Frete grátis para compras acima de R$120 para sudeste e R$299 para todo o Brasil!

Descubra qual é a melhor água para fazer café

22/09/2021

INTRODUÇÃO

Fazer café com a água da poça a gente já sabe que não dá certo, né!? Brincadeiras a parte, será que qualquer água faz uma boa dupla com o café? Hoje te mostraremos algumas dicas super práticas e simples para fazer o casamento perfeito das duas bebidas mais consumidas do mundo. Afinal, qual será a melhor água para fazer café?

Já pensou nisso? Você pode até comprar o melhor café, mas não conseguirá extrair suas melhores características sem uma água de qualidade. Várias pessoas já tiveram experiências negativas com alguns cafés em que a água foi um dos aspectos que influenciou no sabor da bebida.

Por fim, chegou o momento de desvendar os mistérios por trás desse tema e evitar ser a próxima vítima. Leia até o final e não perca nenhum detalhe!

Qual é a melhor água para fazer café?

pode ser da torneira mesmo?

Primeiramente, uma dica muito importante para o preparo de cafés especiais é sempre conferir as informações descritas na embalagem do café. Nela pode conter informações que podem te auxiliar no preparo assim, você obterá o melhor resultado da bebida.  Essas informações podem até servir de lembretes, veja:

Embalagem do café contendo informações sobre a água

Juntar essa dupla, água e café, tornou-se um tema muito místico para os baristas e preparadores de café de uma forma geral. Isso porque criaram-se muitos mitos ao redor dessa parte do processo. Então, será que realmente existe a água ideal para preparar seu café? Pode usar água da torneira? Vamos descobrir!

Veja bem! Em uma extração de café coado, 98% do resultado é água. Portanto, se essa água tem uma origem ruim ou algo em sua composição que não é compatível com o café, vai interferir diretamente em sua bebida.

Sob o mesmo ponto de vista, caso você esteja pensando em utilizar água da torneira, deve considerar que em sua conta de água tem contém informações do tratamento da água. Nesse sentido, uma informação super válida para o preparo de cafés e que pode interferir no sabor final é o pH, que é a medida do grau de acidez ou alcalinidade da água.

A medição de pH precisa indicar que está neutro, ou seja, entre 6,5 e 7,0 na escala. Por isso, vale a pena conferir essa informação antes de preparar o café, lembrando que pode mudar de região para região e conforme a empresa que trabalha no tratamento de água da sua cidade.

Então, anota aí para não se esquecer a primeira dica: o ideal é que você filtre a água antes de preparar seu café, seja naquele filtro da sua torneira ou no filtro comum.

O pH ideal para preparo de cafés

Será que minha água tem qualidade para prepar café?

não compre qualquer água

Caso você ainda tenha dúvidas se a água que está utilizando realmente tem qualidade para preparar seu café, a melhor opção é comprar a água. Em outras palavras, você pode ter mais segurança conferindo o rótulo, onde encontrará a ficha técnica com todas as informações necessárias sobre o tratamento daquela determinada água.

Portanto, também é importante você saber que cada água tem seu perfil sensorial e nem todas elas são indicadas para preparar cafés. Veja como você pode identificar se essa água é boa para fazer seu café de hoje. Eu duvido que você sabia disso:

Além da informação sobre o pH da água, outro aspecto importante para observar são os minerais. Toda água tem uma composição química descrita no rótulo. Quando a água é analisada, esses minerais são quantificados, apresentando um determinado resultado.

Se na somatória desses minerais, a água apresentar um cálculo total de no máximo 90mg por litro, é uma água boa para fazer seu café. Em contrapartida, se passar dessa medição, a estrutura da água é modificada e pode gerar alguma diferença no sabor do seu café! Interessante, né!?

Separamos três tipos de águas diferentes e apenas uma delas está dentro do aceitável, as outras têm uma carga de mineral que excede o indicado.

É importante lembrar que isso não significa que essas águas são ruins. Apenas queremos dizer que, para o preparo de cafés, elas não são indicadas. Confira:

Quantidade adequada de minerais na água para fazer café
Minerais da água excessivamente altos para preparo de café
Minerais da água altos demais para fazer café

Dica: café é erro e acerto. Prepare seu café, prove e analise. Essas indicações foram os melhores resultados encontrados feitas de acordo com as experiências que testamos ao longo dos anos no mercado de barismo.

