Frete grátis para compras acima de R$120 para sudeste e R$299 para todo o Brasil!

V-60

história ▹ como usar ▹ dicas de preparo ▹ curiosidades
Aprender

INTRODUÇÃO

Como você gosta do seu café? Mais suave, mais doce ou mais encorpado? Só de pensar, já deu aquela vontade não é mesmo? Para aguçar ainda mais o seu paladar, hoje vamos aprender o método de preparo V-60. Vou te dar duas opções: continue lendo ou “sessenta e vê” o vídeo (ba dum tsss). Preparamos ótimas dicas para que você possa personalizar sua bebida da maneira que você mais gosta. Então, bora ao que interessa!

VOCÊ PRECISA

Café Especial (25g)
Água Quente (350g)
Porta Filtro V-60 (nº 2)
Balança

TEMPO DE PREPARO

Aproximadamente 7 minutos.

Diferenças e Benefícios

– O formato permite diferentes resultados;
– Facilita a percolação;
– Mantém o padrão nas xícaras;
– Abertura mais ampla.

Uma dose de conhecimento

Vendo a imagem do equipamento, talvez você o conheça pelo nome Hario. Porém, essa é uma maneira errada de se referir a ele, visto que Hario é o nome da empresa que o fabrica. Então, tome cuidado, principalmente se você é um barista ou um profissional da área! O nome V-60, propositalmente, acompanha uma lógica, pois ele tem o formato em “V” e possui um raio de abertura de 60°.

A Hario é uma empresa japonesa e cheia de história. Especializada antigamente na fabricação de materiais de laboratório, precisou reinventar seus produtos depois da 2ª Guerra, e foi exatamente nesse momento que ela expandiu sua produção para utensílios domésticos. Um dos primeiros equipamentos que a Hario desenvolveu foi o Sifão, mais conhecido como Globinho pelos baristas. Por fim, no ano de 2005, a empresa popularizou o porta filtro, que conhecemos como V-60. Inicialmente, o equipamento era fabricado no modelo de porcelana, que foi sendo modificado ao longo dos anos. Hoje em dia, temos o V-60 em vários materiais como: vidro, plástico, metal, titânio, ouro e cobre. Juntando tudo isso, temos o Capitão Planeta do café! Então, reúna seus poderes e vamos ao que interessa!

Dica: você pode encontrar esse equipamento em nossa loja virtual, então aproveite!

Passo 1

Posicione o equipamento em um recipiente para receber a extração do café. Em seguida, prepare-o colocando o filtro de papel.

Importante: o V-60 possui um filtro específico que tem seu encaixe perfeito ao equipamento, produzido pela mesma empresa que o fabrica.

Passo 2

Faça a higienização e saturação do papel para obter um resultado melhor da bebida.

Ah, para isso é só você entornar um pouco da água quente no filtro e descartar o que escoou no recipiente.

Passo 3

Acrescente 25g do café.

Indicação: o café utilizado no video é a edição limitada Jasmin, produzido de ponta a ponta por mulheres. Legal, né? Já se esgotou, mas você pode acompanhar nossas edições limitadas nesta página. Ele tem características florais, é mais doce, com acidez alta, característico de frutas vermelhas, sendo mais delicado e em moagem média nº 6 (aprenda sobre moagem).

Passo 4

Adicione a água quente, fazendo movimentos circulares em sentido horário até que se cubra toda a porção. Feito isso, espere o tempo de pré-infusão de 35 segundos. Depois retorne com a água até o topo do equipamento e, na medida que a extração acontece, continue adicionando a água até que se complete a quantidade de 350g.

Ah! Se você não sabe o que é pré-infusão, temos um video no canal que pode te ajudar a entender melhor o procedimento (saiba mais).

PRONTO

Enquanto você aprecia seu café V-60, tenho mais uma ótima recomendação para você. Se você quer entender mais sobre essa variação de sabores do café, que várias vezes comentamos aqui, assista o vídeo sobre notas sensoriais no nosso canal.

HIGIENIZAÇÃO

1ª Dica
Retire o filtro e descarte;

2ª Dica
Aproveite um pouco da água quente para entornar no equipamento. Assim, você elimina qualquer resíduo de café que possa ter ficado;

3ª Dica
Se for necessário, utilize o sabão neutro para lavá-lo, usando sempre a parte amarela da bucha. Enxágue-o bem.

4ª Dica
O ideal é que se faça isso logo após preparar a bebida. Simples, não é mesmo?

RELACIONADOS

Eva Solo

Eva Solo

INTRODUÇÃODiretamente do Paraíso, esse método de fazer de café especial, veio para mudar sua concepção bíblica. Ficou confuso? Hoje você vai aprender a praticidade e a qualidade de usar a cafeteira Eva Solo. Isso mesmo, o método inovador promete trazer uma experiência...

French Press

French Press

INTRODUÇÃO Se você está pensando em preparar café especial de uma maneira rápida, divertida, simples e profissional, então você está no lugar certo! Preparado? Siga os passos abaixo ou assista ao vídeo para ficar expert em French Press, ou Prensa Francesa.VOCÊ PRECISA...

Café Espresso

Café Espresso

INTRODUÇÃO Vamos falar de café espresso? O tempo passou e a tecnologia evoluiu bastante. Hoje qualquer pessoa pode ter uma máquina de café espresso em casa, mas nada como visitar uma cafeteria para aprecia-lo, não é mesmo? Você sabe como funciona o método profissional...

1 Comentário

  1. Excelente método de preparo, o meu preferido!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0

×