Como fazer café no Koar

Que tal aprender a “Koar” um bom café? Não fique confuso, isso não é um erro ortográfico. Koar é um método de preparo de cafés que vamos te ensinar hoje.

Duvido você não ficar curioso, afinal, este é um método brasileiro e proporciona uma experiência bastante especial na hora de preparar sua bebida favorita. Chega de papo, vamos ao que interessa. Continue lendo e assista ao vídeo para ter uma imersão completa!

Como fazer café com Koar?

Ingredientes

Café Especial (22,5g)
Água quente (270g)
Filtro de papel
Koar

Tempo de preparo

Aproximadamente 10min.

Passo 1

Coloque o Koar sob a base que o acompanha, e posicione-o no recipiente escolhido (pode ser uma xícara, jarra ou o nosso decanter customizado).

Passo 2

Em seguida, posicione o filtro de papel no equipamento.

Dica:
O Koar de cerâmica tem uma adaptação melhor ao filtro do V-60 nº 1. Já nos demais materiais, o melhor seria o nº 2.

Jeitinho brasileiro:
Você pode adaptar em casa fazendo uma dobradura no convencional da Mellita filtro de forma que fique parecido com um cone. É só não esquecer de escaldar um pouco mais a parte da dobra. E se tiver dúvidas de como dobrar, no vídeo você consegue visualizar melhor.

Passo 3

Com um pouco de água quente, molhe todo o filtro de papel e descarte o que escoou do equipamento para o recipiente.

Por que molhar o filtro de papel antes da extração?
Fazendo dessa forma, você traz mais qualidade no modo de preparo. Além de aquecer o equipamento, a saturação de água no papel tira as impurezas e qualquer sabor indesejável que possa interferir no resultado do café.

Passo 4

Acrescente 22,5g do café especial.

Dica:
A moagem utilizada nessa receita é média (nº 6) e tem a espessura de açúcar cristal. Saiba mais sobre tipos de moagem em nosso canal do YouTube.

Passo 5

Em seguida, inicie a pré-infusão. Acrescente a água de forma que molhe todo o café e espere por 40 segundos. Depois disso, retorne com a água em movimentação circular, até que atinja 270g.

Pronto!

Simples e muito saboroso 😉

História do método de preparo Koar

Antes de mais nada, temos o orgulho de afirmar que o Koar é um método de preparo brasileiro. Foi o Fernando Sá, com o auxílio do engenheiro mecatrônico e atualmente barista, Felipe Santiago; acompanhados da barista e mestre em torra, Lidiane Santos, que ajudou a aperfeiçoar e entender sensorialmente como o Koar funciona; recentemente recebendo a atenção de Juscelino Bourbon, engenheiro mecânico, que ajudou a desenvolver o equipamento em outros materiais, e finalmente na cidade de Pernambuco surge, pelos cuidados desse esquadrão, o Koar.

Pausa para dica extra:
Dizem que Pernambuco tem o melhor carnaval, nos convidem, obrigado!

Nesse sentido, você pode encontrar o Koar em três materiais: cerâmica (que foi o primeiro a ser desenvolvido depois de vários testes), acrílico e inox, que tem a funcionalidade de acompanhar uma válvula que regula a passagem de água e controlar melhor o tempo.

Em todos os materiais o equipamento possui 16 ondas (sucos oblíquos) que ajudam na percolação da água. Essas ondas permitem que o espaçamento entre o filtro e a borda facilite a oxigenação na parede do filtro, permitindo que a descida da água seja mais fácil.

O mais legal nessa história toda é que o Koar ainda está recebendo algumas adaptações e estamos acompanhando de pertinho o desenvolvimento desse método top, inclusive, dando nosso feedback para a equipe sobre tudo que pode ser evoluído!

Ah, se você quer saber se o material do método de preparo produz impacto significativo no sabor da sua bebida final a resposta é SIM. Então, se você deseja viver novas experiências de sabores preparando seu café, o Koar pode ser uma maneira de vivenciar isso. Vale a pena experimentar!

