Colocar sal no café diminui o amargor?

Colocar sal no café diminui o amargor?

Trouxemos 3 experimentos para descobrirmos se o sal no café realmente diminui o amargor do café, venha conferir!

INTRODUÇÃO

Antes de mais nada, existem dois tipos de pessoas: aquela que nunca ouviu falar disso e ficou espantada com a ideia e aquela que já viu alguma coisa nas redes sociais e está curiosa para saber se realmente funciona! Trouxemos então 3 experimentos para descobrir se o sal no café realmente diminui o amargor, confira!

 

 

Quem inventou essa história de colocar sal no café?

Parece que foi inventado agora, principalmente porque baristas começaram a fazer isso através das redes sociais e acabou virando uma curiosidade para muita gente. Porém o que poucos sabem é que essa história de colocar sal no café não é de agora.

Nesse sentido, na Turquia, por exemplo, é comum a noiva preparar café com sal para celebrar o casamento, e na Escandinávia, a tradição de adicionar sal ao café existe há décadas. Além disso, em regiões costeiras da Europa, a água salobra, com alta concentração de sal, é utilizada no preparo do café. Embora essa prática possa parecer novidade para alguns, é uma tradição consolidada em diversas partes do mundo.

Cultura Turca de Casamento
 

 

Entenda por que colocar sal no café

Primeiramente, além dos seus minerais, o sal é conhecido por suas aplicações na gastronomia com o poder de suprimir o amargor e realçar outros sabores. Ao contrário de alguns preconceitos, a adição de sal não visa transformar o café em uma bebida salgada, mas sim proporcionar uma experiência mais equilibrada. A explicação para esse fenômeno reside na percepção gustativa, onde a combinação de amargor e sal cria uma modalidade cruzada, suprimindo o amargor e destacando a doçura.

Na coquetelaria, por exemplo, o sal é usado em vários drinks com o propósito de trazer a doçura à tona. Já tomou margarita com borda de sal alguma vez? No entanto, a questão é: será que colocar sal no café dá certo? Dá sim, mas é necessário considerar algumas coisas!

 

 

Quando usar o sal no café

A primeira coisa que você deve considerar é que se você está bebendo um café extremamente amargo, a ponto de você querer reduzir essa sensação, isso significa que sua bebida não é especial.

Em outras palavras, o café especial tem seu amargor mas não chega a ser indesejável, lembrando sensações como um chocolate meio amargo, por exemplo. Em contrapartida, os cafés de baixa qualidade o amargor chega a ser tão potente que se torna intragável ao paladar, nesse sentido, você consegue dar uma disfarçada nesse amargor do café com o sal.

Diferenças Entre o Café Especial e Café Extraforte de Mercado
 

 

Métodos para colocar sal no café

1 – Experimento Scott Rao
No primeiro método, vamos adicionar sal junto ao pó de café já moído e filtrar essa mistura. Quem fez essa recomendação há algum tempo atrás foi o especialista de torra, mundialmente conhecido, Scott Rao. Ele recomenda adicionar 0.15g para cada 100g de café.

Fizemos um teste em nosso canal do YouTube e notamos que a bebida ficou salgada demais. Então, recomendamos que, se você for testar esse método, utilize uma quantidade menor e experimente, mas realmente dá para notar que o amargor vai sumindo. De maneira geral, nos surpreendemos bastante com o resultado.

Scott Rao

2 – Experimento Extraforte e Especial
Também testamos colocar o sal no café de forma aleatória, ou seja, colocando aos poucos e provando para ver o que acontece. Além disso, utilizamos um café extraforte e outro especial (Bourbon Amarelo, que naturalmente não tem o amargor tão ressaltado) para comparar os resultados. Veja como foi:

Café Extraforte – 0.1 grama para 100 ml líquido:
A vontade foi virar todo o sal na bebida, realmente teve uma mudança.

Café Bourbon Amarelo – 0.05g para 100 ml líquido:
Ficou bem diferente e, nas palavras do Gabriel, inesperado. Os artigos falam que o sal aumenta a doçura, porém, o perfil de sabor do café Bourbon Amarelo já é doce e não tem amargor, o potencial maior desse café é a acidez.

