Frete grátis para compras acima de R$169 para sudeste e R$299 para todo o Brasil!

V-60

Preparamos ótimas dicas para que você possa personalizar sua bebida do jeito que você mais gosta no V-60. Siga os passos e surpreenda-se!

INTRODUÇÃO

Antes de tudo, precisamos saber: como você gosta do seu café? Mais suave, mais doce ou mais encorpado? Fala sério, só de pensar, já deu aquela vontade não é mesmo? É por isso que você precisa saber tudo sobre um dos métodos de preparo mais surpreendente que existe. Afinal, todo mundo merece um café V-60 um dia na vida. Calma, você já vai entender.

Então, para aguçar ainda mais o seu paladar, hoje vamos aprender como fazer café utilizando o método de preparo V-60. Preparamos ótimas dicas para que você possa personalizar sua bebida da maneira que você mais gosta.

Portanto, vou te dar duas opções: continue lendo ou “sessenta e vê” o vídeo (ba dum tsss). Para uma experiência completa sugiro que faça os dois. Então, bora ao que interessa!

Esse tal de V-60 tem história

Em primeiro lugar, entenda que as melhores experiências, são acompanhadas de boas doses de história. Nesse sentido, é o que deixa o café V-60 ainda mais especial. Então, senta que lá vem história!

Vendo a imagem do equipamento, talvez você o conheça pelo nome Hario. Porém, essa é uma maneira errada de se referir a ele, visto que Hario é o nome da empresa que o fabrica. Portanto, tome cuidado, principalmente se você é um barista ou um profissional da área! O nome V-60, propositalmente, acompanha uma lógica. Ou seja, ele tem o formato em “V” e possui um raio de abertura de 60°. Agora faz total sentido, né?

A Hario é uma empresa japonesa e é cheia de história também. Especializada antigamente na fabricação de materiais de laboratório, precisou reinventar seus produtos depois da 2ª Guerra, e foi exatamente nesse momento que ela expandiu sua produção para utensílios domésticos. Um dos primeiros equipamentos que a Hario desenvolveu foi o Sifão, mais conhecido como Globinho pelos baristas. Por fim, no ano de 2005, a empresa popularizou o porta filtro que atualmente, conhecemos como V-60.

Inicialmente, o equipamento era fabricado no modelo de porcelana, que foi sendo modificado ao longo dos anos. Hoje em dia, temos o V-60 em vários materiais como: vidro, plástico, metal, titânio, ouro e cobre. Juntando tudo isso, temos o Capitão Planeta do café! Então, reúna seus poderes porque tem muito mais para descobrir!

Talvez você esteja se perguntando: o que faz esse equipamento diferente do porta-filtro tradicional? A diferença é o que deixa o resultado da bebida ainda mais marcante. Isso porque apresenta linhas espirais (ou veios) em sua parte interna, o que proporcionam a expansão do pó de café no momento em que a bebida é coada.

Dica super importante: se você ainda não tem um equipamento topíssimo como este, aproveite para adquirir o seu V-60 em nossa loja virtual. Antes que comece a prática, corre lá que dá tempo!

Antes, conheça as diferenças e benefícios de escolher o método v-60

– O formato permite diferentes resultados;
– Facilita a percolação;
– Mantém o padrão nas xícaras;
– Abertura mais ampla.

Já está apaixonado? Imagina quando estiver pronto na xícara… Continue lendo!

Quais ingredientes utilizar para o método V-60

VOCÊ PRECISA

Café Especial (25g) Água Quente (350g) Porta Filtro V-60 (nº 2) Balança

TEMPO DE PREPARO

Aproximadamente 7 minutos.

Como fazer um café V-60?

Passo 1

Primeiramente, posicione o equipamento em um recipiente para receber a extração do café. Em seguida, prepare-o colocando o filtro de papel.

Importante: o V-60 possui um filtro específico que tem seu encaixe perfeito ao equipamento, produzido pela mesma empresa que o fabrica. Bem pensado, né?

Passo 2

Agora, faça a higienização e saturação do papel para obter um resultado melhor da bebida.

Ah, para isso é só você entornar um pouco da água quente no filtro e depois descartar o que escoou no recipiente.

Passo 3

Acrescente 25g do café.

Indicação: o café utilizado no video é a edição limitada Jasmin, produzido de ponta a ponta por mulheres. Legal, né? Ele já se esgotou, mas você pode acompanhar nossas edições limitadas sempre que quiser. Isso vai deixar sua experiência com V-60 ainda mais marcante. Por exemplo, este tem características florais, é mais doce, com acidez alta, característico de frutas vermelhas, sendo mais delicado e em moagem média nº 6 (parecido com açúcar cristal).

Ah! Já ia me esquecendo. Você pode aprender tudo sobre moagem em um clique! 

Passo 4

Finalmente, adicione a água quente, fazendo movimentos circulares em sentido horário até que se cubra toda a porção. Feito isso, espere o tempo de pré-infusão de 35 segundos. Depois disso, retorne com a água até o topo do equipamento e, na medida que a extração acontece, continue adicionando a água até que se complete a quantidade de 350g.

Ficou na dúvida? Se você ainda não sabe o que é pré-infusão, nós temos um video no canal que te ensina realizar esse procedimento (é só clicar aqui quando quiser).

Está PRONTO

Por fim, enquanto você aprecia seu maravilhoso café V-60, tenho mais uma ótima recomendação para você!

Sabia que você pode entender muito mais sobre a variação de sabores do café? Você já deve ter notado que várias vezes comentamos sobre características sensoriais do café por aqui. Então, assista o vídeo sobre notas sensoriais no nosso canal e torne-se um coffeelover expert no assunto!

como higienizar meu v-60

1ª Dica
Retire o filtro e descarte;

2ª Dica
Aproveite um pouco da água quente para lavar o equipamento. Assim, você elimina qualquer resíduo de café que possa ter ficado;

3ª Dica
Se for necessário, utilize o sabão neutro para lavá-lo, usando sempre a parte amarela da bucha. Enxágue-o bem.

4ª Dica
O ideal é que se faça isso logo após preparar a bebida. Simples, não é mesmo?

Aqui tem tudo a ver com V-60

Q

RECEBA NOVIDADES

Postamos semanalmente conteúdo exclusivo para que você obtenha a melhor experiência na xícara.

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

Como avaliar a qualidade da crema de café espresso

Como avaliar a qualidade da crema de café espresso

INTRODUÇÃO Quem vê cara, não vê coração, mas quem vê a crema de espresso, já sabe da qualidade! Se você é fã do café espresso, provavelmente já ouviu falar sobre isso. Hoje te mostraremos quais problemas podemos identificar através da crema do espresso e quais são as...

Como fazer café espresso evitando 07 erros imperdoáveis

Como fazer café espresso evitando 07 erros imperdoáveis

INTRODUÇÃO O sabor cítrico com notas de chocolate e caramelo são possíveis de serem percebidos em cafés especiais (alta qualidade). Nesse sentido, o café espresso é conhecido por ser um potencializador de sabores. Imagina a riqueza de experiências que você pode...

Posso mexer o café filtrado?

Posso mexer o café filtrado?

INTRODUÇÃO Antes de tudo, é importante relembrarmos que cada etapa do preparo de um café interfere diretamente no resultado da bebida. Em outras palavras, isso significa que a maneira como você filtra o café (a moagem que você utiliza e as técnicas) influenciará no...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

1 Comentário

  1. Excelente método de preparo, o meu preferido!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conversar
Oi, precisa de uma mãozinha?

×