Por que Koar é escrito com “K”?

O nome Koar é inspirado justamente na forma de extração do café, ou seja, o ato de coar. Além disso, também lembra o coador de café, trazendo a memória afetiva das pessoas ao café filtrado, que chamamos de coado.

Finalmente, como Fernando já sabia da dificuldade de realizar o registro com a letra “C”, por ser uma palavra da língua portuguesa, foi escolhido escrever dessa forma (com “K”), para facilitar na hora de registrar, sem perder sua essência. Sacou? Tão simples quanto preparar o café utilizando Koar!

Qual filtro usar no Koar?

Segundo o próprio criador do método, Fernando Sá, para fazer a extração no Koar você pode usar o filtro de papel do método de preparo V60, obtendo um bom resultado na bebida. Nesse sentido, a numeração pode variar de acordo com o material do Koar, eles costumam ter ângulos e tamanhos diferentes.

Agora, como falamos anteriormente, você também pode dar um dar o famoso “jeitinho brasileiro” e adaptar o filtro de papel Mellita para extrair seu café no Koar sem problemas.

No entanto, a experiência muda quando utiliza-se o filtro ideal para o Koar. Afinal, seus 16 sulcos em forma de onda, fazem com que o filtro de papel comum não tenha contato direto com as paredes do método, liberando mais rapidamente a passagem da água.

Produzidos no Brasil com papel crepado 100% em fibras de celulose, resistente a umidade e sem alvejantes ópticos. Com matérias primas de procedência certificada, os filtros seguem as mesmas exigências da indústria alimentícia, assegurando a qualidade que você precisa para um bom café.

Portanto, o filtro de papel específico para o Koar possui característica de filtrabilidade ideais para uma extração homogênea. Os filtros de papel do Koar têm formato cônico para adequar-se ao suporte Koar e também é compatível com outros sistemas semelhantes.

Coador Koar Porcelana

A estética de seu visual frisado faz do Koar um método em constante fluxo geométrico e tátil. A escolha de materiais para produção do Koar é pensada para apresentar polaridades que ressaltam atributos sensoriais dos cafés.

Coador Koar Acrílico – AZUL

A estética de seu visual frisado faz do Koar um método em constante fluxo geométrico e tátil. A escolha de materiais para produção do Koar é pensada para apresentar polaridades que ressaltam atributos sensoriais dos cafés.

Estação de Café Koar

Suporte em acrílico transparente desenhado para o encaixe perfeito do Koar de cerâmica e do decanter. O suporte pode ser usado sobre os modelos de balanças de precisão e também e compatível com outros métodos disponíveis no mercado.

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

Como Usar a Chemex para Fazer Café: Guia Completo e Dicas Essenciais

Como Usar a Chemex para Fazer Café: Guia Completo e Dicas Essenciais

INTRODUÇÃO Já imaginou transformar sua rotina de café em uma experiência verdadeiramente especial? Ou como algumas técnicas conseguem ressaltar os sabores mais delicados dos grãos? Se você tem curiosidade em saber como a Chemex pode ajudá-lo a fazer um café perfeito,...

Como Fazer Café na Kalita Wave: Guia Completo para um Café Perfeito

Como Fazer Café na Kalita Wave: Guia Completo para um Café Perfeito

INTRODUÇÃO Já parou para pensar em como preparar aquela xícara de café perfeita? O que torna o método Kalita Wave tão especial entre os baristas ao redor do mundo? Se você está curioso sobre como um simples equipamento pode transformar o preparo do café em uma...

Conheça o Método Inovador Tornado Duo Dripper da Brewista

Conheça o Método Inovador Tornado Duo Dripper da Brewista

INTRODUÇÃO Você sabia que tem como deixar o café mais intenso e saboroso? A verdade é que um método de preparo pode transformar sua experiência com o café. Um grande exemplo disso é o Tornado Duo Dripper da Brewista algo tão especial e capaz de modificar sua rotina...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×