Qual a temperatura ideal da água para fazer café?

mitos e verdades

Antes de mais nada, o que significa ferver a água? Bom, isso acontece quando a água começa a borbulhar dentro da sua chaleira ou em qualquer outro recipiente que você utilize para elevar a temperatura da água. Mas qual será a temperatura ideal?

Além disso, será que nesse processo, você pode acrescentar o café? Para responder essa pergunta voltamos à fala anterior: acreditamos que não existe certo ou errado para o preparo do seu café, apenas analise bem antes de prepará-lo! Veja só:

Considere que você coloque o café na água no momento de fervura. Antes de tudo, você precisa ter a consciência de que isso vai gerar um determinado sabor no resultado da sua bebida. Em outras palavras, a água tem seu ponto certo de ebulição, ou seja, quando ela passa do estado líquido para gasoso. Então, se acrescentar algo a mais, modificará este ponto que provavelmente será menor e pode ser que ela não atinja a temperatura ideal. Por isso, de forma geral, aquecemos a água antes e acrescentamos o café na hora de filtrar.

Algum tempo atrás, como uma forma mais fácil de comunicação a mídia divulgou:

Se ferver a água, queima o café!

Na verdade, não é bem por aí! Se você ferver a água excessivamente, ela perderá o oxigênio. Diante disso, o resultado sensorial é de maior peso, ou seja, quando você tomar, não sentirá aquela leveza que a água naturalmente tem.

Além disso, se a água for mineral, por exemplo, pode ser que algum mineral desenvolva alguma reação indesejada na fervura e faça com que o sabor do café modifique.

Fizemos um teste de ferver uma água comum e outra com alguns minerais em excesso. Observe que a água mineral fica com uma tonalidade mais amarelada em relação à água comum. Isso acontece porque algum mineral reagiu mal e modificou não só a tonalidade, mas com certeza o sabor da água também. Confira:

Água mineral e água comum no preparo de cafés

Quando a água atinge uma temperatura acima de 96°C, o café tem alguns ácidos fenóis que começam a se desprender com maior facilidade, alterando o sabor, fazendo com que o resultado da xícara fique mais amargo.

Inclusive, a cafeína é um dos principais determinantes de amargor. Além disso, o que muitos também não sabem é que o ponto de ebulição da água acontece de acordo com a altitude.

Em outras palavras, aqui onde estamos, no alto da Serra da Mantiqueira, sabemos que a água ebuli aproximadamente entre 94,5 a 95°C. Neste caso, ao atingir a fervura da água, já podemos filtrar o café sem se preocupar em desprender os ácidos fenóis. Afinal, a temperatura está abaixo de 96ºC e não terá risco de amargar o resultado da bebida.

Então, a próxima vez que for preparar seu café, lembre-se de considerar a altitude de onde você está para descobrir a quantos graus a água atingirá seu ponto de ebulição.

Concluindo, pode ferver a água do café sim! Só não deixe ela fervendo por muito tempo de forma que ultrapasse os 96°C. Lembre-se também de conferir a ficha técnica da água e certificar-se de que nenhum mineral presente gere algum sabor indesejável em seu café ao atingir alta temperatura.

Depois desse aulão de química da água, você já pode até se considerar um cafezeiro científico. Agora sim, só prepare seu café com água boa, tá!

Onde aquecer a água para fazer café?

MAIS CONTEÚDO

Inimigos do café – 7 erros que você já cometeu

Inimigos do café – 7 erros que você já cometeu

INTRODUÇÃOAh... Nada como a força do hábito para nos fazer errar algo a vida inteira sem nem mesmo questionar, né!? Por isso, hoje te apresentaremos os inimigos da HP do  café, ou seja, 7 erros cometidos que geralmente afetam muito o sabor da sua bebida ou até mesmo...

Café com açúcar é pecado?

Café com açúcar é pecado?

INTRODUÇÃOSe você já teve contato com o café especial, provavelmente já viu a frase "aprecie sem açúcar". Realmente dá para aproveitar super bem o café especial sem açúcar, visto que é um café que não foi carbonizado no momento da torra e que vem do fruto maduro! Mas...

Acidez do café: é bom ou ruim?

Acidez do café: é bom ou ruim?

INTRODUÇÃOJá viu um pessoal comentando sobre acidez do café e ficou na dúvida se isso é qualidade ou defeito? É por essa e outras questões polêmicas nesse universo cafezeiro que resolvemos trazer algumas explicações sobre o tema. A propósito, é impossível falarmos de...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0

×