Nesse sentido, notamos que adicionar sal no café Bourbon Amarelo ressaltou a acidez e a deixou mais viva ainda. Dá para acreditar?

3 -Experimento James Hoffman
Diferente dos demais métodos de colocar sal no café, James Hoffman desenvolveu uma solução salina que consiste em 80% de água mais 20% de sal bem diluído nessa mesma água. A partir daí, com o auxílio de um conta gotas, você vai acrescentar 0.8g e aplicar em 20ml de café já filtrado.

No teste que fizemos, notamos que diferente dos outros métodos você não percebe o gosto do sal. Talvez se uma pessoa que não soubesse que foi acrescentado sal naquele café, ela jamais ia perceber.

Por fim, dos 3 experimentos este seja o mais seguro para testar, afinal, é mais fácil controlarmos as gotas do que as pitadas de sal. Além disso, você pode guardar com facilidade na geladeira.

James Hoffman
 

 

Afinal, eu devo colocar sal no café?

Você deve estar se perguntando: será que eu devo ter esse hábito no dia a dia? Veja bem, colocar sal no café é um teste científico para comprovar o poder do sal. Vimos que o sal tem determinadas características sensoriais e reage dessa forma quando acrescentado no café.

Em outras palavras, não é algo comum a não ser que seja uma coisa cultural do seu país. Além disso, você não precisa tomar um café super amargo (graças a Deus e aos produtores de cafés especiais).

Cafés especiais conseguem te entregar um resultados diferentes, saborosos, sem ter a necessidade de adicionar sal ou açúcar. Afinal, a partir do momento que inserimos o sal ou o açúcar no café, não temos mais um café puro. É uma mutação de uma receita de café.

Outra curiosidade ligada às características dos cafés especiais é que, em determinadas regiões no mundo, são responsáveis por entregar cafés com características salgadas, não porque foi colocado na bebida, mas porque o solo tem uma carga de mineral muito alta e acaba aparecendo na xícara.

Agora, pensando bem, acrescentar sal em um drink com café pode ser uma boa ideia para o Coffee in Good Spirits. Inclusive, temos relatos de competidores dessa modalidade que utilizam a solução salina do James Hoffman para fazer alguns drinks. Uma combinação deliciosa, por exemplo, é o caramelo com sal.

Por fim, o amargor é uma nota sensorial que compõe o sabor do café e não pode ser uma experiência ruim. Ele está presente na maioria dos cafés, pode ser que você não perceba, mas todo café tem um mínimo de amargor.

Nesse sentido, se você tem alta sensibilidade para coisas amargas, vale o teste. Quem sabe adicionar uma pitada de sal no seu café vai te deixar mais feliz.

Para os amantes de cafés especiais, a sugestão é encarar essa experiência como uma jornada de descoberta sensorial. Afinal, a busca por novas formas de apreciar e aprimorar a xícara de café é uma parte fundamental da cultura dos cafés especiais. Faz o teste e conta pra gente!

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

INTRODUÇÃO Você sabia que dá para tomar café por osmose? Fique tranquilo, isso não é ilusão, Osmotic é uma técnica que potencializa o sabor do seu café e quando bem aplicada, faz aquela porção de 10g de café que sobrou, render uma boa xícara para você e seu amigo....

Descubra qual é a melhor água para fazer café

Descubra qual é a melhor água para fazer café

INTRODUÇÃOFazer café com a água da poça a gente já sabe que não dá certo, né!? Brincadeiras a parte, será que qualquer água faz uma boa dupla com o café? Hoje te mostraremos algumas dicas super práticas e simples para fazer o casamento perfeito das duas bebidas mais...

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

INTRODUÇÃO Primeiramente, o café é uma bebida muito amada ao redor do mundo e vai muito além do simples prazer de tomar uma xícara quente pela manhã. Hoje, vamos explorar a fascinante relação entre café e atividade física, desvendando os pontos-chave, discutindo e...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×