Primeiramente, como você gosta do seu café: mais suave, mais doce ou mais encorpado? Independente da resposta, hoje te apresentaremos um jeito rápido e prático de fazer seu café coado, personalizando a bebida da maneira que mais te agrada, através do método de preparo V-60 da Hario.
Você tem duas opções, continue lendo ou “sessenta e vê” (bá dum tsss). Para uma imersão completa sugerimos que você faça os dois, afinal, temos dicas fantásticas para você!
Diferença do V-60 para o porta filtro tradicional?
Talvez você esteja se perguntando: o que faz do V-60 um equipamento diferente do porta-filtro tradicional? A diferença é que ele deixa o resultado da bebida bem mais marcante e o segredo está nas linhas espirais (ou veios) em sua parte interna, que proporcionam a expansão do pó de café no momento em que a bebida é coada.
Agora, precisamos te dar duas dicas super importantes para melhorar a qualidade da sua xícara de café no dia a dia. Se liga:
1 – Escolha consumir cafés de qualidade especial. Abandone os cafés extra-forte e tradicionais do mercado. O café especial consiste na colheita do fruto selecionado e maduro, enquanto os cafés convencionais que você encontra facilmente no mercado, você precisa colocar muito açúcar porque, na verdade, está tomando café podre, verde e até resíduos indesejáveis. Saiba mais sobre o assunto em nosso artigo publicado “O que é café especial?“
Garantimos que essa mudança de hábito fará bem para o seu paladar e também para sua saúde. Afinal, se você ainda não sabe, precisa conhecer os benefícios do café!
2 – Se você ainda não tem um equipamento topíssimo como este, aproveite para comprar um V-60 em nossa loja virtual e nunca mais passe vontade de tomar um bom café filtrado em casa.
Benefícios de escolher o método v-60
Agora que você já sabe a diferença do V-60 para os outros porta-filtros, chegou a hora de saber quais os benefícios em escolher este método para fazer seu café coado. Anota aí:
- O formato permite diferentes resultados;
- Facilita a percolação;
- Mantém o padrão nas xícaras;
- Abertura mais ampla.
Já está apaixonado? Imagina quando estiver pronto na xícara! É melhor você preparar os ingredientes e partir para a prática.
Ingredientes para fazer cafe coado no método V-60
VOCÊ PRECISA
Café Especial (25g)
Água Quente (350g)
Porta Filtro V-60 (nº 2)
Balança
TEMPO DE PREPARO
Aproximadamente 7 minutos.
Como fazer um café V-60 passo a passo
Passo 1
Primeiramente, posicione o equipamento em um recipiente para receber a extração do café. Em seguida, prepare-o colocando o filtro de papel.
Importante: o V-60 possui um filtro específico que tem seu encaixe perfeito ao equipamento, produzido pela mesma empresa que o fabrica. Bem pensado, né?
Passo 2
Agora, faça a higienização e saturação do papel para obter um resultado melhor da bebida.
Ah, para isso é só você entornar um pouco da água quente no filtro e depois descartar o que escoou no recipiente.
Passo 3
Acrescente 25g do café.
Indicação: o café utilizado no video é a edição limitada Jasmin, produzido de ponta a ponta por mulheres. Legal, né? Ele já se esgotou, mas você pode acompanhar nossas edições limitadas sempre que quiser. Isso vai deixar sua experiência com V-60 ainda mais marcante. Por exemplo, este tem características florais, é mais doce, com acidez alta, característico de frutas vermelhas, sendo mais delicado e em moagem média nº 6 (parecido com açúcar cristal).
Ah! Já ia me esquecendo. Você pode aprender tudo sobre moagem em um clique!
Passo 4
Finalmente, adicione a água quente, fazendo movimentos circulares em sentido horário até que se cubra toda a porção. Feito isso, espere o tempo de pré-infusão de 35 segundos. Depois disso, retorne com a água até o topo do equipamento e, na medida que a extração acontece, continue adicionando a água até que se complete a quantidade de 350g.
Ficou na dúvida? Se você ainda não sabe o que é pré-infusão, nós temos um video no canal que te ensina realizar esse procedimento (é só clicar aqui quando quiser).
Está PRONTO
Por fim, enquanto você aprecia seu maravilhoso café V-60, tenho mais uma ótima recomendação para você!
Sabia que você pode entender muito mais sobre a variação de sabores do café? Você já deve ter notado que várias vezes comentamos sobre características sensoriais do café por aqui. Então, assista o vídeo sobre notas sensoriais no nosso canal e torne-se um coffeelover expert no assunto!
Bônus: Técnica do método V-60 para deixar seu café com sabor diferente
Você pode até conhecer o método de preparo V-60, mas está desatualizado se pensa que esse método se limita na extração básica de café coado. Além do passo a passo que você acabou de aprender anteriormente, existem técnicas fantásticas que podem influenciar positivamente o resultado sensorial da sua xícara de café.
Nesse sentido, se você ainda não conhece o método do barista Tetsu Kasuya ou técnica 4:6, corre para aprender e deixar sua bebida ainda mais extraordinária.
Utilizando a técnica Tetsu, você conseguirá ressaltar características de acidez ou doçura do café ao preparar seu café filtrado. Surpreenda-se ainda mais!
Como surgiu o método V-60?
Em primeiro lugar, entenda que as melhores experiências, surgem a partir de boas doses de história. Nesse sentido, é isso que deixa o café V-60 ainda mais especial. Então, enquanto você toma seu café coado, vamos te contar uma história sobre este método incrível!
Começando pelo nome do equipamento, vendo a imagem do equipamento, talvez você o conheça pelo nome Hario. Porém, essa é uma maneira errada de se referir a ele, visto que Hario é o nome da empresa que o fabrica. Portanto, tome cuidado, principalmente se você é um barista ou um profissional da área! O nome V-60, propositalmente, acompanha uma lógica, ou seja, ele tem o formato em “V” e possui um raio de abertura de 60°. Agora faz total sentido, né?
A Hario é uma empresa japonesa e é cheia de história também. Especializada antigamente na fabricação de materiais de laboratório, precisou reinventar seus produtos depois da 2ª Guerra, e foi exatamente nesse momento que ela expandiu sua produção para utensílios domésticos. Um dos primeiros equipamentos que a Hario desenvolveu foi o Sifão, mais conhecido como Globinho pelos baristas. Por fim, no ano de 2005, a empresa popularizou o porta filtro que atualmente, conhecemos como V-60.
Inicialmente, o equipamento era fabricado no modelo de porcelana, depois foi modificado ao longo dos anos. Hoje em dia, encontramos o V-60 em vários materiais como: vidro, plástico, metal, titânio, ouro e cobre.
A verdade é que juntando tudo isso, temos o Capitão Planeta do café! Então, reúna seus poderes porque tem muito mais para apreciar através desse método fantástico de preparar café filtrado!
como higienizar meu v-60
1ª Dica
Retire o filtro e descarte;
2ª Dica
Aproveite um pouco da água quente para lavar o equipamento. Assim, você elimina qualquer resíduo de café que possa ter ficado;
3ª Dica
Se for necessário, utilize o sabão neutro para lavá-lo, usando sempre a parte amarela da bucha. Enxágue-o bem.
4ª Dica
O ideal é que se faça isso logo após preparar a bebida. Simples, não é mesmo?
Excelente método de preparo, o meu preferido!