ PRECISA
Café Especial (22,5g)
Água quente (270g)
Filtro de papel
Koar
TEMPO DE PREPARO
Aproximadamente 10min.
Que história é essa de Koar brasileiro?
Fernando Sá, com o auxílio do engenheiro mecatrônico e atualmente barista, Felipe Santiago; acompanhados da barista e mestre em torra, Lidiane Santos, que ajudou a aperfeiçoar e entender sensorialmente como o Koar funciona; recentemente recebendo a atenção de Juscelino Bourbon, engenheiro mecânico, que ajudou a desenvolver o equipamento em outros materiais, e finalmente na cidade de Pernambuco surge, pelos cuidados desse esquadrão, o Koar.
Pausa para dica extra:
Dizem que Pernambuco tem o melhor carnaval, me convidem, obrigado!
Você pode encontrar o Koar em três materiais: cerâmica (que foi o primeiro a ser desenvolvido depois de vários testes), acrílico e inox, que tem a funcionalidade de acompanhar uma válvula que regula a passagem de água e controlar melhor o tempo. Em todos os materiais o equipamento possui 16 ondas (sucos oblíquos) que ajudam na percolação da água. Essas ondas permitem que o espaçamento entre o filtro e a borda facilite a oxigenação na parede do filtro, permitindo que a descida da água seja mais fácil. O mais legal é que o Koar ainda está recebendo algumas adaptações e estamos acompanhando de pertinho o desenvolvimento desse método top, inclusive dando nosso feedback para a equipe sobre tudo que pode ser evoluído! Agora chega de história, siga os passos a seguir e prepare-se para uma nova experiência!
Ah, se você quer saber se o material do método de preparo produz impacto significativo no sabor da sua bebida final, clique aqui para saber mais.

Passo 1
Coloque o Koar sob a base que o acompanha, e posicione-o no recipiente escolhido (pode ser uma xícara, jarra ou o nosso decanter customizado).
Passo 2
Em seguida, posicione o filtro de papel no equipamento.Dica:
O Koar de cerâmica tem uma adaptação melhor ao filtro do V-60 nº 1. Já nos demais materiais, o melhor seria o nº 2.
Jeitinho brasileiro:
Você pode adaptar em casa fazendo uma dobradura no filtro convencional da Melita de forma que fique parecido com um cone. É só não esquecer de escaldar um pouco mais a parte da dobra. E se tiver dúvidas de como dobrar, no vídeo você consegue visualizar melhor.
Passo 3
Com um pouco de água quente, molhe todo o filtro de papel e descarte o que escoou do equipamento para o recipiente.
Dica:
Fazendo isso você traz mais qualidade no modo de preparo. Além de aquecer o equipamento, a saturação de água no papel tira as impurezas e qualquer sabor indesejável que possa interferir no resultado do café.
Passo 4
Acrescente 22,5g do café especial.
Dica:
A moagem utilizada nessa receita é média (nº 6). Saiba mais sobre tipos de moagem.
Passo 5
Em seguida, inicie a pré-infusão. Acrescente a água de forma que molhe todo o café e espere por 40 segundos. Depois disso, retorne com a água em movimentação circular, até que atinja 270g.
Pronto
Simples, fácil e muito saboroso!

Mas Fernando, por que Koar é com “K”?
O nome Koar é inspirado justamente na forma de extração do café, ou seja, o ato de coar. Lembrando também o coador de café e trazendo a memória afetiva das pessoas ao café filtrado, que chamamos de coado. Como já se sabia da dificuldade de realizar o registro com a letra “C”, por já ser uma palavra da língua portuguesa, foi escolhido escrever dessa forma (com “K”), para facilitar na hora de registrar, sem perder a essência.
0 comentários