Os 4 maiores erros da sua cafeteria

Descubra os maiores erros que podem levar uma cafeteria ao fracasso e aprenda como evitá-lo com dicas práticas para manter seu negócio saudável e lucrativo!

introdução

Antes de mais nada, abrir uma cafeteria é o sonho de muitos empreendedores, mas manter o negócio saudável e lucrativo é um desafio que vai além de servir boas xícaras de café. Em nossa conversa com Bruno Malheiro, fundador da Latte’liê, ele compartilhou algumas lições valiosas sobre os erros mais comuns que levam cafeterias a fechar as portas – muitas vezes, antes mesmo de completarem o primeiro ano de funcionamento.

 

 

O erro fatal: perder o foco no café

Segundo Bruno, um dos maiores erros que as cafeterias cometem é não priorizar seu produto principal: o café.

“Você vê lugares lindos, com design incrível, mas sem café de qualidade ou com uma equipe que não sabe falar sobre o produto. É como ir a uma borracharia e o vendedor não ter pneus em bom estado”, ele explica.

Esse problema vai além do preparo. Envolve a falta de conhecimento do time sobre a origem do grão, métodos de preparo e até mesmo como educar os clientes sobre as opções disponíveis. Quando o foco no café se perde, o estabelecimento se torna genérico, e a concorrência – enorme em cidades como São Paulo – acaba ganhando espaço.

Fruto Maduro do Café
 

 

Projetos disfuncionais

Outro erro comum citado por Bruno é investir pesado em projetos arquitetônicos ou decorativos sem considerar a funcionalidade para o dia a dia dos funcionários e clientes.

“Às vezes, o lugar é lindo, mas não é prático para o barista trabalhar. Isso gera estresse, impacta na qualidade do atendimento e, no longo prazo, desmotiva a equipe”, ele comenta.

Nesse sentido, uma cafeteria deve ser um espaço funcional, onde o fluxo de trabalho é otimizado e a experiência do cliente não é comprometida por questões operacionais. Bruno destaca que ambientes mal planejados podem gerar uma alta rotatividade de funcionários e afetar diretamente a qualidade do serviço.

Atendimento em uma Cafeteria
 

 

Não entender os números: um erro estratégico

Em nossa entrevista com o Bruno, também enfatizamos que muitos empreendedores pecam ao não fazer uma análise detalhada dos custos e da precificação.

“Café vendido a R$ 10 não significa lucro de R$ 5, porque existem inúmeros outros custos: aluguel, contas fixas, salários, manutenção e muito mais”, alerta.

O cálculo errado do custo do produto, aliado à falta de planejamento financeiro, pode ser fatal. Além disso, ele ressalta a importância de manter um capital de giro para enfrentar os primeiros meses, que geralmente são mais desafiadores em qualquer negócio.

Equipe Comercial de uma Cafeteria
 

 

O dono ausente: um problema silencioso

Por fim, Bruno aponta que a ausência do dono no dia a dia da cafeteria pode ser um dos maiores erros.

“Quando o proprietário não está presente para entender os problemas, ajustar processos e garantir a qualidade do serviço, a operação pode desandar rapidamente”, afirma.

Ele acredita que mesmo empreendedores visionários, que não têm experiência técnica, precisam dedicar tempo para aprender sobre o negócio. “Não é impossível prosperar sem gostar de café, mas será muito mais difícil”, ele conclui.

Concluindo, gerenciar uma cafeteria de sucesso exige mais do que paixão; requer planejamento, foco e atenção aos detalhes. Evitar os erros mencionados é um passo essencial para garantir que sua cafeteria não seja mais uma a fechar as portas precocemente.

Com foco no café, uma operação bem planejada e gestão atenta, é possível transformar sua cafeteria em um espaço único e rentável – e, quem sabe, fazer parte do seleto grupo de empreendedores que prosperam no mercado de cafés especiais.

 

 

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Aqui, na Unique Cafés, entendemos que a cafeteria é o ponto de comunicação entre o produtor e o consumidor final e acreditamos no potencial que este empreendimento representa para o mercado de cafés especiais. Com anos de bagagem e experiências, sabemos das necessidades únicas que seu negócio pode enfrentar e estamos aqui para ajudá-lo a prosperar.

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Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

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